Efectivamente mencionei o facto da geometria duma bicicleta de triatlo/TT ter vantagens em termos desgaste e actuação dos grupos musculares face a uma bicicleta “convencional”. Mas isso prende-se sobretudo com o angulo do seat tube e com a posição do selim… Obviamente que as aerobars ao proporcionar uma posição mais aerodinâmica também irão contribuir para poupar os músculos mas neste caso simplesmente por ter que fazer menos esforço para vencer a resistência do ar.
Bem vou ser muito directo no que vou dizer… se calhar um bocadinho à bruta… Não leves a mal
Começo por dizer que na minha opinião não faz muito sentido montar aerobars numa bicicleta convencional ou até mesmo um modelo aero! Mas, por momentos, coloquemos de parte a minha opinião pessoal e analisemos a questão…
Vou começar por explicar que numa bicicleta de triatlo com aerobars, por norma, os shifters estão nas aerobars e os travões no guiador. O que implica que só se tem que sair da posição aerodinâmica, quando se entra numa zona de curvas e/ou existe necessidade travar. Numa bicicleta convencional em que se monte aerobars, tens que recorrer ao guiador para travar e para trocar mudanças… salvo que tenha um grupo electrónico. Para além disso convém referir que as aerobars seja em que bicicleta for requerem habituação e “treino”. Para mim essa é uma das únicas excepções para as montar numa bicicleta convencional
Mas voltando ao busílis da questão…
O primeiro factor de decisão costuma ser o facto da prova de triatlo permitir ou não drafting. Se permitir, a questão fica logo arrumada… ninguém usa aerobars! Pelo que já expliquei acima, não é recomendável “ir na roda” ou num grupo posicionado nas aerobars e para além disso tem mais vantagens em aproveitares o drafting. Tipicamente em triatlos até à distancia olímpica tens provas que permitem drafting. Acima desta distancia é que já não é comum. Se houver proibição de drafting é preciso perceber qual o traçado do segmento de ciclismo e se existe vantagem em montar aerobars ou usar uma bicicleta de CR. Mas normalmente os próprios regulamentos das provas dão essas indicações acerca do tipo de bicicleta permitido e das aerobars.
Falando agora de provas de triatlo, tipo Olympic Plus (em que as distâncias podem ser o que for
), IM 70.3, IM 140.6, em que o segmento de ciclismo pode ser 60, 80, 90, 180km… e existe proibição de drafting. Nessas situações sim existe um claro benefício em usar uma bicicleta de CR ou em alternativa uma bicicleta convencional com aerobars (como solução de recurso). Esta última solução vai permitir que o ciclista vá mais confortável numa posição aerodinâmica… sempre e quando fit seja adequado
Resumindo para mim só fazem sentido as aerobars, se quiseres entrar em provas de triatlo de longa distancia, se ponderares comprar um skinsuit, um capacete aerodinâmico, umas rodas de perfil… basicamente o que estou a dizer é que para mim faz sentido se me disseres que queres participar em triatlos de longa distancia com objectivos mas não tens disponibilidade para comprar uma bicicleta de CR.
Agora se o que queres é entrar por piada nos triatlos e ser finisher, deixa de lado as aerobars para já…
Abraço