@Bruso, 500g a menos num par de rodas é um mundo! Qualquer gajo vai notar imensa diferença em termos de comportamento dinâmico da bicicleta nessa situação. Ao que é que associa essas diferenças isso já vai do conhecimento e experiência de cada um.
Com certeza que ninguém vai andar significativamente mais por trocar de rodas e pneus, nem eu nunca dei a entender isso. O "motor" continua a ser o mesmo. Não há milagres! O que volto a afirmar é que no caso dumas rodas com menor peso, e falando apenas nesse aspecto, o ciclista irá sentir uma aceleração e desaceleração mais rápida e mais fácil. Dando-lhe sobretudo em plano uma maior sensação de leveza.
Mas como disse anteriormente esta questão é física pura e dura. A Lei que se aplica é a do momento de inércia. Para quem quiser mais informação:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Momento_de_inércia
Partilho da tua opinião em relação aos upgrades quando estamos a falar de trocar componentes/periféricos para tirar cento e qualquer coisa gramas ao peso total por exemplo… Isso não vai influenciar em nada o comportamento dinâmico da bicicleta sobretudo se tiveres em conta que estás a tirar 100g a um conjunto de por exemplo 80kg (bike + ciclista) percebes que é uma ninharia insignificante. Mais vale fazer uma dieta, sai mais barato e ganha-se em saúde. Mas cada um que faça com o seu dinheiro o que bem entende!
Abraço