• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Bicicleta estrada com travões disco

albertosemcontador

Well-Known Member
Pessoal…

Com todo o respeito deixarei aqui e defenderei o meu motivo com uma razao obvia na minha opiniao acerca de o porque de os travoes de disco nunca, mas nunca entrarem no setor de pro peloton…
Pois…

Porque o melhor, deixa-se para o fim, principalmente, quando a pedra atirada e para porcos…
Pois bem…

Quem nao viu? ou ate quem ja nao esteve metido no meio de um maranhal destes? Ou seja um armazem da Decathlon a cair todo por cima de nos? ou ate se quiserem nos a cair por cima dele? 20 ou 30 Bicicletas todas engrenhadas no chao? pelo ar? a deslizar? ou a cair em cima delas?
Para quem nao viu? ou para quem se esquece aqui vai um video para terem a nocao de como as coisas sao, quando correm mal…

https://youtu.be/UVqPQxSXsOI

SIM… E quando as coisas correm MAL….Que muitas vezes o comprador nao se lembra. E friso aqui, ainda pior… Muitas vezes o vendedor, fabricante nao se lembra…

Pois… Por isso como muitos de nos, nao nos lembramos de como as coisao sao ou podem ser, quando correm mal… E no caso do ciclismo existem uns senhores que embora nao perfeitos, existem para fazer o seu trabalho, ou seja lembrar, relembrar, pensar ou chamar a atencao e permitir ou proibir, para que… Quando as coisas correm mal, os danos fisicos e morais sejam os menores possiveis…UCI

Pois como nao e dificil de imaginar, numa situacao destas se todas as bicicletas tiverem travoes de disco, a desgraca, que podera vir a ser… Pois os cortes, fissuras nao serao bonitas de se ver, nos atletas, para nao falar em mutilacoes que podem surgir muito facilmente e muito mais rapidamente do que se imagina, em uma situacao destas…

Sim….

Este e o motivo que nao leva os corredores do pro peloton a correr com travoes de disco….
Por parte da uCI sao estes os motivos que nao levam a aprovar os travoes de disco nos profissionais de ciclismo world tour…

Por isso podem comprar a vontade, podem gastar os vossos euros em bicicletas com travoes de disco, podem ate provar… e digo provar porque sera sempre muito subjectivo as vantagens dos travoes tradicionais, que os de disco sejam melhores, agora se estao a espera de ver os vossos travoes numa bicicleta a ganhar o tour de france?

Podem tirar o cavalinho da chuva a vontade que nao vai acontecer….Pelas razoes acima referidas…

Quanto ao topico quero aqui deixar uma mensagem:

Nao comento mais, nao pelas refutacoes dos que comigo discutem o topico inclusivae os que comigo nao concordam, sao e serao sempre bem vindos e com todo o respeito discuto opinioes semelhantes ou contrarias com os mesmos…. Dai a minha vontade e por esses a minha resposta escrita acima…
Mas pelo NOJO que me pode meter vir aqui e ver as tacticas de humilhacao gratuita devido ao desespero e falta de humanismo de muitos usuarios…

Discutam o topico, nao arranjem desculpas falsas e ridiculas e incriminar users que nao tem culpa nenhuma, dos vossos vicios feios como humanos e como users da internet aos que voces estao e se habituaram… Uma acusacao… E muito grave!!! Tenham vergonha e sejam amigos, e na duvida!!!
NAO ACUSEM!!! NAO JULGUEM...Pensem antes de falar e acusar…..

Ja agora: LANCELEGSTRONG ainda estou a espera de ver a sua introducao ao forum no topico das apresentacoes…Porque para alguns como ficou anteriormente a saber, eu e o senhor, somos a mesma pessoa, agora a verdade….
E que para mim ate se apresentar eu e voce nao somos o mesmo nem parecidos como voce diz ou fez pensar… Para mim eu sou o ALBERTO e voce e uma vergonha!!
Seja homenzinho e apresente-se...

Grande abraco...
 

Figueiredo

Active Member
Opinião meramente pessoal, se os travões de disco entram no Pro Tour e vai acontecer li algures que a Shimano está a fazer grande pressão nesse sentido e as coisas correm bem, podem dizer adeus aos travões clássicos.

Para além do custo e manutenção serem mais caros, imaginem os milhões de ciclistas / cicloturistas que iam atrás da mudança, é só dinheirinho a entrar nos cofres...

Mas esta é a minha visão, se não vingarem no Pro Tour fica tudo como está... mas o marketing faz milagres!!!
 

Skyforger

Active Member
Claro que o marketing faz milagres e movimenta muita coisa...mas, felizmente, haverá sempre aqueles que não vão atrás do que as marcas nos impingem, o que faz com que haja espaço para tudo e todos. Não acredito que, mesmo que os travões de disco venham a ser uma realidade mais massificada, as marcas se virem exclusivamente para esse sistema. Haverá toda uma estratégia para nos convencer que temos de mudar para sermos gente, mas não acredito que se deixe simplesmente de manter a opção do sistema tradicional. Poderá, isso sim, levar a que os preços baixem para os travões que, entretanto, sejam considerados obsoletos e antiquados, poderá inclusive levar a que seja mais difícil encontrar peças e opções, mas nunca a desaparecer por completo.
 

pratoni

Well-Known Member
Sim porque 15 ou 20 anos depois da massificação dos discos aparecerá uma moda retro Revivalista que irá pegar nos travões de ferradura e torná-los de novo trendy. Tal como o vinil actualmente e as fixies dos hipsters...
Lol
 
O pessoal é maníaco com o peso, parecem as miudas no Verão. ......
Que diferença vos faz mais 100 gramas ou menos 100 gramas... 99% de vocês não ganham a vida em cima da bike, mais grama menos grama não adianta nada nem vos trás nenhum benefício.
Juro que essa parte eu nunca entendi desde que entrei na estrada.
Isto é como tudo... primeiro estranha-sestranha-se e depois entranha-se.
Certamente alguém se lembra como foi quando meteram discos nas motas..... nas de btt... etc etc.
Quando inventaram coisas que hoje são dadas como adquiridas e na altura diziam DO NADA sem provas que era impossível.
Como disse..... quem se revolta com os discos é pk gastou centenas de euros em material que agora foi ultrapassado.
Mas é a minha humilde opinião.
 

Fonseca

New Member
Eu apenas tenho dúvidas em relação a comportamento térmico dos discos em descidas longas e rápidas. Ah! Também não gosto do aspecto "bulk" da forqueta das bicicletas de estrada com disco!

Admito que é uma "excelente" evolução mas só desço, "à minha maneira", montado numa depois de ver alguém fazer o mesmo à mesma velocidade que eu. Tenho muito amor à minha vida!
 

undernardo

Active Member
O pessoal é maníaco com o peso, parecem as miudas no Verão. ......
Que diferença vos faz mais 100 gramas ou menos 100 gramas... 99% de vocês não ganham a vida em cima da bike, mais grama menos grama não adianta nada nem vos trás nenhum benefício.
Juro que essa parte eu nunca entendi desde que entrei na estrada.
Isto é como tudo... primeiro estranha-sestranha-se e depois entranha-se.
Certamente alguém se lembra como foi quando meteram discos nas motas..... nas de btt... etc etc.
Quando inventaram coisas que hoje são dadas como adquiridas e na altura diziam DO NADA sem provas que era impossível.
Como disse..... quem se revolta com os discos é pk gastou centenas de euros em material que agora foi ultrapassado.
Mas é a minha humilde opinião.
E pessoas que usam travões de 40€ podem-se insurgir se contra o assunto? :rolleyes: Ou só quem usa travões caros é que pode ser "do contra"....? ahah
 
Quem usa travões de 40€ nem se quer se importa com o que nos para aqui barbarisamos Loool.
Fora de brincadeiras, isso do material caro é forma de falar, pk pelo que tenho visto a maior parte é assim.
Em relação ao dissipar o calor, epah pegas numa e das umas voltas......... ou arranjas alguém que tenha e vá contigo.
Desci 2x da torre e estou aqui inteiro.... mas são opiniões!
Em relação ao que tenho lido de mutilações etc... Jesus o que vão buscar. Daqui a pouco dizem que não pode ser pk a fogueta sofre muita pressão e a roda salta e vai aos trambulhoes sozinha e acerta em alguem na plateia e lhe esventra o abdómen todo etc Etc.
que filmes.
 

Fonseca

New Member
Filipe2000 tens Strava?

Podes mostrar a velocidade média das duas descidas em causa? É que se desceste a 30 ou 40Km/h de pouco vale.
 

Fonseca

New Member
A opinião de um dos especialistas de uma das mais conceituadas revistas especializadas em ciclismo... parece que afinal estou certo...

DSCF2936-660x440.jpg


"Since road bikes typically go faster than mountain bikes, they will have far more kinetic energy that needs to be dissipated when stopping. Combine that with the very long road descents often found in the mountains, and there can be a very large amount of energy transferred to the brakes. Larger rotors may be required to absorb and dissipate this larger heat energy."

Fonte da informação: http://velonews.competitor.com/2015...chnical-faq-disc-brakes-in-road-racing_367422
 
Não tenho.
Mas a velocidade máxima que dei foram uns 64km/h acho eu.
Do resto não faço ideia da média. Aliás já ouvi barbaridades noutros post que faziam médias exorbitantes.
Secalhar pessoal do Alentejo talvez acredite, já que lá é "tudo" plano... agora para quem vive na serra histórias de cowboys dessas não as papamos =).
uma coisa é dar uns picos de velocidade outra é uma media. Numa estrada sem estar fechada ao trânsito torna -se no meu ver impraticável.
So quem não conhece mesmo a descida da torre.
Alias sou novo nas bikes de estrada, pk venho do downhill ...ee oiço com cada barbaridade.
Santa Paciência.
 
Existem dezenas de testes.
Conclusão......nenhuma.
quem tem diz que é bom...qquem não tem diz que é mau.
Pergunta a alguém que conduzia sachs etc.. tinha travões de tambor. Lol quando se mudou para disco meu deus.... até diziam que pregava o fogo a mota de tão quente.
Pequem em qualquer veículo onde o motor esteja desengatado ou não tenha seja com que travões for e mete o a descer a torre sempre a travar a uma média media alta.
E vais ver o que acontece.
E ninguem precisa de especialistas nenhunnenhumans, para dizerem o óbvio.
Pk nas bikes so existem especialistas... mas basta usar um pouco a cabecinha que chegamos a conclusões simples.
Como em tudo tens que te adaptar ao maquina que tens...
 

grouk

Active Member
64??? quase 90 dou eu na recta da lagoa e isto sem pedalar, do sabugueiro a seia tem que ser feito a mais de 55 a cortar as curvas
Não tenho.
Mas a velocidade máxima que dei foram uns 64km/h acho eu.
Do resto não faço ideia da média. Aliás já ouvi barbaridades noutros post que faziam médias exorbitantes.
Secalhar pessoal do Alentejo talvez acredite, já que lá é "tudo" plano... agora para quem vive na serra histórias de cowboys dessas não as papamos =).
uma coisa é dar uns picos de velocidade outra é uma media. Numa estrada sem estar fechada ao trânsito torna -se no meu ver impraticável.
So quem não conhece mesmo a descida da torre.
Alias sou novo nas bikes de estrada, pk venho do downhill ...ee oiço com cada barbaridade.
Santa Paciência.
 

Fonseca

New Member
grouk eu nem disse mais nada para não alimentar a conversa, pois tal como o amigo Filipe2000 admitiu é novo nas bicicletas de estrada e para ter dado APENAS 64km/h a descer a Torre, seja em que vertente for, é porque não anda nada a descer.

Pelos vistos o Downhill não é uma boa escola para descer em estrada!

Santa paciência... :D
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Como disse..... quem se revolta com os discos é pk gastou centenas de euros em material que agora foi ultrapassado.
Mas é a minha humilde opinião.[/QUOTE]

Caro Filipe 2000 …

Eu vi logo, lol, ja muitos vieram com essa forca do Mountain bike e Downhills para a estrada mas com calma amigo, que aqui, nao e sempre a descer e subir com as bikes pela mao, aqui na estrada nao fica bem, por isso e preciso haver alguma contencao, por parte do atleta…:) aqui ao minimo deslize olha, ja foste: Aqui nao ha tolerancia…Acredita amigo :)

Nota:

1.Como mencionas quem se revolta com os discos? caro amigo?
que estas tu a falar? Aqui ninguem esta revoltado com os discos, ahahaha

isso querias tu essa importancia para os discos!! Para o pessoal se revoltar ou nao com os discos os discos na Estrada tinham que ir muito mais longe, muito mais longe que o que vao e sinceramente Filipe, nao estao a ir tao longe, porque repara, cada inovacao e testado por profissionais e primeiro vao para os profissionais e so depois vao para os amadores, os discos, nao, e ao contrario, significa, profissionais? Pro peloton, nao vao usar!!! E tu revolta-te o que quiseres, nao vao usar… Senao ja estavam a usar…

2.Sejam os travoes, de 25 euros ou sejam os travoes de 2500 euros, quem e que gastou:

25 euros?
ou
2500 euros? nuns travoes de caliper que estejam ultrapassados?

Filipe, coloca os pezinhos na terra e quando digo terra, refiro-me ao alcatrao e paralelos e nao na lama ou no monte ou no mato…

Ve os profissionais, epa e tudo do melhor que ha Filipe, e tudo do melhor que pode haver, desde quadros a rodas, a electronicos e a wirelesses e 1ks e muita coisinha nem em portugal se consegue arranjar e os travoes? E os travoes Filipe?
V BRAKE… Ultrapassado em que? em que planeta?

Quer dizer, ninguem falou que os v brake estao ultrapassados, os profissionais e tudo v-brake e sera, e vem o Sr. Filipe com as suas experiencias da Torre e as suas descidas de Downhill aqui falar para os seus colegas de estrada ensinar a Boa Nova??… Os v brake estao ultrapassados!!!…

Filipe nao e a nossa revolta… E a tua frustracao pelos discos nao serem usados pelo pro peloton…Essa e a realidade….

Quanto as mutilacoes… Meu amigo…Sei do que falo…
Levar com uma Roda com um pneu de borracha ou com um quadro em carbono: na cara, em um braco, numa perna, na barriga, na boca etc…

E uma coisa,

Levar com um Disco EM ACO… E outra completamente diferente e nao sou eu que digo…E a UCI… Nao aprova… E se vires o video que eu coloquei aqui e outros mais que nao falta por ai, veras do que falo, a parte da forqueta e a primeira a bater num atleta que esta no chao, infelizmente nao e de frente, nao bate com o pneu, por que o ciclista que ainda esta em pe a pedalar em cima da bicicleta, faz tudo o que pode para se desviar do ciclista que caiu ao chao em frente a ele, por isso raramente nao bate de frente, normalmente quando bate ou raspa e de lado…

Caro amigo? Estas muito fresquinho, devias ouvir mais e falar menos…

Porque ha aqui colegas que dao a sua opiniao, a favor ou contraria, isso e aceitavel pois aqui e um Forum, tu nao estas a dar opiniao nenhuma esta aqui com balelas e a pregar numa Freguesia e a ridicularizar e julgar as opinioes dos outros, quando nem sabes do que falas...

Pensas que os colegas Portugueses de ciclismo de estrada sao de que escola? pensas que nao ha quem saiba de ciclismo em Portugal?
Ha gente em Portugal a andar muito e nos portugueses somos um povo ate bastante experiente em ciclismo de ESTRADA, pois foi ai que comecamos e nao no mountain bike…

Faz nos um favor de nao nos ridicularizares… Vai mais devagarinho que nao e sempre a descer porque a meio, ainda ha aqui gajos que te dao roda e das grandes…

Grande abraco...
 
Bem me tinham avisado que neste forum é so pros, mas :
1- Companheiro lê e filtra o que escrevi, não fales a parva.
Falei em média exorbitante como tenho lido ao longo de vários post, falo por mim so desci a 60 e tal e ter uma média deSSAS E NÃO UM PICO SEJA ELE DE QUE TAMANHO FOR.
2- Aqui ninguém ofendeu nem ridicularizou ninguém, a não ser a tua demonstração de pouco civismo pela opinião dos outros.
3- Frustrado por travões de disco? Wtf?????
4- quem parece frustrado não sou eu companheiro; o teu post disse tudo.
5- Esquece as mutilações, não pegues por aí........
6- Estamos a discutir um assunto, tudo bem ate alguns palermitas virem estragar o assunto do post.
7- Aconselho-te a quem falou a ler estes posts desde o inicio, e logo veras a revolta dos pros com os discos.
So dei a minha opinião, pk se dizem barbaridades e que fazem e acontecem metam os videos daquilo que fazem e tiro chapéu! Até la histórias de cowboys.
E venham de lá as trocas de opinião acerca do assunto e não figuras tristes.
 

Skyforger

Active Member
Sim porque 15 ou 20 anos depois da massificação dos discos aparecerá uma moda retro Revivalista que irá pegar nos travões de ferradura e torná-los de novo trendy. Tal como o vinil actualmente e as fixies dos hipsters...
Lol


E o mais irónico é que os hipsters (e tudo o que lhes está associado) queriam ser tão diferentes que se tornaram todos iguais...A suposta contra-corrente conduziu à massificação, à banalização e ao ridículo...!

Quanto à discussão dos travões, faz-me lembrar cada vez mais a discussão 29er vs 26 vs 27.5 do lado do BTT....tão hilariante quanto inútil!
 

albertosemcontador

Well-Known Member
E o mais irónico é que os hipsters (e tudo o que lhes está associado) queriam ser tão diferentes que se tornaram todos iguais...A suposta contra-corrente conduziu à massificação, à banalização e ao ridículo...!

Quanto à discussão dos travões, faz-me lembrar cada vez mais a discussão 29er vs 26 vs 27.5 do lado do BTT....tão hilariante quanto inútil!


Filho da escola!
Tens P.M. meu amor….
 
Top