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Mais uma morte ... até quando isto vai continuar a acontecer?

jocarreira

Well-Known Member
Tanta gente a falar bem desse radar da Garmin, mas ainda não percebi em que situação é que isso é uma mais valia. Quando aparece a indicação que vem um carro na retaguarda qual é a vossa reação? Quando estou a pedalar não sinto necessidade de algo que me informe se vem um veículo atrás ou não, eu próprio consigo perceber isso ouvindo/olhando.
Acho que a minha dúvida deve ser a de quem nunca usou nem viu isso em funcionamento, porque para toda a gente falar bem isso deve ser algo de especial.
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
É como um sexto sentido para os carros. Sabes quando não vêm carros (dá para ir mais relaxado) e quando vêm sabes exatamente quando passam por ti (dá para fugires um pouco mais para a direita).

Mas não evita razias.
 

RTC

Moderador
Staff member
Tanta gente a falar bem desse radar da Garmin, mas ainda não percebi em que situação é que isso é uma mais valia. Quando aparece a indicação que vem um carro na retaguarda qual é a vossa reação? Quando estou a pedalar não sinto necessidade de algo que me informe se vem um veículo atrás ou não, eu próprio consigo perceber isso ouvindo/olhando.
Acho que a minha dúvida deve ser a de quem nunca usou nem viu isso em funcionamento, porque para toda a gente falar bem isso deve ser algo de especial.
Uso o Varia há 1 mês e na primeira semana consegui encontrar 2 ou 3 vantagens que justificam perfeitamente o dinheiro gasto.
Com tempo já passo cá a explicar.
 

jocarreira

Well-Known Member
Eu não sou nenhum santo, também cometo algumas infrações mas regra geral vou sempre a cumprir as regras de trânsito, por isso não sei até que ponto é que esse radar seria uma mais valia. Não estou a ver que comportamento diferente é que eu iria ter por saber que está um carro a aproximar-se.
Mas se calhar esta é daquelas coisas que só depois de experimentar é que damos valor.
 
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newb

Well-Known Member
Agora respondendo ao assunto deste tópico, faz cerca de 4 anos que deixei de pedalar na estrada em Agosto... A quantidade de matricula não Portuguesa nesta altura do ano faz com que as estradas aqui pela zona onde vivo deixassem de ser vias para se chegar de A a B, para passarem a ser pistas de corrida. Os sustos foram demasiados, o desrespeito por parte dessas pessoas é tal, que me dedico apenas ao BTT, ou quando faz muito calor, faço uns treininhos curtos de rolo.
É mais perigoso sim. Aqui na minha zona também é perigoso na altura da vindima \cereja. Muitas carrinhas com gajos todos bebados já a cortarem a estrada.
 

elchocollat

Well-Known Member
Eu não sou nenhum santo, também cometo algumas infrações mas regra geral vou sempre a cumprir as regras de trânsito, por isso não sei até que ponto é que esse radar seria uma mais valia. Não estou a ver que comportamento diferente é que eu iria ter por saber que está um carro a aproximar-se.
Mas se calhar esta é daquelas coisas que só depois de experimentar é que damos valor.
Ajuda a ter a percepção dos carros que estão atrás.
Deteta geralmente antes de se ouvir o motor do carro, porque quando se ouve geralmente já estão demasiado em cima.
O radar deteta, dá o bip, e tu tens tempo para pensar que te podes chegar mais à direita (caso vás mais ao centro, por exemplo), ou se já fores à direita, podes adaptar a tua posição para ele passar mais facilmente ou até mandares passar o carro mais facilmente.
Lá está, não evita nada por si só, mas ajuda a ter uma percepção do que se passa atrás.

Notei uma coisa engraçada quando foi andar com o meu colega (3h de treino) :
-eu olhava muito para trás para ver se vinham carros
-ele olhava pouco. Confia no radar e de facto quando eu comecei a perceber o funcionamento, comecei também a seguir-me por ele
 

cconst

Well-Known Member
Notei uma coisa engraçada quando foi andar com o meu colega (3h de treino) :
-eu olhava muito para trás para ver se vinham carros
-ele olhava pouco. Confia no radar e de facto quando eu comecei a perceber o funcionamento, comecei também a seguir-me por ele
Eu olho para trás muito pouco. Muito pouco mesmo. Tenho um medo que me pelo de olhar para trás... se aparece um buraco ou qq coisa que não reparei antes de olhar para trás e me manda para o chão... Só imagino se vem um carro atrás e não tem tempo de parar...
 

card0so

Well-Known Member
Eu antes de ter o radar também achava que sabia sempre quando vinham carros atrás.
O que me aconteceu, e não foi apenas uma ou duas vezes, foi ouvir um carro e encostar mais para a berma, assim que o carro passava voltava à posição inicial. O problema era quando parecia que era um e afinal eram dois carros e lá apanhava mais um susto.
Tal como o @elchocollat acabou de descrever, agora é raro estar sempre a olhar para trás.
E tal como já tinha dito atrás, o radar não serve apenas para nos avisar dos carros atrás de nós, também tem iluminação “activa” que aumenta de intensidade quando há carros por trás, já experienciei isto na primeira pessoa e acho uma grande mais valia em termos de segurança.
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
O que me aconteceu, e não foi apenas uma ou duas vezes, foi ouvir um carro e encostar mais para a berma, assim que o carro passa voltar à posição inicial.

Pensa sempre que são vários carros e só voltas quando radar ficar verde. E nas estradas com muitas curvas não confiar muito.
 

Paulofski

Well-Known Member
assim como a utilização de luz de presença à frente... desde que utilizo nunca mais presenciei ultrapassagens de frente....

Infelizmente, mesmo com a luz frontal bem visivel, já tive de me "encolher" à custa de apressados a vir de frente, a ultrapassar! :mad:
 

Paulofski

Well-Known Member
O que me aconteceu, e não foi apenas uma ou duas vezes, foi ouvir um carro e encostar mais para a berma, assim que o carro passava voltava à posição inicial. O problema era quando parecia que era um e afinal eram dois carros e lá apanhava mais um susto.

Na minha opinião, o "encostar mais para a berma" só os vai encorajar a passar razias sem reduzir velocidade, já que não têm que se desviar do ciclista, como manda a lei:

  • Artigo 38.º

Realização da manobra

1 - O condutor de veículo não deve iniciar a ultrapassagem sem se certificar de que a pode realizar sem perigo de colidir com veículo que transite no mesmo sentido ou em sentido contrário.
2 - O condutor deve, especialmente, certificar-se de que:
a) A faixa de rodagem se encontra livre na extensão e largura necessárias à realização da manobra com segurança;
b) Pode retomar a direita sem perigo para aqueles que aí transitam;
c) Nenhum condutor que siga na mesma via ou na que se situa imediatamente à esquerda iniciou manobra para o ultrapassar;
d) O condutor que o antecede na mesma via não assinalou a intenção de ultrapassar um terceiro veículo ou de contornar um obstáculo;
e) Na ultrapassagem de velocípedes ou à passagem de peões que circulem ou se encontrem na berma, guarda a distância lateral mínima de 1,5 m e abranda a velocidade.
3 - Para a realização da manobra, o condutor deve ocupar o lado da faixa de rodagem destinado à circulação em sentido contrário ou, se existir mais que uma via de trânsito no mesmo sentido, a via de trânsito à esquerda daquela em que circula o veículo ultrapassado.

4 - O condutor deve retomar a direita logo que conclua a manobra e o possa fazer sem perigo.
5 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 120 a (euro) 600.
 

jocarreira

Well-Known Member
Não é por ter um carro atrás que eu me vou chegar mais para a direita porque eu já circulo o mais possível à direita tendo em conta a minha segurança. Trocando por miúdos: posso até nem ir o mais possível à direita se a parte junto da berma está toda esburacada, e não é por um carro estar atrás de mim que eu vou para cima dos buracos. É por isso que eu não estou a ver o cenário em que o radar me faria mudar de comportamento, mas vou esperar pelas 2 ou 3 vantagens do RTC. :)

Infelizmente, mesmo com a luz frontal bem visivel, já tive de me "encolher" à custa de apressados a vir de frente, a ultrapassar! :mad:

Quanto a isto, também passo pelo mesmo. A primeira vez que me aconteceu depois de comprar a luz frontal diurna até pensei que foi dinheiro deitado ao lixo. Mas depois pensei que basta uma situação em que a luz chamou efetivamente a atenção de um condutor distraído para achar que já valeu a pena todo o dinheiro gasto.
 

bullspot

Well-Known Member
Na minha opinião, o "encostar mais para a berma" só os vai encorajar a passar razias sem reduzir velocidade, já que não têm que se desviar do ciclista, como manda a lei:

  • Artigo 38.º

Realização da manobra

1 - O condutor de veículo não deve iniciar a ultrapassagem sem se certificar de que a pode realizar sem perigo de colidir com veículo que transite no mesmo sentido ou em sentido contrário.
2 - O condutor deve, especialmente, certificar-se de que:
a) A faixa de rodagem se encontra livre na extensão e largura necessárias à realização da manobra com segurança;
b) Pode retomar a direita sem perigo para aqueles que aí transitam;
c) Nenhum condutor que siga na mesma via ou na que se situa imediatamente à esquerda iniciou manobra para o ultrapassar;
d) O condutor que o antecede na mesma via não assinalou a intenção de ultrapassar um terceiro veículo ou de contornar um obstáculo;
e) Na ultrapassagem de velocípedes ou à passagem de peões que circulem ou se encontrem na berma, guarda a distância lateral mínima de 1,5 m e abranda a velocidade.
3 - Para a realização da manobra, o condutor deve ocupar o lado da faixa de rodagem destinado à circulação em sentido contrário ou, se existir mais que uma via de trânsito no mesmo sentido, a via de trânsito à esquerda daquela em que circula o veículo ultrapassado.

4 - O condutor deve retomar a direita logo que conclua a manobra e o possa fazer sem perigo.
5 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 120 a (euro) 600.
Uma dúvida que ainda tenho em relação ao número 3: o condutor pode ocupar a faixa de rodagem contrária mesmo com linha contínua ou esta disposição não invalida o cumprimento dessa proibição? Ainda vejo muitos condutores confrontados com esta dúvida (legítima), embora eu pessoalmente o faça desde que considere a manobra segura (não vir ninguém de frente, não ser em curva, etc).
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Uma dúvida que ainda tenho em relação ao número 3: o condutor pode ocupar a faixa de rodagem contrária mesmo com linha contínua ou esta disposição não invalida o cumprimento dessa proibição? Ainda vejo muitos condutores confrontados com esta dúvida (legítima), embora eu pessoalmente o faça desde que considere a manobra segura (não vir ninguém de frente, não ser em curva, etc).
Acho que nunca é permitido passar um traço contínuo.
 

Paulofski

Well-Known Member
Uma dúvida que ainda tenho em relação ao número 3: o condutor pode ocupar a faixa de rodagem contrária mesmo com linha contínua ou esta disposição não invalida o cumprimento dessa proibição? Ainda vejo muitos condutores confrontados com esta dúvida (legítima), embora eu pessoalmente o faça desde que considere a manobra segura (não vir ninguém de frente, não ser em curva, etc).

Ao que sei, cá na terrinha o condutor terá de cumprir o que está regulamentado, mas em alguns países, por exemplo em Espanha, é permitido ao condutor utrapassar o ciclista pisando o risco contínuo, mediante certas condições.
 
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