• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Software para planear percursos

Miro

New Member
Boas pessoal

Agora que me voltei para as distâncias maiores, mas também mais saborosas. Começo a ter aquela dificuldade de variar mais as rotas de forma a não ficar enjoado do mesmo.

Ora bem. Como disponho de um Garmin Oregon 300 que me tem acompanhado por muitos km´s no BTT, gostava de saber que tipo de software é que me aconselham para que eu possa planear os trajetos antes da saída para a estrada. É que neste campo, estou mesmo à nora :D

Obrigado desde já pessoal.
 
Miro, eu no Btt uso as cartas militares e depois faço os percursos através do gps track maker. Se calhar em vez de optar pelos caminhos, opta por estrada!! Mas acho que no forumbtt encontras facilmente informação sobre isso!
 

Miro

New Member
Pensei que existisse algum software mais evoluído do que o GPS Trackmaker. Esse eu tenho e sei trabalhar com ele. Eu acho que ja vi pessoal por aqui a utilizar softwares próprios mas não consigo encontrar nada.
 

Janas

New Member
eu costumo planear por aqui.....depois podes passar para o gps....caso tenhas é claro....é compativel com bastantes..... se nao tiveres podes sempre imprimir as direcções e levas contigo.......

http://ridewithgps.com/
 

Miro

New Member
WOWWWW. Este parece excelente... GPS tenho um Oregon 300.

Este parece mesmo bom. Espectáculo. Obrigado ;)
 

duchene

Well-Known Member
Eu uso o BikeRouteToaster.

Apesar de ser menos flexível do que outras soluções em termos de ajustes na rota, tem uma característica fundamental: A altimetria é a mais aproximada ao real. Por exemplo o RideWithGPS, numa volta de 180Km, coloca quase sempre mais 1000m em cima da altimetria real.

O BRT é ainda o mais simples e rápido. E poucos segundos crio uma rota e partilho logo com quem quiser via link. Com a facilidade do google maps, mas com a vantagem dos dados que interessam nesta coisa das bicicletas incluindo o gráfico altimétrico.

O RidewithGps é interessante e tem outras opções, no entanto acho-o algo pesado e menos prático pra utilização "relâmpago". Uso-o quando preciso de uma visão mais estatística do percurso, já que tem bastante informação adicional e permite isolar determinadas secções para análise mais detalhada.

Além do mais, o RWG ainda não tem suporte completo para Virtual Partner da Garmin, coisa que o BRT já faz eficazmente.

É claro que o programa só faz parte do trabalho. A intuição e percepção do que queremos no final, a análise detalhada da vista de satélite e, por vezes, um ou outro telefonema para avaliar da exequíbilidade de circulação em determinado troço completam a criação de rotas verdadeiramente alternativas.

Boas aventuras!
 

tranquilo

Active Member
Eu curiosamente faço o percurso no RideWithGps para ter as direcções que efectivamente quero e adicionar outras (Prémios de Montanha ou locais de interesse) e depois exporto para o BikeRouteToaster para ter o Virtual Partner a funcionar em pleno (dá muito jeito quando se tem horas marcadas e se tem que manter uma média).
 

tranquilo

Active Member
Penso que era TCX mas posso estar enganado! Há outra maneira que é exportar só as direcções para depois as importar no Toaster.

Penso que era assim que fazia. Vou experimentar.
 

tranquilo

Active Member
Carlos, devo estar enganado pois não consigo manter as infos...
Como é que eu fazia isto?...
Ás tantas adicionava directamente no Toaster... não me lembro
 

Miro

New Member
Qualquer um deles são programas excelentes... Muito obrigado a todos.

Realmente fico com a ideia que o RidewithGPS tem a altimetria errada.
 

Miro

New Member
Estive aqui agora a fazer só um teste e em 37 km que marquei no BikeTouster deu-me 263m de acumulado (É o correto). No RidewithGPS deu 517m...Grande erro. Como disse aí o colega Duchene é o dobro. Xiça...
 

jnap

New Member
Também já me apercebi disso este fim de semana, pois antes da voltinha tinha planeado a mesma no RideWithGPS e que dava um acumulado de 2000 e tal, e no final no Garmin só marcava 1200 e qualquer coisa...
 
Posso dizer que uso o MapMyride à cerca de um ano e acho fantástico. Não só pela ajuda na marcação dos traçados, mas tb pela ajuda na colocação dos dados dos meus "treinos". Bastante completo e uma ferramenta bastante útil. Se alguém quiser ou precisar de ajuda é só mandar dizer...

Boas pedaladas
 

CarlosEscorcio

New Member
Quem utiliza o Touster como é que consegue meter pontos/marcadores em vendo pelo mapa da altemetria? É que pelo RideWithGPS eles estão na mesma página e torna-se muito fácil porque temos ambos na mesma página, enquanto no outro (Touster) só vendo o mapa não sabemos em que KM vamos.
 

duchene

Well-Known Member
Esse é precisamente um dos contras do BRT. Não tem marcadores de distância que possam ser confrontados com o gráfico de altimetria... Por inerência não da para ter percepção, por exemplo, do final das longas subidas. São as condicionantes de cada aplicação.

O BRT é uma solução um pouco menos "empresarial" do que o RWG, que tem muito mais suporte e desenvolvimento...
 
Top