Re: BMC SLT01 Team Machine - Queijo, vacas, relógios, montanhas e a rebeldia helvétic
@rotiv: parabéns pela compra. Esse quadro é conhecido pela solidez e por isso é favorito entre tipos grandes e sprinters. O amarelo é uma óptima cor para combinar com muito preto e com a edição especial do SRAM Red, em amarelo pois claro!
Voltando à Team Machine:
Confesso que a pergunta sobre que rodas colocar foi um pouco maldosa, mas não resisti antevendo as respostas. Previsões aliás, que se vieram a confirmar.
Como estou com o telemovel não dá para escrever testamentos muito grandes, portanto reservo isso para quando voltar de férias.
Mas muito resumidamente há dois tipos de rodas que, para mim, eestão decididamente fora da equação: rodas para pneu tubular e rodas de perfil alto.
As primeiras porque cada vez mais me assumo como um um ciclista de longas distancias e esse tipo de aventuras não pode ficar ensombrada com a possibilidade de furar a 100km de casa. Basta este pormenor, ainda que possa ser remoto, para me fazer esquecer os tubulares e todo um universo de maravilhosas e exóticas rodas baseadas neste conceito e que seriam uma fantástica adição ao arsenal de diferença da BMC.*
Depois temos as rodas de perfil alto, maioritariamente tubulares, mas que saem da equação por um outro factor, a instabilidade. Sou um ciclista de medias baixas, e muito longe de ser um rolador, portanto estou-me marimbando para a vantagem aerodinâmica das rodas de perfil alto. Já apanhei bastantes abanões em zonas *altas e ventosas com as minhas rodas de perfil baixo, para saber que não me interessa ter esse efeito ampliado duas ou três vezes.
Depois há claro o factor peso. Todas as rodas de perfil alto para clincher são mais pesadas ou, no caso de rodas de topo, praticamente do mesmo peso das RS-80 mas com um custo 2 ou 3x superior. Portanto seriam um mau investimento em todos os sentidos.
Posto isto, mais alguns perconceitos. Nunca compraria Mavic, pela simples razão de que são as rodas mais vistas á face da terra. Sempre que alguém pergunta num tópico de rodas qual escolher, as Mavic entram sempre ao barulho. Depois porque para retirar peso face as RS-80 tinha de comprar pelo menos as K-SL e pagar a respectiva factura. Mesmo adsim teria as mesmas rodas que centenas de cicloturistas. Dispenso!
Na fulcrum a mesma história, a comprar seriam as 1 ou as Zero o que eleva a fasquia do preço ainda mais. E apesar de ser louco pelo som do cubo das Fulcrum, não lhes vejo outro charme que não esse.
Como também já tinha oportunidade de dizer ao rotiv, ainda não sou capaz de confiar a minha segurança, num componente tão critico como as rodas, ao controle de qualidade de um fabricante independente chinês, por isso essa opção também fica discartada.
Mas então *afinal que raio de rodas quer um tipo esquisito como eu?
Como já deve ter dado para perceber, quero uma roda pura de montanha: Perfil baixo, clincher e de peso o mais reduzido possível, montada com componentes da melhor qualidade, olhando pouco ao preço já que, estando eu servido de rodas, a compra de um novo par vai-se revestir de um carácter de longa durabilidade que as tornarão numa compra a muito longo prazo.
As minhas escolhas, que já estão alinhavadas, terei oportunidade de partilhar com mais calma, um dia destes.