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Bicicleta estrada com travões disco

GMQ

Well-Known Member
undernardo eu e tu somos uns desactualizados ;). O homem quer com travões de disco e a malta dá uma ajuda.

Ouvi falar bem da GT Grade tens com ultrega e 105. É carbono a marca deves conhecer do BTT e pertence ao grupo cannodale e tem mais que provas dadas.

Vê tb a focus cayo 4.0 disc com transmissão sram rival ainda dentro do teu orçamento ou a focus cayo 3.0 cayo disc que rebenta em 19 euros o teu orçamento e traz transmissão ultrega. São ambas em carbono. A focus equipa a equipa AGR WT (mas sem discos eh eh eh)
 

RTC

Moderador
Staff member
Quanto à questão dos travões, é a tua opinião face à dos restantes. Em BTT faz todo o sentido essa mudança. No ciclismo, nem por isso. Uns calipers custam-te 100€ e um sistema de disco custa-te 400-500€ e para quê? Travam exactamente a mesma coisa.

Não tenho discos hidráulicos mas por 100€ tenho uns travões disco mecânicos que dão "quinze a zero" em termos de potência comparando com uns travões de estrada de normal. Não tem mesmo nada a ver. E dizem as reviews que nem são os mais potentes.
A confiança a descer e o poder travar mais tarde à entrada de uma curva mudou radicalmente.
Mas estou só a falar em termos de potência.
As desvantagens já são conhecidas.

E qual seria o uso dessa bicicleta Bandit1200??
 

GMQ

Well-Known Member
undernardo eu e tu somos uns desactualizados ;). O homem quer com travões de disco e a malta dá uma ajuda.

Ouvi falar bem da GT Grade tens com ultrega e 105. É carbono a marca deves conhecer do BTT e pertence ao grupo cannodale e tem mais que provas dadas.

Vê tb a focus cayo 4.0 disc com transmissão sram rival ainda dentro do teu orçamento ou a focus cayo 3.0 cayo disc que rebenta em 19 euros o teu orçamento e traz transmissão ultrega. São ambas em carbono. A focus equipa a equipa AGR WT (mas sem discos eh eh eh)
Atenção que os preços da focus são de uma loja do Porto também conhecida a Donald ciclista ( não sei que posso referir nomes de loja daí truncar o nome mas uma dica começa por P******es)
 

Fonseca

New Member
Caro amigo bandit1200s,

Em relação aos travões não vou argumentar mais! :) Não sei de que zona do país é, mas se for da zona norte convido-o a vir fazer um treininho comigo no Gerês com a sua bicicleta de estrada com discos... depois falamos no final do treino... mas tem de me acompanhar nas descidas, senão a sua opinião deixa de ter validade.

Quanto ao cepticismo... hmmm... sou muuuuuuuito "céptico" sim, só acredito quando vejo... não vou em modas e não sou influenciável (nunca fui felizmente :)), talvez por isso é que vendi as minhas rodas de alto perfil em carbono de 60mm, que eram esteticamente soberbas, por umas Mavic Aksium Elite "rafeiras" e vulgares, mas a verdade é que com as rodas soberbas de carbono não podia fazer uso da adrenalina que tinha dentro de mim a descer, porque aqueciam, porque "chiavam" depois de quentes, porque, porque, porque... e o "cepticismo" voltou a trazer-me à realidade das rodas de alumínio (ja praticamente abandonadas na competição pelo pelotão do World Tour)... resumindo... com as Mavic Aksium "rafeiras" e vulgares desço com um prazer enorme e sem preocupações algumas... mas eu sou "CEPTICOOOOO"! :D

Agora em relação ao seu peso... 85/90Kg... discos de 140mm... hmmmmm... uma descida de 5/6 Kms onde a velocidade média possa rondar os 50Km/h... eu considero PURO SUICÍDIO, mas cada um sabe do que quer fazer com a sua vida. Agora se me disser que vai descer a 20km/h, talvez acredite que consiga travar, mas mais uma vez não se agarre muito aos travões porque eles AQUECEM, principalmente para fazer parar uma massa de quase 100 Kg (conjunto bicicleta+ciclista).

Deixo o desafio de um treino com descidas na minha companhia e boa sorte na compra :)
 

undernardo

Active Member
Não tenho discos hidráulicos mas por 100€ tenho uns travões disco mecânicos que dão "quinze a zero" em termos de potência comparando com uns travões de estrada de normal. Não tem mesmo nada a ver. E dizem as reviews que nem são os mais potentes.
A confiança a descer e o poder travar mais tarde à entrada de uma curva mudou radicalmente.
Mas estou só a falar em termos de potência.
As desvantagens já são conhecidas.

E qual seria o uso dessa bicicleta Bandit1200??
Mas lá está RTC.. esses discos mecânicos custaram-te 100€ que é +/- o mesmo preço de uns calipers Ultegra e se notas vantagens, isso é bom! Foi um bom investimento pois com o mesmo orçamento tens algo que te dá mais confiança.

Agora em relação aos hidráulicos, o link que postei é explicito o suficiente e até tem uma análise estatística associada à comparação do poder de travagem. Depois há a questão do preço. O sistema BR-R785 que vem na maioria dos modelos de 2015 com travões de disco custa 440-460€. Num orçamento de 2500€ ainda sentes alguma diferença.

Para mim o ponto fulcral desta discussão deixou de ser qualquer questão técnica. Eu apresentei o argumento do poder de travagem, válido ou não, a questão do preço e a compatibilidade com outro set de rodas. Ele apresentou o argumento de que vamos «ser ultrapassados pela força da realidade já que dentro de 2 ou 3 anos praticamente todas as bicicletas de estrada virão equipadas com travões de disco». O argumento dele para a escolha de travão de disco hidráulico não tem a ver, aparentemente, com questões técnicas, preço, segurança, estética, praticidade, etc... tem a ver com a tendência do mercado (usando o exemplo dos discos vs v-brake e 27,5'' vs 29er).

Face a isto, que mais pode alguém dizer? Uma coisa é certa. Não se pode queixar de falta de ajuda :p
 

desmo13

New Member
Ha aqui pessoal que parece "aqueles" vendedores que querem vender o que têm na loja e não o que o cliente quer...
Se aqui foram pedidas informações sobre bicicletas de DISCO, então porque é que todos começaram a falar noutros sistemas?:eek:
Outra coisa que me deixa intrigado, é que pela quantidade de opiniões contra, vejo que já muita gente aqui do forum testou bicicletas de estrada com travões de disco... é pena não terem criado tópicos de analise!!!:confused:
 

Fonseca

New Member
Amigo desmo13 faz ou já fez BTT?

Se faz ou já fez BTT não precisa testar uma bicicleta de estrada com discos, pois o princípio de funcionamento é precisamente o mesmo. Quanto às questões técnicas dos travões de disco penso que não há muito mais a acrescentar, aquecem e perdem poder de travagem até ao ponto de não travarem PONTO.

Como já disse atrás desafio alguém com "cojones" a descer por exemplo a Sra da Assunção em Santo Tirso "A RASGAR" com uns discos, sejam eles até de 160. Gostava de ver...

Como já disse eu já fiquei praticamente sem travões a descer a Portela do Homem com discos de 180/160 mm devido ao aquecimento.

Agora se são daqueles que numa descida não largam os travões e descem a 25 km/h aí não há problema de ficar sem travões por aquecimento.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Agora se são daqueles que numa descida não largam os travões e descem a 25 km/h aí não há problema de ficar sem travões por aquecimento.[/QUOTE]

Ainda pior.... Se for preciso ainda aquecem mais...!
 

Fonseca

New Member
albertosemcontador aquecem mas nunca chegam a deixar de travar! O grande problema é quando se vem a 70km/h e aparece uma curva fechada para fazer a 20/30km/h.
 

edununo

Well-Known Member
Vamos por travões de aro nos automóveis porque os discos aquecem muito......

Eu tenho uma bike de BTT 29 com discos 160/160 e nunca fiquei sem travões.
O tamanho dos discos importa mas mais importante é o sistema no seu todo.
Eu com Fórmula R1 Racing e discos 160 também Fórmula não me queixo.
 

Fonseca

New Member
Gostei da comparação edununo... muito bem... :D

Com a bacorada que disse vê-se logo que é daqueles que quando fura chama a assistência em viagem para lhe trocar a roda. :D
 

RTC

Moderador
Staff member
Pronto...não vamos começar.

Acho que com as opiniões/opções que já foram aqui apresentadas, o autor do tópico já pode vir aqui dizer qualquer coisa sobre as mesmas. :rolleyes:
 

edununo

Well-Known Member
Eu estou como o Desmo13.
O homem quer opiniões sobre bikes de estrada com travões de disco.
Tudo o resto é acessório.

Eu não tenho, nem me estou a ver nos próximos tempos a trocar a Madone mas se fosse iria para a Domane.
O facto de ter eixos passantes nas rodas parece-me interessante.
 

Diogo112

New Member
Vantagens dos travões de disco face aos travões tradicionais, não gastam pistas no aro. Desvantagem troca das pastilhas!

Agora mais a sério, para já a implementação dos discos para estrada é uma estratégia de marketing genial das marcas para criar um input de vendas, pois "creio" que num uso mais corrente de todos nós a questão dos travões hidraulicos de disco será a tendência futura, transitada do ciclocross para a estrada, assim como o será o sistema mono prato no futuro, pois já se vê alguma coisa por aí!

Até a própria UCI, ainda não homologou o sistema de travagem de discos para uso em competição, mas a seu tempo lá irá! Continuando no capítulo das inovações no ciclocross já está em uso o sistema monoprato frontal!

Do que já vi, um amigo meu comprou recentemente uma Scott Solace com travões de de disco hidraulicos e o vi a safar-se a tempo de ser atropelado, a velocidade a que descia era considerável, safou-se felizmente!

Aquecimento/dissipação de calor, por exemplo eu optei por ter umas rodas de carbono com pistas de alumínio, por 2 razões: não ter de mudar de calços ao mudar de rodas e "receio" de falta de fiabilidade das rodas totalmente em carbono. Outro pormenor não menos interessante tenho as minhas rodas para pneu, por receio do tubular em caso de furo ou rebentamento e até mesmo descolagem do tubular.

Agora quanto a bikes: Scott solace 15 Disc, Specialized tarmac Disc, specialized roubaix sl4 disc, mas o mal de todas estas é que estoiram consideravelmente o planfond disponível para aquisição da bike.

Espero que o criador do tópico encontre a bike que "lhe encha as medidas" dentro do orçamento de que dispõe, pois não deverá ser tarefa fácil!
 

grouk

Active Member
antigamente chamavam se modas hoje chama se trends. já há uns tempos disse e volto a dizer, os travões de disco são a solução para um problema que nao existe, eu nunca senti falta de travões, mais cedo sinto falta de aderência dos pneus que falta de travões. e eu também treino na serra onde se desce e curva a mais de 60.

a meu ver só há duas situações em que se poderá justificar travões de diferentes dos que usamos, de disco nas bikes de ciclocross por motivos que todos conhecemos e hidráulicos com pinças magura nas bikes de TT porque permite dobras de 90º e assim fazer um roteamento mais limpo.
Bem sei que os travões de disco vão pegar e vão se vender muitos quadros com disco, mas também vaticino que vai acontecer o mesmo que outras tecnologias que pareciam ser revolucionarias

lembram se
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desmo13

New Member
A verdade é que desde que tenho a minha Gravel Bike com Discos Mecanicos e pneus de 35c de Ciclocrosse, ainda não senti os travões a falhar nenhuma vez!!
Já com os Rim Brakes... já apanhei alguns sustos principalmente com chuva!
Mas provavelmente sou eu que travo demais!!!
edununo, és tu que costumas andar com um autocarro cheio de Mecanicos e Pit Babes atras de ti?? Olha, acho que a Audi e a Mercedes vão pensar na tua ideia!
 

albertosemcontador

Well-Known Member
edununo, és tu que costumas andar com um autocarro cheio de Mecanicos e Pit Babes atras de ti?? Olha, acho que a Audi e a Mercedes vão pensar na tua ideia![/QUOTE]

Eu os mecanicos deixo ficar para o Desmo e para o Edununo mas as Pit Babes podem vir no meu autocarro!!! ;)
 

desmo13

New Member
Não duvido, com tanto tempo que ocupas a espalhar a tua sabedoria de mecânica e restantes temas de ciclismo, deves ter alguma dificuldade em arranjar as "babes"!!!
 

undernardo

Active Member
A verdade é que desde que tenho a minha Gravel Bike com Discos Mecanicos e pneus de 35c de Ciclocrosse, ainda não senti os travões a falhar nenhuma vez!!
Oh desmo13, mas tu entendes a diferença entre as bicicletas... Tu tens uma bicicleta «polivalente» que te permitisse «deslocações para o trabalho, mas simultaneamente desse para fazer 100/200km's em quase todos os pisos e condições climatéricas». Os teus Avid BB7-SL custam 1/4 do preço dos Shimano hidráulicos. Agora faço-te duas perguntas:

Se tu fosses comprar uma bicicleta de estrada (pura) neste momento davas primazia a um sistema de travões hidráulico ou a umas boas rodas? E...
Se fosses colocar travões hidráulicos numa Synapse ou numa Domane, quais seriam as principais razões?
 
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