• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Corridas de bicicleta ilegais!

jorgefcd

New Member
Aproveito aqui este fórum para revelar um dos grupos mais ilegal em Portugal ciclo cabanas! Isto é um grupo de pessoas formado por muitos infractores da lei e que não tem qualquer noção de competição e também da definição de cicloturismo colocando em risco os automobilistas e a eles próprios sendo esta parte o menos é claro.
É lamentável que esta associação alicie os seus associados praticantes e demais amadores com prémios monetários, cobre dinheiro para fazer inscrições nessas corridas ilegais, defina escalões de competição, atribua dorsais e publique informação sobre essas corridas na internet na sua pagina fazendo publicidade ao que não se deve fazer.
Mais lamentável ainda é existir depois disso prémios atribuídos, camisolas de cor a identificar os líderes dessas corridas e regulamentos feitos pelo clube infractor à revelia da Federação Portuguesa de Ciclismo sem qualquer conhecimento ou aprovação da Federação ou da Associação de Cicloturismo do Norte. A Federação Portuguesa de Ciclismo é muito clara nos seus regulamentos quanto à organização de corridas de ciclismo seja em que escalão for e esta associação, segundo consulta ao site da FPC-UVP, não está inscrita para competir nem tem nenhum dos seus praticantes inscritos para esse efeito.
É lamentável também que esta associação dê uma má imagem do ciclismo com corridas ilegais e acima de tudo dê um mau exemplo aos jovens que lá militam e fazem essas corridas ilegais e com isso esteja a abrir um precedente para outras associações seguirem este caminho das corridas ilegais. Penso que esta associação está a ocupar a via publica com as corridas e demais carros que vão atrás dos “corredores” e a fazer marcações na mesma quando não tem autorização para isso. Estas corridas ilegais por norma são filmadas e depois são expostas na página da associação como sendo um grande feito heróico e de conquista.
Consultando os regulamentos presentes na pagina da Federação Portuguesa de Ciclismo, nada do que está descrito em cima se enquadra no “Regulamento Ciclismo para Todos de 09/11/2010”começando pelo primeiro ponto e especialmente a partir do ponto número 7 – Calendário – até ao final desse mesmo regulamento, levando com isso a tirar a conclusão que tudo aquilo que é feito pelo clube é ilegal e deveria ser proibido.
Sei por experiencia própria, porque já estive inserido no meio, que organizar uma corrida de ciclismo, seja de jovens ou seja de profissionais tem custos muito elevados, acarreta muito trabalho ao clube ou entidade que a organiza e acima de tudo as escolas que dão formação aos jovens têm nestas corridas organizadas oportunidade de verem a evolução desses mesmos jovens e esses mesmo jovens correm num circuito que é vedado ao transito tendo logo toda a segurança. Acontece que na associação que falo não existe nenhum supervisor ou qualquer pessoa que dê formação, as corridas são organizadas em circuitos ou em estradas nacionais com transito a fluir em ambos os sentidos (como é visível nos vídeos e nos seus regulamentos que diz que as corridas se organizam com o transito a fluir), tornando assim a pratica de um desporto que deveria ser de lazer ou formação em algo de muito perigoso e que não deve ser feito, se a Federação tem o poder de intervir é bom que o faça antes que se dêem acidentes como em algumas situações que se podem visionar no vídeos abaixo exposto.
Se existem as escolas de formação de ciclismo é para formar jovens e ensinar a pratica de uma modalidade, caso assim não fosse não fazia sentido existirem as escolas de formação e os formadores nem os pais dos jovens que lá estão terem grandes despesas para manter lá um jovem em formação, quer como desportista quer como homem.
Também nesse caso não fazia sentido existir uma Federação que regulamenta e aceitas as inscrições e de todas as pessoas (e que não são poucas) que estão ligadas a uma equipa de formação ou profissional e regulamenta as leis para toda a actividade em cima de uma bicicleta em todas as suas vertentes.
Quando as pessoas já não são tão jovens ou já passaram a idade de correr, existem as corridas masters que dão garantias de segurança e de nível competitivo e que seguem as regras daquilo que a Federação Portuguesa de Ciclismo estipula para as provas de competição, com barreiras, juízes, médicos, policiamento… embora as corridas masters também não sejam fáceis de organizar e tenham as suas despesas, geralmente existe sempre uma por fim de semana onde os ditos corredores da associação que me queixo podem sempre mostrar o seu real valor, competir por camisolas e por prémios monetários.
Ainda indo um pouco mais longe, o que se passa no Grupo de Cicloturismo de Fânzeres – Ciclo Cabanas nem nos chamados brevets se enquadra, dado que já existem entidades em Portugal (Randonneurs de Portugal) que organizam esses brevets que são homologados pelos “Audax Clubs” e que são provas organizadas para cobrir curtas ou longas distancias sem qualquer tipo de prémio monetário ou camisolas para identificar lideres, tendo como único objectivo a superação de cada um em acabar ou tentar acabar um determinado trajecto num determinado limite de tempo sempre ou quase sempre a baixas médias de velocidade. Aliás na própria pagina da internet do Grupo de Cicloturismo de Fânzeres encontra-se lá um brevet realizado em 2010 que segundo consulta não faz menção a qualquer homologação… logo esta “aventura” deve ter sido mais alguma coisa ilegal que estão habituados a realizar.
Vamos fazer um ciclismo, seja de lazer ou de competição, um ciclismo melhor, pois esta modalidade bem necessita de bons exemplos, e toca a terminar com estas corridas vergonhosas!

Aqui ficam alguns dos “melhores” momentos deste grupo de bicicleteiros.

http://www.youtube.com/watch?v=8BqObm8MhWI&feature=youtu.be

Quem tiver curiosidade em ir ao site deles leiam as cronicas de um senhor que la escreve e riam-se um bocado com as suas afirmações, e da sua descoberta que afinal passou al lado de uma grande carreira (no ciclismo não terá sido de certeza), também é de salientar nestas cronicas que segundo este elemento para se ganhar um tour de France é so necessário aguentar no nosso máximo cerca de 30 a 40 min e que basta, atacar, atacar e atacar, para se ganhar, afinal é fácil ganhar 1 tour!
Quem conhecer mais factos, ou mais equipas a organizar deste tipo de vergonhas esteja a vontade para as revelar, pois o nosso ciclismo precisa que este tipo de vergonhas termine para não dar razão aqueles automobilistas que dizem que os ciclistas não respeitão nada nem ninguém vamos a acabar com os bicicleteiros!
 

napster

Member
sempre pensei que fosse mais difícil ganhar um tour, acredito assim que no fórum haja muito boa gente capaz desse feito ;)
 

joao.ads

Well-Known Member
a serio, adorei aquela do outro ficar para tras depois da queda e ainda ficar a arranjar a bike no meio da estrada nacional com os carros a vir.

o gajo pensava que estava no tour?

Só faltou mandar para o carro para lhe ir buscar outra bike
 

jmourao

New Member
A cena é que os homens caiem, ninguem pára para ajudar, e o camera man continua a filmar como se nada fosse... assim tá bem...
 

fmm

Member
Boas

Com situações destas, infelizmente, por vezes temos de dar razão aos automobilistas.

Abraço e boas voltas, em segurança.

Filipe
 

dcalcada

New Member
Já tinha visto papagaios a andar de bicicleta, agora burros? É a primeira vez....

Neste grupo falta juízo, falta civismo, falta inteligência, falta responsabilidade, falta educação, falta tudo! Enquanto automobilista e ciclista repudio esta cambada!
 

Lyp

Active Member
Além dos arrotos que também me partiram todo, também gosto do ar e do tom com que o "director" dá a palestra inicial... E depois fala ao telemóvel antes da primeira queda, que assiste sereno...

Realmente, está palhaçada deve ser mesmo para os apanhados. Quem ganha dinheiro com isto deve fartar-se de rir a ver os vídeos...
 
Top