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Roadrunner

Começar um tópico é sempre algo que me deixa com algumas duvidas em relação à melhor forma de começar.
Este começa porque alguns amigos me pediram para partilhar o que se vai passando deste lado.
Porque os amigos são das coisas mais importantes do mundo vamos a isto.

A ideia é fazer tudo o que a folha de excel manda mas de acordo com uma permissa que mantenho há algum tempo "Fazer leve sem ficar lev€". Não estou muito preocupado em ir numa direcção convencionada como certa ou "mainstream", é possível que algumas das minhas escolhas sejam motivo de comentários de discórdia.
Não pretendo afrontar puristas, nem atrair a simpatia de controversos.
Tive uma ideia, fui colecionando componentes ao longo de mais de um ano e sem pressas a Roadie surge no inicío de 2015.

O quadro pesava 1067g, mas umas horas de lixa trataram de o deixar sub 1kg


O avanço veio da 29er por ser 26.00, não me pareceu ser boa ideia usar um guiador 26.00 num avanço Extralite 25.4 que tenho por casa, ficou a 29er a ganhar...

é relativamente leve (pesa mais 1g que uma batata que tenho cá por casa, ou tinha...) e muito fiável, os parafusos foram trabalhados para ter um ar de "extrabolts"

O guiador é um Easton EC90 Equipe 420mm vinha cheio de letras e bonecada, apaixonou-se logo pela lixa...


Alguns detalhes do quadro





... logo meto os terminais dos cabos


mec...mec...mec =~ beep...beep...beep...



forqueta+quadro+caixas de direção+avanço+guiador+rodas+espigão+selim+abraçadeira
 

undernardo

Active Member
É a primeira vez que leio/vejo alguém lixar um quadro em carbono por forma a retirar-lhe peso. O mesmo para a questão do guiador. Odd.
O quadro tem um "acabamento" estranho. Isso é raw ou é alguma "pintura" que aplicaste?

Fico a aguardar a montagem final. Sem duvida um projecto... estranho mas estou para ver o que sai daí.

Já agora, passa no tópico das apresentações e escreve lá alguma coisa para que a comunidade fique a conhecer e pouco mais de ti.
 
Seja lá o que for, vai sair daqui uma bicicleta leve, abaixo ou perto os 6kg, e com um toque bem pessoal.
No btt é-lhe reconhecido o seu bom gosto nas bicicletas que tem.

Dá-lhe aí nas fotos e na montagem!
 
Mecânico, primeiro que tudo quero dar-te os parabéns por te voltares também para as estradistas. Depois de uma 26 e de uma 29, singulares, com grandes pormenores e levíssimas, faltava-te este projecto. :)
Terei o maior gosto em acompanhar este projecto, pois sabe sempre bem assistir a pedradas no charco no nosso meio.
Da minha parte, serei mais um a assistir com toda a atenção esta levíssima. E algo leve para ti terá, na minha opinião, de ser sub 6 quilogramas. Bem sei, pelo que vejo, que ficará muito abaixo deste valor.
Um abraço
 

moshinho

Well-Known Member
Que quadro é esse e tamanho do mesmo e peso da forqueta?
Qual a opinião e feedback, em relação em deixar o quadro raw, sem proteção UV?
Fico aguardar mais pormenores do projecto ;)
 

David Raquel

Well-Known Member
105y4nc.jpg


Não deve ser o mecânico que conheço.... :confused::confused::confused::confused:
 
O acabamento é raw, ou se preferirem "sem nada". Conhecendo o meu perfil de utilizador de bicicletas sei que a sombra que apanham a maior parte do tempo as mantém protegidas dos raios UV.
Como o David já deu a notar, ficou um pouco de tinta por remover nas zonas mais sensíveis à exposição solar.
Mais tarde quando estiver montada passo-lhe um pouco de protector solar.

Para sentar o rabo escolhi um Kom-vor em que troquei a pele por alcantara, gosto da alcantara. Não contem a ninguém mas também é mais leve que a pele, mesmo a sintética.

Peso com o espigão Smud que veio da 26er cá de casa. (a 26 ficou bem servida com um Tune)


Os comandos da transmissão e travões ficam entregues a Sram Force.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Wheight weenies? lol 998 quadro com forqueta? e com headset? agora falta o resto vamos a ver… leve vai ser… agora bater recordes? ja e outro campeonato e nao e com esses componentes… E sem duvida uma bicicleta Stealth…. lol
 

albertosemcontador

Well-Known Member
É a primeira vez que leio/vejo alguém lixar um quadro em carbono por forma a retirar-lhe peso.

Unbernardo… Com certeza que nao e a primeira vez que ve nao… Note cannondale supersix evo hi mod vs cannondale supersix evo nano, ou , cervelo r5 vs cervelo California project… foi exactamente e unicamente isso que eles fizeram… O resto e tudo puro marketing e tangas que eles dizem para nos venderem bicicletas pode acreditar….
 

ventura

Member
É com curiosidade que vejo mais um projeto do mecânico.

Apenas para mentes abertas e sem receio da mudança.

Quando estiver montada e sub 6 kg como dizes ofereço o protetor solar da marca que tu quiseres para o quadro.

Força com o projeto, dá-lhe forte com a lixa, e quando atingires a meta que traçaste talvez os "velhos do restelo" se resignem aos factos....
 

undernardo

Active Member
É a primeira vez que leio/vejo alguém lixar um quadro em carbono por forma a retirar-lhe peso.

Undernardo… Com certeza que nao e a primeira vez que ve nao… Note cannondale supersix evo hi mod vs cannondale supersix evo nano, ou , cervelo r5 vs cervelo California project… foi exactamente e unicamente isso que eles fizeram… O resto e tudo puro marketing e tangas que eles dizem para nos venderem bicicletas pode acreditar….
A sério?

Eu que pensava que a diferença entre esses dois quadros era somente o nível do tratamento final (nano resin treatment) do quadro e fork que poupava 50 gramas face ao Hi-Mod. Afinal era trabalho de lixa ou por outras palavras "puro marketing" eheheh

"Alberto", passe no tópico das apresentações e faça lá a sua para ficarmos a conhecê-lo melhor. Isso vai evitar algumas... hostilidades.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
A sério?

Eu que pensava que a diferença entre esses dois quadros era somente o nível do tratamento final (nano resin treatment) do quadro e fork que poupava 50 gramas face ao Hi-Mod. Afinal era trabalho de lixa ou por outras palavras "puro marketing" eheheh

"Alberto", passe no tópico das apresentações e faça lá a sua para ficarmos a conhecê-lo melhor. Isso vai evitar algumas... hostilidades.

Pode acreditar Unbernardo, todas as bicicletas supersix Hi mod da cannondale quando vai ler os spec dizem ser sub 700g, eu possuo uma supersix evo hi mod ballistec de 2014 team edition exactamente como equipa cannondale procycling agora cannondale garmin embora a bicicleta como quadro seja exactamente igual so difere um tracinho azul para um tracinho verde e as letras que dizem evo no tubo ja nao estao la mas o quadro e exactamente o mesmo, o meu vizinho e companheiro de treino gostou tanto de dar um passeio nela que acabou por comprar "melhor supostamente" a evo nano de 2014… O mes passado os 2 desmontamos as 2 e pesamos os quadros ambos tamanho 54 sim, porque o tamanho do quadro tambem e importante e ninguem se lembra de perguntar!!! E e preciso vir um velho do restelo para se lembrar disso…Pesamos ambos os quadros a diferenca era 25 gramas do meu para o dele com forqueta o meu quadro pesa 705 gramas o do meu vizinho pesa 680 gramas… O que se conclui? Facil, toda a gente ja sabe, a unica bicicleta da cannondale que e abaixo ou sub 7 e apenas a evo nano, todas as outras supersix hi mod embora muito leves, nao sao sub 7 ainda assim, o marketing e utilizado na mesma direccao … Sabe que quem tem as coisas ve este tipo de situacao por outro prisma… E uma grande bicicleta para muitos e a melhor do mundo, a mais completa, eu nao iria tao longe… agora e sub 700 gramas? nao… nao e…. cannondale diz que sim!… Isto da cannondale, quanto a cervelo? nem vou falar, porque ate e perigoso e preocupante… Por alguma coisa ja nao estao no tour, e tudo cannondale…
Isto dito, Quanto a minha apresentacao tem toda a razao, ja devia de o ter feito a primeira, mas agora ja esta feita, ja la escrevi um poema para todos os amigos… Gosto em conhecer a si e todos do forum… Um abraco...
 

McLois

New Member
Wheight weenies? lol 998 quadro com forqueta? e com headset? agora falta o resto vamos a ver… leve vai ser… agora bater recordes? ja e outro campeonato e nao e com esses componentes… E sem duvida uma bicicleta Stealth…. lol

Boas! convém reparar no que o mecânico diz.

"Fazer leve sem ficar lev€"

Pode não ser o quadro mais leve do mundo. Mas qual é a piada de fazer um projecto leve, com o quadro mais leve e gastar mais dinheiro que numa casa?!
Vou seguir com atenção, é o tipo de projecto que eu gosto.
Força nisso.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Boas! convém reparar no que o mecânico diz.

"Fazer leve sem ficar lev€"

Pode não ser o quadro mais leve do mundo. Mas qual é a piada de fazer um projecto leve, com o quadro mais leve e gastar mais dinheiro que numa casa?!
Vou seguir com atenção, é o tipo de projecto que eu gosto.
Força nisso.

A piada para uns pode nao ser para outros, quem ja tem casa, carro pagos e familia para criar, e pode muito bem gastar dinheiro em componentes tem toda a liberdade para isso, assim como tem o mecanico a liberdade de fazer o que quiser com a sua coleccao de componentes, agora e assim Mclois o que nao tem piada e ir para a estrada sem seguranca, sem confianca e estabilidade um quadro partido pode significar uma queda muito perigosa ou ate a perda de uma vida… Ha coisas que o dinheiro nao pode comprar, seguranca e uma delas, 21 gramas e o peso que um corpo perde apos falecer, as vezes um quadro de uma bicicleta pode partir por muito menos, as coisas tem um proposito de serem como sao, uma marca quando cria um modelo de um quadro gasta muito dinheiro em registos, testes de tunel, resistencia etc… E ai que esta o preco das bicicletas e nao no material dos quadros porque um quadro pinarello dogma f8 fica para a pinarello por 800 euros ou menos o resto do dinheiro que se paga pelo quadro e para pagar o projecto de criacao desse mesmo quadro e todos pagamos esse projecto como falei inclui testes que nos por muito que queiramos e bons mecanicos que sejamos nao conseguimos fazer nas nossas garagens. Uma bicicleta em carbono nao e uma yamaha dt ou uma scooter… O carbono e muito fragil e tem que obedecer a espessuaras e geometrias especificas quando tentamos inventar… Das 2 1 ou nao andamos nelas ou entao podemos pagar CARO! A Pidada e a do costume, quem pode pode!!! Quem nao pode LIXA!!!!!
 

undernardo

Active Member
Pedro, a questão do peso que menciona é muito subjectiva. Poderia perguntar-lhe que equipamento estaria a usar para pesar a bicicleta, por exemplo. Sabia que o aparelho usado pelo Mecanico do Paladar, cuja fama precede-o e que eu não fazia ideia de quem era eheheh, tem um erro associado de 10-20 gramas. Se estiver a usar um semelhante, quererá isso dizer que o seu quadro de 705 gramas poderá ter 685-695 gramas? Eu aposto que na Cannondale eles usam métodos analíticos mais precisos do que os que nós usamos em casa... Resta-me especular em relação à forma como pesou os quadros.

A segunda questão que levanta é pertinente.

No geral, trata-se de algo diferente do que estamos habituados a ver. Só o próprio saberá explicar a motivação que o levou a começar o projecto. Eu não o condeno. Aliás estou muito curioso para ver o produto final e só aí então me sentirei à vontade para questionar a forma como se porta a máquina (se é segura, ágil, nervosa, etc..). Mas uma coisa o mecânico foi peremptório em dizer no inicio do tópico: «Não pretendo afrontar puristas, nem atrair a simpatia de controversos.» Não me parece que o objectivo do projecto seja "bater recordes" ou ter um projecto "sub 6".
 

victor68

New Member
Boas,

Finalmente.......levou tempo mas, acabas-te por abraçar o óbvio.

Mais uma pedrada no charco, - já se começa a sentir o frenesim dos puristas - e ainda a procissão vai no adro. :cool:

Vai ser engraçado de ver, não só o projecto mas, as várias opiniões dos que, infelizmente, não estão habituados ao " lado lunar " de alguém que pensa " out of the box ".

Please, wow me....:cool:

Grande Abraço,

Victor Francisco

P.S. Quando isso andar, se andar...., quero convite formal para a inauguração. ( posso ser o Coyote...:eek: )
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Pedro, a questão do peso que menciona é muito subjectiva. Poderia perguntar-lhe que equipamento estaria a usar para pesar a bicicleta, por exemplo. Sabia que o aparelho usado pelo Mecanico do Paladar, cuja fama precede-o e que eu não fazia ideia de quem era eheheh, tem um erro associado de 10-20 gramas. Se estiver a usar um semelhante, quererá isso dizer que o seu quadro de 705 gramas poderá ter 685-695 gramas? Eu aposto que na Cannondale eles usam métodos analíticos mais precisos do que os que nós usamos em casa... Resta-me especular em relação à forma como pesou os quadros.

A segunda questão que levanta é pertinente.

No geral, trata-se de algo diferente do que estamos habituados a ver. Só o próprio saberá explicar a motivação que o levou a começar o projecto. Eu não o condeno. Aliás estou muito curioso para ver o produto final e só aí então me sentirei à vontade para questionar a forma como se porta a máquina (se é segura, ágil, nervosa, etc..). Mas uma coisa o mecânico foi peremptório em dizer no inicio do tópico: «Não pretendo afrontar puristas, nem atrair a simpatia de controversos.» Não me parece que o objectivo do projecto seja "bater recordes" ou ter um projecto "sub 6".

Pode sim senhor… Eu respondo… As balancas que tenho de gancho e sem gancho sao ambas Park tool… Nao interprete mal… Eu nao condeno ninguem, alias tambem gosto deste tipo de projectos e dou valor ao mecanico por o que esta a fazer, agora tenho uma opiniao sobre isso muito bem formada e expresso a mesma, acredite que do tipo de pessoa que sou se nao acha-se por interesse o que o mecanico esta a fazer nao perdia tempo sequer a comentar… Agora todos nos temos opinioes diferentes e se o mecanico e bom como se fala aproveitara comentarios tipo os meus para adquirir informacao e motivacao… Acredito que nao ficara ofendido… Desejo muita boa sorte e minimo de peso possivel para este projecto se e isso que se pretende…Agora muito importante e notar o seguinte… Foi falado aqui…. sub6
Eu presumo que sub 6 signifique menos de 6 kilos… Acreditem amigos do forum menos de 6 kilos numa bicicleta com todo o dinheiro do mundo…. e muito dificil!!!! Quanto ao peso acredite… Se calhar as nossas balancas… quer minhas quer do mecanico sao mais precisas… Que as balancas que utilizam as grandes marcas… Dou o exemplo dos carros a velocidade maxima que a marca diz… que o carro atinge… nao e nem de longe nem de perto a velocidade real desse mesmo carro…E todos nos sabemos disso…Sao marcas… e marketing… e sempre para cima… ou para baixo… na realidade nao e bem assim… confio muito mais na balanca do mecanico ou na minha do que na "balanca" escrita em revistas ou em websites da internet destas grandes marcas...
 
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