[Diário de treino] - A caminhos dos 40k em 1h

cenazia

Well-Known Member
#81
Boas Pratoni, infelizmente acabei por não conseguir usar pois o meu telele com ant+ é antigo, com android 4.1 e dava sempre erro, penso eu porque aquilo precisa de android 4.3. Num outro telele que tenho (sem ant+) a app corria perfeitamente, mas eu nao tinha como usufruir daquilo.

Penso que deve ser uma boa aplicação se correr sem bugs no teu telemovel, pois foi desenvolvido por um gajo que ajuda no Golden Cheetah, usa as mesmas curvas de potencia etc...além disso o criador de workouts na página web funciona bem e é muito fácil de usar
 

cenazia

Well-Known Member
#83
Para quem quiser experimentar a app, na altura andei às voltas para encontrar a apk e depois lá a consegui descobrir enterrada num google group do golden cheetah. Vão aqui:

https://github.com/TrainerDb/TrainerAndroid/releases

descarregam a apk para o telemóvel usando o browser e depois é só instalar a apk, têm é de ter a opção de permitir instalações de apps desconhecidas ou algo desse género activa nas definições de segurança do telemóvel.

Os workouts são criados aqui:

https://trainerdb-84bdb.firebaseapp.com/

Depois na app é só preencher os vossos dados, coisa de 10seg., escolher um workout, e treinar, no meu telemóvel com ant+ era aí que se esmerdava, no outro mais moderno corria sem stresses
 

zorza

Well-Known Member
#84
Para quem quiser experimentar a app, na altura andei às voltas para encontrar a apk e depois lá a consegui descobrir enterrada num google group do golden cheetah. Vão aqui:

https://github.com/TrainerDb/TrainerAndroid/releases

descarregam a apk para o telemóvel usando o browser e depois é só instalar a apk, têm é de ter a opção de permitir instalações de apps desconhecidas ou algo desse género activa nas definições de segurança do telemóvel.

Os workouts são criados aqui:

https://trainerdb-84bdb.firebaseapp.com/

Depois na app é só preencher os vossos dados, coisa de 10seg., escolher um workout, e treinar, no meu telemóvel com ant+ era aí que se esmerdava, no outro mais moderno corria sem stresses
Parece-me excelente.. Mas, o facto de não estar no store oficial, deixa-me sempre de pé atrás!

Zorza
 

cenazia

Well-Known Member
#88
Uma semana mais a tentar usar o trainer com dados dos sensores mas já desisti, o Bkool é demasiado pesado para o meu telemóvel, ainda consegui fazer um treino de pirâmides no inicio da semana mas de resto não consegui usar mais.

A minha época vai acabar quando os meus pais me vierem visitar no inicio de Dezembro, até lá vou só treinar na rua e com o objectivo de fazer um TT de 10 milhas com média próxima dos 36kmh e um de 25 milhas com média acima dos 34kmh, vamos ver.

Durante a off season vou continuar a dar umas voltas, mas mais esporádicas e no relax, ou a acompanhar alguém, logo se vê.

Quando voltar a treinar a sério já terei pen ant+ por isso já vai dar para fazer outro tipo de treinos.
 

cenazia

Well-Known Member
#90
Outdoor acaba por ser por sensações, aí há certas coisas que são +/- fáceis, sweetspot, threshold sei o que significa em termos de esforço e é mais ou menos fácil de alcançar desde que seja em intervalos grandes ou voltas de +/- 1 hora, intervalos curtos a tendencia é esticar-me no esforço.

Abaixo disso já tenho mais dificuldades, não sei bem se estou em L1 ou L2, ou se estou em L2 ou L3.

Acima mais uma vez depende da duração dos intervalos, sprint é sprint, mas V02 já tem de ser ali entre os 2 e 4/5 minutos, se faço séries mais curtas o mais certo é mais uma vez esticar-me no esforço.

O grande problema é que mesmo estando habituado eu posso estar a sentir que estou no esforço certo mas se tivesse um pm veria que provavelmente não estava, na realidade não consigo ter a certeza absoluta de que treinei como queria, por isso é que quando tenho TT deixo para a rua os treinos em que faço o tempo todo o mais rápido que aguento ou vou nas calmas e faço uns TT's à morte pelo meio, nesses treinos não há que enganar, à morte é à morte.
 

Carolina

Well-Known Member
#91
Instalei a app no telemóvel e estive a testar. Três problemas:
- só detectou o ritmo cardíaco, mas no próximo treino vou voltar a tentar com a pen ant+ ligada ao telemóvel
- obriga-te a selecionar um workout e eu só queria que ele estivesse a registar o meu treino. (Tem centenas de treinos pre-feitos, o que é bom)
- não permite criar treinos nem vi nenhuma opção para fazer upload de um treino
 

GMQ

Well-Known Member
#95
Outdoor acaba por ser por sensações, aí há certas coisas que são +/- fáceis, sweetspot, threshold sei o que significa em termos de esforço e é mais ou menos fácil de alcançar desde que seja em intervalos grandes ou voltas de +/- 1 hora, intervalos curtos a tendencia é esticar-me no esforço.

Abaixo disso já tenho mais dificuldades, não sei bem se estou em L1 ou L2, ou se estou em L2 ou L3.

Acima mais uma vez depende da duração dos intervalos, sprint é sprint, mas V02 já tem de ser ali entre os 2 e 4/5 minutos, se faço séries mais curtas o mais certo é mais uma vez esticar-me no esforço.

O grande problema é que mesmo estando habituado eu posso estar a sentir que estou no esforço certo mas se tivesse um pm veria que provavelmente não estava, na realidade não consigo ter a certeza absoluta de que treinei como queria, por isso é que quando tenho TT deixo para a rua os treinos em que faço o tempo todo o mais rápido que aguento ou vou nas calmas e faço uns TT's à morte pelo meio, nesses treinos não há que enganar, à morte é à morte.
Mas já fizeste alguma volta em que procuraste fazer 40km em uma hora? sim ou não? Os resultados ficaram aquém do esperado? Sem teres pm na rua terá que ser por sensações. E como acredito que o teu objectivo é conseguir essa marca na rua daí a minha pergunta. O treino indoor é importante mas já sabes que no outdoor existem todo um conjunto de condicionantes e variáveis que alteram tudo. Bons treinos. Abrace
 

cenazia

Well-Known Member
#96
Não, ainda não fiz esse teste especifico, mas faço muitas voltas de 1h a 2h perto do limite. Por acaso já tenho agendada uma volta grande na sexta-feira em que vou meter um TT de 40km pelo meio, vai ser a primeira vez.

Quando comecei isto estava convencido que conseguia na altura e nas condições aqui da zona, fazer 33km numa hora, o que neste momento tenho a certeza que consigo pois ainda no Domingo fiz esta volta:

https://www.strava.com/activities/1242007875

36,6km a uma média de 32,6kmh mas num percurso que não é plano e com mau piso, mais de metade do tempo vou aos saltinhos.

Portanto os resultados não estão aquém do esperado, claro que gostava de mais, mas também sei que Roma e Pavia não se fizeram num dia, e eu apenas comecei a treinar fez agora 2 anos.

De qualquer maneira neste momento e até à "off-season" quero fazer 34kmh num TT de 40km e perto de 36kmh num TT de 10 milhas, se conseguir isto já fico a saber que estou no bom caminho, depois é ver quanto consigo ganhar no próximo ano.

Atenção que as condições para os meus objectivos implicam:

Fazer a solo
bicicleta de estrada sem aeroclips
percursos de ida e volta para minimizar ao máximo a influência do vento

Portanto vai ter de ser à base das pernas, daí não saber se consigo lá chegar.
 

cenazia

Well-Known Member
#97
Esta semana foi toda na rua, fiz 3 treinos curtos e um longo, era ara ter feito outro treino mas o longo rebentou comigo eheh:

3ª feira fiz um treino a simular o inicio de uma prova com 3m Vo2 + 6m LT + 12m SS:
https://www.strava.com/activities/1244633626

4ª feira fiz Vo2 hill repeats, 5x3m, mas como esta rampa tem 100m acima de 20% a primeira coisa que fiz quando cheguei a casa foi ir trocar a cassete da bicicleta lolol:
https://www.strava.com/activities/1246832591/segments/30798114088

6ªfeira fiz sprints, um clássico 20/40, eram para ser 5 séries mas talvez por estar há muitos meses só a treinar FTP, na 4ª série senti que estava a ficar sem potência e decidi não fazer a 5ª pois não ia render nada:
https://www.strava.com/activities/1248990995

Sabado fiz 82km a dar o meu máximo, mas aquilo estava um vento contra lixado até à viragem a meio e a verdade é que rebentei com as perninhas todas:
https://www.strava.com/activities/1250469230

A média não foi má, 29,7kmh, tendo em conta que há 1 ano atrás eu morria a meio de uma volta destas e eu andar 1 ano só a fazer treinos de 1 a 2 horas no máximo, pensei que não estivesse preparado para 3 horitas a bombar, mas pelos vistos os treinos curtos acabam de alguma forma por melhorar a endurance, o Alberto deve ter razão ;)

O pior foi no domingo, era para ir fazer uma volta nas calmas com um TT de 10mi pelo meio mas acabei por desistir da ideia pois as pernas estavam mesmo mal.
Para esta semana vou passar o TT para Sabado e fazer o treino da morte no Domingo.

Outra coisa que falhou esta semana é que era para fazer um TT de 40km mas acabei por não o fazer porque aconteceram sempre imprevistos de logistica, a ver se o faço amanhã ou 4ªfeira.
 

cenazia

Well-Known Member
#98
Já cá não vinha faz 3 semanas. Uma das semanas foi de recuperação, entretanto o telele deu o berro e fiquei sem a cenoura à minha frente nos esforços mais violentos e pelos vistos faz falta pois há 1 semana atrás fui tentar fazer o meu TT de 10 milhas onde já tinha conseguido 34.4 kmh de média e desta vez apenas consegui 33 kmh :( :

https://www.strava.com/activities/1260775487

Sendo assim decidi no Sábado antes de ir fazer o TT mais uma vez, ver que relações de transmissão precisava usar para atingir +/- o pretendido. Resultado? lá consegui 34,3 kmh de média o que me deixou um pouco mais animado:

https://www.strava.com/activities/1280491228

Hoje fui mais uma vez fazer nova tentativa e desta vez, EUREKA! lá consegui +/- o primeiro objectivo de fim de season, 35 kmh de média (acho que não vou conseguir aproximar-me dos 36 como queria...mas a season ainda não acabou):

https://www.strava.com/activities/1283792306

Agora só falta ganhar coragem para fazer o de 40 km em que o objectivo são no mínimo os 33 kmh, como estes de 10 milhas nem sequer foram feitos descansados pois faço sempre pelo menos um esforço máximo em subida de 15/20m, acho que os 33 kmh estão ao meu alcance e talvez consiga aproximar-me dos 34.

A season está a acabar pois quando os meus pais me vierem visitar em Dezembro/Janeiro não vou fazer nada estruturado, vou só tentar dar 2 ou 3 voltas por semana com boa intensidade para não baixar muito os níveis.