• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Percursos no Porto.

Cancellara

New Member
Carago, qualquer dia tenho que fazer essa ligação Entre-os-Rios - Penafiel. Nunca aí passei.

Já conheço, de cor e salteado, o percurso pela N15 entre Ermesinde e Penafiel, pois faço sempre ida-e-volta pelo mesmo caminho :(


De que lado da descida de Baltar estão a falar? Sentido para Gandra ou Mouriz?
Do lado de Gandra traz-me más recordações, foi aí que fui mandado ao tapete por um sr. automobilista que resolveu ultrapassar-me e encostar/parar logo a seguir... :mad:
 
Last edited:

fogueteiro

Active Member
O sentido Penafiel-Entre-os-Rios é mais fácil, porque sobe menos, embora que no sentido contrário as subidas sejam ligeiras, mas mais ou menos constantes. A subida que referimos é a de Baltar sempre na N.15, logo após a rotunda que dá para o infantário do Cândido Barbosa
 

silvioferraz

New Member
Fogueteiro, ontem pedalei com o Manuel, está em grande forma.

No total eramos quase uma equipa de ciclismo (8), malta bem divertida.

A volta foi: Gaia-Canedo-Ovar-Gaia.

mapaovar.jpg


altOvar.jpg


Logística:
1 lt água
1 barra de cereais

Abraço
 

fogueteiro

Active Member
O Manuel mesmo que não treine tem fibra para andar e sobretudo trepar bem. Tem uma vantagem muito grande que é o seu peso. Deve ter sido a monotonia de andar comigo que o fez desaparecer :D:D:D. Quem me dera ter horários fléxiveis como os dele para andar durante a semana. Para Domingo estou a pensar inventar e sair da rotina. Se tiver tempo vou fazer este percurso senão faço este . O monte Cordoba anda cá atravessado há muito tempo. Já andei por lá perto (Agrela e Guimarães) mas nunca lá fui. Tu que já a conheces, diz-me como é aquilo. É comparavel à da barragem? Estou morto por lá ir. Espero que não chova. Lixa-me é o facto de ter que estar em casa a horas por causa de compromissos na parte da tarde.
 

silvioferraz

New Member
Eu acho a subida à assunção brutal. Acho mais dura que a da barragem sem dúvida alguma,quer pela sua extensão quer pelo ascendente. São cerca de 6 km, que sobem dos 46 mts de altitude aos 460.

A da barragem são 4 km, que vão desde os 55 mts de altitude aos 230. Como podes ver por aqui, a diferença é abismal.

O que a gente costuma fazer é seguir direito a Santo Tirso, às vezes por Vilar de Luz, subir o Monte Cordoba, descer a Paços de Ferreira e de lá vir por Sobrado a Valongo.

Faz lembrar o Monte Farinha com metade da sua dimensão. Aparece amanhã, e vem com a malta.

PS - Ír e vir aqui da zona, dá aproximadamente 85 km. faz-se bem numa manhã.

Abraço
 
Last edited:

super.byke

New Member
Olá Fogueteiro, a subida da N. Sra. da Assunção fazes na boa (eu sei como consegues subir ;)), a dificuldade depende é da velocidade com que a queres fazer. Para teres uma ideia, é como subir Sta. Eufémia mas mais longa e com uns topos um bocadinho mais difícies :D
 

silvioferraz

New Member
Hoje voltamos à Assunção. Connosco foi um colega de roda 26, ahhhhhhhh valente. Não se livrou do empeno, hehe.

Fomos por Vilar de Luz e regressamos por Paços de Ferreira. Houve sol e houve chuva, subidas e descidas e muito boa disposição.

mapaassun.jpg


altassun.jpg


Logística:

2 barras
1.5 Lt água
1 Preta
1 Compal Ananás
1 bolo

Abraço
 

NiKES

New Member
8h30, Gaia, la vamos nós, Pantani Super Byke e o pequenino NiKES :p

Mais uma boa volta com pessoal 5* como sempre, percurso sem nada de especial, plano, rectas, vento :mad: E chuva no fim :mad:

Resumo alargado daqui um bocado :D:D

Abraços ;);)

gaiamira.jpg
 

pantani

Member
Boas Super.Byke!
Tu perdeste só 500 gramas porque não tens mais nada para perder.:D:D:D
Agora eu que sou mais pesadote, perdi 2 kg e qualquer coisita.:D
 

fogueteiro

Active Member
Boas

Pois bem ontem foi o ataque à Assunção (Monte Córdoba). Saí cheio de vontade, com o objectivo de fazer este percurso, prova disso foi a velocidade média que fiz (28) até ao início da subida. Fiz a Assunção nas calmas, por dois motivos principais: Não conhecia o resto do trajecto até Paredes e pelas minhas contas ainda tinha quase 100kms pela frente.

Mais um objectivo alcançado: A famigerada subida do monte Córdoba. Como em todas as outras subidas, sofri mas .... adorei. Sinceramente não posso dizer que ela seja muito complicada, sendo necessário saber gerir bem as forças. Os vários ganchos serão, para mim, as partes mais difíceis, sendo o "rabo o mais dificil de esfolar". Aquelas centenas de metros em paralelo e com inclinação de 14% dão cabo de qualquer um, penso eu. Partilho a mesma opinião que se compara ao monte Farinha, aos lanços. Gostei muito, muito... A repetir.

Segui viagem até Paredes, com uns topos, embora curtos mas com inclinações na ordem dos 8 - 9%, que embora não matem vão fazendo mossa. Em Paços de Ferreira, paragem obrigatória por causa da chuva. Aproveitei para comer e beber, e felizmente que passados nem 10 minutos a chuva tinha passados e voltei à estrada.

Já na estrada que liga Penafiel a Entre-os-rios, juntei-me a um grupo que me acompanhou até à subida, em Melres, que dá acesso à srª do salto. Eles viraram e eu continuei em frente.

Junto à barragem vi-me num dilema: Ir pela barragem de Crestuma/Lever ou seguir pela marginal do rio Douro até ao Porto. Como ainda me sentia com algumas forças, optei por gastá-las subindo a barragem, e não me arrependi.

Finalmente em casa, cansado, satisfeito e com vontade de subir novamente a Assunção

Kms percorridos: 136
Média: 26,20 kms/h
tempo gasto: 5:04:53
Inclinação média: 4%
Inclinação máxima: 14%
Inclinação acumulada: 1883 m
Alimento: 1 cubo de marmelada+ 1,5 barra + 1 bolo de arroz
Bebida: 0,75l de Goldnutrition + 0,75 água + um compal
 

fogueteiro

Active Member
Epá tenham lá calma... :D:D:D. Eu não fiz algo de espectacular. Qualquer um faz, tendo o minimo de treino. Lembrem-se que eu apanhei um grupo que me rebocou durante 15 kms(+-) e eles andavam que se fartavam.
Média de 26 não é sobrenatural. O Pantani e a sua comitiva fizeram 200kms com vento contra e 28 de média. Isso sim acho de louvar. ;);).

É verdade, Pantani, nós da geração de 60 (66 no meu caso) temos que mostrar que quanto mais velhos melhor.... :D:D:D............ em tudo ;)
 
Top