• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Triatlo

otnemeM

Member
Atentem na descrição do percurso - vai ser bastante diferente do "triatlo de cascais", apesar de ter sido uma espécie de buyout.
 

alemos

Member
MigC77, as aerobars, além do óbvio, AERO (lol), tendo em conta a posição ligeiramente diferente para se pedalar, também ajuda a recrutar músculos diferentes dos da corrida, ou é mais ou menos a mesma coisa?

A partir de que distâncias é que as aerobars fazem sentido para ti? Tenho ideia de já teres comentado este assunto (sorry!).
 

MigC77

Well-Known Member
Efectivamente mencionei o facto da geometria duma bicicleta de triatlo/TT ter vantagens em termos desgaste e actuação dos grupos musculares face a uma bicicleta “convencional”. Mas isso prende-se sobretudo com o angulo do seat tube e com a posição do selim… Obviamente que as aerobars ao proporcionar uma posição mais aerodinâmica também irão contribuir para poupar os músculos mas neste caso simplesmente por ter que fazer menos esforço para vencer a resistência do ar.

Bem vou ser muito directo no que vou dizer… se calhar um bocadinho à bruta… Não leves a mal ;)

Começo por dizer que na minha opinião não faz muito sentido montar aerobars numa bicicleta convencional ou até mesmo um modelo aero! Mas, por momentos, coloquemos de parte a minha opinião pessoal e analisemos a questão…

Vou começar por explicar que numa bicicleta de triatlo com aerobars, por norma, os shifters estão nas aerobars e os travões no guiador. O que implica que só se tem que sair da posição aerodinâmica, quando se entra numa zona de curvas e/ou existe necessidade travar. Numa bicicleta convencional em que se monte aerobars, tens que recorrer ao guiador para travar e para trocar mudanças… salvo que tenha um grupo electrónico. Para além disso convém referir que as aerobars seja em que bicicleta for requerem habituação e “treino”. Para mim essa é uma das únicas excepções para as montar numa bicicleta convencional ;)

Mas voltando ao busílis da questão…

O primeiro factor de decisão costuma ser o facto da prova de triatlo permitir ou não drafting. Se permitir, a questão fica logo arrumada… ninguém usa aerobars! Pelo que já expliquei acima, não é recomendável “ir na roda” ou num grupo posicionado nas aerobars e para além disso tem mais vantagens em aproveitares o drafting. Tipicamente em triatlos até à distancia olímpica tens provas que permitem drafting. Acima desta distancia é que já não é comum. Se houver proibição de drafting é preciso perceber qual o traçado do segmento de ciclismo e se existe vantagem em montar aerobars ou usar uma bicicleta de CR. Mas normalmente os próprios regulamentos das provas dão essas indicações acerca do tipo de bicicleta permitido e das aerobars.

Falando agora de provas de triatlo, tipo Olympic Plus (em que as distâncias podem ser o que for ;) ), IM 70.3, IM 140.6, em que o segmento de ciclismo pode ser 60, 80, 90, 180km… e existe proibição de drafting. Nessas situações sim existe um claro benefício em usar uma bicicleta de CR ou em alternativa uma bicicleta convencional com aerobars (como solução de recurso). Esta última solução vai permitir que o ciclista vá mais confortável numa posição aerodinâmica… sempre e quando fit seja adequado ;)

Resumindo para mim só fazem sentido as aerobars, se quiseres entrar em provas de triatlo de longa distancia, se ponderares comprar um skinsuit, um capacete aerodinâmico, umas rodas de perfil… basicamente o que estou a dizer é que para mim faz sentido se me disseres que queres participar em triatlos de longa distancia com objectivos mas não tens disponibilidade para comprar uma bicicleta de CR.

Agora se o que queres é entrar por piada nos triatlos e ser finisher, deixa de lado as aerobars para já…

Abraço
 

Bruso

Well-Known Member
Aproveitando este tópico:

Que dizem deste avião:

cervelottttttt_670.jpg


Nova Cervelo P5X

Cervelo está mesmo empenhada em criar a máquina anti-leis da física

São só $15.000
The top-end version features the latest SRAM RED eTap drivetrain, and comes equipped with ENVE 7.8 wheels.
 

RTC

Moderador
Staff member
Sugeri, em jeito de brincadeira, a um amigo que tem uma P5 a troca e resposta dele foi: "Discos só para btt" XD
 

Bruso

Well-Known Member
Realmente considero estranho a adopção do disco. Na P5 os travões integrados estavam excelentes e não deviam ter qualquer impacto aerodinâmico. A não ser que o disco traga alguma vantagem aerodinâmica pois retira peso do perimetro da roda e aumenta no centro (se houver vantagem será apenas em termos aerodinâmicos)

115252.jpg
cervelottttttt_670.jpg
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Aproveitando este tópico:

Que dizem deste avião:

cervelottttttt_670.jpg


Nova Cervelo P5X

Cervelo está mesmo empenhada em criar a máquina anti-leis da física

São só $15.000

Dassseeee!! Que mula!!!

Mas isso neste campeonato de TTs, vê-las e olhar para elas e uma coisa!!

Agora assim que te sentares em cima dela para a montar sabes o que ela te diz??

"Não tens tesao para mim" e morres logo na praia!!

Não ponhas dúvidas!! E que é logo!!

Pensas que ela é gaja para sair da porta de casa? E chegar contigo a casa? Como a tua fininha? Ahahaha isso é que era bom!!

Essas gostam de andar de cu tremido primeiro!! Antes de as montar, tens que as levar a passear primeiro, a passear de carro!! Com mala grande!! E depois sim!! No sítio certo!! Ela mostra-te o que vale e do que é feita!!

Grande abraço...
 

Bruso

Well-Known Member
Ahahaha tu e as tuas descrições detalhadas.

Eu só a queria para dar uma volta na promenade, sem carros e durante 15min. Depois entregava-a ao dono e não queria saber mais dela ahahha.
Deixa-me com a minha Cannondale!!!
 

otnemeM

Member
Não só foram para travões de disco (que em triatlo fazem tanta falta como uma viola atrás de um enterro), como ainda escolheram uns tão aerodinâmicos como um tijolo. Ainda assim é suposto ser mais aero do novo lado sujo que a P5-6. Tsipo lol.
 

Ganfas

Well-Known Member
E numa das provas da federação de triatlo este ano, duatlo do jumbo. Eram proibidas bicicletas de estrada com travão de disco.
 
Top