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Software para planear percursos

fogueteiro

Active Member
Para mim o mais fácil de manejar, sem qualquer dúvida, é o Gmaps. Só é pena não dar a altimetria, por isso neste momento estou muito virado para o BRT, que entre os que conheço é o mais fiável nos valores da altimetria. Na verdade o gráfico não estar na mesma página que o percurso é um senão.
 

Miro

New Member
Eu já me decidi pelo BRT. Pelo facto de ser correcto na altimetria e de fácil manuseamento. Já estive a usar o mapmyride, também me parece bem. A parte da percentagem de elevação da subida,etc... está porreiro mas é um sistema já mais pesadote e complexo.
 

CarlosEscorcio

New Member
A ver se alguém me consegue ajudar pois posso estar a fazer algo de errado.

Preciso de um site que me dê para marcar os percursos, altimetria, conseguir adicionar pontos tipo (4ª categoria, food), parceiro virutal e também que me faça as cue sheets com as indicações de esquerda direita frente.

Problemas:
MapMyRide: Não faz as cue sheets e para exportar para um garmin tenho de fazer através do site antigo assim como o parceiro virtual

RideWithGPS: Faz tudo o que quero mas nas cue sheets mete tudo em straight. Não tem parceiro virtual.

Toster: Não consigo marcar os pontos que quero, onde quero. Carrego lá no sitio, fica amarelo o icone mas depois não consigo meter lá nada, outro problema é não consigo ver a altimetria desse local ou a distancia que até lá já foi percorrida. Parceiro virtual e cue sheets brutais.

Soluções?
 

arrozduro

New Member
Aqui os pongo dos de los que mas utilizo.

Para mi este es el mejor por que muestra los %. http://tracks4bikers.com/build?#map
Esto es una muestra de lo que hago.
Raba%2525C3%2525A7a%25252C%252520alto..jpg

Marvao.jpg



Y este es muy bueno por los perfiles. http://www.bikeroutetoaster.com/Course.aspx
marcha%252520alberto.jpg
 

tranquilo

Active Member
BEm, esse tracks 4 bikers parece fantástico! Parece uma junção do ridewithgps com o BRT. Tem virtual partner e dá para editar as direcções. Tenho de o experimentar já hoje :)
 

tranquilo

Active Member
Quando fazes download aparece esta opção: "Override track time" e aí defines as velocidades em subida, plano e descida e carregas em "Update" :)
Não sei se depois funciona com estas velocidades em tempo real no Garmin (vou experimentar hoje), mas se usar pelo menos o Virtual Partner em velocidade constante para dar o tempo final certo já não é mau.
O que eu acho mesmo engraçado é que dá para editar facilmente os pontos de percurso e acrescentar pontos de interesse facilmente através do perfil da rota. Só não sei como se editam as direcções...
 

duchene

Well-Known Member
Também já estive a fazer o testdrive ao track4bikers, pela partilha do qual agradeço ao desde já arrozduro.

O que gostei:
O sistema de routeamento é eficaz e bastante estável, apesar de ter insistido com diversos undos e fazendo uma navegação "picuínhas", com bastantes pontos. No entanto não permite, tal como o BRT, alterações complexas em troços a meio da volta. Neste aspecto, o sistema do próprio interface do Google é exemplar, pese embora só admita 25 pontos de roteamento manual, o que é manifestamente insuficiente para uma volta mais complexa.

Possibilidade de conhecer a percentagem de inclinação de um troço em particular. Embora não funcione correctamente em voltas longas, já que na totalidade de uma subida de 15km o valor de inclinação apresentado é sempre o mesmo (será a média?), em pequenos troços localizados é um dado sempre interessante e útil. Também é interessante o quadro resumo com os dados por troços. O facto de o mapa altimétrico estar povoado com os nomes das localidades é delicioso!

A altimetria final é minimamente acertada embora peque ligeiramente por defeito, quando comparado ao BRT, que me deu um valor mais aproximada ao que foi efectivamente registado nesta volta que usei para testar a aplicação...

A possibilidade de saltar directamente para uma localidade, tal como no RWG é muito bem-vinda. No BRT tenho de andar constantemente a dar uso ao scroll e a deslocar-me no mapa.

Gostei da facilidade com que se editam os títulos das etiquetas, no entanto não dá para alterar o descritivo. Ainda não tive hipótese de perceber se tem suporte para Virtual Partner quando carregado num Garmin. Senti no entanto falta da estimativa de tempo de viagem do BRT.

Embora não lhe encontre particular utilidade, achei interessante o facto de se poder clicar numa etiqueta e ser apresentada uma janela com o destaque do troço a que essa etiqueta se refere.

A ligação entre altimetria e o mapa é interessante, podendo ver um ponto no mapa que segue a nossa deslocação pelo gráfico, mas quase inútil uma vez que, tendo a altimetria visível, o mapa fica confinado a uma porção reduzida de ecrã, no topo, mesmo no monitor de 22" que utilizei.

O que não gostei:
O interface é uma desgraça, com muito má organização global do espaço. Neste aspecto o RWG continua a não dar hipótese pela forma aprumada, organizada e acessível com que tudo é apresentado. Os botões laterais deste T4B ajudam a navegar mas não tornam a experiência totalmente agradável.

Na vista de satélite não dá para desligar a malha de mapa o que torna esta vista quase inútil já que não dá para perceber o que se esconde por baixo das linhas e etiquetas. Para mim a vista de satélite limpa é essencial e, portanto, este é um ponto particularmente negativo.

Sistema de arquivo e gestão de rotas é algo complicado. Apesar de ser muito interessante partilhar e ver as rotas da restante comunidade não existe o conceito de espaço próprio, onde podemos guardar, por exemplo as rotas em projecto e que ainda não estão prontas a partilhar ao público, ou aquelas que simplesmente não queremos partilhar porque, por exemplo, começam à porta de nossa casa...

O procedimento de gravação é também tortuoso. Se quisermos partilhar uma rota em meia dúzia de segundos com um amigo, não é fácil... comparativamente, a facilidade com que a partilhamos com uma comunidade é grande.

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Em suma: é uma proposta interessante, mas que ainda precisa de algum refinamento. Não digo que tenha de ter uma interface tão polida como as soluções mais gráficas que já cá foram colocadas, mas um pouco de organização não faria mal. No entanto, para quem se entender lá no meio, faz quase tudo o que é necessário para criar, descarregar e seguir rotas com um GPS ou meramente como ferramenta de planeamento.

Confirma-se que continua a não existir a solução perfeita, sendo que esta seria dada pela junção de determinadas características e funções de cada um dos planeadores. Para já, mantenho-me com o BRT, aproveitando agora o T4B para aferir das percentagens de inclinação de alguns troços já que nesse aspecto é mais correcto que o RWG e supera o BRT que não tem de todo esta função.
 

tranquilo

Active Member
Boas Duchene:

Ainda não tive hipótese de perceber se tem suporte para Virtual Partner quando carregado num Garmin. Senti no entanto falta da estimativa de tempo de viagem do BRT.
Quando fazes "Download" e depois "Override track time", defines as velocidades e depois carregas em "Update" para veres o tempo do percurso. Pelo menos aqui funciona...

A altimetria final é minimamente acertada embora peque ligeiramente por defeito, quando comparado ao BRT, que me deu um valor mais aproximada ao que foi efectivamente registado nesta volta que usei para testar a aplicação...
Tens 4 opções de filtro para a altimetria que te permitem definir o nível de detalhe o que ajuda a explicar as diferenças de altimetria entre os vários programas. Por exemplo, acho que o RWG não usa filtro para altimetria ao contrário do BRT. Podes brincar com os filtros e escolher o que aches mais adequado para a volta em questão. Acho que este é um dos pontos fortes do programa.
Na vista de satélite não dá para desligar a malha de mapa o que torna esta vista quase inútil já que não dá para perceber o que se esconde por baixo das linhas e etiquetas. Para mim a vista de satélite limpa é essencial e, portanto, este é um ponto particularmente negativo.
Liga a vista em Google Earth para ver as imagens de satélite sem a malha de estradas!

Vou experimentar hoje à noite este programa pois acho que me vai dar muito jeito para o feriado :rolleyes:


Concordo que a organização é péssima
 

duchene

Well-Known Member
Eu vi a questão do Override track time. Falta é essa indicação na própria interface, sem ter de simular o download, alterar valores e depois cancelar, para voltar ao roteamento.
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O filtro de altimetria terá de ser sempre o low, digo eu, já que os restantes "arredondam" bastante o perfil. Mas aqui já será um preciosismo porque estamos a falar de diferenças de 200m, ao passo que no RWG são aos 1000 e até 2000m como aconteceu com o Indy este fim-de-semana
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A vista earth aqui não funciona porque não tenho o plugin do GE instalado. Se confirmas que apresenta sem a malha de estradas, está resolvido esse contra!

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Entretanto mais um... A altimetria não vai sendo actualizada conforme desenhamos o percurso. Tem de se forçar a actualização manual...
 
Last edited:

tranquilo

Active Member
Duchene, tens razão que é chato ter de estar a actualizar manualmente o perfil mas isto traz outra vantagem para pessoas que não têm computadores que aguentem bem o RWG por exemplo... e no BRT tens de ir a outro separador e nunca me chateou muito.
Também dava jeito que aquilo actualizasse o tempo automaticamente no ecrã.

Quanto à altimetria, a base de dados é a mesma nestes programas todos por isso só testando para tentar perceber como é que cada um destes programas calcula o perfil. Com certeza devem fazer a média entre vários pontos do percurso.
Estive a experimentar num troço conhecido e a altimetria do BRT é muito semelhante à do T4B com o filtro em médio enquanto que a do RWG é parecido entre o low e o médio. Neste caso em particular, o BRT dá 437m e o RWG dá 566m enquanto que o T4B dá 625m em low, 410m em médio e 736m sem filtro! E isto num troço de 15km... as diferenças vão ser grandes num percurso muito longo e eu nunca os achei precisos... mas antes ter muita escolha do que nenhuma.

Abraço
 

CarlosEscorcio

New Member
Bem, do que explorei agora na hora de almoço parece-me mesmo muito bom apesar de como o duchene disse o interface ser lastimável mas antes assim do que um todo pomposo como BikeMyRide e depois falha em pontos fulcrais. As direcções também me parecem boas, dá esquerdas e direitas quando precisamos e ainda diz em que saida tenho de sair nas rotundas.

Tenho de experimentar hoje no treino mas do que vi, gostei mesmo :)
 

duchene

Well-Known Member
O RWG recebeu por estes dias um refesh completo em termos de arquitectura. Já não usa flash, é agora bastante mais rápido e afigura-se como uma das principais e mais completas ferramentas de planeamento de percursos.

Ainda assim, o problema da elevação continua. Na mesma volta que fiz hoje e que o GPS marcou como tendo 1005m de acumulado, o RWG anuncia 1363m com o pendente máximo nos 37%, o que é um absurdo...

Vamos ver se eles conseguem dar conta do problema, que aliás já é referido em inúmeros tickets.

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Fica aqui a lista de novidades...

Here is a brief overview of the changes:

The route planner and viewer has been rewritten from the ground up, and no longer uses Flash.

All uploaded file processing has been rewritten, resulting in more comprehensive support for the many variations of GPX and other file types.

New base layer options in the maps, including OSM maps and several topo maps (available in the top right of the map).

Entire site internationalized. This means we will be able to translate the site into other languages, and localize dates.

We touched everything and are in a much better position moving forward.

During this process we also expanded our server infrastructure. We have redundancy everywhere, room for lots of growth, and moving forward plan to be rock-solid stable and faster than ever.

The format and storage backend for all route and GPS data has completely changed to be faster and better suited for significant growth.

The release process was fairly complex, and a bit bumpy. We stayed up all night Thursday night trying to get non-latin characters displaying correctly, and fixed a number of bugs Friday and today. Our new route planner is a bit slow in IE 7 and 8, and to those users we highly recommend the Google Chrome Frame, an easy-to-install addon that uses the fantastic Chrome engine inside of IE. This means you don’t have to switch away from IE to a different browser, and you get the primary benefits of using Google Chrome. This will speed up all of your web browsing if you are an IE user - especially viewing and planning routes on our site. That being said, performance is one of our foremost concerns. We want our site to be as fast as possible, so we will continue improving performance in the new planner.
 

tranquilo

Active Member
Já tinha reparado que aquilo andava bem mais rápido... que bom upgrade! O training partner já funciona?
Quanto à elevação total, não desesperes. Estive a ler umas coisinhas e de facto o sensor barométrico também não é o espetáculo que pintam. De facto é excelente para subidas que são longas no tempo que demoram a percorrer e onde as variações de altitude são relativamente grandes, mas por outro lado perdem mesmo muitos dados quando o terreno é ondulado! Por outro lado os programas da net sobre-estimam a elevação ao somarem a diferença de altitudes entre todas as cotas altimétricas por onde passa o track não levando em conta que as estradas raramente seguem o que está "no papel" em termos de altimetria (é para isso que existem terraplenos, escavações e taludes). Ou seja, estamos lixados :D ? Eu acho que não, uma outra filosofia (que acho bastante aceitável) é a do T4B que te permite escolher o filtro que tu achas mais adequado. Se o RWG tivesse esta opção é que era...

Abraço
 

duchene

Well-Known Member
Pedro, não é que a questão da altimetria me tire o sono, mas não faz sentido estar a rever o planeamento de uma rota que acusa 4800 de acumulado, quando na verdade e no terreno as pernas só vão ter de arcar com 3400. Mas claro que cada software usa o seu algoritmo mas continuo a achar os resultados do BRT mais consistentes aquilo que vou encontrar com a leitura do barómetro.

Ainda não experimentei mas uma forma de forçar o GPS a tomar mais leituras o que pode influenciar para cima a altimetria é definir o registo de dados na nova opção que a garmin colocou num dos últimos firmwares que é a de registar a telemetria a cada segundo. Sinceramente nunca activei, porque não quero sobrecarregar desnecessariamente a unidade mas um dia destes experimento contra um percurso mais pequeno já conhecido.

De facto a solução do filtro personalizado já seria interessante. Aliás seria mesmo a gota de água que me faria mudar para o RWG, já que tem funcionalidades que aprecio de sobremaneira, como o facto de podermos analisar troços específicos do percurso. Mas não serve de muito quando nos diz que a subida do Marão tem pendente máxima de 23%, quando sei perfeitamente que se passar os 11 já é muito...

Quanto ao training partner, pelas descrições continua igual:

"One note: the TCX file is intended as a training aid. The Garmin Edge series will have a "virtual partner" that you are racing against - the partner's speed is set by the timestamps we put in the file. For now this is very basic - we don't set the timestamps to be of any help while training. So if you are just navigating a route, trying to avoid being lost rather than trying to maintain a certain speed, you should turn off virtual partner inside the GPS unit."

Mas isto aplica-se para os que dão para desligar o Virtual Partner, que não é o caso do 500... portanto será de desconsiderar o uso do VP. Solução? Como os percursos de "gato e rato" são normalmente os mais conhecidos e sistemáticos, pode-se usar o BRT para isso. Nos mais longos, digo eu, será dispensável ter o bonequinho a pressionar para subirmos a Serra da Estrela mais depressa! :D
 

tranquilo

Active Member
Curiosamente uso sempre o VP :) não para me forçar mais ou menos mas simplesmente para ter a noção de onde ando em relação aos andamentos mínimos definidos já que raramente ando de bicicleta sem definir alguma espécie de andamento mínimo, nem que seja para voltar antes de almoço ou jantar, e quando não defino andamento mínimo normalmente faço voltas a queimar lenha :D... Em voltas grandes também dá jeito para saber quanto tempo posso parar sem ter stresses pois defino sempre o VP de modo a andar sempre um pouco à frente dele. Curiosamente não me pressiona para nada... é só mais um dado que me dá jeito quando me meto em empreitadas maiores :D

edit:
Quando houve o update a primeira coisa que fiz foi ligar a gravação seg. a seg. mas por outras razões que não a precisão...
 
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