• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Corridas de bicicleta ilegais!

tony

New Member
Na minha 1ª intervenção neste Tópico não quis ser muito radical, mas depois de ver intervenções, que quando são confrontados com outras idéias, reagem muito mal ao ponto de roçarem a indelicadeza, vejo-me obrigado a intervir novamente . Até parecem os DONOS DA VERDADE:mad: Gostava de passar um dia com esses senhores que tanto recriminam o grupo em causa. Até parece que no dia a dia, não fazem imensas contra ordenações, como por ex. gostava imenso de saber se respeitam o limite de velocidade nas localidades, (aposto que não), gostava de saber também se nunca conduziram ao uso do telémovel ? Posso não concordar com algumas coisas que o grupo faz, mas também não concordo com os donos dos cães que os vão por a fazer as fezes no jardim, não concordo com o péssimo habito de cuspirem para o chão, não concordo com o colocarem o lixo para o chão e muito mais, mas no entanto não me ponho ai a a mandar bitaites contra este e contra aquele. aqui o que me parece é que há alguém ressabiado com este grupo, mas enfim é vida.......
 

jorgefcd

New Member
1º não nunca fiz parte deste grupo nem nunca irei fazer.
2º mais uma vez uma pessoa a defender o lado negro do ciclismo parece que neste fórum a mais bicicletários do que aquilo que previ, realmente quem anda com quem sabe depois de ver cenas como estas fica muito indignado como eu, agora os bicicletários que devem andar a descarregar as frustrações da seu dia a dia andam pelas estradas a matar ou se for ciclista andam a reter o transito ou em vez de andarem 2 a 2 como manda a lei andam a fazer 4 a 4 que é para não pois dizem que os carros os respeitão mais por amor de deus acordem pá vida e deixem de ser bicicletários e se querem continuar a ser bicicletários vendam as bikes de estrada comprem umas pasteleiras metam uns alforges e andem com os garrafões de vinho pelo passeio para não colocarem em perigo ninguém nem automobilistas nem outros ciclistas tenham é muita atenção com os peões não vão matar um depois de exagerarem na bebida
 

Pato_Kamikaze

New Member
Boas.
Eu vivo junto ao pingo doce, na estrada D.Miguel.
No video dá para ver por volta do minuto 3:50 o grupo a rolar na avenida da conduta que fica a cerca de 2 km de minha casa.
Nunca os vi na estrada mas continuo a achar que não têm respeito pelos outros ao ocuparem a faixa toda,eu sei que por vezes pode ser complicado ir em pelotão agora o que me enerva e que eu e muitos outros que andam junto a berma para não causar problemas aos automobilistas,que respeitamos as normas,e que tentamos ser o mais civilizados possivel ainda somos alvo de buzinadelas e comentarios sem fundamento.

Viva Pato_kamikaze,

Se moras na estrada D. Miguel como referes num comentário teu mais abaixo, a sede deles (pesquizando no google earth) fica muito perto da estrada que tem a tua residencia, agora depende também de onde moras pois a D. Miguel vai do alto de valongo até à marginal - estrada nacional 108.
Posso dizer-te que durante o ano passado me cruzei com eles varias vezes na estrada nacional 108, algumas até durante essas ditas corridas cronemetradas e que estão documentadas no site deles. Mas se nunca tiveste opurtunidade de ver estes senhores em ação eu já aqui deixei as proximas provas da "competição" deles e que por mera coincidencia uma delas é na nacional 108, mas deixo-te aqui novamente para veres

24 de Fevereiro 2013 - Contra relogio na estrada marginal que vai do Freixo até Entre-os-Rios (quem conhece sabe que é uma estrada bem movimentada mesmo ao domingo)

24 de Março 2013 - Contra relogio na estrada nacional que vai do Porto-Espinho até Aveiro (quem conhece sabe que é outra estrada bem movimentada e conhecida por muitos como a rota da vaidade)

26 de Maio 2013 - Contra relogio na estrada nacional que vai de Ermesinde até Guimarães - Nacional 105 (quem conhece sabe que é outra estrada bem movimentada)

Podes também fazer uma pesquiza na internet pelo nome do grupo e rapidamente encontras tudo relativo a 2013, depois é uma questão de analisar o que estes senhores fazem, podes também encontrar os relatos das corridas de 2012, e vale a pena ler.
Para terminar, como moras na estrada D. Miguel provavelmente conheces a Av. da Carvalha, deixo-te aqui um video de uma corrida efectuada nessa mesma avenida, depois de ver é só tirar as ilações do que é feito por esta gente que pensa que ainda tem futuro como ciclistas.

http://www.youtube.com/watch?v=10bJ8zmrLs8
 

Paulo V.

New Member
Todos nós aqui já fomos alvos de buzinadelas, eu acho que com este topico, alem de estar a mostrar algo que é completamente alucinante por quem o está a fazer, mostra que nem sempre os ciclodesportistas que andam na estrada são tão mal educados e desrespeitadores como alguns condutores o querem fazer querer, eu por mim falo e afinal também sou condutor. Já há alguns anos que é muito raro desrespeitar as regras de transito quando vou de bike porque no fim de contas se apanhar com um "enlatado" (como já chamaram aqui atrás) eu é que apanho com tudo e primeiro está a minha segurança, se tiver que parar num sinal vermelho paro, não tenho problema nemhum nisso.
Os videos aqui colocados mostram porque ás vezes há condutores que se insurgem contra quem faz da bicicleta um meio de transporte ou um meio de praticar desporto e por muito que se contorne a questão de que não é perigoso acho que ninguém aqui que conduz ficava satisfeito se visse isso numa estrada que estivesse a conduzir.
Felizmente a mentalidade da maioria dos condutores está a mudar, já olham para a malta de bike com outros olhos do que aqui há uns anos atrás, dado que nesse tempo uma pessoa em cima de uma bike era um monte de uma coisa escura que ia ali a atrapalhar o transito e que não paga impostos para andar na estrada.
 

Armando

New Member
Eu pedia encarecidamente aos membros do Fórum Ciclismo, que dizem viver paredes meias com este grupo e acham aquele tipo de comportamento repugnante, em vez de recriminarem aqui neste espaço e dizerem que nunca se irão juntar a eles. Incentivava-os a fazerem completamente o oposto e sim, juntarem-se a eles educando-os a comportarem-se devidamente. Esse sim, seria um gesto "Nobre" e de grande sensatez.
Por vezes as pessoas não se tornam melhores pessoas, porque quem os acompanha são do mesmo nível ou inferior.

Melhorar o Mundo, não é recriminar, é ensinar e ter paciência para não desistir antes de conseguir os objectivos a que se propuseram.
 

ivan

New Member
Quem sou eu para dizer mal de fulano X ou Y, de vez enquanto la erro tambem, mas penso que a forma como estes senhores andam de bike nao é correcta, se querem competir que o facam, mas uma coisa nenhum de nos gosta de ir de carro e dar com a estrada bloqueada por um grupo de bikes. somos amantes da bike mas tambem somos enlatados.
algo que aprendi ao vir para aqui onde resido, os carros respeitam imenso os ciclistas mas quando vais fora da ciclovia nao hesitam em buzinar, e com razao.
Tem que existir respeito MUTUO a estrada é de todos: bikes, tractores, camioes, carros, carros de bois etc, cada um tem de saber o seu local na estrada.
Eu nao sou certinho, ja foi levado a rastos por um enlatado, cabe a todos nos evitar-mos cenas nas estradas.
alem disso cada um é responsavel pelos seus proprios ossos
 

fmm

Member
Boas

Já deixei a minha opinião, e continuo a achar mal a parte que ao trânsito diz respeito.
Por agora, e depois de ler o o que li. Fantástico Armando, são palavras do mais sensato que encontrei.
Sim Sr. parabéns.

Abraço e boas voltas.

Filipe
 

fjota

Member
Bravo Armando, mesmo ao mais alto nivel...:)

Em relaçao ao que vi, sinceramente não vi nada demais, nada que não se passe em qualquer grupo de ciclistas...
Desrespeito pelas regras de transito??!! continua igual...não vi nada que não se passe em qualquer grupo, ou isto arranca tudo direitinho em fila indiana a sinalizar as mudanças de direcção?? por favor...o mais estranho disto, é que no facebook um gajo farta-se de lerem *erdas sobre os condutores que são isto e aquilo, insultam os condutores porque não respeitam, e aqui é ao contrario??!! fodsss
Não quero com isto dizer que ache correto o que fazem, de longe, e muito menos aprovo ''corridas'' e com dinheiro envolvido.
Vi tambem post sobre camaradagem, no video...ali eles sabem no que se meteram, alem disso todos sabem que há apoio de carros, afinal aquilo é ou não organizado? :)
Para quem referiu as corridas no monte..não vejo diferença moral para condenar estas...
 
se não é problema corridas na ponte Vasco da gama, porque havia de ser as corridas ilegais de bicicleta na estrada?
isto é Portugal não é nenhum pais nórdico...
 

AndreSchleck

New Member
Bem, chegou a hora de dar o corpo ao manisfesto.... SIM, sou do Ciclocabanas, SIM, fui eu que escrevi as "crónicas ridiculas". Após ler tantos comentários não será fácil responder a tudo, sobretudo depois de se passar em menos de 5 minutos da crítica ao insulto e de se misturarem e retirarem coisas do contexto de forma a parecerem piores do que na realidade são.

1. PROVAS: Em primeiro lugar gostaria de reconhecer que, de facto, nos vídeos que datam de 2010 foram cometidos excessos, mas como nessa altura ainda não pertencia ao clube não vou comentar esse ano, entretanto as coisas mudaram um pouco. Vou falar sim dos anos posteriores, nomeadamente do ano de 2012 aqui tão visado. Será assim tão perigoso e perturbador para o trânsito fazer uma roda livre a subir a Serra da Estrela, a Sra. da Graça ou por exemplo a Serra da Boneca em que passados 500 metros já vai cada um por si subida acima na berma de estradas quase desertas? Nas estradas movimentadas que falam (e que o são) não sei se repararam mas foram feitas em contra-relógio individual, ou seja, um a um, neste caso qual é a diferença entre isto e um tipo que vai treinar a "todo o gás" sozinho a meio da semana? Qual a diferença, por exemplo, em relção a alguns tópicos do género "Serra da Arrábida ao cronómetro"? Além disso, as provas não são abertas, só podem participar membros do clube e apenas os que queiram (de 100 membros costumam participar à volta de 20).

2. PRÉMIOS: em primeiro lugar gostaria de salientar que os "prémios" não são monetários no sentido literal da palavra. Como está escrito no site, os prémios são uma ajuda aos "atletas" que queiram participar em actividades do clube, isto é, ajuda na incrição, transporte, etc. em provas do género dos Lagos de Covadonga, Serras Míticas, Grandfondos, etc. E quem for verificar verá que existem prémios que incentivam quem quer dar mais de si mas também incentivam os atletas a estarem aos domingos (prémios de presença) e a participar nos convívios promovidos por outros clubes e associações. Além disso, não podem participar nas actividades quem não tiver seguro e são penalizados os que não usarem capacete.

3. Quanto ao nosso pessoal que não anda nada, tudo bem, aceito. Claro que temos 3 ou 4 que sobem a Sra da Graça em 30 minutos (1 até abaixo disso) ou a Seia-Torre abaixo de 1h30, ou que fazem contra-relógios de 30 Km a mais de 36 km/h, ou que temos 1 atleta de 50 anos que fica quase sempre no pódio no escalão dele em várias provas em que participa, mas como pelos vistos existem aqui muitos prós nem vou dizer mais nada. Claro que não fazemos melhor pois, como aqui foi dito, o pessoal só mete para a veia vinho ou cerveja....

4. CRÓNICAS: há aqui um post que diz exactamente (embora depreciativamente) o que nós fazemos, nós brincámos aos ciclistas, é a mais pura das verdades! Há os que brincam aos jogadores de futebol, aos treinadores de bancada, nós brincamos aos ciclistas, só que levámos a brincadeira "a peito". Sim, eu sou daqueles que gosta de usar equipamentos dos meus´"ídolos", ter uma boa bicicleta, imaginar que sou o Contador a subir, mesmo que vá a 10 km/h, podem gozar, eu aceito. Gostaria de dizer ao membro que abriu o tópico que não passei ao lado de uma carreira de ciclista porque acho que não teria capacidade, porque comecei a andar de bicicleta aos 30 anos, porque gosto muito de comer e porque sinceramente prefiro o meu salário ao que infelizmente a maioria dos ciclistas portugueses ganha...
Gostaria de dizer também a esse senhor e a outros que pelos vistos retiram das crónicas o que lhes interessa, que não disse que para ganhar a Volta a França era preciso aguentar 40 minutos (era engraçado quando muitas etapas chegam às 5 horas de prova). O que eu disse é que era preciso aguentar durante 40m (geralmente o máximo de um teste de limiar de lactato) o rácio de potência de 6.7 Watts por Kilo, se alguns de vós não sabem o que isso significa ou o que isso implica, lamento mas não vou ser eu a explicar, podem encontrar essa informação em sites da especialidade.

Espero ter ajudado não a diminuirem as críticas (não é essa a minha intenção e cada um é livre de dizer o que pensa e eu respeito) mas pelo menos a esclarecer melhor o que de facto se passa.

Boas pedaladas...
 

Janas

New Member
por acaso eu falei la atraz que é tudo igual e é verdade...seja no norte seja no sul, seja no centro....eu nem sequer te critico...por acaso ate te apoio pois é sempre bom haver alguem que motive os outros a fazer desporto....

depois falando abertamente e espero que nao me comecem tb a criticar, pois eu estou apenas a dar a minha opinião, e nunca me passaria pela cabeça impo-la a alguem...

....nao sei qual é o motivo que vos leva a achar que temos de andar como a maior parte quer...em fila indiana, junto a berma, parar ou não nos semaforos...enfim

eu ando de bicicleta todos os dias, faço dela o meu meio de transporte, e nao ando a um ou dois anos... e posso desde ja dizer que:

a berma é talvez o lugar menos seguro para se andar....

andar em fila indiana para 99% das pessoas aumenta o risco de quedas em mais de 50%, se quiserem perco algum tempo a explicar os varios motivos....

equipamentos "protour" ou de equipas sao bons....porque normalmente sao muito coloridos aumentando a visibilidade...

as bermas so tem lixo....aumentando o risco de queda....

e poderia arranjar mais uma boa quantidade de motivos.... para não andarem na berma atraz uns dos outros...

agora se voces me conseguirem enumerar alguns para eu nao andar como eles la nos videos, apenas um pequeno reparo, aquele famoso motivo de tar a empatar o transito nao conta...pois para quem tem pressa ande de autoestrada, por isso é que eu nao posso ir para la....eu tenho o mesmo direito em andar na estrada como qualquer carro.... se eles apanharem um tractor tb nao se mandam contra ele e nao buzinam.....ou entao podem ir passar uns tempos ali para os lados de santarem na altura da apanha do tomate que vao ver o que é bom para a tosse...
 

Pato_Kamikaze

New Member
Janas concordo com a tua prespetiva em geral.Foi por causa das bermas que a minha bike de btt empenou,fui apertado por um autocarro e para não o incomodar espetei me na valeta e a roda ficou ligeiramente torta.
Contudo quando dizes : "aquele famoso motivo de tar a empatar o transito nao conta...pois para quem tem pressa ande de autoestrada" não acho muito sensanto.
Quer dizer, uma pessoa vai na estrada com algum compromisso e leva com uma fila de ciclistas....é que se fossem uns 5 agora um pelotão inteiro, e já agora, não há autoestradas em todo o lado e isso não e uma desculpava credivel.Claro que temos o mesmo direito que os carros mas temos de ter senso comum.

Cumprimentos
 

Janas

New Member
se houver transito o que fazes.... esperas....

se apanhares uma velha a 40 hora como existem centenas.....esperas

se apanhares um daqueles camioes carregados de madeira numa estrada so de curvas (na minha terra era assim diariamente)....ias atraz a bufar....

aliaz..ninguem é obrigado a esperar....espera por uma zona de ultrapassagem e segue a sua vidinha....

é claro que...eu nao sou santo e tb me passo.... e nao sou assim como digo em cima....tb ando mais junto a berma possivel...ando de colete.... mas sem duvida que com o tempo percebi que o erro foi todas essa regras que muitos falam em cima acharem que sao leis.... e perdemos todos os direitos....

depois se alguem se mete atraz de mim é logo avisado que quero distancia...ja la vai o tempo que me estragavam desviadores porque nao sabiam andar na roda.... e ja agora em fila indiaana nunca se anda, pois isto nao sao provas de conpetição....anda-se sempre ao lado a meio corpo...intercalados....

e mais importante ainda....se eu saio um domingo a tarde com um amigo para desanuviar....tenho de ir atraz dele....sera que nao posso ir ao lado dele a dar dois dedos de conversa....eu ando por prazer...por lazer....é suposto aproveitar os momentos.... conviver.... senao vou sozinho...
 

Pato_Kamikaze

New Member
Tens razão,mas é sempre chato."
Por exemplo eu não consigo ir a par se vir algum carro a aproximar-se por detrás.Eu penso que até às vezes são "bonzinho" demais com os automobilistas e o que recebo em troca ?
Uma roda empenada,uma queda(o carro que ia a minha frente a aprox 40 km/h travou de repente sem razao.... e não lhe parti o vidro traseiro por sorte)e uma situação que quase me levava a vida... ao virar para a esquerda um carro ultrapassou me e quase me mandou ao chão.
O que me irrita é que muitos não cumprem e não lhes acontece nada e os burros incluindo eu que respeitam as regras é que levam por cima e sao metidos no mesmo saco.
A minha mentalidade está a mudar e não vou continuar na valeta a estragar a bicicleta e a arriscar um furo por causa dos vidros,ainda por cima agora que estou a pensar em comprar uma fininha.
 
Top