• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Percursos no Porto.

silvioferraz

New Member
Hoje foi dia de atacar o Monte Farinha. :)

Saímos do Marco de Canavezes, com destino a Mondim de Basto e de lá ao alto da Sra. da Graça. O regresso foi novamente a Marco de Canavezes.

Imagem0926.jpg


Imagem0935.jpg




Passeio bem durinho que já fiz o ano passado e que tem tudo para se tornar um clássico, mas agora só daqui a um ano.

Lá encontrei esta preciosidade, num ano (09) de volta a Portugal, envolto em muita polémica:

Imagem0937.jpg


:D

128 km
23 km/h de média
1 barra de cereais
1 Gel
3 Lts água
O almoço foi no sopé da Graça e meteu uns Bifes valentes :D:D!

Abraço
 

Gact

Member
Viva.
Ontem tb fui à Assunção. Estive lá por volta das 17h. Quase q rebentava como uma castanha:eek:. Só fiz uns 70klm.
Ao pé de vocês estou muito fraco!
Gostava de experimentar a Sra da Graça mas mal consigo a Assunção!
 

silvioferraz

New Member
Se subiste a Assunção, também sobes a Graça, aliás tudo se sobe gerindo bem o esforço. Quanto maior a subida mais gestão tens de fazer, de resto faz-se.

Abraço
 

fogueteiro

Active Member
Dizem a srª da Graça tem algo de místico, e eu concordo. Já a fiz 3 vezes, uma delas com saída de Gaia, e posso dizer-vos que sempre a acho diferente. Recomenda-se vivamente.

Bom, ontém estava com vontade de não morrer mas sim de ficar todo móido, daí ter escolhido este percurso.

Não queria escalar montanhas, mas queria dar rotação às pernas, ver os novos modelos, e incorporar um grupo grande. Perante estas exigências nada melhor. Lá fui eu até Espinho, onde encontrei um grupo de cerca de 20 elementos, todos da mesma equipa, que por sinal iam fazer o mesmo percurso.

O ritmo começou a aumentar gradualmente, e com frequência andavamos nos 35/40 kms/h. Olhando para o pessoal, pensei que se aquele ritmo se mantivesse iria desbaratar a coesão, e foi isso que veio a acontecer. Sensivelmente a meio já faltavam cerca de 5 elementos, e quando o terreno começou a inclinar, embora muito pouco, então é que se começaram a verificar quebras. Embora estranho ao grupo ainda sugeri abrandar para reagrupar, mas o "chefe" deles não concordou e lá fomos nós cada vez menos.

Muito antes de S. João da Madeira éramos somente 5, e o ritmo não abrandava, tudo graças a um ex-ciclista que lá ia, segundo soube. Já na Nac. 1 mantivemos-nos a puxar forte até à "meta" perto dos Carvalhos, de onde segui a solo até casa. Foi daqueles treinos que me dá gozo fazer, de quando em vez, pelo despique saudável (pelo menos no grupo final).

KMs. 133
Média: 30,60
tempo: 4:19
Pendente médio: 2%
Pendente máximo: 7%
Tempo parado: 0 minutos
Líquidos: 0,75 água + 0,75 goldnutricion
Sólidos: 2 barras de gelatina
 
Last edited:

Mingus

Member
Boas pessoal,

Sou de matosinhos e ando nesta coisa das bicicletas há +/- 1 ano (um pouco menos). Costumo fazer alguns percursos no porto aqui citados mas com médias mais baixas (matosinhos-sra assunção-matosinhos com média de 26 no máximo).
O passeio à sra. da assunção é sem dúvida o meu percurso preferido, mas já lá não vou há mais de um mês. Era para ser hoje mas já não deu.
Normalmente ando sozinho ou então junto-me a outos solitários do pedal. Para os lados de valongo, santo tirso, é frequente encontrar pessoal para as "boleias". Se alguém por aqui, que seja "empenado" como eu queira ir lá para a semana podemos combinar - normalmente ando ao sábado de manhã.

Abraços e boas pedaladas
 

fogueteiro

Active Member
Boas pessoal,

A partir de hoje os meus treinos vão ser "à porta fechada" para que os adversários do Porto-Torre não fiquem a saber as minhas "técnico-tácticas". :D:D:D:D

Bom, ok, eu digo....

Hoje foi para o empeno total, que eu já nem me lembrava de um igual, tal ele foi:eek:
Fiz este percurso. Se a subida de Arouca para o Merujal, foram 12 kms a 8% de média, imagainem lá como cheguei lá acima. Bem mas como a a paisagem é de cortar a respiração, tive que parar para a ver ;)

Já lá no topo, fiquei feliz porque a parte pior tinha passado... pensava eu. Depois que cheguei a S. João da Madeira, o vento de Norte acabou com o resto das forças, e ainda estava a 35 kms de casa. Honestamente vos digo, foi um pesadelo, um trajecto que até faço com alguma facilidade, custou-me imenso. Parecia uma subida constante. E se havia dia em que não encontrei alguém esse dia foi hoje, e tanto eu queria a companhia de alguém mais fresco.

Bem finalmente em casa... todo empenado.

Distância: 115 kms
Média: 23,30
Tempo: 4:56
Acumulado: 2084
Inclinação média: 4%
Inclinação máxima: 13%
Sólidos: 1 barra + 1 cubo de marmelada + 1 sande de queijo
Líquidos: 1 litro de água + 1 litro de goldnutrition
Tempo parado: 10 minutos (tempo de comer a sande e ver a tal paisagem ;))

Isto está lindo para a Torre:mad:
 

pantani

Member
Boas, hoje mais uma volta de 90kms com a malta da Gueimaia a um bom ritmo, ritmo esse que me rebentou com os joelhos.:mad:
Após fazer o Porto/lisboa, devia fazer uma pausa, mas não, achei que era um herói e toca a treinar todos os dias.:eek:
Agora é tempo de parar e ir ao médico ver os estragos:confused:
 

duchene

Well-Known Member
Finalmente! Após 5 meses de chuva e de alguns desencontros de agenda com as maratonas de BTT, consegui hoje voltar às voltas de estrada como deve de ser, ou seja, com 3 dígitos nos quilómetros e quatro no acumulado.

Depois de 40Km de BTT ontem, a resmungar com a chuva que tinha estragado os planos estradeiros, hoje estavam reúnidas as condições para sair de casa e finalmente desfrutar do prazer da roda fina.

O plano de "voo" incluía:

Valongo > Recarei > Capela > Termas S. Vicente > Penafiel > Caíde de Rei > Lousada > Paços de Ferreira > Frazão > Lordelo > Sobrado > Valongo

E comecei bem o dia! A meio caminho dos 3Km que separam a minha casa do ponto de encontro, mirei-me de passagem numa montra a ver se estava com ar profissional. Ainda demorei 50 metros a perceber porque parecia um gajo do protour... tinha-me esquecido do capacete! Coisa que NUNCA me tinha acontecido...:mad::mad::mad:

E pronto, à partida já tinha mais 6Km nas pernas e um fantástico stress matinal.

Arrancamos e poucos quilómetros à frente, a subir em Campo, um dos colegas de pedalada (que tem uma Canyon Roadlite) ia a contar que um amigo comum ia comprar uma Canyon assim assado, com as cores da equipa e tal...

Bem, juro que não passaram mais de 20 segundos se ouviu atrás de nós alguém a gritar "Olha uma Canyon!". Mais parvos ficamos quando aparece ao nosso lado o preciso modelo da equipa, que vinhamos a falar!

Quem era? O nosso colega de fórum consciouness! :D

Palavra puxa palavra acabamos por descobrir que íamos fazer percurso comum pelo menos até ao final da descida depois de Capela, sendo que nós viravamos para a esquerda e o consciouness ia para a direita, para Entre os Rios.

Não posso deixar de sublinhar a excelente companhia, o ritmo animado e certinho com que fizemos a subida de Capela e a serenidade do José perante os tagarelas de Valongo.

Feitas as despedidas foi altura de enfrentar o sempre massacrante sobe e desce ondulado até Penafiel.

Em Penafiel subida da malograda variante da N15 e seguindo depois pela estrada real em direcção a Caíde de Rei. Estrada mázinha mas ritmo bom.

Em Caíde de Rei alguns quilómetros mais cénicos e bucólicos com o ataque à subida até Lousada, um pouco a medo porque quem já a tinha feito fê-lo a descer...

Acabou por não se revelar assim tão trágica e chegamos lá acima ainda bem frescos. Pequena paragem em Lousada para o João descansar as costas da sua posição super agressiva na clássica de 5 velocidades de 1985 e para um suminho fresco.

Percurso trivial até Paços de Ferreira altura em que eu decidi dar o meu largo corpo ao manifesto e fazer de pára-brisas até Sobrado, rebocando o bem-disposto comboio.

Ritmo muito animado, média de 38 e alguns sprints pelo meio para treinar as fibras rápidas. :D

Descompressão final até casa e a satisfação de ter feito aquela que espero ter sido a primeira de muitas voltas longas este ano.

Resumo final:
Quilometragem: 107,29Km
Média: 27,2Km/h
Tempo de viagem: 3h56m
Acumulado: 1280m
Consumo líquidos: 1L de sais decathlon, meio litro de água, um guaraná e algum suor.
Consumo sólidos: Um par de mosquitos e uma barrita de laranja e chocolate.
Paragem técnica: 5 minutos em Lousada.
 

fogueteiro

Active Member
Duchene,

aconteceu algo comigo outro dia. Não foi a montra duma loja qualquer que revelou o meu precalço, mas sim o sentir em demasia o ar fresco na cabeça.

Já andei muitas vezes, por Valongo, Baltar, Penafiel, mas essa volta não conheço, por isso pedia-lhe que colocasse o mapa ou o link.
 

duchene

Well-Known Member
Fogueteiro, não me trates por você. Por favor! :D

Ainda esbocei o percurso no google maps mas ainda não o coloquei. De qualquer forma existe o percurso gravado em GPS pelo que assim que mo enviem, eu coloco cá.
 

Lyp

Active Member
Grande volta, e bela média;)
Curiosamente fui mais ou menos por aí no sábado de manhã com dois companheiros...

Saí de: Rio Tinto-Valongo-Recarei-Capela-Entre os Rios-Crestuma-Rio Tinto. Foram quase 90 km, mas com uma média inferior (24,2) demorando quase o mesmo tempo que vocês demorarm (3,30h).

Vocês deram-lhe bem;)
 

consciouness

Active Member
Foi uma situação gira. É sempre bom conhecer pessoal novo. É uma das coisas interessantes que os foruns têm: conhecer pessoalmente.
Foi uma excelente companhia, quase não dei pela longa subida da capela:D
Já é a segunda vez que me aconteceu uma coisa parecida. Aqui há tempos, uns colegas que vinham em sentido oposto ao meu, a falar precisamente nas bicicletas Canyon. O resultado: apareço eu com a minha Canyon!
 

duchene

Well-Known Member
Hoje foi o dia de estrear o brinquedo novo!!!

Depois de muita pressão, insistência e para desespero do fornecedor que já não me podia aturar, lá consegui deitar as mãos ao que será provavelmente o primeiro Garmin Edge 500 em cinza neutro a rolar pelas estradas nacionais. :eek:

2vbles6.jpg

Portanto a partir de agora os rescaldos das voltas serão muito mais completos.
Hoje foi uma pequena voltinha só para esticar as pernas. Inicialmente a ideia era ir ou à Agrela ou ao aeródromo de Vilar de Luz, mas em Alfena acabei por seguir a estrada para Santo Tirso, e fui pelo interior até à feira da Trofa.

Troço complicado em paralelo no final (esqueci-me) e algum trânsito na zona das escolas.

Na variante de Santo Tirso, voltei a inventar e virei novamente para o interior em direcção ao Ecocentro de St. Tirso, acabando por ir sair a um parte onde já tinha passado à ida para a Trofa, não sem antes apanhar umas valentes subidas e ter as narinas invadidas pelo cheiro ora do aterro, ora da fertilização dos campos.

Restante caminho tranquilo até casa. O garmin é fantástico no aspecto que se segue. Cheguei a casa e em 20 segundos tinha os dados completos da volta uploadados na minha área do Garmin Connect.

Para já faltam os dados de cadência e pulsação uma vez que em cinza não existe a versão com estes 2 sensores. O plano passa agora em comprar o bundle em azul e encontrar um comprador interessado apenas na unidade azul, sem sensores, a um preço de saldo. :)

O resultado final do upload dos dados é este:

2laygjm.jpg


Quem quiser bisbilhotar pode aceder ao link: St. Tirso - Ecocentro

Brevemente, a primeira clássica do ano: Valongo > Baião > Valongo (150Km), assim permitam as condições metereológicas...
 
Last edited:

NiKES

New Member
De manhã fomos dar ao pedal com o Super Byke, uma boa volta a muito bom ritmo (pelo menos para nós :D) num percurso sobe e desce, por famalicão santo tirso e vilar de luz, terra do nosso grande amigo pantani :D
 
Top