• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Corridas de bicicleta ilegais!

Armando

New Member
Quer dizer, uma pessoa vai na estrada com algum compromisso e leva com uma fila de ciclistas....é que se fossem uns 5 agora um pelotão inteiro, e já agora, não há autoestradas em todo o lado e isso não e uma desculpava credivel.Claro que temos o mesmo direito que os carros mas temos de ter senso comum.

O único compromisso que a estrada nos obriga, é cumprir o mais possível o código da estrada.
Compromissos de X de horas para estar em algum lado, tem que ser previamente acautelado ao sair de casa. Normalmente o português sai de casa com um tempo estipulado por ele próprio e não tem em consideração quais queres eventualidades que possam surgir na viagem. Posto isto, tudo o que o esteja a atrasar está mal, quando o único que vai mal é ele próprio.
Um grupo de ciclistas, uma manada de gado, uma manifestação, um enorme pedregulho,um tractor, um carro de bois, etc, etc. São coisas naturais que podem aparecer a qualquer altura numa deslocação e o código da estrada é muito bem explicito ao dizer,que qualquer ultrapassagem só pode ser efectuada com a devida segurança de todos os envolvidos
Agora uma coisa que muita gente que conduz se esquece, é que nada nos dá o direito de passar por cima de qualquer obstáculo. So se o pode fazer depois de acauteladas as condições.
Agora vão dizer, ha mas os ciclistas não podem andar a par!!...é verdade, mas o facto de eles irem a par não dá o direito ao automobilista de passar por cima deles e como nós sabemos, andar a par obriga o automobilista a abrandar a marcha e a ter que se acautelar antes de fazer a ultrapassagem, pois quando vamos sós e encostados à berma, muitas das vezes até com uma faixa de rodagem dupla no mesmo sentido, eles passam o mais rente possível e a uma velocidade estonteante... É gritante num estrangeiro e não estou a dizer emigrante, estou mesmo a dizer estrangeiro. Eles muitas vezes vão algum tempo atrás de nós e quando vão fazer a ultrapassagem, fazem-na bem na outra faixa de rodagem.
Algumas vezes ja me aconteceu sentir que vem um automóvel atrás de mim, fazer sinal para ele passar e ele só passar mesmo quando vê que o pode fazer em segurança total. Olho para a matricula e, vê-se logo, estrangeiro.

Na minha óptica, eu penso que as coisas estão a melhorar em todos os sentidos, tanto a nível ciclista, como automobilista, só que teimosos existem em todos os lados

Vamos acreditar em dias muito melhores.
 

Pato_Kamikaze

New Member
Esses dias virão ! basta e como diz o CErnesto remar contra a maré.A mentalidade tem vindo a mudar de ambas as partes embora eu conheça muito boa gente que quando se fala de ciclistas irem a par mandam logo bitaites,mas cada vez são menos.Espero que com o passar do tempo as coisas mudem.
Por outro lado não são só os ciclistas os culpados de irem a ocupar a faixa.O problema é que Portugal está muito atrasado a nivel de alternativas aos automoveis.Só em poucos sitios ha locais proprios para andar e mesmo esses são ocupados por peões,enfim... há que manter a esperança !
 

TelmoDias

New Member
Li todos os comentários aqui feitos, e para ter a minha própria opinião fui ver e analisar o site do grupo.

Pessoalmente, acho que se deve dar alguns créditos, por terem tudo organizado e descrito e por quem pertencer ao grupo ter que ter o seguro em dia entre outras coisas.

A partir daqui, só participa nesses eventos quem quer. É um modelo que já existe pelos menos à três anos (tendo já 2013 delineado), o que mostra alguma consistência.

Agora, claro que há sempre coisas a melhorar ou mudar e nunca se sabe colmatarem esta evolução com legalizar os eventos.

-Procurar zonas mais desertas, com menos tráfego rodoviário.

-Os mais experientes irem ensinando nos treinos a andar em grupo para serem mais organizados em andamento imposto pela carrinha (não sei se fazem ou não).

Quanto às quedas, temos que compreender (não digo aceitar) que eles vão com a adrenalina toda à flor da pele e havendo pessoas que podem socorrer (carrinha ou a própria pessoa que filma) seguem caminho.

- Num video também se vê uma pessoa a controlar o transito numa rotunda e isso ninguém comentou.

Com isto não quero apoiar o grupo, muito menos faço parte do mesmo ou conheço alguém ligado ao mesmo, mas acho que apenas era caso para ALERTAR que esta não é a prática mais segura e melhor da bicicleta nestas condições, em vez de CRUCIFICAR este grupo parecendo os piores do mundo, que recorriam a doping e coisas do género.

Aproveitem o sol de hoje, boas pedaladas
 

Armando

New Member
AndreSchleck...não vejo grande diferença comportamental entre o teu grupo e o meu. Vejo sim, que o teu é bem mais homogenio que o meu...100 membros é obra, Parabéns.

20130126091851.jpg
 
Ultimamente não tenho participado activamente neste fórum mas passo por cá com alguma regularidade e hoje este tópico despertou-me curiosidade porque pelo título pensei que faziam corridas de bicicleta em plena A1 sendo o prémio a bicicleta do perdedor.
Mas afinal estava enganado e dei-me ao trabalho de não só ler as 9 páginas deste tópico como também pesquisei o site dos "presumíveis ciclo-delinquentes" e chego à conclusão que este grupo (que não tenho qualquer relação) é igual a tantos outros (como refere por ex. o @armando) que cometem algumas irregularidades na estrada e que deveriam melhorar nesse aspecto de forma a que a convivência entre ciclistas/automobilistas e peões seja mais pacífica e sem vítimas.
Acredito que num universo de 100 membros, existam alguns menos experientes e/ou com menos civismo mas cabe aos mais experientes e com civismo mais apurado fazer com que o grupo cresça em termos qualitativos não apenas no tipo de actividades mas também na forma como desenvolvem as mesmas.

Em relação às razões da abertura deste tópico, inicialmente fiquei com a ideia que @jorgefcd já tinha feito parte deste grupo e tinha saído zangado por alguma razão ou que tinha tentado fazer parte do grupo mas não teria conseguido, mas mais uma vez estava enganado.

citação do @jorgefcd:
"1º não nunca fiz parte deste grupo nem nunca irei fazer."

"2º mais uma vez uma pessoa a defender o lado negro do ciclismo parece que neste fórum a mais bicicletários do que aquilo que previ, realmente quem anda com quem sabe depois de ver cenas como estas fica muito indignado como eu,"

Neste 2º ponto vejo-me obrigado a responder directamente ao autor deste tópico pois parto do princípio que "bicicletários" é um termo depreciativo e segundo o @jorgefcd, neste fórum há mais do que ele previa...

1-é perfeitamente normal e compreensível que existam opiniões diferentes acerca de um determinado assunto que podemos concordar ou discordar mas de uma coisa eu tenho a certeza, ninguém é detentor da verdade absoluta.
2-devias de ter mais cuidado no discurso utilizado evitando ser ofensivo principalmente porque algumas das pessoas que participam activamente ou não (membros com valor reconhecido por parte desta comunidade que continuam a cá vir mesmo sem participar como no passado) têm tantos anos de ciclismo como tu tens de vida e que no mínimo merecem respeito seja qual for a opinião.

Com contributo não pretendo atacar ou defender A, B ou C apenas dar a minha opinião porque afinal de contas é para isso que servem os fóruns.
 

53x11

New Member
Não sou membro activo neste fórum (nem tinha conta, pois só leio normalmente), mas ao ver este tópico e o que foi dito, gostaria de responder.

Ando bastante de bicicleta, mas sempre (ou quase sempre) sozinho. No entanto, como ando sozinho, aproveito frequentemente a boleia de diversos grupos, incluíndo o grupo em questão. Há grupos muito maus (que abandono imediatamente), mas de todas as vezes que segui com elementos deste grupo nunca tive problemas. Não posso comentar as tais "corridas", porque nunca apanhei nenhuma, mas não me parece que corridas entre amigos sejam ilegais. Quanto a ocupar a estrada, passar sinais vermelhos, etc, não são todos assim? (E atenção que isto é dito por alguém que para em todos os sinais e anda sempre encostado à direita).

Já agora, quanto aos prémios, o valor monetário pelo que sei não é "dinheiro vivo", mas sim um valor para ser descontado em actividades do grupo. Já agora, falando destas actividades, não estou muito atento, mas costumo ver os resultados de eventos como o Memorial Bruno Neves (e outros) e pelo menos um elemento do grupo aparece sempre nos lugares de topo, pelo que penso que de facto há quem ande muito bem também.

Posso também dizer que já pensei por várias vezes juntar-me a este grupo (para não ter de andar sempre sozinho) e só nunca o fiz pois não sei até que ponto me integraria bem, uma vez que é raro ver grupos com idades próximas da minha (ainda estou longe dos 30 anos).

Boas pedaladas.
 

AndreSchleck

New Member
Foi como já disse, os vídeos datam de 2010 que penso ser o primeiro ano em que se começaram a fazer estas brincadeiras entre amigos, desde então muita coisa mudou, nomeadamente andamento imposto pela carrinha, troços sem semáforos, rodas livres em estradas mais desertas ou então se tiverem mais movimento já vai cada um por si em contra-relógio.

Caro Armando, obrigado pelas sábias palavras....

53x11, há pessoal de várias idades, de vários andamentos (por isso é que existem 3 tipos de treinos todos os domingos) mas tudo pessoal porreiro, embora reconheça que grande parte para cima dos 30, mas tens bom remédio aparece algumas vezes e depois decidides se queres entrar ou não :)
 

rute

New Member
Meus amigos no verão passado passei por este grupo antes de Entre os Rios notei uma grande frustação deles ao serem ultrapassados por uma jovem ciclista qundo cheguei a Entre os Rios já nao tinha nenhum atrás de mim passados quase uns 10 minutos chegaram ao café da gasolineira muito chateados,só depois me apercebi que era uma corrida pirata
 

Lyp

Active Member
só a conta deste tópico já se "ganhou" mais uns users...
:rolleyes:

LOL, estava mesmo a pensar nisso :)

Meus amigos no verão passado passei por este grupo antes de Entre os Rios notei uma grande frustação deles ao serem ultrapassados por uma jovem ciclista qundo cheguei a Entre os Rios já nao tinha nenhum atrás de mim passados quase uns 10 minutos chegaram ao café da gasolineira muito chateados,só depois me apercebi que era uma corrida pirata


Eheh, boca para barulho ;)
 

AndreSchleck

New Member
Olá Rute,

10 minutos??? Será que se chama Rute ou Vanessa Fernandes?... estou a brincar. É possível que tenha passado por alguém do grupo no Verão mas nessa zona em "corridas piratas" só passamos em contra-relógio e foi em finais de Novembro...
 

jofari

New Member
Como sempre é a opinião de cada um, mas é preciso não esquecer, que a minha "liberdade" acaba, onde começa a do "vizinho".
Competição??
Mas andam a gozar comigo?
Por aquilo que se viu, nem aquecimento para uma competição aquilo é, mas mostra a quantidade de frustração acumulada!
Até eu com os amigos que vamos passear ao fim-de-semana, de vez em quando, lá alguém se lembra de esticar... mas basta alguém "tossir" e todo volta ao normal. Por isso acho importante a questão da "educação", e como já referi aqui no forum, os passeios de cicloturismo, devem ter uma vertente lúdica, de entre ajuda a quem está a começar a "pedalar" e desta forma, conseguir trazer mais pessoas para as "bicicletas".
Quem quiser "partir loiça" que o faça, mas num sitio adequado.
 

RSilva

Well-Known Member
Meus amigos no verão passado passei por este grupo antes de Entre os Rios notei uma grande frustação deles ao serem ultrapassados por uma jovem ciclista qundo cheguei a Entre os Rios já nao tinha nenhum atrás de mim passados quase uns 10 minutos chegaram ao café da gasolineira muito chateados,só depois me apercebi que era uma corrida pirata

já agora, qual era a marca da mota? :cool:
 

jorgefcd

New Member
Jofari post perfeito n preciso de dizer mais nada tirou-me as palavras da boca.
Andreschleck só tenho 1 coisa a dizer acerca do seu primeiro post neste tópico, ai se as coisas fossem tao cor de rosas como vocês as descrevem!
 
Top