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Bicicleta estrada com travões disco

Já ouvi imensas barbaridades de pessoal que se diz pro nas bikes.
Pratico Dh faz anos na Serra da estrela e a travagem vai la vai... e nunca fiquei sem travões sem potência sem essas Barbaridades que as vezes aqui dizem.
tenho uma bike de estrada com travões de disco e so digo MARAVILHA.
Desço a serra e ainda aqui estou direitinho a escreveR.
JÁ ouvi barbaridades de gente que trava e bloqueia bla bla.
Tretas... na minha mota se travar a fundo bloqueio, no carro igual.
É Preciso como em tudo dosagem, e sem dúvida a potencia, a precisão de travagem é muito maior.
Simplesmente os pros não gostam pk veio tornar "obsoleto" o material de alguns que custou centenas e centenas de Euros.
Pura e simplesmente isso.....
Mas é a minha opinião.
Voltando ao tópico.
Tenho uma specialized Roubaix sport sram disc de 2014 e é brutal.
Só o quadro deixa qualquer um babado =P
 
Não discordando disso tudo, qual a razão de colocar mais peso numa bike se os actuais travões são mais que eficazes. Só vejo uma.... a industria do ciclismo tem de inventar alguma coisa para nos fazer gastar dinheiro. Não digo que no futuro não possa vir a utilizar esse tipo de sistema, mas actualmente, não me vejo a trocar de bicicleta apenas por causa desse tipo de travagem.
 

SBRDYDY

Well-Known Member
O disco vai fazer sucesso nas estradas quando um ciclista profissional começar a usar e a ganhar e dizer que foi graças ao travão a disco que pode fazer a curva X muito mais rápido e pode travar..... , resumindo quando as marcas quiserem que a malta use disco todo mundo vai trocar por discos pois gostamos de estar ( quase todos), na vanguarda dos materiais, um exemplo disso são os medidores de potencia que há alguns anos era impossivel ver numa bicicleta de um amador e hj em dia é perfeitamente normal.
 

Morg

Well-Known Member
Este fds andei ao lado de uma Cube ciclocross com travões de disco, fizemos uns 200km juntos.
Levava pneus de estrada.
No mínimo pesava mais 2Kg do que a minha.
Não me vejo a adquirir uma bike deste tipo para substituir a de estrada, se fosse para substituir a de BTT já não sei.........
Não foram zonas em que fosse necessário bons travões, 200km com 1500m.
Pessoalmente concordo com o que foi dito atrás, não vejo a razão de colocar mais peso numa bike se os actuais travões são eficazes.
Talvez para quem pretende mais poder na travagem.
 

pratoni

Well-Known Member
Morg, em plano é óbvio que discos que não fazem sentido.

A não ser que estejas a falar de andar à chuva e com a estrada molhada e suja com todo o tipo de "coisas" normais em dias de chuva. Aí sim irias sentir diferença, principalmente nas primeiras travagens antes de limpares o aro (no caso dos travões de aro)... ;)
 

Morg

Well-Known Member
Mas será que todos os que compram travões de disco só fazem volta na serra?
Por acaso o meu colega mora às portas da Arrábida e actualmente usa essa bike para BTT e estrada com rodas diferentes claro.
PS: As pastilhas a roçar nos discos em subida é um bocadinho chato :)
 

Figueiredo

Active Member
Pelo que tenho lido, a grande vantagem seria o uso com chuva.

Mas se formos a ver bem em Portugal até somos uns felizardos, comparando com outros Países temos um clima espectacular para a prática do ciclismo, agora que se calhar interessa ás marcas promover a dita mudança, o preço e a manutenção deste tipo de travões são por norma mais caros.
 

Morg

Well-Known Member
"Eu" não vejo necessidade de discos em plano, mesmo com chuva, travamos tão pouco que não vejo necessidade.
Na minha volta diária de 1H já aconteceu só travar quando chego a casa :)
Ontem em 100km à volta do Alqueva acho que só precisei de travões a sério na descida para o paredão do Alqueva.
Reparem que eu meti "eu"!

A questão é que quando os travões de disco forem norma, TODOS vamos ter este tipo de travões mesmo que não faça falta. Como acontece actualmente com os nºs de velocidades.
Figueiredo, andaste por estas zonas recentemente, o que achaste da necessidade de travões?
 

Figueiredo

Active Member
@ Morg

Efectivamente essa é uma zona rural com pouco ou nenhum transito e sem grandes descidas, bem diferente daquilo que apanhamos aqui na zona de Sintra, Cascais e zona Oeste onde estamos constantemente a dar uso (pelo menos eu).
 

GMQ

Well-Known Member
Neste tópico os travões de disco justificam-se porque aquele que o iniciou pretende fazer uma aquisição que seja a mais actualizada pois considera que num futuro as fininhas com os travões que hoje usamos deixaram de existir. A questão do homem é pertinente independentemente de debatermos a justificação de travões de disco ou noa nas estradistas. As marcas estão a inundar o mercado com bikes nessas condições e a malta por vezes fica a pensar nisso. Não o podemos censurar por isso, o dinheiro é dele. Sou purista e não acho justificado. MAs também reconheço que quando me iniciei nas lides do btt e que não foi há tanto tempo quanto isso já começavam a despontar as 29. Se tivesse talvez ponderado mais talvez também devesse ter questionado a hipotese de ir directamente para uma 29 e não 26 como fiz.
 

Figueiredo

Active Member
@ GMC

Claro que sim se eu estivesse comprador de uma bicicleta nova neste momento também tentaria perceber em que sentido o mercado vai evoluir, para não investir num produto que daqui a 1 ano ou 2 possa a vir a estar desactualizado (não estou a dizer que é isso que vai acontecer, pois não sei)
 

mariosimas

Well-Known Member
quem comprar travões de disco ou clássicos não fica desatualizado.

é a minha opinião.

Não esquecer, ja deve ter sido debatido este ponto, a pressão comercial dos fabricantes e produtores de bicicletas.

Novos produtos, novos clientes.
 

Skyforger

Active Member
E porque raio temos de investir em produtos guiados pela tendência do mercado e pelo pensamento de se vai ou não ficar desactualizado a curto prazo? Não devíamos investir naquilo que melhor satisfaça as nossas REAIS necessidades?
 

Figueiredo

Active Member
@ mariosimas

O único "senão" e penso que esse será o receio da maioria é se as marcas decidirem acabar com o fabrico de travões clássicos, aí sim vai mexer e bem no mercado...
 

Skyforger

Active Member
@ mariosimas

O único "senão" e penso que esse será o receio da maioria é se as marcas decidirem acabar com o fabrico de travões clássicos, aí sim vai mexer e bem no mercado...

Se eu quiser ainda hoje consigo arranjar facilmente material de há 20 ou 30 anos...essa questão das marcas acabarem com o fabrico nem sequer se coloca, na minha opinião...
 

Morg

Well-Known Member
Em relação aos travões acho que não se coloca mas no nº de velocidades as mudanças foram forçadas ao "actualizarem" progressivamente todos os grupos.
 

Figueiredo

Active Member
@ Skyforger

Ok claro que sim, mas imagina a Shimano e as restantes marcas param de produzir travões clássicos, toda a tecnologia de futuro vai estar centrada em termos de forquetas, rodas, etc... á volta dos travões de disco.

Para além de ser dificil a venda no futuro, cada vez se vai tornando mais dificil arranjar material.

Isto são tudo suposições, mas basta olhar um pouco para aquilo que aconteceu com a roda 26 no BTT.
 

pratoni

Well-Known Member
Faço minhas as palavras do Morg e do Figueiredo nas suas ultimas intervenções.

Tenho um exemplo prático. Decidi, mais ou menos à 1 ano, recuperar a minha btt que tem roda 26 e transmissão de 9v.

Queria colocar rodas novas e alterar os "consumíveis" da transmissão (pedaleira, corrente, cassete e roldanas desviador).

Ainda consegui encontrar material com relativa facilidade mas, actualmente, nos mesmos sites já não vejo nem um 1/3 das opções/variedade que vi na altura compatíveis com o que queria.

Por exemplo, suspensões roda 26 com a coluna recta (não cónica) já começam a ser uma espécie rara...

E se quisesse rodas para v-brake, que eram os travões que tinha, acredito que tenha que ir ao refugo, porque material novo de jeito deve ser bem difícil de encontrar...
 
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