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Roadrunner

Ontem primeira volta "a sério" da roadie.

Considero que uma volta com fitas por colocar não deve ser considerada "a sério", não tendo a bike completa e como a quero apresentar acho que não faz sentido mostrar.
Como entretanto chegaram os ilink pretos, retirei os prateados e os vermelhos para homegenizar a camuflagem preta.

Volta de ontem.
Qta do Conde - Necessidades - Vale da Rasca - Outão - Antenas - Casais da Serra - Azeitão - Quinta do Conde
Objectivo perceber se o 46 é um prato utilizável em subidas mais ambiciosas, conclui que sim, o 42 subia bem e apesar de me permitir rolar a velocidades que não considero baixas, entrava em modo "maquina de costura" com alguma facilidade.

Chovia a potes, tanto que me questionei muitas vezes o que andava a fazer ali com aquele temporal, acho que na serra não passámos por outro biker, o que é raro para estes lados.

Nas descidas senti-me bastante mais inseguro que com as btt, com chuva pior ainda.

Ficam algumas fotos tiradas à pressa e com a bike suja.





Ainda falta colocar os "inserts" para fixar as grades de bidon e terminar uma nova versão da "black hole" que irá permitir afinar o aperto das caixas de direcção.
Possivelmente as caixas de direcção também irão ser trocadas mais tarde.

Boas pedaladas.
 
Last edited:

bogas

Well-Known Member
How sem palavras, a bike está lindissima...

Os travões de disco ficaram interessantes.

Muitos parabéns pelo trabalho, eu compro :)
 
Tá com muito bom aspecto.

Continuo com a dúvida quanto ao resto das desmultiplicações na traseira, se é de 10 ou 11 e qual é a dentição usada.
É a primeira vez que vejo uma bike de estrada só com um prato e pra mais, um prato "torto".

Para o que desejas imagino que a bicicleta esteja funcional e sirva os teus interesses em pleno, mas sabes que a maioria de nós que até subimos mais que uma serra por dia não pode usar uma bicicleta com essas configurações. Tiro-te é o chapéu pelas ideias e a tentativa sempre de tirar peso aqui e ali.

Boas voltas com a "negra" :)
 

Lux

Active Member
Muito bom aspecto, parabéns!

Troca lá as chavetas por umas pretas :)

Mudaste de ideias em relação ao selim que tinhas previsto usar nessa montagem?
 

ohomemdobussaco

Active Member
Apesar da opção da transmissão ser algo discutível, se serve para o uso que lhe pretendes dar, porque não? :) E além estás disso estás a ir por um caminho que a SRAM brevemente deve anunciar, grupos de pedaleiro single para estrada.

Mas como já foi dito, claro que para muitos de nós, que gostam de fazer voltas em estilo de "serrote", sempre a subir e a descer, essa opção pode não ser muito viável! Ao fim de umas boas dezenas de kms e umas quantas subidas a sério, ter uma desmultiplicação leve que um pedaleiro duplo permite acaba por ser mesmo necessário. Também ainda não divulgaste que relações de cassete estás a usar, mas sendo uma manete Force de 10v estás em 1x10v. Resta saber qual o carreto maior que tens atrás, pois pela foto pareces ter uma cassete também com alterações, ao estilo do que se faz no BTT para 1x10. Conta aí o resto, sff... ;)

Mas no global tens aí soluções/opções muito interessantes e bastante válidas. O projecto está excelente e mais uma vez deixo os meus parabéns pela criatividade e pelo esforço! :cool:
 

g1zm0

Member
Pratico ou não, funcional ou não, desvirtuoso ou não, isso pouco ou nada interessa.
É preciso tirar o chapéu à ousadia destes projectos, muitos parabéns ;)
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Mesmo sujinha que baste, fruto daquilo que muitos ousaram duvidar de que seria apenas um "projeto" ou uma "bicla para a balança" ou para a "sessão fotográfica", o produto quase final é deveras muito bom.

Curiosidades à parte, é máquina para estar ilegal no que respeita a pesos...

E, sendo uma montagem muito pessoal, não tenho dúvidas que os andamentos (1x10) serão mais do que suficientes para o que se pretende dar uso.

Esteticamente muito bem conseguida, funcionalmente aprovada e em condições muito exigentes para o teste inicial, creio mesmo que para além da foto na balança, fica a faltar uma sessão fotográfica condizente com o nível desta bicicleta, e pode ser mesmo sem lavar a cara...

Obrigado pela partilha...

Cumprimentos,
 
Ontem mais uma volta curta e com vento em abundância.

Pela primeira vez deu para sentir as vantagens de uma bicicleta leve ao para testar a técnica do Bunnyhoop.
Os buracos na estrada sempre foram coisa que me assustava com pneus destes, estradas como as nossas são sempre uma surpresa, lá vem o buraco, ooops, puxa a frente e a traseira, ehh lá isto dá para sacar Bunnyhoops! e siga de sorriso nos lábios.
Falta aprimorar a técnica do cavalinho, que 4 ou 5 pedaladas de roda no ar ainda não pode chamar de tal coisa!!

No meio da volta uma foto em modo "curva perigosa"



e o peso final da coisa


É de longe um peso que fica muito acima do esperado.
Mas depois de trocar impressões alguns amigos mais experientes fui pelo caminho dos pneus 24mm em vez dos mais leves 21mm. Esqueci também que os pneus precisam de fitas (ou talvez não se forem colados) e os 5500 do objectivo inicial já eram.

Fica uma listagem dos componentes
Quadro e forqueta: LT decapado e decorado com vinil preto, tratamento de superficie da Juice
Caixas de direcção: Necco (para trocar por algo mais leve no futuro)
Guiador: Easton EC90 Equipe 26.00
Fitas: Syntace preto/cortiça
Avanço: Syntace F99 com parafusos em titânio tunados
Anilhas: Black Rings by Mecanico
Manetes: Sram Force 10V mecanismo do shifter retirado na manete esquerda.
Cabos de travão e mudanças: Powercordz
Espirais: Aligattor Ilink
Espigão: New Ultimate UD 31.6x350
Aperto de espigão: MSC Ultralight
Selim: Smud Carbon
Rodas: Aros Carbono UD raw sem pista de travagem tubular, cubos TUNE King/Kong, Raios Sapim Laser (24 frente 28 trás), nipples em ergal azul.
Pneus: Tufo S33 28x24
Chavetas: Aproveitamento de umas Token com eixo em Y onde retirei as chavetas e coloquei terminais.
Pedais: Bebop SS com eixo em titânio.
Pedaleiro: Hollowgram SiSl 175mm
Movimento pedaleiro: Hollowgram - Enduro BB30
Prato: Garbaruk 46T Mellon protótipo para Hollowgram sem aranha.
Corrente: Sram XX
Cassete: Sram XX 11-32
Desviador: Sram X0 tunado.

Boas pedaladas
 

ohomemdobussaco

Active Member
Embora faltem aí na lista, acho que ele já referiu quais eram os travões, mais atrás no tópico... São uns Juin Tech R1 com movimento hidráulico accionado por cabo.


Acho que mesmo assim o peso está muito bom! Já agora, podias dar uma ideia do custo final do projecto? Assim por alto... :)


Ah, e resta-me mais uma vez dar-te os parabéns pelo resultado final e pelo caminho "desbravado" até lá chegares! :cool:
 
Embora ache que tens ideias bastante interessantes, julgo que esse projecto não se pode considerar uma bicicleta de estrada pura e dura, mas como já havia dito um puro exercicio de estilo. De qualquer forma desejo-te muito sorte e bons momentos com ela.
Um aparte essa forqueta tem uma confirguração algo estranha, parece que está ao contrário.
 
Completamente destravado!
Esqueci os travões.
Juin Tech R1 tunados.

António se eu não te conhecesse até podia julgar que estás a afirmar que a roadie não é uma bicicleta de estrada pura e dura ;)
A verdade é que não me ocorre outra utilização para ela!
No inícío ainda pensei em ter dois jogos de rodas, um para uso em estrada outro para o mato, mas depois de ver a velocidade com que se fura um pneu de ciclocross num estradão com alguma pedra, que logo a seguir resulta em queda. Passou-me a vontade!
Claro que as relações têm saltos maiores entre carretes que as de estrada, resultando em saltos de cadência (pesado/leve/pesado) mas como tudo isso vinha devidamente explicado no manual de utilizador que submeti à minha aceitação, não me vejo a ir noutro sentido.
Olha que ontem fui dar uma volta e cruzei com uns quantos companheiros de bicicleta de estrada pura e dura e pareceu-me que iam tão felizes como eu!
Traz a tua bike e vem até este lado pedalar comigo para por a conversa em dia!

O orçamento da coisa ficou em sub 2300pedais.
 

Xrockyman

New Member
Parabéns, uma bicicleta com esse peso sub2300 pedais é obra. :)

Outra pergunta: Vi que no manípulo esquerdo retiraste o mecanismo das mudanças, qual foi a poupança de peso ? ou compraste o manípulo já sem "tripas" ? Estive à procura nas páginas deste tópico mas não encontrei, espero ter visto bem.

Quanto aos tubulares, puseste algum liquido ?

Boas pedaladas :)
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Resultado final muito bom! Mas, sinceramente, espero que não esteja concluído, caso contrário as surpresas acabam...

Um pormenor, duas questões:

  • Não há lugar a nenhum suporte para a hidratação?
  • Originalmente vinha com essa característica ou os "buracos" para aperto dos parafusos foram tapados quando o quadro foi decapado / decorado?
Cumprimentos,
 
Comprei um par de manipulos Force mais recente onde não mexi no esquerdo, que ficou em casa guardado para o caso da experiência correr mal, e comprei um Force esquerdo usado e mais velho para lhe retirar o shifter.
Ao retirar io shifter o manipulo fica sem mola de retorno, mas a mola dos travões faz a manete regressar à posição inicial sem problema.
A operação de retirar é simples, já voltar a colocar parece-me que exige mais cuidado e eventualmente fazer um video do processo para depois rever as fases/etapas.

Boas pedaladas
 
Ainda não tive tempo de colocar os suportes para os bidons no sitio.
No processo de decapagem/lixa retirei os que vinham e ainda não me ocorreu voltar a colar os ditos!
Pelo que nas minhas voltas deixo o meu bidon ir na bike do meu amigo, ele fica todo contente com mais 1kg de lastro, diz que é bom para os treinos (espero que ele não leia isto!)
 

grouk

Active Member
para a situação das manetes a sram tem uma solução

http://www.bike24.com/p219135.html

leves e baratas nas bikes de ciclocross X1 é esta a opção usada, e no ebay já encontrei só a esquerda à venda, quando montar a minha gravel bike vai ser uma destas que vai levar
 
Fico contente por entrares no mundo da roda fina.
Ainda me lembro de termos conversado no tema e referires não teres ideias de vires para estes lados....Mas...
E eu de não me meter nas roda 29...E lá ando bolas...
Gostei da bicicleta, apenas acho que nunca pode ter a mesma prestação de uma bicicleta de ciclismo na sua total prestação desempenho.
Mas se vieres cá para os lados de Castelo Branco podemos por isso a testes, subir e descer.
Saúde para pedalar já é bem bom.
 
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