• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Corrida ajuda o ciclismo ou o ciclismo ajuda na corida?

syndicaterider

Active Member
Como disse no meu 1º post , estive parado 3 meses e engordei 7 kg e como nunca fui adepto de corrida , é mais que óbvio que não posso e não consigo correr a 20km/h...
Comecei esta semana com 2 corridas de 10 km cada e um acumulado de 190m por cada 1okm . A velocidade a que tenho corrido é de cerca de 5,2m/km, sei que é pouco mas o objectivo principal passa neste momento por criar boas bases e queimar banha!
 

rfcarvalho

Active Member
syndicaterider já corro há 3 anos, o meu peso sempre se manteve +/- o mesmo ao longo do tempo, mas com a introdução do ciclismo há 4 meses noto que já perdi umas gorduras extra (e eu sou magro), principalmente na zona da barriga e parte superior das pernas.

Associo isto ao gasto calórico que nos meus treinos de ciclismo são muito maiores do que na corrida, num treino de 5K de corrida gasto umas 700kcal e num treino de 2h30min de bicicleta queimo mais de 2000kcal. Em parte devido ao facto dos treinos de bicicleta serem mais longos claro.

Relativamente às sapatilhas, quando começei a correr fiz uma análise podométrica, e na mesma clínica comprei uns Somnio feitos à medida para mim, através das palmilhas e inserts, paguei 170 euros por eles e considero que foi um bom investimento. Nunca tive dores de qualquer tipo, achando-os apenas um bocado pesados.
Esses ténis já perderam a capacidade de amortecimento, têm mais de 2 anos e alguns kms em cima, e comprei uns ASICS GT-2170 recentemente, e não sei se foi por acaso, mas começei a ter dores nos ombros e trapézios. Noto que o amortecimento é muito bom, mas não sei se estará relacionado com factor estabilidade, que eu preciso.
Agora passados uns meses corro com eles e já não tenho qualquer dor.
 

otreblig

Member
Boas,

Aqui vai um site para que possam escolher umas sapatilhas adequadas ao vosso estilo:
http://calcadodesportivo.com/tenis-por-atividade/dicas-para-escolher-melhor-tenis-de-corrida

Quem quiser correr deve ler muito sobre isso, por exemplo, sabiam que a duração de umas sapatilhas topo de gama são +-700 Kms?
Apesar de terem um bom espeto, a sua capacidade de amortecimento desaparece...
Já ouviram falar de "corrida natural"?
É um tipo de corrida em que se corre como se estivéssemos descalços, tem muito menos impacto para as articulações... até existem sapatilhas próprias:
http://calcadodesportivo.com/tenis-por-atividade/tenis-para-corrida-natural
 

plx

New Member
rfcarvalho essas mais de 2000 calorias em 2h30m são um pouco duvidosas, acho que para queimares isso tinha de fazer esse tempo todo no red :p
 

rjferraz

Member
rfcarvalho essas mais de 2000 calorias em 2h30m são um pouco duvidosas, acho que para queimares isso tinha de fazer esse tempo todo no red :p

Não só no red do ciclismo, como bem diz o amigo plx, mas também no red da corrida...em 5km gastas praí metade dessas 700 calorias, amigo...
 

rfcarvalho

Active Member
Caros plx e rjferraz não tenho nenhum conhecimento especial para saber se o gasto calórico foi realmente esse. É o que é registado em vários softwares que uso: SportsTrack 3, Endomondo, Garmin Connect, Strava.

O Strava regista menos, onde os outros dizem 2000 o Strava mete 1400. Não me perguntem qual está correcto. Utilizo um Garmin Forerunner FR305, que pelo menos a nível de GPS é super-preciso. Tem sensor cardíaco.

Atenção que no meu caso são 82 kgs de peso. Alguém mais leve tem menos gasto. Mas acredito que os numeros estejam ligeiramente inflaccionados, o que não me chateia muito.
 

FaiscaaaH

New Member
Eu em termos de treino costumo queimar umas 800\1000 por hora a correr e sempre mais do que 1000 quando pratico ciclismo, mas claro tudo depende do nivel de treino. Se for em passeio, bem aí a historia é totalmente outra, é como se costuma dizer " Quanto mais suares nos treinos menos suas nas provas " ;)
 

rjferraz

Member
Caros plx e rjferraz não tenho nenhum conhecimento especial para saber se o gasto calórico foi realmente esse. É o que é registado em vários softwares que uso: SportsTrack 3, Endomondo, Garmin Connect, Strava.

O Strava regista menos, onde os outros dizem 2000 o Strava mete 1400. Não me perguntem qual está correcto. Utilizo um Garmin Forerunner FR305, que pelo menos a nível de GPS é super-preciso. Tem sensor cardíaco.

Atenção que no meu caso são 82 kgs de peso. Alguém mais leve tem menos gasto. Mas acredito que os numeros estejam ligeiramente inflaccionados, o que não me chateia muito.

Sim, és um tipo pesado, e isso certamente influencia no gasto calórico. Mas, em modo de treino (a não ser que treines em ritmo de prova...70 a 80% da freq. cardíaca máxima) é difícil atingir esses níveis de gasto calórico em distâncias curtas, como 5km.
 

mario_ajp

New Member
Depende do regime, regime anaeróbio é menos eficiente, uma molécula de glicose apenas origina 2ATP, mas no regime aeróbio que envolve o tal mecanismo do anaeróbio mas que continua no ciclo de krebs origina de 30 a 38 ATP. O mecanismo aeróbio só entra realmente em acção após 30-45 minutos de exercício. Quem não está preparado para um desporto é pouco eficiente na produção energética, entrando facilmente em regime anaeróbio.

Sendo por isso fácil de perder peso mesmo com treinos curtos, depois com a adaptação ou aumentamos a carga ou engordamos.

Eu faço atletismo desde os 18 anos, já tenho 40. Deixei de andar de bicicleta aos 26 quando pendurei a minha 1ª fininha. Só voltei a andar de bike faz quase 3 anos e meio numa BTT com 15 kg na estrada.

Hoje em dia estou completamente viciado na estrada, na serra, e cada vez treino menos atletismo. Continuo a competir no atletismo, e os resultados também estão a melhorar por causa do ciclismo, uma vez que perdi 2 kg que nunca conseguiria perder apenas com a corrida diária. Desgasto muito menos as articulações ao treinar ciclismo. Um treino de 140 km de ciclismo é muito mais benéfico para mim, que treinar 42 km de corrida, porque ia causar desgaste e dor às minhas articulações. Posso treinar até ao limite no ciclismo, mas no atletismo só faço longas distâncias em competição, porque o ritmo superior protege as articulações.

Já defendi que a corrida ajudava no ciclismo, mas agora os treinos de ciclismo para mim são muito intensos e cada vez mais se verifica o contrário. E os treinos de corrida antes de um treino longo de ciclismo já causam algum cansaço muscular.
 

plx

New Member
Se as pessoas forem iniciantes qualquer exercício que façam vai ser beneficial.
Atletas com mais treino ainda podem beneficiar mas não tanto. O ciclismo ajuda a corrida, não é muito difícil fazer 1h a bom ritmo e 1h a correr ou 1h a andar de bicicleta causa as mesmas adaptações a nível cardiovascular.
Correr por outro lado não ajuda muito no ciclismo, excepto no defeso porque faz bem aos ossos e também ajuda a não criar desequilíbrios musculares.
Se os atletas forem de alta competição o ideal é dedicarem-se apenas à sua modalidade, a não ser em casos de lesão, onde é aconselhável fazer exercício de baixo impacto e ciclismo é a modalidade ideal a par da natação.
 

iMiguel

Active Member
Sempre me disseram (incluindo pessoas ligadas ao desporto, mais concretamente ao ciclismo - estrada e btt) que o atletismo (corrida) fazia "bem" ao ciclismo, isto é, a corrida serviria, por assim dizer, para uma maior expansão da caixa torácica e assim fazer um aumento de rendimento devido à maior quantidade de ar armazenado nos pulmões, etc.

Eu a correr pareço que tenho 2 troncos agarrados ao corpo, mas verdade seja dita que notei bem a diferença quando comecei a fazer as minhas corridas (não eram muitas, mas já ajudavam).
 

plx

New Member
Quem tem pouco treino acredito que ajude, agora pessoal com mais treino duvio que faça alguma diferença
 

iMiguel

Active Member
Eu corri na pre-epoca, agora durante a epoca pouco ou nada corro. Mas sim, plx és capaz de ter razão
 

MFMS

New Member
Bem pessoal vou transcrever um texto de um livro sobre treino que aqui tenho:

" Não obstante, a corrida tem alguns inconvenientes significativos. O principal entre eles são as lesões, isto é especialmente verdadeiro para os ciclistas em boa forma física que calçam um par de sapatilhas e tentam correr ao nível da sua forma fisica. Por outras palavras, os seus sistemas cardiovasculares estão bem desenvolvidos, mas as musculares envolvidas na corrida não estão, o que os deixa á mercê de lesões. O outro problema com a corrida é que a forma que dai advém não se transfere muito bem para o ciclismo." B. Hewitt
 

Lethes

New Member
Boas! Eu comecei a correr um pouco no ano passado e voltei a tentar este ano. Digo-vos é frustrante pois não vou cansado e os meus joelhos não conseguem acompanhar. Das últimas vezes e após uns 4km tive dores horríveis nos joelhos, na parte lateral exterior. Não sei se alguém já teve o mesmo. Na bicicleta não me dói nada! Como diz um amigo meu, quando dói o melhor é parar pois podemos estar a fazer algum tipo de lesão. decidi não arriscar, embora com alguma pena, pois até estava a gostar duns crossezitos! Troquei a corrida por umas caminhadas alargadas com a cadela! :D abraços
 

nunovascolopes

New Member
Eu fiz ciclismo em jovem.Depois deixei a bike, e desde 2005 que faço atletismo. provas variadas desde 10, 15, 21kms.
Posso afirmar que ainda consegui obter algumas classificaçoes "jeitosas" para atleta de pelotao e amador.
Ao mudar de residencia para o Montijo, o bichinho da estrada voltou.E ao sentar na bike desde a primeira vez apos o retorno, que noto que o atletismo me pôs muito em forma.
Neste momento possuo tambem uma bicicleta de BTT, e tanto em estrada como na de BTT, sinto-me perfeitamente à vontade. Sinto que de facto o trabalho de atletismo tem os seus resultados.
Mas em virtude de uma lesão num dos musculos da perna, praticamente nao consigo correr. Vou ter de parar alguns meses e recuperar. Agora vai ser só bike até pelo menos setembro. No entanto na bicicleta nada me doi. O impacto faz toda a diferença. Para mim, é um dos maiores problemas no atletimso é o impacto de toda a nossa estrutura no solo. E daí advem todas as a lesoes/problemas que poderao surgir.
E sim, tenho dos melhores tenis de atletismo para longas distancias.
Mas, o desporto é diferente do ciclismo. Mas que sinto que o atletismo meu deu "grande pedalada" para as bikes, disso nao tenho a menor duvida.
 

Lyp

Active Member
Boas! Eu comecei a correr um pouco no ano passado e voltei a tentar este ano. Digo-vos é frustrante pois não vou cansado e os meus joelhos não conseguem acompanhar. Das últimas vezes e após uns 4km tive dores horríveis nos joelhos, na parte lateral exterior. Não sei se alguém já teve o mesmo. Na bicicleta não me dói nada! Como diz um amigo meu, quando dói o melhor é parar pois podemos estar a fazer algum tipo de lesão. decidi não arriscar, embora com alguma pena, pois até estava a gostar duns crossezitos! Troquei a corrida por umas caminhadas alargadas com a cadela! :D abraços

Eu o ano passado dei umas corridas, e senti exactamente o mesmo... A forma estava cá, mas os joelhos e alguns musculos das pernas queixavam-se e de que maneira. Porém, com a regularidade dos treinos, o corpo começa a habituar-se.

Mas gosto muito mais de pedalar, e este ano nem as sapatilhas calcei. Corria apenas porque os dias e o tempo para pedalar eram curtos.
 

Skyforger

Active Member
Permitam-me desenterrar este tópico para falar de uma experiência com a corrida que ainda estou a sentir na pele...ou nos músculos..:)

No passado fim de semana fui "à terra" e não levei a bicicleta. Como estava com o bichinho de castigar o corpo, resolvi ir correr. Ora, já não corria (a não ser atrás do meu míudo :) ) desde Junho de 2013! E sei precisamente a data porque culminou com o término de uma experiência profissional na qual eu era mesmo "obrigado" a fazer desporto, pelo menos duas a três vezes por semana, sendo a corrida o mais usual. Nunca gostei de correr só por correr. Ponham-me a pedalar as horas que quiserem, mas não me ponham a correr...! Mas como as obrigações profissionais assim o exigiam, acabei por ir ganhando algum gosto por correr e, durante alguns anos, fui conciliando a corrida com o ciclismo sem grandes problemas. No entanto, e só para verem o quanto gosto de correr, a partir do momento em que deixei de ter obrigação de o fazer, nunca mais corri e, desde então, só faço mesmo ciclismo.

Feita esta contextualização, voltemos ao momento em que, no passado Domingo, me deu na cabeça ir correr :) Confesso que a coisa até correu bem. Inicialmente senti o corpo a habituar-se a um esforço diferente e a sentir músculos a doer que já nem me lembrava que existiam, mas rapidamente comecei a sentir-me confortável. Foram 40 minutos de corrida, não me perguntem a distância, mas algo na casa dos 6 a 7 km. Feita a corrida, passei o resto do dia bem, apenas com algumas ligeiras dores musculares. Quando acordei 2ª feira e comecei a movimentar-me, apercebi-me que as ligeiras tinham dado a fortes dores musculares e desde então tudo o que implique subir ou descer escadas, correr ou mesmo andar normalmente é uma tortura...é ver-me agarrado ao corrimão das escadas, qual velhote... :) Não são dores novas para mim, sei que são normais quando perdemos o hábito de correr, mas é incrível como, até tendo uma preparação e uma rodagem razoável ao nível do ciclismo, e longe de ter uma vida sedentária, há músculos que são totalmente negligenciados quando andamos andamos de bicicleta e que, quando passamos para a corrida ou um esforço menos habitual, surgem para dizer que ainda cá estão :) Isto para dizer que, perante esta situação, a corrida não ajudou em nada o ciclismo, pois só já gostava de começar a andar normalmente, quanto mais pedalar...:)
 

duchene

Well-Known Member
Vai ver que se fores pedalar nem dás pelas dores. :D

É normal para quem corre esporadicamente (como eu) ter o ataque das 48h. Ou seja, o acto de subir e descer escadas como um velhote aparece em força cerca de 48h depois do exercício... :D

Por acaso já não corro também há uns 10 meses mas um dia destes volto, só para me rir com os efeitos secundários!
 
Top