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Mais uma morte ... até quando isto vai continuar a acontecer?

saikocandy

Member
Infelizmente é verdade... Eu cada vez mais gosto menos de treinar na rua devido a isto mesmo... É triste mas é verdade...
E noto muita diferença entre treinar onde moro (Benfica, Lisboa) e ao pé duma casa que os meus sogros têm perto de Alenquer no Oeste...
É da noite para o dia...
Numa volta na zona de Lx à volta de 110 km (seja no sentido Bucelas ou no Guincho para ir para Sintra), a começar cedo acabo a volta com mais ou menos 400/500 carros contados pela app do radar da garmin. Faço uma volta semelhante na zona de Santarém com amigos e dá cerca de 80/100, grande parte no final da volta na entrada da cidade, pelo meio é um sossego.

a app. https://www.mybiketraffic.com
 

cconst

Well-Known Member
É verdade que por Lisboa existe muito mais transito. Faz parte. Mas na minha modesta opinião (que só sai aos fins de semana bem cedo e que moro nos Olivais) o transito é mesmo só para entrar e sair e caso faça a N10. Se for logo ali para Unhos ou Apelação, o resto da volta é tranquila tirando um ou outro hot spot. É claro que mesmo assim, apanho muito mais carros que na terrinha, isso não coloco em questão, mas na zona saloia é raro o encontro imediato que me faça ter medo de ir à rua.
 

Trizade

Well-Known Member
É verdade que por Lisboa existe muito mais transito. Faz parte. Mas na minha modesta opinião (que só sai aos fins de semana bem cedo e que moro nos Olivais) o transito é mesmo só para entrar e sair e caso faça a N10. Se for logo ali para Unhos ou Apelação, o resto da volta é tranquila tirando um ou outro hot spot. É claro que mesmo assim, apanho muito mais carros que na terrinha, isso não coloco em questão, mas na zona saloia é raro o encontro imediato que me faça ter medo de ir à rua.

Fim de semana é completamente diferente...
Durante a semana, e especialmente durante a hora de ponta, que é quando treino, o trânsito é imenso e os malucos estão todos stressados pq estão atrasados para irem deixar os filhinhos à escola e/ou estão atrasados para ir para o trabalho...
Sábados e domingos a realidade é completamente diferente...
 

cconst

Well-Known Member
@Trizade durante a semana não consigo sair de casa para pedalar. (ultimamente nem tenho conseguido ir ao rolo) Acho mais efetivo um treino de 1h no rolo que 1,5h na rua... e durante a semana é muito complicado ter 1 horita só para mim. Por isso, pedalar fora de casa durante a semana é algo que não sei o que é (apenas em registo de comute ali à volta)
 

Trizade

Well-Known Member
Claro. Eu não estou a "criticar" o "só" pedalares ao fds. Estava só a explicar que o trânsito em Lisboa é completamente diferente durante a semana e ao fds.
 

saikocandy

Member
Sim, o maior problema em Lisboa são as entradas/saídas (e vá, a cidade em si). Eu como vivo numa zona bastante central, não há forma de escapar. Ao fim-de-semana tem de ser mesmo bem cedo - não há tempo para hesitações! Durante a semana so indo fazer umas series para monsanto num sitio mais recatado feito hamster. O rolo é muito eficaz mas estou ligeiramente farto;D
 

cconst

Well-Known Member
@fernandes_85 na verdade parece-me (e apenas isso) que pelo menos em lisboa existem mais pessoas a andar de bicicleta, em especial das partilhadas.

Nessas eu vejo muita malta nova (entre os 16~20) que são autênticos "índios" nas ciclovias, passadeiras e estradas! Mas não são os únicos: ainda ontem presenciei um ou uma (ia de moto não consegui apreceber-me de todos os detalhes) ciclista com atrelado de crianças a passar um vermelho entre filas de transito em movimento em Lisboa. Eu espero apenas que o atrelado fosse vazio.

Eu não sou nenhum anjo... Mas... tendo como comparação algumas coisas que vejo, é assim que me sinto! Note-se que não quero com isto dizer que esta malta "se põe a jeito"!!!! Mas na verdade nem a eles próprios respeitam!

Isto tudo para dizer que [infelizmente] me parece uma normal consequência do aumento de utilizadores de bicicleta sem qualquer tipo de formação.
 

Aslume

Well-Known Member
Não sei se o aumento de estafetas de entregas da Globo e Uber, tem algum impacto nos dados apurados. Mas vejo situações complicadas: ciclistas sem iluminação e capacete à noite. Bicicletas que tem um motor elétrico que não é assistido e que atinge grandes velocidades. E um facto que me preocupa: vejo muitas crianças em ciclovias, sem regras nenhumas e com adultos por perto a não terem um papel pedagógico.
 

fernandes_85

Well-Known Member
Infelizmente apenas podemos especular porque o relatório não faz uma análise da causa/origem, ou seja tem uma utilidade muito limitada.
Uns dizem que a culpa é dos ciclistas e do seu aumento, outros que é da infraestrutura, outros que é dos automobilistas…o mais certo é ser um mix de tudo isto digo eu. Uma coisa a ciência e as melhores práticas publicas sobretudo na Europa parecem indicar: para diminuir mortes é preciso velocidade automóvel mais baixa e infraestruturas mais amigas dos meios suaves.
 

elchocollat

Well-Known Member
Vale o que vale:
Moro numa avenida onde consigo ver 5 semáforos. Chego a ver colegas nossos a passar os 3 e 4 vermelhos de seguida, e não estou a exagerar...
Malta da uber até de mota passa, sim. Então de bikes...

Fico extremamente chateado quando vejo a malta passar os vermelhos. E num deles num entroncamento até bastante movimentado e perigoso. Depois admiram-se e são só os carros é que são os maus da fita. Não sei como, nunca vi um acidente aqui, nem entre carros.
 

cafigueira

Well-Known Member
Vale o que vale:
Moro numa avenida onde consigo ver 5 semáforos. Chego a ver colegas nossos a passar os 3 e 4 vermelhos de seguida, e não estou a exagerar...
Malta da uber até de mota passa, sim. Então de bikes...

Fico extremamente chateado quando vejo a malta passar os vermelhos. E num deles num entroncamento até bastante movimentado e perigoso. Depois admiram-se e são só os carros é que são os maus da fita. Não sei como, nunca vi um acidente aqui, nem entre carros.
Nunca viste, porque estas sempre no rolo, e não ten lá janelas..
 

cafigueira

Well-Known Member
Numa volta na zona de Lx à volta de 110 km (seja no sentido Bucelas ou no Guincho para ir para Sintra), a começar cedo acabo a volta com mais ou menos 400/500 carros contados pela app do radar da garmin. Faço uma volta semelhante na zona de Santarém com amigos e dá cerca de 80/100, grande parte no final da volta na entrada da cidade, pelo meio é um sossego.

a app. https://www.mybiketraffic.com
comecei a usar a aplicação ontem. tem alguma utilidade, vemos a distância a que o carro vem, e a velocidade que ele trás entre outros.
Seria de bom uso para os policias fazerem umas rondas de bike :D
 

fernandes_85

Well-Known Member
Obviamente que é inegável existirem ciclistas a errar e praticar contra ordenações na estrada. Erram como erram todos os outros. Não percebo é a ira que ver um glovo passar um vermelho provoca e a indiferença que um carro a fazer o mesmo, não parar numa passadeira, andar a 60 ou 70 numa zona de 30 ou estacionar no passeio e obrigar os peões a ir pela estrada não provoca......

Mas tem piada haver opiniões e valorizações tão diferentes relativamente ao tema...Da minha experiência pessoal digo:
- dos 26 mortos o ano passado 2 casos foram na minha zona: atropelamento por trás. fora das localidades, ciclistas equipados com capacete (num caso sozinho no outro em grupo) e abalroado por trás por um automóvel. Os outros 24 mortos desconheço como foi a ocorrência.
- Da estatística deste ano vai contar um amigo meu ferido ligeiro abalroado por trás em zona urbana por um condutor que não conseguiu fugir porque o carro ficou bloqueado e acusou 2.2 de alcool.

Ainda em relação ao relatório de 2023, fico estupefacto com os números da fiscalização. E falo só do nº de contraordenações por alcool e falta de seguro......
Comparando com espanha, com 4x mais população, teve 46 mortes de ciclistas. Certamente não será por um problema psicologico-suicida dos ciclistas tugas.....digo eu.

Quantos de vocês deixam ou deixariam (se ele(a) quisesse) um filho vosso de 10 ou 12 anos ir sozinho de bicicleta para a escola ou começar a praticar ciclismo em estrada aberta, ainda que fosse um jovem responsável e cumpridor de todas as regras de transito??
Pois eu não e acho que a generalidade não deixa ou deixaria.
Acho que esta é a principal razão para justificar que a ação principal não está do lado dos ciclistas mas sim do outro lado, como aquela lógica de faz um lago e não te preocupes que os patos irão aparecer....

just my 2 cents
 

elchocollat

Well-Known Member
Nunca viste, porque estas sempre no rolo, e não ten lá janelas..
Ehehehehej até podia ser isso! :p :D
Não percebo é a ira que ver um glovo passar um vermelho provoca e a indiferença que um carro a fazer o mesmo, não parar numa passadeira, andar a 60 ou 70 numa zona de 30 ou estacionar no passeio e obrigar os peões a ir pela estrada não provoca......
A ira é "simples" :
Umas situações os condutores sentem-se cumpridores "ai eu paro no vermelho e a bicicleta não! Ai olha aquela infração, aquele gajo de licra, a passar o vermelho pensa que é o maior, não cumprem as regras!!"

Do outro a hipocrisia:
"Tenho que estacionar aqui que não tenho lugar" e depois culpam o outro (seja a Câmara Municipal, seja não sei quem que fez poucos lugares, etc etc"

Ou seja:
Fazem tudo o que fazem porque nunca apontam o dedo para si próprios, mas sempre sempre para os outros.

Eu fico extremamente chateado com a malta ciclista aqui a passar os vermelhos porque é uma excelente oportunidade que têm para ser civilizados. Mais: há zonas com lombas e não é propriamente uma estrada para manter o ritmo.
Enfim, só não gosto disto. Os carros fazem-no muito mais.
 

SantosDaCasa

Well-Known Member
Obviamente que é inegável existirem ciclistas a errar e praticar contra ordenações na estrada. Erram como erram todos os outros. Não percebo é a ira que ver um glovo passar um vermelho provoca e a indiferença que um carro a fazer o mesmo, não parar numa passadeira, andar a 60 ou 70 numa zona de 30 ou estacionar no passeio e obrigar os peões a ir pela estrada não provoca......

Mas tem piada haver opiniões e valorizações tão diferentes relativamente ao tema...Da minha experiência pessoal digo:
- dos 26 mortos o ano passado 2 casos foram na minha zona: atropelamento por trás. fora das localidades, ciclistas equipados com capacete (num caso sozinho no outro em grupo) e abalroado por trás por um automóvel. Os outros 24 mortos desconheço como foi a ocorrência.
- Da estatística deste ano vai contar um amigo meu ferido ligeiro abalroado por trás em zona urbana por um condutor que não conseguiu fugir porque o carro ficou bloqueado e acusou 2.2 de alcool.

Ainda em relação ao relatório de 2023, fico estupefacto com os números da fiscalização. E falo só do nº de contraordenações por alcool e falta de seguro......
Comparando com espanha, com 4x mais população, teve 46 mortes de ciclistas. Certamente não será por um problema psicologico-suicida dos ciclistas tugas.....digo eu.

Quantos de vocês deixam ou deixariam (se ele(a) quisesse) um filho vosso de 10 ou 12 anos ir sozinho de bicicleta para a escola ou começar a praticar ciclismo em estrada aberta, ainda que fosse um jovem responsável e cumpridor de todas as regras de transito??
Pois eu não e acho que a generalidade não deixa ou deixaria.
Acho que esta é a principal razão para justificar que a ação principal não está do lado dos ciclistas mas sim do outro lado, como aquela lógica de faz um lago e não te preocupes que os patos irão aparecer....

just my 2 cents
O álcool em excesso na condução é um problema gravíssimo que facilmente resulta em acidentes graves com mortes.
Parece-me é que ninguém está preocupado em apertar mais a malha aos infractores (via multas mais altas, inibição de condução mais prolongada ou penas em tribunal com direito a prisão efectiva).
 

elchocollat

Well-Known Member
Com tanta coisa parva que metem agora nos carros, qual era a dificuldade de introduzir limitadores de velocidade automáticos baseados na localização?:(
Aí já é outra discussão...
A minha pergunta é:
Quem controlaria isso? Isso seria um serviço que alguém iria desenvolver e teria acesso aos dados. Mas... Quem teria acesso? A marca do carro? Governo? O carro (privado, marca privada) está a ser conduzido por um cidadão ("público" e "privado" ao mesmo tempo) numa estrada pública.
O problema aqui não é a implementação do limitador, mas sim da ética dos dados.

Outra coisa:
Sou assinante da newsletter da Mozzilla e eles supostamente lutam contra toda esta falta de ética dos dados, e eles numa das newsletters falaram precisamente dos dados que os carros têm acesso:
Já pensaram que se tiverem um/uma amante o vosso carro pode denunciar-vos? Ele tem sempre a vossa localização. Vão dormir fora? Não levem o carro, vão de bike! Ou melhor: não vão sequer! :)
 

tuga

Well-Known Member
Com tanta coisa parva que metem agora nos carros, qual era a dificuldade de introduzir limitadores de velocidade automáticos baseados na localização?
Ou até mesmo um monitor/sensor do nível de alcool no condutor para evitar que este conduza?
Nós somos o nosso pior inimigo.:(
A Volvo há uns bons anos atrás desenvolveu um sistema que bloqueava a ignição ao detetar um condutor alcoolizado mas o lobby varreu por debaixo do tapete. Tal o interesse em inibirem alcoolismo ao volante…
Em certos países parecem preferir estabelecer uma qualquer taxa máxima de álcool e aplicar recursos policiais para encaixar verbas no orçamento de estado com as respetivas multas.
Enfim, soluções de vista curta
 
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