• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

[Diário de Treino] A Carolina aprende a andar de bicicleta

Ganfas

Well-Known Member
Desculpem mas o que é um PIF?

Por acaso estava a pensar na segunda feira ir lá e fazer todas a subidas que me lembre por lá.
 

pratoni

Well-Known Member
as bikes de spin não têm ecrã, é só mesmo a cena para ajustar a resistência. por acaso são porreiras, o guiador é como o de estrada. para fazer lá os treinos tinha de ser só mesmo com os bpms.

Mas que outros parâmetros usas mesmo?
 

Carolina

Well-Known Member
também tenho visto a cadência. no livro o carmichael faz algumas recomendações para cada zona, mas o parâmetro que interessa é só mesmo os bpms.
 

Carolina

Well-Known Member
W02D01: 60-90 min. em EM com 3x8 min SS

saltei o último dia da 1ª semana, eram 60-90 min de EM. hoje acabei por fazer mais tempo do que era pedido, 130 min.

menos uma série do que na semana passada, mas aumentou o tempo em esforço, de 6 para 8 minutos, e diminuiu o tempo de descanso entre séries, de 5 para 4 minutos.

hoje já deu para sentir as pernas :) acabei por não fazer em Monsanto. fiz entre a minha zona e linda-a-velha, apanhei alguns cruzamentos e rotundas, mas como fui cedo não haviam carros, portanto foi tranquilo.

Volta: https://www.strava.com/activities/676633151

venha o próximo!
 

Martins

Well-Known Member
Olá Carolina,

Já disse algures que não percebo nada de nada de treinos estruturados.

Mas como o saber não ocupa lugar até gostava de entender melhor algumas coisas. Este parece um bom tópico para isso.

O que te pedia, se estiveres disposta obviamente, era que fizesses uma descrição um pouco mais pormenorizada do que fazes em cada treino (p.e. 60-90 min. em EM significa mesmo o quê? Ou séries?? Percebo xx minutos depois xx minutos de descanso em subidas?? Que tipo de subidas?)) e o objectivo de cada conjunto de treinos.

Para mim que sou um leigo nisto era de grande utilidade que o podesses fazer. Ou então podes-me mandar ir ler um livro na vez de estar no fórum (não consigo ler livros no pc e no trabalho posso vir ao forum mas estar a ler um livro já é abusar)

Abraço
 

Carolina

Well-Known Member
EM é endurance miles. SS é steady state. vê a tabela que está no primeiro post.

havia um pdf de 2 páginas que resume o objectivo de trabalhar em cada zona, eu mais logo coloco aqui e ponho uma pequena explicação sobre as séries :)
 

Carolina

Well-Known Member
cá está o pdf: http://trainright.com/wp-content/uploads/2014/04/trainrightguidedescriptions.pdf

lê-se rápido, uma das páginas são só 3 tabelas, que é para obter os valores que coloquei no meu primeiro post.

relativamente às séries, por exemplo, hoje fiz 60-90 mins EM com 3x8 min SS, 4 minutos de descanso entre séries.

os 60-90 min em EM é o tempo total do treino e devo-me manter entre os 93 e os 169 bpm, (ver tabela do 1º post), a excepção é quando estou a fazer as séries.

basicamente faço um aquecimento, 15-20 minutos, que é o tempo de ir até ao sitio onde faço as séries. depois faço 8 minutos na intensidade correspondente ao SS (steadystate), que é manter a frequência cardíaca nos 171-175 bpms (ver tabela do primeiro post). depois são 4 minutos de descanso onde volto com calma ao local do inicio das séries. e é fazer isto 3 vezes.

quanto ao local para fazer as séries, não existe assim nada especifico, o único requisito é ser um local onde eu consiga manter aquela frequência sem interrupções. se for para uma subida muito inclinada já sei que vou ter dificuldade em não ultrapassar os 175 bpms, da mesma maneira que se apanhar uma zona em descida já sei que vou estar abaixo dos 171 bpms. acabo por ver o que tenho aqui ao pé de minha casa e tento escolher a melhor opção.

se vires o meu treino de hoje no strava, (do lado esquerdo podes escolher para ver as voltas), vais reparar que a primeira série de 8 minutos foi feita num sitio diferente das outras 2. testei fazer naquele sitio, mas depois não ia ter tempo suficiente para voltar ao inicio com calma. para além disso comecei a série com demasiada força porque era uma rua mais inclinada. acabei por ir experimentar noutro sitio.

tive de improvisar um bocado porque em monsanto as únicas subidas para 8 minutos são demasiado exigentes para este intervalo de frequência cardíaca. com um turbo trainer seria muito mais fácil, já para não falar que como não há variações de terreno, conseguiria manter a frequência cardíaca praticamente constante. na estrada acabo por andar às vezes acima ou abaixo do pretendido.

este semana vou ter de repetir este treino outra vez, mas acho que vou fazer isto para o guincho.
 

Jusko

New Member
Carolina,

Estou a achar interessante, queria experimentar, mas não percebi quanto tempo dura o primeiro e segundo teste?
 

Carolina

Well-Known Member
lgass, quando sou a única mulher a passar em certos segmentos... :p

Jusko, o teste é muito simples. aqueces durante 15-20 minutos e depois fazes 8 minutos à morte. descansas 10 minutos e depois voltas a fazer mais 8 minutos sempre a abrir. eu sugeria arranjares uma subida por volta dos 3-5% de inclinação. os dois testes de 8 minutos têm de ser feitos no mesmo sitio.

o que se faz depois é tirar a frequência cardíaca média e a potência média, (no caso de teres powermeter), de cada série. escolhes a maior média de cada série. por exemplo, eu fiz 186 bpm na primeira série e 181 bpm na segunda, por isso escolhi o da primeira.

atenção que no caso de também teres powermeter, pode acontecer a série com maior valor de potência não ser a mesma onde tens a maior frequência cardíaca. imagina que na 1ª série fazes 180 bpm e 200 W e na 2ª série fazes 185 bpm e 150 W. escolhes os bpm da 2ª série e a potência da 1ª série.
 

DMA

Well-Known Member
Parabéns pela iniciativa Carolina :)
Força nesses treinos e que desfrutes dos resultados.

Chegaste a acabar o livro do Friel? Gostaste?
 

Carolina

Well-Known Member
sim, li. a parte em que ele explica os vários tipos de trabalho (racing abilities) que se podem fazer foi bastante esclarecedora.

o livro do carmichael deu para rir um bocado com a quantidade de referências ao armstrong, ainda por cima logo na introdução ele escreve que odeia o doping e tal. teve a sua piada lol
 

DMA

Well-Known Member
Mega LoL ... já não me lembrava dessa. O Coggan no livro dele também fala no Lance :)

Ainda bem que gostaste do livro do Friel. Acho excelente para uma visão "global" do ciclismo de estarda.
Também gostei muito dessa parte dos vários tipos de trabalho. Está bem explicado, para que nós leigos, entendamos melhor um bocadinho os fundamentos.
 

GMQ

Well-Known Member
O carmichael era um dos treinadores do lance. O livro que tenho é a segunda edição é de 2012, a decisão da usada e da wada de lhe retirar as 7 vitórias no tour acontecem em outubro de 2012.Por outras palavras quando o livro foi escrito e até a segunda edição o Armstrong ainda gozava do estatuto de "vaca do ciclismo".
 

Carolina

Well-Known Member
W02D02: 90-120 min. EM

hoje foi só uma volta calma. aproveitei para experimentar fazer a subida da estrada da serafina e depois seguir pela subida que vai dar às antenas (que passa junto ao restaurante panorâmico). até deu para controlar razoavelmente a pulsação. só na 2ª parte da estrada da serafina, onde a inclinação é maior, é que subiu mais. acho que cheguei aos 181-183 bpms, mas o resto deu para ir abaixo ou dentro do intervalo de SS. no fim de semana vou experimentar fazer aqui as séries.

até vos trouxe uma foto :p

TJswkt8fuQaCq3_c1j8Kju01_8hUDtFa1nqyjX04j-g-2048x1536.jpg


Volta: https://www.strava.com/activities/679483442
 
Top