Uso o Varia há 1 mês e na primeira semana consegui encontrar 2 ou 3 vantagens que justificam perfeitamente o dinheiro gasto.Tanta gente a falar bem desse radar da Garmin, mas ainda não percebi em que situação é que isso é uma mais valia. Quando aparece a indicação que vem um carro na retaguarda qual é a vossa reação? Quando estou a pedalar não sinto necessidade de algo que me informe se vem um veículo atrás ou não, eu próprio consigo perceber isso ouvindo/olhando.
Acho que a minha dúvida deve ser a de quem nunca usou nem viu isso em funcionamento, porque para toda a gente falar bem isso deve ser algo de especial.
É mais perigoso sim. Aqui na minha zona também é perigoso na altura da vindima \cereja. Muitas carrinhas com gajos todos bebados já a cortarem a estrada.Agora respondendo ao assunto deste tópico, faz cerca de 4 anos que deixei de pedalar na estrada em Agosto... A quantidade de matricula não Portuguesa nesta altura do ano faz com que as estradas aqui pela zona onde vivo deixassem de ser vias para se chegar de A a B, para passarem a ser pistas de corrida. Os sustos foram demasiados, o desrespeito por parte dessas pessoas é tal, que me dedico apenas ao BTT, ou quando faz muito calor, faço uns treininhos curtos de rolo.
Alguns andam. Um senhor ai usa a bike para transporte e aposto que nunca tem menos que 3 gl\lcom tanto gajo bebado por ai (tratores, carrinhas, etc) se calhar os de bike tambem andam com os copos....
Ajuda a ter a percepção dos carros que estão atrás.Eu não sou nenhum santo, também cometo algumas infrações mas regra geral vou sempre a cumprir as regras de trânsito, por isso não sei até que ponto é que esse radar seria uma mais valia. Não estou a ver que comportamento diferente é que eu iria ter por saber que está um carro a aproximar-se.
Mas se calhar esta é daquelas coisas que só depois de experimentar é que damos valor.
Eu olho para trás muito pouco. Muito pouco mesmo. Tenho um medo que me pelo de olhar para trás... se aparece um buraco ou qq coisa que não reparei antes de olhar para trás e me manda para o chão... Só imagino se vem um carro atrás e não tem tempo de parar...Notei uma coisa engraçada quando foi andar com o meu colega (3h de treino) :
-eu olhava muito para trás para ver se vinham carros
-ele olhava pouco. Confia no radar e de facto quando eu comecei a perceber o funcionamento, comecei também a seguir-me por ele
O que me aconteceu, e não foi apenas uma ou duas vezes, foi ouvir um carro e encostar mais para a berma, assim que o carro passa voltar à posição inicial.
assim como a utilização de luz de presença à frente... desde que utilizo nunca mais presenciei ultrapassagens de frente....
O que me aconteceu, e não foi apenas uma ou duas vezes, foi ouvir um carro e encostar mais para a berma, assim que o carro passava voltava à posição inicial. O problema era quando parecia que era um e afinal eram dois carros e lá apanhava mais um susto.
Infelizmente, mesmo com a luz frontal bem visivel, já tive de me "encolher" à custa de apressados a vir de frente, a ultrapassar!
Sim, mas isto era antes de ter o radarPensa sempre que são vários carros e só voltas quando radar ficar verde. E nas estradas com muitas curvas não confiar muito.
Uma dúvida que ainda tenho em relação ao número 3: o condutor pode ocupar a faixa de rodagem contrária mesmo com linha contínua ou esta disposição não invalida o cumprimento dessa proibição? Ainda vejo muitos condutores confrontados com esta dúvida (legítima), embora eu pessoalmente o faça desde que considere a manobra segura (não vir ninguém de frente, não ser em curva, etc).Na minha opinião, o "encostar mais para a berma" só os vai encorajar a passar razias sem reduzir velocidade, já que não têm que se desviar do ciclista, como manda a lei:
- Artigo 38.º
Realização da manobra
1 - O condutor de veículo não deve iniciar a ultrapassagem sem se certificar de que a pode realizar sem perigo de colidir com veículo que transite no mesmo sentido ou em sentido contrário.
2 - O condutor deve, especialmente, certificar-se de que:
a) A faixa de rodagem se encontra livre na extensão e largura necessárias à realização da manobra com segurança;
b) Pode retomar a direita sem perigo para aqueles que aí transitam;
c) Nenhum condutor que siga na mesma via ou na que se situa imediatamente à esquerda iniciou manobra para o ultrapassar;
d) O condutor que o antecede na mesma via não assinalou a intenção de ultrapassar um terceiro veículo ou de contornar um obstáculo;
e) Na ultrapassagem de velocípedes ou à passagem de peões que circulem ou se encontrem na berma, guarda a distância lateral mínima de 1,5 m e abranda a velocidade.
3 - Para a realização da manobra, o condutor deve ocupar o lado da faixa de rodagem destinado à circulação em sentido contrário ou, se existir mais que uma via de trânsito no mesmo sentido, a via de trânsito à esquerda daquela em que circula o veículo ultrapassado.
4 - O condutor deve retomar a direita logo que conclua a manobra e o possa fazer sem perigo.
5 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 120 a (euro) 600.
Mas já faz qualquer luz simples… OU está a escapar-me alguma coisa?Os condutores apenas vêm a luz a piscar, que por si capta a atenção deles.
Acho que nunca é permitido passar um traço contínuo.Uma dúvida que ainda tenho em relação ao número 3: o condutor pode ocupar a faixa de rodagem contrária mesmo com linha contínua ou esta disposição não invalida o cumprimento dessa proibição? Ainda vejo muitos condutores confrontados com esta dúvida (legítima), embora eu pessoalmente o faça desde que considere a manobra segura (não vir ninguém de frente, não ser em curva, etc).
Uma dúvida que ainda tenho em relação ao número 3: o condutor pode ocupar a faixa de rodagem contrária mesmo com linha contínua ou esta disposição não invalida o cumprimento dessa proibição? Ainda vejo muitos condutores confrontados com esta dúvida (legítima), embora eu pessoalmente o faça desde que considere a manobra segura (não vir ninguém de frente, não ser em curva, etc).