• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Triatlo

Ganfas

Well-Known Member
@grouk Nunca tinha ouvido falar disso. Qual a vantagem?

@dinmark1978. Não sei se é igual em todas as provas. Por exemplo para o de cascais é 1:10 para a natação. às 3:45 minutos de prova tens de estar a começar a ultima volta do ciclismo e o tempo final fecha às 7 horas e 30 minutos.
 

lgass

Well-Known Member
eu sei nadar... já nadei a um bom nível. agora terei noções da técnica mas zero da endurance na natação.
quanto à corrida. 5 km's consigo corrê-los a um nível perto dos 5:15min/km. quando comecei a correr na rua cheguei a fazer 10 km's perto da média de 5:00min/km por isso acredito que essa parte e a da bike conseguiria com algum treino... não era muito para um nível médio/baixo.
 

dimark1978

Active Member
Obrigado @ganfas, já me inscrevi numas aulas de natação para melhorar a minha natação e agora fico com uma ideia dos tempos que tenho que fazer.

Nadar 1.9km sem me afogar em menos de 1Hora, +/- 3horas para os 90km (se planos) na bike parecem-me realistas e arrastar-me até á Meta a correr

No campo teorico 6horas parecem realistas mas já sei que na prática as teorias valem o que valem
 

Ganfas

Well-Known Member
@lgass

Se tens bases de natação e técnica é uma questão de voltares a treinar. Pessoalmente acho que com 2 ou 3 treinos por semana de natação rapidamente (1 / 2 meses ) ganhas endurance mais que suficiente para fazer um Sprint mas atenção que 750 em piscina é muito diferente de 750 metros em mar.

Quanto à corrida 5:15 considero que é um bom ritmo. Claro que depois de nadares 750m e pedalar uns 20Km pode não ser tão facil faze-lo mas com o tal 1 / 2 meses de treino diria que é suficiente para terminares um triatlo Sprint.

@dinmark1978

Teoricamente é sempre mais fácil que na prática :). Analisando cada segmento por si só parece sempre fácil, o problema é quando juntas tudo de seguida. Tal como o Migc77 referiu é diferente correr uma maratona de correr uma maratona depois de ter nadado e pedalado. Não tenho a experiência de o ter feito o Ironman, mas dos Sprints e do "Olimpico" que fiz notei isso.

Outra coisa é que não te podes esquecer das transições. Já me aconteceu algumas vezes ao estimar o tempo para terminar uma prova esquecer-me de juntar os minutos da Transição 1 e 2. Por pouco que seja em comparação com os outros segmentos sempre são minutos a mais.

Uma questão, fiquei com a ideia que estás a apontar para um Half IronMan como 1º triatlo é isso? Se for, não serás certamente o primeiro a fazê-lo mas pessoalmente parece-me um salto muito grande.
 

dimark1978

Active Member
O meu 1º Triatlo foi em 2014, distância Super Sprint na Póvoa de Varzim, este ano tenciono voltar a repetir a experiência mas o meu grande objectivo é a distância Half IronMan.

Tenho 38 anos, a velocidade já não será o meu ponto forte mas gosto cada vez mais de distancias grandes.

Nos treinos corro quase todos os dias e tenho feito cada vez mais km's na bicicleta, agora falta sentir alguma confiança na água, mas tenho tempo e assim vou também comprando o material necessário aos poucos
 

lgass

Well-Known Member
o meu plano seria começar devagarinho. tenho esta ideia:

1 - só com preparação de bike fazer um triatlo estafetas. conheço um gajo que já nadou e um que corre nas horas... isto para ver a organização... as dificuldades.... a mecânica
2 - depois fazer, com preparação, a distância sprint sozinho. aprender tudo. as transições. adaptação do corpo. aprender a fazer as coisas bem e ver se gosto.
3 - eventualmente, e se gostar, fazer mais dois ou 3 triatlos sprint
4 - fazer triatlo distância olímpica. preparação a sério e exclusiva para o triatlo. coisa para fazer bem e no meu máximo.
 

MigC77

Well-Known Member
o meu plano seria começar devagarinho. tenho esta ideia:

1 - só com preparação de bike fazer um triatlo estafetas. conheço um gajo que já nadou e um que corre nas horas... isto para ver a organização... as dificuldades.... a mecânica
2 - depois fazer, com preparação, a distância sprint sozinho. aprender tudo. as transições. adaptação do corpo. aprender a fazer as coisas bem e ver se gosto.
3 - eventualmente, e se gostar, fazer mais dois ou 3 triatlos sprint
4 - fazer triatlo distância olímpica. preparação a sério e exclusiva para o triatlo. coisa para fazer bem e no meu máximo.

Um comentário…

O ponto 1 é porreiro para perceberes a dinâmica da prova mas até acho que aprendes mais se estiveres como espectador na zona de transição a ver como os outros fazem… numa estafeta acabas por não seres tu a fazer a transição propriamente dito.

Se arranjares um Sprint ou até Super Sprint (melhor ainda) para começar é o ideal.

A aprendizagem não é feita num único triatlo ;) Vais ver que a cada um que fazes vais aperfeiçoando alguma coisas, experimentando outras que acabas por perceber que afinal não funcionam como pensavas… Leva bastante tempo…

Esses 4 pontos que tens aí é algo que leva tempo…

Se quiseres um dia destes falamos deste tema com mais calma.

Abraço
 

Ganfas

Well-Known Member
É verdade pela minha muito curta experiência a cada prova que faço tenho aprendido coisas novas.

Tens um bom plano, mas concordo com o Migc77 ao fazeres uma estafeta a parte das transições e da mudança de esforço entre as 3 disciplinas vai-te passar ao lado.

Um Super-Sprint parece uma prova muito curta, e é. Mas não deixa de ser extremamente engraçado. As que fiz sendo uma prova tão curta tenho a sensação que se vai sempre no limite, não há muito espaço para fazer qualquer gestão de esforço. Acho que todos eles, Super-Sprint, Sprint e Olimpico são bons para ir aprendendo e cada um acaba por ensinar coisas diferentes.
 

Ganfas

Well-Known Member
@Migc77 O ideal para falar sobre um Ironman era uma conversa, mas vou deixar algumas questões sobre a preparação e prova, desculpa se por isso o post parecer algo "seco". Vou tentar colocar algumas questões seguindo a ordem com que falaste no teu post.

Os treinos de natação que fazias como é que os estruturavas, tipo entre velocidade / endurance / tecnica. Guardavas um dia para cada tipo?

Quando falas em estruturar os treinos de ciclismo, o que queres dizer, ou melhor, estruturar como? Series? Confesso que não tenho conhecimento sobre planos de treino de ciclismo

No que fiz até agora também nunca fiz um treino de natação sem ser de forma isolada. Já o ciclismo por vezes tento fazer um treino de corrida logo a seguir para as pernas não se esquecerem da sensação.

A minha dificuldade em imaginar-me a fazer um Ironman é exactamente pensar nas dificuldades que tive na Maratona de Paris. Só de pensar em fazer uma Maratona depois de nadar e pedalar tanto Km... não consigo imaginar como será.

Foram as tais más sensações da Natação que te levam a não querer repetir o IronMan?

Quanto tempo fizeste em cada segmento e quando é que te apareceu o muro (se é que apareceu)?

Pergunta dificil: o que é que se pensa quando se acaba o ciclismo e se tem a Maratona pela frente?

Tenho mais umas duvidas sobre equipamento mas fica para depois :)

Obrigado
Abraço
 

alemos

Member
eu ainda só fiz um duatlo super-sprint em Almada, e a-d-o-r-e-i (corrida, ciclismo, corrida). Andei na pré-competição quando era puto na natação, mas ainda não me cheguei à frente! :D

aliás, a principal razão por me ter metido no ciclismo foi para poder participar em triatlos. As duas coisas que aprendi foram:

- custa muito correr depois de se fazer bicicleta. Aqui é super importante controlarmos a potência, ou caso n seja possível, o HR no segmento anterior à corrida. Também há posições/pedaladas diferentes no ciclismo que podem ajudar a poupar os músculos da corrida

- a transição é super importante, especialmente sabermos muito bem onde deixámos as nossas tralhas. Foi também nesta prova que vi como os prós fazem, que é tirar os pés dos sapatos da bicicleta, e não os sapatos. Makes sense, e de certeza que podem explicar melhor que eu :D
 

alemos

Member
no super-sprint a primeira corrida foi a 4:47 min/km, a segunda foi a 5:35 min/km. Dá para se ver bem o desgaste que foi apesar de só ter tido 100m de elevação no segmento da bicicleta.
 

MigC77

Well-Known Member
Ganfas, antes de falar de cada modalidade individualmente e já que me estás a perguntar por triatlos de longa distancia, vou voltar a frisar que a base e aquilo que se deve desenvolver de inicio é a ENDURANCE. Garantir que a “máquina” está preparada para trabalhar durante X tempo e suportar o esforço que lhe vais exigir.

Natação:

Acima de tudo quem não nada regularmente deve em primeiro lugar ganhar endurance a nadar. A técnica é muito importante. Neste apartado friso duas coisas: respiração e eficiência de movimentos. Se não respiras bem reduzes a tua endurance e se os teus movimentos não são eficientes vais-te cansar mais depressa. Em termos de respiração tens que ver o que funciona melhor para ti… cada duas braçadas, cada 3 ou cada X… Para treinar técnica e força podes usar palas de natação nas mãos. Mas há mais “gadgets” que podes usar para melhorar técnica…

Eu não era exemplo em termos de treinos de natação… já referi que era uma tortura estar fechado numa piscina a treinar… basicamente fazia dois tipos de treinos. Endurance nadava durante 1h-1h30 tentando sempre aumentar o número de piscinas ou distancia percorrida. Alternava estas sessões com treinos de “técnica e força” com as tais palas que referi.

Agora tudo depende do ponto de partida de que partes… quando comecei com os triatlos já não nadava regularmente há bastante… Mas desde muito pequeno e durante muitos anos fiz natação. Portanto já tinha uma boa base em termos técnicos que obviamente tive que aprimorar.

Ciclismo:

Num 70.3 ou num 140.6, a gestão do esforço e a eficiência são factores fundamentais. Antes dos triatlos já fazia bastante btt e alguma estrada, mas foi com as participações em triatlos que comecei a passar mais tempo montado numa fininha. Para além disso comecei a prestar mais atenção a questões aerodinâmicas precisamente para poupar em termos esforço. Ainda antes do Ironman, já tinha adquirido uma bicicleta especifica de triatlo, feito um bikefit e acima de tudo já tinha aprendido como pedalar de forma mais eficiente e adaptada a este tipo de circunstancias. Para além disso é necessário ganhar alguma capacidade física para manter a postura mas acima de tudo conseguir respirar bem nessa posição. Depois obviamente o capacete, o fato, as rodas, também contam… mas isso vem depois e para adquirir esses “ganhos” é só preciso abrir a carteira. O resto deve vir antes porque senão é deitar dinheiro à rua.

Para além dos treinos “normais” de bicicleta… é muito importante fazer treinos com a bicicleta de triatlo em que se treina a postura ou aquilo que eu chamo a “integração com a bicicleta” e se tenta manter uma velocidade, cadência e bpm’s o mais estáveis possíveis.

O segmento de natação correu mal por minha culpa, falta de preparação devida para esse segmento em termos de treinos, erros em termos de alimentação antes do segmento, erro de pacing e para ajudar à festa as condições do mar não eram as melhores o que exigiu um esforço adicional… Estavam todos os ingredientes alinhados para a tempestade perfeita e foi o que aconteceu…

Acima de tudo concluir um Ironman era um objectivo pessoal, um milestone que queria atingir pelo menos uma vez… Se não tivesse concluído, tinha voltado a tentar e quem sabe se nessa segunda tentativa as coisas corriam melhor e o bicho pegava. Mas não foi o caso… conclui logo à primeira e não fiquei com vontade de repetir…

Tal como muita gente corre uma maratona e já está fica despachado… pode continuar a correr mas fica-se por distâncias menores… Com o Ironman foi isso que aconteceu… no meu caso parti para desafios diferentes mas ainda continuei a participar em triatlos mais curtos.

Em relação a tempos vou-me abster… por inúmeras razões, mas acima de tudo porque isso não aporta nada a quem lê o post. Como deves imaginar o tempo do segmento de natação e T1 foi bastante mau, o segmento de ciclismo correu melhor do podia esperar e a corrida essa não houve problemas conclui com um tempo muito bom para um Ironman…

O típico muro não me apareceu no final da prova… tive apenas o problema inicial durante a natação… a partir de aí também fui extra cauteloso com a alimentação e hidratação!Quando cheguei ao segmento de corrida pensei: FINALMENTE! Lembro-me perfeitamente de sorrir ainda na bicicleta ao avistar a zona de transição. Sabia que a partir daquele momento já nada me privaria do meu objectivo!

O que cada um pensa quando chega ao segmento final dependerá da preparação e do background de cada um… Com largas dezenas de maratonas concluídas e outras provas de ultra resistência, quando cheguei ao segmento de corrida estava em casa.

Agora deixa-me que te diga que entendo perfeitamente a tua curiosidade em relação a um Ironman mas para atingir esse patamar existem muitos outros antes. Como disse anteriormente conheço excelentes triatletas que ainda não concluíram um Ironman, são felizes à mesma e isso não faz deles melhores ou piores triatletas. Acho que todos devemos ter metas e objectivos, mas acima de tudo acho fundamental que não se dêem passos maiores que a perna.

Estamos aqui a falar dum 140.6, assunto sobre o qual não tenho qualquer problema em falar, mas acho que devíamos estar a falar de outros aspectos mais básicos, que são comuns a qualquer prova de triatlo seja qual for a distância.

Ufff!!! Acho que respondi a tudo ;)

Abraço
 

alemos

Member
Deixo um vídeo para desanuviar e que me até arrepia! :)

[video=youtube;hXFIKyYyQHY]https://www.youtube.com/watch?v=hXFIKyYyQHY[/video]
 

Ganfas

Well-Known Member
@Migc77 Obrigado pela partilha :)

O triatlo no geral fascina-me e as longas distâncias ainda mais. Acho impressionante a distância do IronMan e admiro imenso quem a consegue completar. Mas não entra nos meus planos para breve. Quem sabe no futuro (muitos anos), até lá tenho os Sprints e "Olimpicos" para me entreter. Confesso que tenho vontade de fazer um half e já pensei nisso para 2017 mas por outro lado acho que ainda é cedo demais

Faz-me um pouco de confusão hoje em dia quem começa a correr manda-se logo com poucos meses de corrida para meias maratonas ou maratonas sem qualquer preparação para isso.

Entretanto mais algumas questões

Nas provas mais curtas tipo Sprint / Olimpico costumavas (pelo que percebi ja nao fazes triatlo certo?) levar material para reparar / trocar pneu ou se tivesses um azar ficavas por ali?

Nas provas mais curtas fazias com meias ou sem meias? Eu calço sempre meias, apesar de perder mais tempo no T1, acho que é mais confortavel do que sem meias, alem de nao estar habituado a isso.

No Sprint de peniche apanhei um escaldão em braços, costas e pescoço por estupidamente não ter posto protector solar. Agora para o Triatlo de Cascais não queria repetir isso, mas não sei se o devo por antes da prova, sendo que provavelmente vou ter mais dificuldades a vestir o wetsuit e não sei se o protector terá ainda "validade" quando chegar ao ciclismo ou se o faço no T1 e perco tempo ai.

Obrigado e Abraço
 

dimark1978

Active Member
Faz-me um pouco de confusão hoje em dia quem começa a correr manda-se logo com poucos meses de corrida para meias maratonas ou maratonas sem qualquer preparação para isso.

A primeira vez que participei na Maratona do Porto, fiz a prova menor de 16km. Por volta dos 15km a quando da separação das provas senti-me mal e quase envergonhado por estar a fazer a prova menor. Fui a casa tomei banho e voltei para a zona da Ribeira do Porto (zona dos 30kms). E lá vinham eles, os mal preparados, a arrastarem-se, a morrer, a desistir. Um espectáculo deprimente de choro e tristeza para muitos. Eu sabia que estava melhor preparado do que eles mas eles é que seriam os Maratonistas e eu não. Apartir dessa data inscrevo-me sempre nas distâncias maiores de qualquer prova. A diferença, é que tento treinar o mais possivel para todas as provas e só me inscrevo se me sentir capaz.

De referir também, que não acho as provas mais pequenas mais fáceis. A intensidade é muito superior. Fiz um Triatlo Super Sprint e acho que só no fim é que respirei. Em provas maiores o esforço tem que ser melhor gerido e por norma obtenho mais prazer nelas (experiencia extra Triatlo)

A distância half Ironman fascina-me, pelas distâncias. 21km a correr em estrada é a minha distância preferida e na bicicleta 90km / 100km parecem-me sempre perfeitos. E digo isto porque depois de correr uma Maratona, acho que não há nada mais aborrecido do que correr 42km em estrada (passando as 2h fico a pensar se não há mais nada para fazer) agora pensar nisto depois de 3.9km a nadar e 160km de bicicleta?!!!

PS. Para informação já conclui um Ultra Trail de 100km e depois da recuperação adorei a experiência mas 42km em estrada...?!!!
 

MigC77

Well-Known Member
@Migc77 Obrigado pela partilha :)

O triatlo no geral fascina-me e as longas distâncias ainda mais. Acho impressionante a distância do IronMan e admiro imenso quem a consegue completar. Mas não entra nos meus planos para breve. Quem sabe no futuro (muitos anos), até lá tenho os Sprints e "Olimpicos" para me entreter. Confesso que tenho vontade de fazer um half e já pensei nisso para 2017 mas por outro lado acho que ainda é cedo demais

Faz-me um pouco de confusão hoje em dia quem começa a correr manda-se logo com poucos meses de corrida para meias maratonas ou maratonas sem qualquer preparação para isso.

Entretanto mais algumas questões

Nas provas mais curtas tipo Sprint / Olimpico costumavas (pelo que percebi ja nao fazes triatlo certo?) levar material para reparar / trocar pneu ou se tivesses um azar ficavas por ali?

Nas provas mais curtas fazias com meias ou sem meias? Eu calço sempre meias, apesar de perder mais tempo no T1, acho que é mais confortavel do que sem meias, alem de nao estar habituado a isso.

No Sprint de peniche apanhei um escaldão em braços, costas e pescoço por estupidamente não ter posto protector solar. Agora para o Triatlo de Cascais não queria repetir isso, mas não sei se o devo por antes da prova, sendo que provavelmente vou ter mais dificuldades a vestir o wetsuit e não sei se o protector terá ainda "validade" quando chegar ao ciclismo ou se o faço no T1 e perco tempo ai.

Obrigado e Abraço

Deixei de participar em eventos há cerca de 7 anos sejam eles de triatlo, corrida, ou outro tipo. De lá para cá as poucas participações foram por convite, em prol de alguma organização de caridade ou para acompanhar algum amigo.

Claro que se mandam e depois vem os problemas… Para concluir quando concluem é um calvário. Mas o pior são as lesões… Depois dizem que o running é mau… Enfim… Já falei sobre isso q.b. no tópico das corridas aqui no forum. Não me vou repetir.

Comecei por participar com pneus de câmara de ar e levava o material para trocar. A realidade é que nunca tive que trocar… Comecei por deixar de levar e depois avancei para rodas e pneus tubulares… nunca tive problemas. No caso de tubulares se furasse era game over mas tive sorte e não me aconteceu. Dependendo da organização da prova pode haver assistência mecânica mas isso logicamente penaliza e muito a prestação…

Usava sempre meias. Perdem-se alguns segundos mas prefiro isso a arriscar uma ferida que me impeça de continuar.

Protector sempre antes da prova. Antes de colocar o wetsuit não te esqueças de colocar um lubrificante para facilitar vestir e despir. O protector convém que seja adequado à prática desportiva e resistente à agua. Nas gamas das principais marcas de protectores encontras produtos específicos para a prática desportiva. Não sei qual é tipo de distancia que vais fazer no triatlo de Cascais nem o tempo que demoras a concluir esses segmentos de ciclismo e corrida… Mas em caso de dúvida podes sempre optar por ter na tua box um protector de spray daqueles que quase nem é preciso espalhar. Mas sinceramente acho que é capaz de não ser necessário.

Abraço
 

Ganfas

Well-Known Member
Até agora tambem tenho tido a sorte de não ter problemas mecanicos, mas levo sempre comigo o desmonta e uma câmara de ar e a bomba pequena, para uma eventualidade. Em Peniche vi montes de atletas a levarem a bicicleta pela mão ao longo do percurso.

Em cascais vou fazer o "olimpico" (1100 m, 50 Km , 10,5 Km), parecido com o que fiz em Lisboa, mas nesse com o belo dia que estava não precisei se me preocupar com protector solar. Nesse triatlo acabei por perder tempo no T1 foi a secar-me um bocado, vestir uma camisola e os manguitos para não ter frio no cicilismo, acho que acabou por valer bem a pena.

Gostava conseguir fazer menos de 3h, mas pelas minhas contas vai ser muito complicado. Por isso sendo mais realista / conservativo, estou a prever uns 22 minutos para Natação, 1:45 / 50 para a Bike, e na pior das hipoteses mais ou menos 1h para a corrida.

Despir o fato tem sido sempre sem problemas, mas para vestir a zona onde tenho mais dificuldade é nos braços, imagino que com protector solar agarre ainda mais.
 
boas pessoal,

gostava de deixar aqui um video.
não sou praticante mas este tipo de provas fascina-me e causa-me admiração por quem o faz, por isso parabens MigC77 por teres completado o IronMan.
Ganfas boa sorte!!!

e agora o video...

[video=youtube;fZlPEYsK95w]https://www.youtube.com/watch?v=fZlPEYsK95w[/video]
 
Top