• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Percursos no Porto.

consciouness

Active Member
Fogueteiro, é muito mais interessante ir pela N108, virar depois para Mosteirô, passar para o outro lado do rio Douro para Porto Antigo e começa logo aí a subida para Cinfães. Somando esta subida com a de Montemuro, são praticamente 30 KMS sempre a subir.
 

fogueteiro

Active Member
Consciouness, na realidade já fiz essa descida 2 ou 3 vezes de carro, o que já deu para ver um pouco o que ela é, embora que a do outro lado também não será pêra doce, até porque de S. Pedro do Sul até ao alto do Montemuro, também são cerca de 25kms, e sempre a subir. Eu poderia fazer a volta como dizes, e até já pensei nessa possibilidade, mas se eu a fizer assim quando chegar a Vale de Cambra já irei muito, muito cansado, e se conheces a zona à saída desta localidade em direcção a S. João da Madeira há uma subida dura de fazer. Dessa subida, chamada a da Ferpinta, e até casa é sempre virado a norte, e se estiver nortada, vai-me complicar muito a vida, ao passo que por Entre-os-Rios a coisa é bastante mais abrigada do vento.

Já que pelos vistos andas por essa zona pergunto: De cinfães até Castelo de Paiva, pela margem esquerda(sul) do rio é mais fácil do que pela outra? No ano passado quando fui até Mesão Frio fui pela margem direita (norte) e como tenho a ideia que desci bastante até ao Porto Antigo, agora teria que subir.

Pessoal: A voltinha promete ser dura, mas vamos passar na zona das cerejas, e quando lá passei há dias, elas estavam todas pintadinhas de vermelho. Mais um aliciante para vos tentar a vir comigo. :):):D
 
Last edited:

duchene

Well-Known Member
Fogueteiro, pormenores da aventura? Data prevista e hora de saída, tipo de andamento, tolerância ao empeno alheio, almoço e paragens, horas para chegar a casa.... essas coisas.

Pode ser que me dê um fash masoquista e alinhe. :)
 

fogueteiro

Active Member
Duchene,

se te der o tal flash masoquista é porque achas que eu já o tive. É isso?:D:D:D. Pois, a minha mulher também me chama masoquista por isso já não me admiro:D:D:D:D Embora eu sofra, quem não sofre, tenho um prazer enorme por estes passeios longos, mais ainda por estas zonas.

Ora bem, considerandos à parte.

Hora de saída: Quero ver se vejo o sol a nascer :confused:, por isso tenciono saír por volta das 6,30, e assim aproveito o fresco mais tempo.

Tempo de andamento: Queria ver se não mais que 10 horas.

Tipo de andamento: Muito moderado no início e nas partes mais inclinadas, e dar conforme as forças deixarem. Queria fazer média de 25, mas o que vier acima é bem vindo mas abaixo a tolerância serão os 23. Mas não farei disto "cavalo de batalha".

Tolerância de empeno alheio: A que desejo que tenham comigo é proporcional à que eu terei com outros, se fôr o caso. Neste aspecto prefiro aguardar pelo companheiro e não me incomoda nada fazê-lo. O contrário ainda me stressa mais.

Paragens: Tenho um lema comigo em todas as saídas que faço, grandes ou pequenas: Parar o menos tempo, e vezes possível. Nas grandes voltas geralmente paro, numa mercearia, compro uma fruta, um sumo e demoro somente o necessário para comer. Mesmo assim os músculos já se ressentem com a paragem.

Hora de chegada: Muito imprevisível, mas pelos calculos, por volta das 17, 17h30.

Quero só dizer que tudo isto são previsões. A única certeza para já é saír à hora que já disse, tudo o resto vai-se adptando conforme todas as condicionantes, por nós já conhecidas.

PEDIDO ÚNICO: Terem a paciência necessária para me acompanharem, porque 43 anos já contam... e a subir então é que contam, embora sejam dos que não gosta de ... "Arriar" (quem gosta?)
 

duchene

Well-Known Member
Olha olha, choraminguisses por causa da idade. Se há coisa que eu já percebi nestes poucos meses de estrada é que os "velhotes" são ossos bem duros de roer e normalmente chegam lá acima primeiro que os Fângios de sangue na guelra. :-D

Quanto ao percurso...
29f5g8l.jpg

Primeiro

bdsbgm.jpg

Segundo

Só me preocupa um bocadinho aquele pico (leia-se PAREDE MONSTRUOSA!) aos 120Km :)

As condições parecem-me interessantes, mas deixa ver como me vou dar este fim-de-semana nas longas distâncias.

As perguntas que fiz prendem-se com um certo receio de saltar etapas e fazer logo dos 160 para os 230Km. Parecendo que não ainda é um acrescento considerável e não queria estourar como uma castanha e ser uma âncora durante umas valentes horas.

Entretanto suponho que queiras fazer isto algures entre a última semana de Maio e a primeira de Junho, por causa da ida à estrela a 10 de Junho certo?
 
Last edited:

fogueteiro

Active Member
Duchene,

A coisa é para se ir fazendo. Garanto-te que também estou com receio, muito receio. Aquilo de Castro d'Aire até ao topo do Montemuro vai doer muito.... muito. O meu receio é justificado porque há já duas semanas que não treino, e os meus treinos também se resumem a 120 - 130kms. Todos os anos faço 1,2 ou 3 maratonas destas, e a experiência é que tudo se faz, depende é do ritmo que se coloca. Ora como vou "em passeio", demore 5 ou 15 horas para mim é a mesma coisa. O objectivo é fazer.

Quanto a estourares ou ser uma âncora, qual é o problema? Para mim não será. E se fôr eu? Tudo é possível, e o que importa é o companheirismo. Se fazes 160 kms sózinho, farás 230 com toda a certeza, até porque vais acompanhado. O meu lema é sempre um por todos, todos por um.

Estou a pensar, salvo motivo de força maior, fazer na 5ª feira da próxima semana - 28/05.

Faz os teus planos...e não tenhas receio:D:D. Honestamente, e falo muito honestamente, eu é que já estou a ter um sentimento misto. Primeiro contente porque se calhar terei companhia, mas apreensivo porque detesto ser âncora para quem quer que seja, e sê-lo-ei de certeza nas subidas.

O local de encontro depois vêmos um sitio que dê jeito aos dois.

Terei todo o prazer que vás comigo, assim como outro companheiro qualquer. ;);)
 

Scorpio

Banned
Boas,

As altimetrias aqui mostradas até me arrepiam! :eek::eek::eek::eek::eek::eek::eek::eek::eek:

E depois ainda falam do peso da idade e tal... ;);););););)

Daaaasse! Vocês gostam mais disto que chocolate! :D:D:D:D:D:D

Boas pedaladas
 

duchene

Well-Known Member
Estou a pensar, salvo motivo de força maior, fazer na 5ª feira da próxima semana - 28/05.

Pas possible :-( :-( :-(

À semana o máximo que consigo são pequenas incursões de um par de horas só mesmo para "desougar". E nesta altura do campeonato, não posso mesmo perder tempo precioso de trabalho.

De qualquer forma, não invalida que numa das próximas, se se falar com mais tempo, eu possa fazer alguma ginástica em termos de agenda de trabalho e conseguir um dia inteiro.
 

super.byke

New Member
Pelos vistos amanhã o pessoal da Maia vai até Barcelos subir a Franqueira, quem quiser aparecer já sabe, 8h30 na câmara da Maia ;)
 

super.byke

New Member
Como prometido hoje fizemos a volta por Barcelos. A grande surpresa foi a subida ao Monte da Franqueira.
Este tem duas formas de subir sendo que hoje subimos pela parte mais difícil (pelo lado oeste vindo da Póvoa de Varzim). São 4 km bem complicados, não fosse uma subida mais curta que a Assunção (S. Tirso) e diria que é mais complicada que esta.
Depois o caminho por Macieira de Rates foi muito interessante e a surpresa do dia apareceu em Fradelos, onde num espaço de 50 metros dos 15 ciclistas que compunham o grupo, 4 furaram (5 furos no total), coisa que nunca vi... a verdade se diga, circulávamos a cerca de 40 km/h quando surgiu um pedaço de estrada cheio de buracos. Cada um tentou "saltar" conforme podia, mas nem todos tiveram sorte :)

Foram cerca de 90 km muito interessantes (fora os furos ;))
no próximo fim-de-semana vou ao "Minho Florido" ;)

Ps - Nikes, tens que ir fazer esta subida ;)
 

pantani

Member
Boas Super!
Essa subida rebentou com o meu joelho direito, de qualquer forma é uma subida espectacular.
Nikes se fores fazer a subida não comas rojões ao pequeno almoço.;););)
Eu comi (maluco :mad:) e dei-me muito mal ( 93kms cheio de gazes:p:p)

Abraços
 

NiKES

New Member
Olá pessoal ;)

O NiKES conhece muito bem a Franqueira, aliás é uma das subidas onde treino mais. É bem durinha, com rampas jeitosas :D

Eu fui para o Gerês com o amigo GeoRCZ, foi um espectaculo mesmo, hei de la voltar em breve !

Abraços
 

fogueteiro

Active Member
Ontem fui fazer este percurso, a famigerada serra da Boneca.

Embora tivesse cruzado com muito companheiros, a maior parte do percurso foi feito a solo.

A subida da Boneca, é sempre um calvário para mim, mas ao que parece não para todos. Ia em plena subida, a bufar por todos os lados, a transpirar abundantemente, e num sofimento atróz:D:D:D, quando passa por mim um companheiro que parecia que não lhe ia a custar absolutamente nada. A seguir passa outro com a mesma facilidade , e por fim outro que embora com mais dificuldade ia muito bem. Todos eles da OndaBike (pode ser que algum seja membro do fórum e leia este tópico). Só me resta dar-lhes os meus parabéns.

Chegada ao topo, viragem, para Recarei e daqui para Srª do Salto e novamente a N 108 e direcção a casa. Estive indeciso se devia de virar à esquerda e passar a Barragem, mas estava já demasiado cansado. Os metros iniciais em paralelo e mesmo a subida da Boneca arrebentaram-me todo.

Kms percorridos: 107
Média: 25
Tempo: 4:20
Altimetria acumulada: 1317
Pendente médio: 4%
Pendente máx: 14%
Sólidos: 1,5 barras
Líquidos: 1,5l água+0,75 Goldnutrition
Tempo de paragens: 0
 

NiKES

New Member
Custa tanto ou mais do que a Boneca xD

A Boneca é dura (frente ao aterro é mesmo horrível). Cerdeirinhas são mais kms mas um pouco mais suave ;) Ou seja, mais ao meu gosto!!
 

Scorpio

Banned
Boas,

Pior que as Cerdeirinhas e que a Boneca é a primeira que subimos ó Nikes, aquela com 9 kms que vai de Rio Caldo a Covide.

Abraço
 

fogueteiro

Active Member
Pois é pensavam que eu andava perdido no meio dos montes e penar...? Pois bem enganaram-se e eu também.:mad::mad::mad::mad::mad::mad:

Tinha tudo pronto: Bike afinada, e uns calções ASSUS novos para estrear e até o psicológico. Mas ontem à tarde o trabalho correu muito mal o que me impossiblilitou de gozar o tal dia de férias que tinha pleneado. :mad::mad::mad:

Está marcada nova data: Terça feira da semana que vem, dia 01/06.

Alguém para me fazer companhia?
 

duchene

Well-Known Member
Tu e os horários estranhos... Tb gosto de folgar a meio da semana, mas até Julho vai ser mt complicado... hoje foi mais uma directa a terminar trabalho.

Eu tb vou estrear os meus calções suíços no sábado, com uma voltinha que tem dedo teu, porque foi de um dos teus percursos que tirei a ligação que me faltava entre Castelo de Paiva e Arouca, via Alvarenga.

Que modelo Assos compraste? Dado o gostinho por longas distâncias, aposto que mandaste vir os Mille. Se sim, foi os que mandei vir também. Para já ainda não há veredicto quanto ao conforto mas em termos de apresentação e qualidade percebida, parecem fazer juz à fama...
 

fogueteiro

Active Member
Boas Duchene.

Felizmente tenho a posibilidade de tirar férias quando me apetece, embora trabalhe por conta de outrém. Só em casos como este é que me impossibilitam.

Esse percuros que vais fazer é lindíssimo. A estrada, na época, estava com o piso um pouco estragado em alguns troços (estradas de interior... esquecidas), mas na maioria estava bem. Depois de Arouca, se seguires a minha opção, terás que subir a Abelheira, que eu subo tantas vezes e nunca é fácil, para mim, sobretudo mais ou menos a meio. De Alvarenga vais descer bastante e passas por ciima do rio Paiva. Uma sugestão: Nessa ponte pára, respira e olha. Vale a pena perderes 5 minutos.

Quanto aos calções Assus vou contar-vos a história. Andava de olho nuns, mas recuei quando vi os preços. O PATRICK PIRES, por meio de MP, indicou-me a loja em Espanha onde costuma comprar. Por sua vez o outro membro JAMES_T, que mora a escassos 1000m da minha casa, também queria uns. Entramos em contacto um com o outro e ele falou com o espanhol que lhe disse que nos vendia 2 ASSUS TFI UNO por 99€00, cada mais 10,00 de portes. Fizemos a encomenda. Passados alguns dias foi-nos informado que não tinham este modelo, se aceitavamos os MILLE, porque tinha disponível, por o preço de 115,00 cada mais os tais 10,00 de portes. Nem olhamos para trás e passados dois dias já cá estavam. Ainda nem os tirei da caixa, apenas os "apalpei";);) e vi o requinte, incluíndo os fraquinhos. Ainda não vi para que servem os produtos que vem lá dentro. Contas finais: 120,00 já com portes. Vou testá-los na 3ª feira, se já não fôr no Domingo
 
Top