• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Subir a Serra da Estrela

Miro

New Member
Eu já subi a Serra da Estrela algumas vezes mas sempre com poucos Km´s nas pernas. Este ano como estou bem preparado, gostava de começar a subir a serra já com uns 100 e picos km´s nas pernas. A ideia era acabar com 160/170 Km´s por aí.

Alguém faz ideia de onde se possa começar uma volta que dê para chegar ao início da subida com 140/150 km´s? É que eu não tenho nada em mente...
 

alpha

New Member
Viva pessoal.
Como este tópico foi bastante proveitoso nos conselhos, vou aqui deixar a minha experiência.

Miro, fizemos a volta tendo em conta o seguinte trajecto:
- Covilhã, Unhais da Serra, Alvoco da Serra, Loriga, S. Romão, Seia, Sabugueiro, Torre, Covilhã.
Podes ver o trajecto original em:
http://ciclismo2640.blogspot.com/2011/05/classica-da-serra-da-estrela-2011.html
Eu e mais um um amigo não vimos a entrada para a Erada, daí o desvio por Unhais da Serra.

Algumas considerações patrocinadas pelo Ciclismo2640
http://ciclismo2640.blogspot.com/2011/06/consideracoes-acerca-do-percurso-da.html

Chegámos a Seia com cerca de 100km e 124 na Torre. No final, na Covilhã o ciclómetro acusava 150km.

Algumas dicas de um principiante:
- fazer a tirada com calma sem exageros, pois a factura pode ser alta e a pagar no início da subida. O que não será nada agradável.
- levar dinheiro. 10,00 euros no minímo, pois permite parar a meio num café e no final na Torre.
- a comida nunca é pouca. Hoje levaria doce e salgado.
- atenção à concentração das bebidas. Um bidon só com água no início da escalada pode ser boa ideia para "lavar" a boca.
- na minha bike tenho 50/34 e 11/28. Para mim foi o ideal.
- levava manguitos, que baixei durante a subida e colete que despi também durante a subida. No topo e descida para a Covilhã ambas as peças de roupa deram muito jeito.
- a descida da Torre para a Covilhã deve ser feita com muita atenção.

Boas pedaladas
 

ammr

New Member
Já está… finalmente concretizei o sonho de ir ao alto da torre com a minha namorada, a desgraçada teve que carregar com os meus 95kg pela serra acima, devo dizer que se portou bem e não precisou de fazer nenhuma pausa forçada durante as 03.33 horas até ao alto.
Moro em Nelas e escolhi subir por Seia, são 51km…. tirei partido da informação presente aqui no fórum sobre este percurso e lá me fiz eu á estrada. Sai pelas 7horas da manhã e até Seia fui nas calmas, já ia preparado para a primeira dificuldade da subida… os primeiros 6km a partir dos paralelos de Seia…. o antes e o depois da Aldeia da Serra foi mesmo complicado, o ritmo cardíaco ultrapassava as 160p/m e a cadencia baixou para as 45rpm… esqueci-me de dizer que fiz praticamente a subida toda com uma relação de 39/28. Depois do Sabugueiro eis a segunda dificuldade do dia que são os 5,3 km seguintes (foi aqui que á 5 anos atrás tive que desistir e voltar para trás)… nestes 5,3km a parte que me custou mais foi depois do entroncamento da estrada que vem de S. Romão.
Cheguei á Lagoa comprida e comecei a convencer-me que já estava lá em cima… mas ainda faltavam 10km penosos…. em casa inconscientemente é certo, nunca dei muita atenção a esta parte final, não sei porquê sempre idealizei que se chega-se á Lagoa comprida também chegava á Torre… mas as dificuldade está lá, existem algumas partes que até se desce mas não se pára de subir, quando começa-mos a ver as Torres parece que estamos perto mas ainda faltam +- 6 km….. e eis-nos lá em cima.
Sai de casa com o Jersey carregado de abastecimento sólido e líquido, fui carregado com 3 bidões. Se existe algum chafariz á beira da estrada depois de Seia não me apercebi mas quando repetir o percurso pararei no Sabugueiro e comprarei água.
O regresso a Nelas foi mais rápido mas complicado, pelo menos até Seia onde cheguei com uma tremenda dor nos braços… conseguir segurar 95kg a descer a serra é obra.

Nelas-Torre-Nelas 102km 05.27horas 18,7km/h
 

jnap

New Member
@ammr
Muitos parabéns. É uma sensação única quando chegamos lá em cima e dizemos para nós próprios já está! :)

Também quero ver se lá volto a subir nos próximos tempos, ando a ganhar preparação para tal, mas no meu caso vai ter uns Kms extra pois devo sair de Viseu.
 

ammr

New Member
O Proximo "passeio" será ao Caramulinho, depois quando tiver oportunidade talvez volte á torre mas desta vez irei por S.Romão... estive a ver um grafico de altitude e "parece" uma subida com inclinação +- constante. O problema é que não conheço a estrada... qualidade do piso... etc... Qualquer ajuda é bem vinda e já agora uma comparação com a subida pelo Sabugueiro é bem vinda.
 
@ammr
parabéns pelo feito e quando fores ao Caramulinho podes fazer Tondela-Campo de Besteiros-Caramulo ou se quiseres apimentar um pouco mais a subida e eventualmente matar "saudades" da Serra da Estrela podes subir por Silvares-Carvalhal da Mulher-Caselho para tal à saida de Tondela segues em direcção ao IP5 e quando chegares a Caparrosa segues para Silvares. Se quiseres companhia manda msg por pm.
 
@jnap
se quiseres companhia para subir a Serra da Estrela eu alinho (se tiver disponibilidade claro).
Hipótese A: Viseu-Nelas-Seia-Torre e voltar pelo mesmo caminho aprox. 145kms
Hipótese B: Viseu-Nelas-Seia-Torre-Manteigas-Gouveia-Mangualde-Viseu aprox. 166kms mas muito mais duro...

p.s. não te esqueças de colocar as tuas voltas no tópico que abri "Voltas pela Região Centro"
 

jnap

New Member
@Delamera
Nem reparei que me tinhas perguntado aqui se queria companhia, mas como te respondi no meu tópico, se quiseres andar com um peso morto... :)
 

J.P.

New Member
Já subi à Torre por Manteigas e achei fácil. Também já subi por Seia e achei muito duro, mesmo muito. Brevemente pretendo subir pela Covilhã.
Na vossa opinião qual é a a subida mais difícil; por Seia ou pela Covilhã ?
Claro que só me interessa o testemunho de quem tenha feito estas subidas de Bike, porque de carro também eu conheço:)
 

fogueteiro

Active Member
J.P.
como é óbvio cada um terá a sua opinião, mas de longe acho a da Covilhã mais complicada. Não pela distância porque é bastante mais curta, mas sim pela inclinação que apanhas em 95% da sua extensão.

A zona do parque de campismo, e da pousada, e depois a das Penhas Douradas, foram as mais difíceis para mim. O empedrado à saída da Covilhã também dificulta bastante a progressão. Mas como disse esta é a minha opinião.

Mas continuo a achar opção de Loriga a mais difícil, até à estrada Seia - Torre.
 

J.P.

New Member
Fogueteiro,
Obrigado pelo feedback.
Quando dizes "Penhas Douradas" penso que te referes ás Penhas da Saúde (só pode:))
Tou "feito ao bife". Se a de Seia para mim já é muito dura :(então vou morrer na da Covilhã:(. Vou levar uma K7 12\27 sempre ajudará alguma coisa.
 

heldercerqueira

New Member
Pela Covilhã é de longe a mais dificil, prepara te para o pior, a fase inicial é mesmo parede, depois pior ja não encontras depois de penhas da saúde é como mel..
 

J.P.

New Member
OK já percebi que é sofrimento mas como não é opção desistir desta subida:) lá terei que a fazer o melhor que conseguir.
Vou levar uma K7 "mais amiga" (12/27) e NÃO vou fazer a asneira que fiz quando subi por Seia (subi num dia e hora de calor :eek:)
 

fogueteiro

Active Member
Quando dizes "Penhas Douradas" penso que te referes ás Penhas da Saúde (só pode)

Claro... baralhei-me no emaranhado das Penhas.:D:D:D:D

Claro que fazes com essa K7. Mesmo que tenhas que parar, uns 3 minutos, para recuperar o folego, não é vergonha nenhuma. Eu subi essa vertente com 23 mas fui um "nabo", porque o sofrimento era tal que não aproveitei a subida.
 
Top