• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Troca de Cannondale Caad 8 105

Jacc

Active Member
Se comprasses umas aksium ja ias notar diferenças, mas puderes dar a diferença de preço das aksium para as zonda, eu se fosse a ti comprava as zonda e ja ficas muito bem servido
 

Bike rider

Active Member
Boas, a comprar as rodas é sem dúvida uma boa ideia. Lembro-me que aqui a uns anos tinha umas rodas que vinham com a bike, era do mais fraco que havia, talvez sejam do nível das tuas, e no dia que elas ja estavam todas empenadas, meti umas aksium Race e uns pneus melhorzitos (zaffiro para uns lithion2) e a bike ficou logo outra.
Penso que a escolha acertada será umas campagnolo zonda. Compras também uns pneus porreiros e vais ver que vais ficar satisfeito. E gastas uns 400€...
Abraço
Obrigado jacc pelo comentário, a minha bike veio com uns pneus Schwalbe 25mm depois de os romper coloquei uns lthion 2 michelin de 23mm e creio que o andamento ficou ligeiramente melhor, em curva noto menos segurança mas a rolar parece melhor só pelo facto de mudar os pneus.
 

Jacc

Active Member
Outra coisa: a malta quando fala em rigidez está sobretudo a dizer que comprar umas rodas muito leves não é só isso que conta. De qualquer maneira, se comprares umas rodas de 350-500 de uma boa marca (shimano, fulcrum, campagnolo, mavic, etc) ja serão muito mais rigidas e mais leves que as tuas
 

MigC77

Well-Known Member
@Bruso, o peso da roda vai ter bastante influência no comportamento da bicicleta. Quanto mais leve for o aro das rodas mais vivas e mais rápidas vão ser as acelerações. Mas obviamente a rigidez é igualmente importante assim como as outras características que mencionas.

@Carolina, no dia que experimentares umas rodas mais leves logo me dizes ;) É como a k7! A questão dos bidons é outra… Sais de casa cheio de força nas pernas e com os bidons cheios. No fim da volta quando já estás estourado e os bidons estão vazios é normal que 1 kilo a mais ou a menos seja irrelevante. :p

Agora falando a sério. Isso é uma questão de física pura e dura. Em termos de comportamento da bicicleta não é o mesmo 400g a menos no quadro do que 200g a menos em cada roda.

Abraço
 

Jacc

Active Member
Sim, concordo com o MigC77, tirar peso nas rodas nota-se mais que no resto da bike.
E as rodas alteram muito o comportamento da bike
 

Carolina

Well-Known Member
Claro que não é o mesmo comportamento, mas também é preciso ter alguma sensibilidade para a coisa. Já dei muitas voltas em Monsanto com 2 bidons cheios e também já dei só com o bidon mais pequeno e não noto diferença.

Obviamente que umas rodas melhores dão outro andamento, mas não é por ter rodas melhores que vou deixar de ter dificuldade em aguentar o teu andamento lol :p

Cada um sabe o dinheiro que pode gastar e a utilização que quer dar à bicicleta, só acho que neste caso não se justifica um (grande) investimento.
 
eu sou da opinião (filosófica e pragmática) de que devemos andar o mais confortável possível e que devemos gastar o dinheiro onde os ganhos de conforto forem maximizados. há quem privilegie outros factores como estética, marca, performance etc...o ideal é conciliar mais que um requisito.

a menos que as contas do supermercado sejam pagas com os prémios monetários das provas
 

albertosemcontador

Well-Known Member
eu sou da opinião (filosófica e pragmática) de que devemos andar o mais confortável possível e que devemos gastar o dinheiro onde os ganhos de conforto forem maximizados. há quem privilegie outros factores como estética, marca, performance etc...o ideal é conciliar mais que um requisito.

a menos que as contas do supermercado sejam pagas com os prémios monetários das provas

Então onde é que entram as rodas?

Grande abraço...
 

Bike rider

Active Member
Ciclistas, as opiniões estou a ver vão ao encontro do mercado, ou seja, uma oferta infindável de materiais à disposição incrível a meu ver.
Vou fazer um pequeno resumo que creio ser da opinião da maioria.
Rodas bem só destas marcas, as mais confiáveis: Shimano, fulcrum, campagnolo, dt swiss, mavic.....etc
Orçamento médio entre 300 a 400 paus.
Benefícios, pela maioria sim são notórios no rolar não esquecendo de uns bons pneus.
Fazendo as contas, presumindo que se eu gastar 350 paus nas rodas e a minha caad valer 700-800 paus ficaria com um ativo total de 1100, 1200 paus.
Interessante e não esquecendo que o meu primeiro tópico se referia a trocar de bike.
Sintetizando a coisa, ficaria com uma bike mais competitiva preparada para tudo e então um dia caso continue a pedalar compraria aquela avião a sério.
Isto têm sido produtivo.
Obrigado a todos os que contribuíram.
 

Jacc

Active Member
Ciclistas, as opiniões estou a ver vão ao encontro do mercado, ou seja, uma oferta infindável de materiais à disposição incrível a meu ver.
Vou fazer um pequeno resumo que creio ser da opinião da maioria.
Rodas bem só destas marcas, as mais confiáveis: Shimano, fulcrum, campagnolo, dt swiss, mavic.....etc
Orçamento médio entre 300 a 400 paus.
Benefícios, pela maioria sim são notórios no rolar não esquecendo de uns bons pneus.
Fazendo as contas, presumindo que se eu gastar 350 paus nas rodas e a minha caad valer 700-800 paus ficaria com um ativo total de 1100, 1200 paus.
Interessante e não esquecendo que o meu primeiro tópico se referia a trocar de bike.
Sintetizando a coisa, ficaria com uma bike mais competitiva preparada para tudo e então um dia caso continue a pedalar compraria aquela avião a sério.
Isto têm sido produtivo.
Obrigado a todos os que contribuíram.
Penso que estás a pensar bem. Por 350e, talvez as zonda sejam a melhor opção
 

Bruso

Well-Known Member
@MigC77

Tens toda a razão no que dizes. Mas achas que um ciclista não muito experiente nota a diferença de 500g a menos nas rodas(nem deve notar se tem pressão a menos nos pneus) ?? A sensação que lhe vai passar não é : "está Bike está mais leve, até ando mais". O que vai notar é um rolar diferente e talvez que consegue manter uma velocidade alta durante mais tempo (se associadas com um bom pneu claro). Cá para nós : é óbvio que tens razão e que a diferença de peso é um dos factores que origina isto, mas faz me impressão quando falam em fazer Upgrade só para reduzir o peso da Bike. Não é por reduzir o peso que vão andar mais (só se estamos a falar de um ciclista com anos de treino e que nota uma estagnação na sua evolução)

Meu conselho para ele como já o disse seria: treino estruturados, Bike fit(porque tem menos 12cm que eu e usa o mesmo quadro) e umas rodas (tudo é melhor que as Maddux e vais notar sempre diferença).
 

Carolina

Well-Known Member
Não tem nada de polemico. O melhor é o 25.

Mas pelas tuas sensações ao teres trocado de pneu, reconheceste que sentias mais segurança nas curvas com os 25. Só por isso já vale a pena.

Claro que agora acaba de gastar os que tens. Depois voltas a meter uns 25.
 

Bike rider

Active Member
Sim é verdade, mas tenho a ideia de que o 23 é a medida mais utilizada pela malta.
Em termos estéticos acho Mais bonita com o 23.
 

Carolina

Well-Known Member
Não, isso era há uns anitos. Agora é quase tudo 25, até de origem. Os pros também andam todos com 25.

Mas se compraste esses e ainda estão bons, não vale a pena ires agora gastar dinheiro nuns novos. Gasta esses e depois trocas.
 

Morg

Well-Known Member
Não gosto muito de falar em tamanhos porque costuma ser muito controverso, mas neste caso vendo a conversa seguir o caminho das rodas vou arriscar :)
O único motivo que vejo justificado para trocar o quadro CAAD é o tamanho.
Já tive uma CAAD4 e desejo um dia voltar a ter uma na garagem mas tive que a vender porque ...............tinha 54,5 TT e eu tenho 78cm entre pernas como tu.
Conseguia andar muitas horas e devo ter feito voltas de 200km mas com set-ups pouco convencionais (avanço 60).

Actualmente tenho o TT com pouco menos do teu, não muito, mas que provavelmente vai ser a justificação para trocar de bike um dia.

Pessoalmente acho que as rodas fazem diferença e por algum motivo temos algumas penduradas na parede durante meses ou anos e andamos quase sempre com as mesmas. Normalmente é um upgrade que se faz quando queremos qualquer coisa nova que se veja na bike mas não queremos trocar a bike :)

Se estás com vontade de gastar algum €, todos nós temos alturas dessas, devias dar prioridade a trocar o quadro pelo tamanho,até podes continuar no alumínio. Carbono por esse orçamento sou da opinião de juntar mais uns € ou então voltares ao mercado de usados.

Não sou expert é apenas a minha opinião.
 

MigC77

Well-Known Member
@Bruso, 500g a menos num par de rodas é um mundo! Qualquer gajo vai notar imensa diferença em termos de comportamento dinâmico da bicicleta nessa situação. Ao que é que associa essas diferenças isso já vai do conhecimento e experiência de cada um.

Com certeza que ninguém vai andar significativamente mais por trocar de rodas e pneus, nem eu nunca dei a entender isso. O "motor" continua a ser o mesmo. Não há milagres! O que volto a afirmar é que no caso dumas rodas com menor peso, e falando apenas nesse aspecto, o ciclista irá sentir uma aceleração e desaceleração mais rápida e mais fácil. Dando-lhe sobretudo em plano uma maior sensação de leveza.

Mas como disse anteriormente esta questão é física pura e dura. A Lei que se aplica é a do momento de inércia. Para quem quiser mais informação: https://pt.wikipedia.org/wiki/Momento_de_inércia

Partilho da tua opinião em relação aos upgrades quando estamos a falar de trocar componentes/periféricos para tirar cento e qualquer coisa gramas ao peso total por exemplo… Isso não vai influenciar em nada o comportamento dinâmico da bicicleta sobretudo se tiveres em conta que estás a tirar 100g a um conjunto de por exemplo 80kg (bike + ciclista) percebes que é uma ninharia insignificante. Mais vale fazer uma dieta, sai mais barato e ganha-se em saúde. Mas cada um que faça com o seu dinheiro o que bem entende!

Abraço
 

Bike rider

Active Member
Não gosto muito de falar em tamanhos porque costuma ser muito controverso, mas neste caso vendo a conversa seguir o caminho das rodas vou arriscar :)
O único motivo que vejo justificado para trocar o quadro CAAD é o tamanho.
Já tive uma CAAD4 e desejo um dia voltar a ter uma na garagem mas tive que a vender porque ...............tinha 54,5 TT e eu tenho 78cm entre pernas como tu.
Conseguia andar muitas horas e devo ter feito voltas de 200km mas com set-ups pouco convencionais (avanço 60).

Actualmente tenho o TT com pouco menos do teu, não muito, mas que provavelmente vai ser a justificação para trocar de bike um dia.

Pessoalmente acho que as rodas fazem diferença e por algum motivo temos algumas penduradas na parede durante meses ou anos e andamos quase sempre com as mesmas. Normalmente é um upgrade que se faz quando queremos qualquer coisa nova que se veja na bike mas não queremos trocar a bike :)

Se estás com vontade de gastar algum €, todos nós temos alturas dessas, devias dar prioridade a trocar o quadro pelo tamanho,até podes continuar no alumínio. Carbono por esse orçamento sou da opinião de juntar mais uns € ou então voltares ao mercado de usados.

Não sou expert é apenas a minha opinião.
Obrigado pela contribuição, o 53 do meu tt foi como já disse aqui, não me sinto mal, a única tensão maior, é quando ando baixado e utilizo a curvatura do guiador, aí mexe com a zona lombar, quando me levanto desaparece essa tensão, penso que seja um pouco normal, também se fala que se deve ter um Core treinado e uma flexibilidade boa.
Quando tiver oportunidade gostaria de experimentar um quadro mais pequeno. Aliás esse é um problema da maioria do pessoal, é que para ver se te encaixas na bike tens que fazer uns valentes quilómetros coisa que as lojas
não te dão oportunidade de fazer.
Não vai ser em 500 metros que vais-te conhecer em cima da bike
 
Top