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Diário de Treino - emsfc

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emsfc

Well-Known Member
Ficaste mesmo lixado com o 500!!

Não te volta a cortar voltas! Mai nada!

Abraço

Ultimamente comeu-me umas quantas voltas. Além disso as borrachas laterais desgastaram-se com o uso e acabei mesmo por ficar sem o botão de troca de páginas.
Andei com um desenrasque durante umas semanas mas já estava na hora de lhe dar o descanso.
Ontem fiz uma visita à minha LBS e estava lá um a rir-se para mim e com um preço simpático (230€). Não resisti!

Abraço
 

emsfc

Well-Known Member
Entao que tal Esse boltezinho? Ein?

Grande abraco...

Fiz hoje uma test ride. As primeiras impressões são muito positivas!
Destaco a simplicidade e o facto de ser bastante user-friendly. Instala-se a app, emparelha-se com o Bolt e configura-se tudo através de lá.
Definições, actualizações, páginas de dados, etc. As métricas disponíveis são mais que muitas. Então na parte da potência, nem se fala... quando chegarem os Assioma vou ter muito com que me entreter.
O upload é muito rápido. Ainda nem tinha entrado em casa e já estava a receber kudos no Strava :D
O ecrã também me parece muito bom. Apesar de não ser a cores, o contraste é muito bom e os campos de dados são bem legíveis.
A opção do zoom nas páginas é um must para quando nos queremos concentrar naqueles dados que são realmente importantes.
Em termos de mapas tem todos e mais um par de botas. Amanhã podia ir até à Bielorrússia que não me perdia :)
Apesar de ter todos esses mapas, a memória disponível é mais que muita.
Ainda não testei a navegação mas do que fui vendo do mapa, parece-me bastante detalhado. Mas para quem está habituado a seguir uma linha no Edge 500...
Gostei também da integração do GPS com o front mount.
Confirmo que a função de workouts estruturados já existe. Tem inclusivamente alguns treinos já programados, inclusivamente o teste de FTP dos 20 min, como manda a lei.
Mas nem tudo são coisas boas. O Bolt parece-me menos robusto que os Garmin. Não se porquê mas o plástico da case parece-me ser mais frágil que nos Garmin. Espero nunca precisar de testar essa robustez...
Agora é dar-lhe mais tempo para ir explorando todas as potencialidades e esperar que a Wahoo mantenha o trabalho de actualização que tem feito até agora e não se preocupe só em lançar cá para fora máquinas novas todos os anos.

Abraço
 

pratoni

Well-Known Member
Pelo que tenho lido dá para aparafusar o Bolt ao suporte, assim o risco de saltar ou perder-se deve ser menor.

O chato deve ser para o carregar ou levar para casa.
 

emsfc

Well-Known Member
Pelo que tenho lido dá para aparafusar o Bolt ao suporte, assim o risco de saltar ou perder-se deve ser menor.

O chato deve ser para o carregar ou levar para casa.

Sim dá. Não tenho receio que ele salte. É mais quando está fora do suporte que ele me possa cair.
Por acaso ainda não vi se tem forma de lhe colocar uma fita daquelas das máquinas fotográficas e amarra-lo ao guiador...
 

Martins

Well-Known Member
MONTEMURO GRANFONDO ACTUALIZOU A SUA FOTO DE CAPA (FACEBOOK)

21687520_679012278963667_1718789683362118939_n.jpg


@royal636 @emsfc

O que é que é estranho nesta foto?

a) Gajo a pensar que vai arrancar com a roda da frente no ar
b) Bicicleta sem condutor
c) Gajo de cornadura no guiador a tentar por as capas das manetes no sítio
d) Aceitam-se apostas

Abraço
 

emsfc

Well-Known Member
Pensei que tivesse sido o Polar que não estivesse a apanhar sinal e estivesses a tirar a capa para apanhar melhor o sinal :D:D:D.
@emsfc diz aí ao amigo @Martins onde se compra um GPS a sério :D:D:D

Abraço

Então às tantas devia estar a instalar a antena!
Amigo @Martins, quando vires o Bolt acho que vais dizer adeus ao Polar...
E mais, como aquilo tem um desenho aerodinâmico patenteado, sempre é uma vantagem quando formos dar uma voltinha com o @royal636. Marginal gains!
Às páginas tantas depois também ele vai querer um GPS a sério.

Abraço camaradas,
 

emsfc

Well-Known Member
RESCALDO DA TEMPORADA

Está na altura de fazer o rescaldo da temporada, que para mim terminou “oficialmente” ontem.

O primeiro treino foi em 31.10.2016 e o último foi ontem, 30.09.2017. No total dos 11 meses que durou a época, os números foram estes:

7918 km | 326h16m | 108731m d+

Participei em quatro provas, o Montemuro Cycling Road, o Douro Granfondo, o Skyroad da Serra da Estrela e o Skyroad Aldeias de Xisto.

Como sabem, no inicio da época defini um plano de treino anual, com base no The Cyclist’s Training Bible, do Joe Friel. Para além da bicicleta, as ferramentas que tive disponíveis para treinar foram o Turbo Trainer e o Golden Cheetah.

Até ao final do mês de Fevereiro consegui cumprir aquilo que tinha planeado e fui notando bastante evolução, não só tendo em conta a subida do meu FTP, mas também considerando a melhoria dos meus tempos nos Strava e das médias de velocidade dos treinos.

No final de Fevereiro tive uma lesão que me impossibilitou de treinar durante duas semanas e me limitou os treinos apenas ao turbo trainer, durante 2 meses. Durante este tempo tentei, na medida do possível, prosseguir com os treinos estruturados que tinha no plano e adaptando alguns para simular, dentro dos possíveis, os treinos e subidas longas que não conseguia fazer na rua.

Voltei no final de Abril, ainda a tempo do Montemuro Cycling Road e do Douro Granfondo, as primeiras duas provas da época. A principal dificuldade que senti, principalmente no Douro Ganfondo, foi a falta de endurance. Apesar de ter treinado durante 2 meses no turbo trainer, obviamente que não consegui replicar os treinos longos e as horas de selim, fundamentais para aguentar as exigências de provas com mais de 5 horas, como são os Granfondos.

A partir do momento que tive o ok para voltar à rua, coloquei de lado (talvez erradamente) os treinos no turbo trainer. A partir dessa altura a minha preocupação foi meter kms na estrada de forma a recuperar a endurance que perdi durante a paragem. Talvez deve-se ter continuado a combinar os treinos estruturados com a estrada, mas a fome de rua era muita.

Apesar de tudo acabei por chegar à Serra da Estrela com uma boa preparação, conseguindo classificar-me no primeiro quarto da tabela, mas com a certeza que poderia ter conseguido ainda melhor. Alguns erros na preparação, nomeadamente na alimentação antes da prova e alguns nervos de principiante, acabaram por condicionar a segunda metade da prova.

No mês de Agosto parei uma semana para descanso e algum tempo em família, continuando depois a preparação para o Skyroad Aldeias de Xisto, no inicio de Setembro. Treinos curtos a intensidade alta durante a semana, treinos longos com muita montanha à mistura durante o fim-de-semana foi a receita. A prova acabou por correr dentro do que estava à espera. Consegui dosear o esforço durante toda a prova e chegar ao final com a sensação de que não conseguia dar mais.

Foi, acima de tudo, um ano de muita aprendizagem e de autoconhecimento. O que levo de positivo desta época:

.: A importância de um plano de treino para estruturação e orientação durante a época. Saber quando treinar, o que treinar e qual o propósito. A periodização, o aumento progressivo das cargas de treino, o descanso e a recuperação, o volume vs a intensidade, etc.

.: A importância de nos conhecermos. Os nossos pontos fortes, mas acima de tudo as nossas fraquezas, de forma a podermos colmatá-las com o treino.

.: A importância do turbo trainer para garantir consistência no treino. Com ele não há desculpas, não há noite, não há frio, não há chuva. Está sempre ali disponível para nos massacrar. E o que eu sofri em cima dele…

.: A importância dos treinos estruturados com base na potência. As zonas de treino e os parâmetros que desenvolvemos em cada uma, a duração das séries e os tempos de descanso entre elas, o TSS, o gráfico de PMC, entre tantas outras coisas que só treinando com potência se tem contacto.

Sem dúvida foi uma época bastante positiva, independentemente das dificuldades e dos resultados obtidos. Na próxima época serei com certeza mais forte.

Segue-se agora um mês de descanso. Não vou parar por completo, mas vou simplesmente andar de bicicleta quando me apetecer, sem qualquer tipo de preocupação com dados e médias. Apenas desfrutar da bicicleta e ganhar motivação para a próxima, que começará em Novembro.

Apesar da paragem a próxima época já está em preparação. Como sabem investi num power meter para poder treinar com base na potência, tanto no turbo trainer, como na rua. Mas como a ferramenta só por si não nos torna mais fortes, há que saber usá-la. Já devorei o Training and Racing With a Power Meter, do Hunter Allen e do Andrew Coggan, e ando agora de volta do The Power Meter Handbook, do Joe Friel. Para além disso continuo atento a toda a informação que vai aparecendo aqui pelo fórum nos vários tópicos sobre treino. Porque o saber não ocupa lugar!

Não poderia terminar este post sem agradecer a todos aqueles que foram acompanhando este tópico e que o tornaram mais rico com a informação que foram colocando. Agradeço as marretadas, as palmadas nas costas e as palavras de ânimo nos momentos mais complicados.

E por último agradeço ao meu parceiro de treino e grande amigo @royal636. Se evoluí durante esta época, em grande parte devo-o a ele. És grande! E como não há dois sem três, amigo @Martins, chega lá aqui que também há para ti. Grandes treinos e grandes empenos juntos. Se um diz mata, os outros dizem esfola! Não há kms ou acumulado que nos meta medo! Sofremos muito, mas sofremos em grande estilo!

E agora siga para 2018!

Abraço,
 

JorgeFerreira97

Active Member
Os meus parabéns, com dedicação tudo se consegue e tu acabaste de provar isso. Evolução gigante no espaço de um ano, fruto do teu trabalho. 2018 será certamente ainda melhor.
 

royal636

Active Member
Bem que dizer amigo. Sem dúvida um ano em cheio. Cheio de dureza, sacrifícios, força de vontade, de querer e enorme desgaste físico/mental. Muito se podia dizer deste ano que agora irá abrandar para ti. Mas como sou uma pessoa simples irei também ser isso mesmo. OBRIGADO POR TUDO. Não foste só tu que aprendeste comigo eu também aprendi muito contigo. Foram muitos os km´s feitos este ano lado a lado e só peço que para a próxima temporada seja pelo menos metade da que está a passar. E só para acabar antes de passar para o Martins só quero acrescentar mais uma coisa. Os números que tens vindo a apresentar neste fórum são os que menos importa no meio disto tudo, porque os mesmo não mostram o outro lado da pessoa que tu és. Se a humildade se medisse em potência diria que estas com 100w/kg

Amigo @Martins ajudas-te também a ser quem hoje o amigo Edson é em cima da bicicleta. A mim apesar de me andares sempre a mostrar o que a freita tem de pior não achas que aqui os três da vigueirada não merecem um almoço como deve ser? Ou é só andares a nos querer descarregar a época toda???

Abraço
 

Martins

Well-Known Member
Amigo @Martins ajudas-te também a ser quem hoje o amigo Edson é em cima da bicicleta. A mim apesar de me andares sempre a mostrar o que a freita tem de pior não achas que aqui os três da vigueirada não merecem um almoço como deve ser? Ou é só andares a nos querer descarregar a época toda???

Abraço

Almoço sem licras, sem carbono, sem suor

Parece-me bem

Abraço
 
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