• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Corrida ajuda o ciclismo ou o ciclismo ajuda na corida?

cezinho

New Member
Boa tarde a todos,

procurei este tópico no fórum e não encontrei nada.

Gostaria de saber a vossa opinião em relação a este assunto:
comecei a correr a semana passada para me manter activo em alturas que o tempo é escasso - não me permite andar de bike como queria.
e pergunto-me correr ajuda-me no treino de bicicleta ou não?

posso tb dar a minha perspectiva: como se trabalham músculos diferentes não acredite que ajude na bicicleta, a não ser o feito cardio que obviamente melhora.

o que acham?

obrigado
 

sfajardo

New Member
Eu faço as duas coisas e apesar de se trabalhar musculos diferentes nota-se alguma melhoria. A nivel de cardio será onde notarás mais, mas quando pedalas de pé também vais notar. Eu notei.
Penso que no geral uma completa a outra e vice-versa... acabando por desenvolver a perna numa forma mais completa.
A corrida é um bom exercicio para quando não temos muito tempo.
 
Boa tarde cezinho!!

Se tem objectivos de competição de elite,competições nacionais etc etc logo é um pro do ciclismo ovvio que deve concentrar todo o tempo com um treino especifico que será neste caso o ciclismo!Embora há pro do Biathlon e Triathlon!!Muitos pro do ciclismo, Armostrong por exemplo , chegaron do Triathlon
Se é um cicloamator,amador ou um dilettante em minha opinião pode ou deveria praticar mais desportos aerobicos possiveis!!Ajuda muito e pode crer.O unico limite é o tempo disponivel...
Não interessa se vamos utilizar grupos muscolares diferentes...a base aerobica melhora e o corpo abitua-se a varias activitades.Eu praticai entre os 20-30 ( agora são um cota de 47 ..ehehe) corrida,mtb e natação no mar ( nunca gostei da piscina),tinha a sorte de viver junto a o mar onde temos a 5km montanhas de 2000mt!!era sair da agua e apanhar a bike e subir lá em cima...bem a vida depois muda, os anos correm ahimé:)) e foi forçado a deixar a bike por muitos anos,imagine que recomeçai no 2010 em Portugal,MAS nunca deixai de correr sobretudo na praia que adoro e sobretudo andar de rollerblade!!.Quando recomençai pedalar praticamente reparai muito pouca diferencia...conseguí recuperar bastante daquela forma que tinha.Agora deixai a corsa porqué ando muito de bike mtb ou fininha por tanto o tempo é para as duas modalidades...mas as vezes quando tenho pouco tempo vou dar uma corrida ou de patins....no problem!
Mas ainda melhor são os patins.Este é o melhor desporto complementar a bike para treinar a resistencia a força!!A grande vantajem é que não é de impacto para a nossa estruttura ossea como a corrida e treina melhor os grupos das pernas e addominais sobretudo com uma carga major respeito a corrida.Esperimente é eccezional como desporto:)).


abraço

Fabrizio

Ps. peço desculpa pelo meu portuguese..
 

Shimano Dura-Ace

Active Member
Tenho aqui um vizinho que corre numa equipa de ciclismo e só corre a pé enquanto não começa a época, depois disso, acabou a corrida, até na escola não há corrida na Educação Física depois do começo da época. Os músculos têm de estar feitos à pedalada e não à passada de corrida!.
 

cezinho

New Member
ciao Frabrizio, ma sei italiano? ..azz che bene che parli il portoghese,
grazie del tuo parere.

di rollerblade non capisco niente, ci sarà da provare un giorno.

Ciao
César
 

cezinho

New Member
esqueci-me de dizer que não tenho ambições nenhumas em termos de competição, nem na corrida nem na bicicleta.
claro que penso fazer umas provas de corrida (10km) mas pelo lazer, assim como faço algumas maratonas de BTT só pelo convívio....e pelo desporto claro.

partilho da ideia que quanto mais aerobico melhor, a perna não deverá tanto notar a diferença.
alem disso o maior problema que tenho é tempo, por isso....
 

fmm

Member
Boas Cezinho


Pela experência que tenho (atenção não competitiva) é que a corrida ajuda o ciclismo a nivel aeróbico, embore trabalhe outros músculos.
No entanto se queres melhorar ainda mais a parte aeróbica, acho que devias optar pela natação, é muito melhor.


Abraço

Filipe
 

CFaria

New Member
Relativamente a isso vi este artigo que talvez possa ajudar...


Ciclismo - BTT e outros desportos

Antes de tudo, corredores...
Não importa qual seja o seu desporto, você se torna mais rápido, resistente e eficiente ao incluir a corrida em sua rotina de treino.

É muito comum corredores descobrirem a bicicleta e quando menos esperam estão praticando o triatlo, mas a relação entre corrida e ciclismo também ocorre na mão inversa. Muitos adeptos do pedal também fazem uso da corrida como forma de incrementar o condicionamento aeróbico que será exigido na bike, além de aumentar o gasto calórico, visando à perda de peso. "Às vezes fica difícil pedalar nas cidades durante a semana e a corrida se torna a alternativa mais próxima e mais rápida. Quarenta minutos de corrida podem significar 1h30 de bicicleta", diz Adriana Nascimento, treinadora de mountain bike e ciclismo e nove vezes campeã brasileira de cross-country, entre outros títulos.
Adriana ainda compete e corre por 40 minutos duas vezes por semana. "No mountain bike muitas vezes é preciso correr empurrando a bike em trechos técnicos, com lama ou subidas íngremes. Em competições com chuva,
sempre fui considerada favorita por encarar bem o trecho a pé, e para mim a corrida faz diferença nessa hora", diz a atleta. Já para o ciclismo de estrada, marcado pela alta velocidade e resistência, cada meio quilo a menos pode significar uma grande vantagem para o atleta, tanto que os componentes e a própria bicicleta de speed evoluíram para se tornar cada vez mais leves, assim como seus condutores. "A corrida é a grande aliada dos ciclistas na pré-temporada por permitir uma recuperação mais rápida do condicionamento aeróbico e da musculatura das pernas e por ajudar na manutenção do peso", diz Ricardo Arap, director técnico da Race Assessoria Esportiva, de São Paulo. "Embora isso não seja recomendado pelos livros de treinamento, quando competia no ciclismo eu corria duas vezes por semana para 'desintoxicar' a musculatura. Quando não corria, sentia que minha recuperação não era tão boa", afirma. Segundo ele, o principal cuidado deve ser não exagerar. "A corrida promove uma tonificação da musculatura que pode interferir no rendimento e na agilidade da pedalada", diz Arap.
Para quem quer começar a adoptar a corrida em paralelo à pedalada, é possível acrescentar de dois a três dias de treino, em sessões de 45 a 60 minutos. "A quilometragem vai depender da realidade de cada um, mas é possível dividir a programação em um ou dois dias de rodagem contínua e um dia de treino intervalado, mesclando tiros curtos e longos para trabalhar também as fibras rápidas e estimular o VO2 máximo, que são exigidos em fugas, subidas e sprints", afirma Ricardo Arap. Os treinos de corrida podem ser feitos em dias alternados aos de ciclismo, ou, se não for possível, em um intervalo de 6 a 12 horas de descanso para aqueles mais bem condicionados.


Fonte: Runner´s World
 
ciao Frabrizio, ma sei italiano? ..azz che bene che parli il portoghese,
grazie del tuo parere.

di rollerblade non capisco niente, ci sarà da provare un giorno.

Ciao
César

Ciao Cesare!!Si sono italiano che vive quá,grazie dei complimenti mas sono sicuro che il mio portoghese fá pena,anzi tu si che scrivi molto bene italiano!!!Magari potessi scrivere cosí....bem mas estou empenhado a melhorar :)..il problema é che abbiamo tante parole simili ma con significato differente.
Mas voltamos a escriver portuguese para respeito dos outros.
De rollerblade não há nada para perceber;pensa que eu usavo os patins quando tinha 18-20 anos....há 3 anos no Lidl encontrai uma promoção e cumprai-os...são bastante bom sendo os rolamentos de classe 7 (isso é a parte mais importante...mais o meno como nas rodas das bikes....skf e vai tranquillo:).
Agora o problema é ter uma ciclovia o qualquer percurso com um bom piso perto de casa...eu tenho e aprovetai.Se consegues fazer 40min uma hora é já um bom treino!.
Em todos casos eu aprendí um segredo com o meu corpo que acho fundamental para que uma atividade seja mais um estilo de vida que não uma moda ou um programa forçado!:não seguir esquema nehum!!...não tem sentido reduzir a nossa atividade a numeros de tempo ,volume,intensidade etc etc....alias eu estou perto de tirar o ciclocomputer no mar um dia destes......devemos aprender a ouvir o nosso corpo e fazer aquele que apetece no momento que apetece,isso é o major segredo para ter uma vida saudavel sem stress de prestação,se calhar foi por isso que desde quando começai pedalar nos'80 (na Italia chegou naquela epoca a "nova moda" da btt) ainda continuo no sec 21 e ainda tenho o mesmo....motivazione!!:)).
abraço

ma dove hai imparato a scrivere cosi bene italiano!!!é solo uma curiositá.

Fabrizio
 

betoloko

New Member
em todos casos eu aprendí um segredo com o meu corpo que acho fundamental para que uma atividade seja mais um estilo de vida que não uma moda ou um programa forçado!:não seguir esquema nehum!!...não tem sentido reduzir a nossa atividade a numeros de tempo ,volume,intensidade etc etc....alias eu estou perto de tirar o ciclocomputer no mar um dia destes......devemos aprender a ouvir o nosso corpo e fazer aquele que apetece no momento que apetece,isso é o major segredo para ter uma vida saudavel sem stress de prestação,se calhar foi por isso que desde quando começai pedalar nos'80 (na italia chegou naquela epoca a "nova moda" da btt) ainda continuo no sec 21 e ainda tenho o mesmo....motivazione!!:)).fabrizio

perfetto...
 

VANSEL

New Member
Junto-me á opiniao do Fabrizio sobre este tema. Tens aí uma boa resposta cecinho.
Quanto aos rollerblades, pessoalmente tenho uma má experiencia... Andei 3 anos no hoquei em patins e agora no ciclismo, e as unicas cicatrizes de caídas que tenho sao dos patins em linha. :( Maldito sejam!!!! Mas efectivamente é uma boa opçao para os días de chuva por ejemplo. Se optares por essa modalidade... boa sorte! ;)
 

sfajardo

New Member
Cientificamente provado ou não eu não abdico de uma boa corrida!
Em termos de equipamento praticamente todos temos em casa o minimo necessário e mesmo que se compre não é grande fortuna, depois não precisamos de uma estrada boa para rolar, piscina para nadar, campo para jogar... nada, apenas pernas para correr.
Um treino de 40m de bicicleta quase nem dá para aquecer, agora 40m a correr :cool:
Por todos os motivos atrás descritos sempre que o tempo para treinar é limitado eu corro, e de uma coisa tenho a certeza... mesmo que treine um mês inteiro só corrida quando voltar a pegar na bicicleta o rendimento não é nada mau... por isso eu aconselho a corrida a quem não quer perder a forma e tem pouco tempo.
 

SilverKid

New Member
penso que das maiores vantagens/ajuda que o ciclismo da na corrida é como ja falaram a nivel de Cardio e principalmente de pulmão...
 

ivan

New Member
como nao sei correr nem imagino como se faz, apenas faço cicloturismo, agora 40 min de bike nem dar para aquecer depende do ponto de vista e da necessidade de preparaçao de quem treina na bike, eu numa hora de bike tanto queimo 600 Kcal como pouco mais de 1000 Kcal vai tudo da necessidade e da vontade que tenho
 

mario_ajp

New Member
Boas

Já corro desde os meus 19 anos, agora tenho 39. Na altura que comecei a treinar todos os dias corrida pendurei a bicicleta e ela ficou lá mais de 10 anos. Quando voltei a andar numa BTT com 15 kg, ao fim de um mês já estava habituado ao ciclismo. Na fase inicial aproveitei os treinos na serra e estrada com a BTT para melhorar o meu desempenho no início de época nas provas de atletismo. Apenas tinha um problema, quando abusamos na bike no outro dia as pernas não nos deixam correr, mas dá para andar de bike na mesma.

Fui trabalhar para o Alentejo e detestava correr lá, e levei a fininha e com malta de lá cada vez mais treinos de ciclismo fazia. O Problema é que sem os treinos de corrida a minha capacidade aeróbia foi-se perdendo. Podia ganhar em médias em percursos planos, mas quando vinha para a serra notava-se a falta. Esta época voltei a meter os treinos de atletismo e o ciclismo ficou em 2º plano (só quando não tinha provas, ou no dia seguinte a prova). No início quando a minha forma de corrida subiu e ainda andava por aí de bike, senti que também estava muito melhor na bicicleta.

Sinceramente acho que a corrida não prejudica o ciclismo (para quem não pode andar todos os dias). Para quem deixou de fazer BTT e mudou-se para a estrada, podem voltar ao mato de sapatilhas, porque a correr até as descidas contam e as paredes são do melhor. Em piso de terra ou areia é do melhor, é de fugir do alcatrão porque aí é que as tais pancadas podem levar a contrair lesões.

Agora cuidado com os ténis, convêm que tenham um bom amortecimento e estabilidade e não serem gastos (muitos km). Cuidado com a forma do pé, pronador (pé chato) - implica ténis com zona central reforçada, supinador (pé cavo) e neutro (os sortudos). A escolha incorrecta de ténis pode vir a provocar lesões nos joelhos (nos meniscos e tendões). Não comprem ténis de competição para treinar.

Bons treinos

Mário
 

Neutrolio

New Member
Boas

Muito ramente faço uma corrida. O ano passado corri umas 3 vezes, 2 em Janeiro, numa altura em que tinha parado de andar de bicicleta, e 1 em Agosto durante as férias numa altura/local em que não tinha nenhuma as minhas bicicletas disponíveis.
Em resultado disso tive 2 grandes dores de pernas durante 3/4 dias... principalmente em Agosto em que, derivado ao ciclismo, já tinha boa forma cardio-vascular e consegui até correr bem...
Por essa razão, mesmo que não tenha a possibildade de andar de bicicleta durante 4/5 dias opto por não correr. acho que precisava de fazer pelo menos uma de duas em duas semanas para não perder habituação muscular.

Como não sou experiente na corrida não posso dizer se, no meu caso, contribui ou não para a melhoria do desempenho, mas a verdade é que com ciclismo consigo puxar ao máximo pelo coração/pulmões(especialmente o coração... os pulmões parece que dão sempre para mais). É preciso é puxar pelo corpo. Na corrida acredito que o limiar de esforço se atinja mais fácilmente pela simples necessidade de deslocação.

Mas realmente, quando estou por Lisboa, e se tenho 30/40 minutos disponíveis para treinar nem vale a pena ir - semáforos, trânsito e afins impossibilitam qualquer bom treino. Já em corrida seria outra coisa, sim.
 
Top