• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Software para planear percursos

Paulo V.

New Member
O BRT já faz isso automaticamente em cortes de estrada, cruzamentos e desvios.
No GPSies isso é feito de forma manual, dado que em automatico ele apenas te desenha a rota.
 

onlaine

Member
Realmente não ter vista por satélita é um bocado chato, e também gostava que tivesse street view, para consegui ver como estão as estradas. Assim tenho de ter duas janelas abertas.
 

duchene

Well-Known Member
Nem uma coisa nem outra (satelite e street view) deverão estar disponíveis no BRT no futuro porque a sua inclusão depende da compra da licença do Google maps para este tipo de utilização. Nao é barata e para um site que vive de Google Ads, nao me parece que seja de todo viável...
 

Plobo

New Member
Para mim, essa é a grande vantagem do BRT. Podes editar os pontos que queres, retirando avisos de navegação excessivos e colocando coisas do tipo Início/Fim de subida, Alimentação, etc. Consegues, por exemplo, saber quanto falta para o topo da subida.


Já agora tirem-me uma dúvida.

É possível ao desenhar o percurso acrescentar avisos no Garmin de cortes em cruzamente, inicios de subida, etc. Esta operação realiza-se quando desenhamos no bikeroute toaster ou tem que ser no garmin connect?

Cumprimentos.
 

Paulo V.

New Member
Tenho continuado a explorar o novo BRT e depois de muito comparar com outros mapas, esta nova versão do BRT está bastante incompleta no que aos mapas diz respeito, existem estradas que não são sequer sinalizadas e que nem sequer aparecem, principalmente as M e as CM, basta perder um pouquinho de tempo a comparar a vista de satelite de Castelo de Paiva ou Arouca para se ver que algumas estradas não existem, deixo apenas uma como exemplo a M1132, mas há mais. Experimentei fazer um mini-percurso pela Serra da Freita no GPsies em vista de satelite e importei para o BRT e algumas partes do percurso apareciam sem estrada.
Se já achava que o BRT sem a vista de satelite ficou muito mais empobrecido, com estes mapas actuais onde algumas estradas começadas por M e CM que podem muito bem ser rotas para os nossos percursos a não aparecerem, este que eu considerava um site excelente coloquei-o agora na opção de segundas escolhas, sendo que para já vou começar a utilizar o GPsies como software para desenhar as minhas rotas.
Era bom que o BRT tivesse uma vista de satelite como tinha antigamente.
 

jocarreira

Well-Known Member
Paulo, também reparei nisso no último percurso que tracei no BRT, faltavam algumas estradas. No entanto, como já foi dito por aqui o BRT é dos melhorzinhos no cálculo do acumulado. Tenho que averiguar a possibilidade de traçar a rota num outro programa com um mapa mais completo e depois importar para o BRT.
 

Paulo V.

New Member
O calculo do acumulado para mim passa a ser secundário quando não tenho um mapa completo, trocava um calculo de acumulado errado no BRT por um mapa com todas as estradas. É muito chato quando se está a traçar um percurso no BRT, tendo uma janela aberta com uma vista de satelite aberta para ajudar e, determinadas estradas não aparecem, tendo inclusivamente o BRT determinado um percurso com muitos mais quilometros quando existe uma estrada de ligação só que a mesma não aparece, resumindo aquilo que seriam um ou dois quilometros ficou transformado em dez mais ou menos em algumas experiencias que fiz.

Por isso para já vou manter-me com o GPsies, dado que com o RideWithGPS também me acontece algo bastante estranho, um percurso feito no BRT ou GPsies com as ajudas e alertas nas mudanças da direção, o ficheiro TCX com esse mesmo percusrso pode rondar os 900Kb a 1Mb de tamanho, no RWGPS esse mesmo percurso gera um ficheiro quase sete vezes maior... ainda não consegui encontrar justificação para isso nem porque isso acontece.
 

onlaine

Member
Estava agora a fazer um percurso no BRT e também reparei nisso, há estradas que simplesmente não aparecem, o que é pena, porque gostava muito do BRT.

Já agora, já alguém passou um percurso do Strava para o Edge? E correu bem?
 

duchene

Well-Known Member
Melhor do que isso e, felizmente contra a minha previsão, também já tem Google Maps para planeamento.

Logo já vai entrar de novo em acção... :cool:
 
fogo assim tá bem... até que enfim um software de jeito....

acho que o BRT vai aniquilar a concorrência. gosto especialmente das capacidades de edição da rota (apagar pontos e editar secções)

parece que os dados de altitude também são novos e mais precisos (de acordo com eles) agora é confirmar...

de qqr das formas o BRT assim com este aspecto e funcionalidades supera completamente os concorrentes
 

Paulo V.

New Member
Este novo melhoramento já me agrada bem mais.
Vista de satelite e Google maps é outra coisa e com estes melhoramentos o BRT encaminha-se novamente para ser o melhor.
 

Paulo V.

New Member
Este novo melhoramento já me agrada bem mais.
Vista de satelite e Google maps é outra coisa e com estes melhoramentos o BRT encaminha-se novamente para ser o melhor.
 

onlaine

Member
Entretanto no RideWithGPS...

Changes to Elevation Calculations

We have recently implemented updates to our elevation calculation methods on the website. We did a soft launch of this last Friday, March 28th, which you may have noticed. With extensive testing, accuracy has been greatly improved so that planned routes now have elevation gain/loss much closer to what a GPS unit with a barometric altimeter reports. Over the next 5 days we will be updating all stored rides and routes on the site. Embedded maps will also automatically update from this.

We greatly appreciate everyone's patience as we worked through this, and should you have any questions please do not hesitate to contact us.

Your RWGPS Team
 

duchene

Well-Known Member
Não deixa de ser engraçado, vindo dos tipos que sempre refutaram todas as críticas de que as elevações produzidas eram irrealistas...

Com tempo vou experimentar aqui com o percurso de teste...
 
Não sei se já foi referido o site GPSIES, mas eu tenho este site como referencia.
Basta entrar em criar percurso, e marcar pontos ao nosso gosto que a rota vai sendo criada, seguindo as estradas ao nosso gosto temos um track para depois carregar no gps para seguir.
 

duchene

Well-Known Member
Só para confirmar que nada de significativo mudou no RideWithGPS, pelo menos no meu troço de controlo em Capela...

Altimetria real: 360m
Altimetria RWG: 520m

tu3f1i1.jpg


A descida é apresentada com vários picos e 10m de acumulado positivo, o que não sucede no terreno. Este tipo de artefactos multiplicados pelos quilómetros de uma volta longa, degeneram nas altimetrias inflacionadas que sempre venho contestando...
 

jpacheco

Well-Known Member
BRT tem lá o "Smooth Gradient Data" que te permite colocar uma volta com 1000ac ou de 3000ac... o que tenho reparado no strava é que ele dá o acumulado certo nos primeiros minutos depois de carregar a volta. Passados 30m +- lá vai ele fazer as correcções e acrescentar acumulado.

A planear os percursos tenho visto uma discrepância ligeira no acumulado (de referir como saio com o gabriel que tem um garmin consigo ir percebendo dessas diferenças).

percurso planeado 2500ac resultado final nos primeiros 30minutos apôs upload da volta 2000ac, passados 30m 3400ac

Gabriel ficou com 2000ac. Por isso tirem as vossas conclusões. Para planear percursos é sempre necessário o "site" ter uma boa base de dados, mais fiel possível da altimetrias. Muitos vão beber do google gmaps outros se fossem inteligentes começavam a usar os dados inseridos pelos Garmins / aparelhos barometricos por forma a construirem base de dados mais reais.
 
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