• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Subir a Serra da Estrela

andre16331

New Member
Aproveito para deixar neste espaço dedicado ao nosso ex libris o relato de uma proesa realizada por um ciclista local (serra da estrela)
Ah... o link: http://jmedeiros.blogs.sapo.pt/ Está logo no início da pagina. Tranquilo não é nenhuma picardia do género " a minha é maior que a tua", porque neste caso nem é minha eh eh eh ! Primeiro que tudo tenho de te felicitar pelo feito heroíco ! Depois vinha perguntar se tens algumas fotos para partilhar com o pessoal. Quanto ao site, senti a necessidade de contribuir em prol da nossa comunidade com a divulgação de algo que me deixa literalmente de boca caída, e não é qq coisa que me faz ficar neste estado, até porque tenho umas histórias do tipo epopeia passadas na serra !
Cumprimentos, André Craveiro
 

jnap

New Member
Que abuso, um gajo para subir aquilo 1x é uma desgraça e depois vê alguns "malucos" que fazem-no várias vezes... :)
 

tranquilo

Active Member
Bolas, subir 4 vezes a Torre no mesmo dia? Que máquina! Não era eu que me metia numa dessas hehehe

Ter fotos até tenho mas ficaram quase todas uma valente porcaria pois parei muito pouco ou seja são quase todas em andamento

O meu roadbook e pequeno almoço (o tracks4bikers é muito engraçado para fazer estas coisas):
23062011093.jpg


Coimbra de manhã:
23062011092.jpg


N17 de manhã
23062011094o.jpg


Góis:
23062011096.jpg


Coja (acho eu)
23062011097.jpg



Avô (esta tirei parado)
23062011099.jpg


Vide:
23062011100.jpg


Já em esforço:D
23062011103.jpg


Os mimos da Serra ;)
23062011106.jpg


Já no topo e com a barriga cheia de uma sandes de queijo e presunto
23062011111.jpg


Chegada à Guarda
23062011118.jpg



Abraço
 

andre16331

New Member
Tranquilo, esses mimos que tu falas prolongam-se durante +-9km desde a rotunda à saída de Loriga até ao cruzamento que apanha a estrada que vem de Seia em direcção à torre. Foram esses mimos que quase me fizeram quase desistir ! São tortuosos, infernais mesmo, do ínicio ao fim ! Posso dizer que foi a pior subida que já fiz, na altura tinha 88 agora 72 portanto hoje devia safar-me melhor ! Tu para além da rodagem que já tens, o peso também te deve beneficiar, tens aspecto de trepador !
Um abraço
 

jnap

New Member
@Tranquilo
Impecável esse boné da BIC. Onde se arranja disso?
As fotos estão impecáveis, eu nem parado acho que conseguiria tirar tão bem.
 

tranquilo

Active Member
@andre16331
Pois, um gajo não pode pensar em quanto ainda falta mas sim em quanto já fez :D
Bem que gostava de ser um trepador mas ainda falta muito! Saí de Coimbra com 69kg e cheguei com 66/67kg. Acho que até nem me alimentei mal bem vistas as coisas.

@jnap
Estes bonés arranjam-se aqui e o serviço deles é excelente. Tens muitos modelos de equipas clássicas à escolha incluindo jerseys e calções. Eu ando a fazer uma colecção :D
O próximo vai ser este:
20100723_Cap_Mol2010.jpg


Abraço
 

whiplash

New Member
Penso que subir a serra da estrela por 4 variantes diferentes no mm dia é um feito até agora unico. parabéns
 

SLM

New Member
Tranquilo... sem palavras. Muito quilómetro, muito acumulado e ainda uma média dessas. Parabéns.

Já agora, estou a ver que não sou o único fã da massa do pingo doce com recheio a presunto (ou essa será a queijo?);)

Quanto ao maluco que a subiu quatro vezes...:eek:
 

ammr

New Member
@Tranquilo
Parabens pelo passeio, faço votos para que tenha sido agradavel e moralizador.

Tambem me estriei na Serra da Estrela fez no Sabado 8 dias por Seia.... Tentei fazer uma subida nas calmas, foi extremamente duro mas consegui fazer o percurso sem parar.

Hoje subi novamente mas desta vez fui por Manteigas o percurso foi mais longo, estava conciente da sua dureza mas mesmo assim fiquei surpreendido pela negativa, estava programado parar para abastecer e assim foi... parei á saida de Gouveia(aqui esqueci-me do comprovativo clic), Mondeguinho, +- a meio entre Manteigas e o centro Limpeza "fonte.... Martins" e no alto a Torre.
Pensava que de Manteigas á Torre seria mais Facil do que subir por Seia... mas entre as duas subidas venha o Diabo e escolha..... ehehehehe.
Hoje o vento tambem não ajudou muito, sai de Nelas eram 6.30 horas sempre com os meus 95 kilos que teimam em não baixar.
Na descida decidi descer por S.Romão para ficar a conhecer a estrada..... a estrada está uma ...rda, tirei do meu pensamento subir por ali aquilo de certeza que tem %inclinação brutais.... ali a Serra venceu-me... obrigou-me a parar por já não conseguir aguentar a dor nos braços :(.
Está feito... fica aqui o link do percurso no Wikiloc, com algumas fotos... o tempo que lá está não corresponde á verdade demorei 7.50 horas para fazer os 144 km

http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=1811516
 

fogueteiro

Active Member
Xiça, este pessoal anda todo virado para o sofrimento;);). Digam-me lá o que vos faz mover para gostar de sofrer dessa maneira (onde é que eu já ouvi isto?)!!:D:D

Aconteceu contigo o que também aconteceu comigo, na descida. Tive que parar por não aguentar as dores nos braços e ombros. Bonito passeio, parabéns.

Já agora, uma pergunta. Tenciono fazer, brevemente, essa vertente Gouveia - Manteigas - Torre, mas só a conheço de carro. Não te importas de a descrever, mais pormenorizadamente?

Abraços
 

whiplash

New Member
A subida por Gouveia é longa mas pouco inclinada,só a parte da variante é que custa,depois faz-se bem. O piso é que não está mt bom. Depois desce-se até manteigas e é um pouco mais duro,mas bem mais soft do que por seia ou Covilhã.
 

ammr

New Member
@fogueteiro

Quando começo a subir Gouveia já levo um "aquecimentozito" de 29km desde Nelas, vou tentar descrever-te o percurso ( o meu dia)o melhor possivel desde a rotunda da estrada que vem de Seia e Mangualde.
São 22kms sempre a subir mas não te assustes... a inclinação ronda os 4%, se não forçares muito até parece um passeio, a estrada não está boa mas tambem não está muito má e como vamos a subir é pouco relevante. Em Gouveia fizeram uma variante que atalha o percurso contudo ai % inclinação complica-se consideravelmente... pessoalmente não sou adepto dos paralelos contudo aqui "custumo" encolher os ombros e faço o trajeto antigo indo por dentro de Gouveia.
Eu sou de Nelas, estive parado +- 5 anos... fiz este percurso algumas vezes nessa altura, mas ia somente até ao Mondeguinho e voltava para trás pela estrada que vem dar a Seia antes de chegarmos ao Sabugueiro.... foi nessa altura que fiz duas tentativas de subir á Torre mas "morria" sempre a seguir ao Sabugueiro.
Do Mondeguinho para a frente é quase sempre a descer até Manteigas, a estrada está boa mas atenção ás curvas... foi a 1ª vez que a desci... devem ser
+- 17/18 km.
Dentro de Manteigas tens paralelos e até á ponte do Zêzere é um sobe e desce mas nada de especial.
Depois da ponte é que começamos a "pagar os pecados" são quase 11.6km até chegarmos á estrada que vêm da covilhã....Não te sei dizer as %inclº mas logo no inicio nos Viveiros a estrada parece uma parede, a minha cadencia descia das 50 pedaladas para "segurar" o ritmo cardieco abaixo dos 165pm... para animar passamos num local onde está um sinal a informar "altitude 1000 metros" :(:( .... e vai-se deslumbrando o "gancho" que a estrada fáz na zona dos Cantaros.... assusta um bocado mas não é o que parece. Desde Manteigas pedalei +- 6 km sempre em "sofrimento" até uma fonte (Paulo... Martins) onde parei para encher o bidon e relaxar um pouco.... continuei na espectativa de encontar as mesmas dificuldades mas á frente até fui surprendido com uma curta descida a aquele gancho de que te falei anteriormente na zona dos Cantaros que parecia uma parede até se fáz sem grandes dificuldades... secalhar foi por ter parado na fonte.
Chegando ao centro de limpeza faltam 7 kilometros até ao alto da Torre, no 1º é sempre a descer..... nos restantes o "bicho mau" meteu um aviso com 10% de inclinação mas na minha opinião devem ser bem mais, alem disso conseguimos ver grande parte da subida contudo temos que levantar bem a cabeça ;).
Finalmente eis-nos na Torre.

Para quem não conhece a Serra, tem que ter em atenção a descida, pessoalmente apenos conheço as descidas pelo Sabugueiro e por S. Romão (Infelizmente).
NÂO FACILITEM... principalmente aqueles como eu que se fazem acompanhar com uns Kilitos" a mais. Pelo Sabugueiro a estrada está ótima. Hoje tive que parar na descida por São Romão... NÃO RECOMENDO AQUELA DESCIDA/SUBIDA A NINGUEM.... a estrada está toda lixada....desci aquele inferno a 10/15 kmh com os braços todos doridos.

A minha "avózinha" está equipada com uma K7 11/28 e na pedaleira 39/53

Cumprimentos
 

andre16331

New Member
ammr a fonte de que falas é a fonte Paulo Luís Martins ! É um bom local para fazer um abastecimento, não estivesse a agua a 6ºC constantes durante todo o ano !
2739446.jpg
 
No passado sábado (25/06), apesar do calor intenso e do vento que se fazia sentir, meti-me à estrada a caminho da Torre saindo de Viseu às 6h50. Por volta das 8h50 iniciei a dura subida (29kms) em direcção à Torre chegando às 12h03. Pelo meio parei no Sabugueiro apenas para encher os bidons e uns kms mais à frente parei junto ao acesso para a Sra. do Desterro para alimentar-me e esticar um pouco as pernas. Pausa para uma bela sandocha de pão do sabugueiro bem recheada de queijo da serra acompanhada de 2 pepsi's, às 13h iniciei a viagem de volta, descida rápida e a viagem a correr muito bem até que logo à saída do Sabugueiro lembrei-me de virar para Gouveia (triste ideia) para não fazer o mesmo percurso de volta. Após a subida para a Torre me ter custado imenso nalguns momentos, tive de penar mais 7km de subidas duras até apanhar a estrada que liga Manteigas a Gouveia para depois descer durante +/-27kms até ao Rio Mondego para de seguida fazer a subida para Mangualde que tanto me custou. O calor era tanto que a àgua que tinha nos bidons estava acima dos 30º pelo que nem para refrescar servia, em Contenças de Baixo tive de parar num tasco (se continuasse tombava para o lado mais cedo ou mais tarde) para beber uma Cola fresca e comprar àgua, segui para Mangualde para depois apanhar a N16 para Viseu mas antes de subir para Prime (Viseu) parei numa fonte onde quase tomei banho tanto era o calor. Por volta das 17h lá consegui chegar a casa (ainda vivo mas pouco).

Ainda não descarreguei o track do GPS mas para já deixo este simulador:
http://ridewithgps.com/trips/293592

Vou mais tarde postar mais alguns dados e algumas fotos no tópico "Voltas pela Região Centro" - Pedalar por ai
 

jnap

New Member
@Delamadera
Grande esticão... para mais com o calor que estava, eu tive que jogar futebol as 19 e ainda estava uma brasa terrível.
Vou ficar à espera do post completo do outro lado, da próxima vez podes contar comigo, pelo menos até ao inicio da subida... :)
 

ammr

New Member
@andre16331

Obrigado pela foto.... a minha foi tirada virada para a Serra.
Realmente a água estava mesmo fria
 
No ano passado fiz a subida Manteigas-Torre no dia da etapa da Torre e acreditem ou não, cheguei 6 minutos antes do David Blanco e só não fiz os últimos 200mts porque o tipo da Prossegur não me deixou passar :D.
Alguns espectadores mais desatentos chegaram mesmo a aplaudir-me (hilariante mas é verdade) e só para terem a noção como os prós "já me estavam a morder os calcanhares" um pouco antes de passar pelo túnel (antes da Torre) eu já os conseguia ver umas quantas curvas mais abaixo.
Cheguei a Manteigas muito em cima da hora (por culpa dos incêndios) pelo que foi estacionar o carro junto à GNR, tirar a bicla do suporte e bora serra acima sem sequer ter tempo para aquecer. Após uma zona em paralelo, apanhei uma parede (como já referiu o ammr) para depois fazer uma subida tranquila (parei na fonte da foto e confirmo que mesmo em Agosto a àgua sai fresquinha) até um pouco antes do centro de limpeza de neve onde a subida custou um pouco mais assim como na zona do túnel que antecede a Torre.
Apesar do calor e do fumo que se faziam sentir nesse dia, acho que a subida por Manteigas é mais "soft" do que por Seia mas em termos de piso está um pouco degradado (ou estava).
 
@Jnap
A próxima ida à Torre deve estar incluída numa volta que penso fazer há já algum tempo: Guarda-Covilhã-Torre-Seia-Viseu (+/- 150kms).
A principal dificuldade é arranjar transporte para a Guarda pois o comboio está fora de questão (o 1º passa em Manguade apenas às 11h45).
 
Top