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[Diário de treino] - A caminhos dos 40k em 1h

albertosemcontador

Well-Known Member
Não levo nada a mal. Amanhã o percurso é todo a direito.

Ora ai esta uma mulher como eu gosto!! :)

ora bem! vamos fazer uma abordagem diferente!!

Em primeiro lugar!! ver quem e que vai????

diz la?

em segundo lugar!! depois de vermos quem e que vai, vemos automaticamente!! quantos sao?

como diz o outro...

Quantos sao caraaaiii??

quantos sao??? lol

ora diz la?

grande abraco...
 

zorza

Well-Known Member
Boas, eu a rolar tenho tentado manter uma cadência mais elevada, na ordem das 90 a 95 rpm, mas mal me distraio um pouco lá dou por mim a pedalar a 80 rpm...
A subir é que é muito mais complicado, em subidas com inclinações até 6 a 8 % ainda tento elevar a cadência, mas quando a coisa vai para cima dos 9% 10%, não consigo manter uma cadência minimamente decente, os bpms sobem para o máximo e a defesa é baixar a cadência. Penso que quando receber o TT, será mais fácil tentar corrigir isso...pelo menos vou tentar.


Apesar de saber pouco disto ao lado de outros, diz-me que com cadência mais elevada, podes ter BPM mais elevados, para a mesma potência.

Ou seja, por vezes a meio de uma subida longa em que vou com as pulsações muito altas, desço um ou dois cogs, para baixar a cadência um pouco, mantendo a velocidade e a potência. Acumulo um pouco de lactato nos músculos, mas permite-me recuperar pulsações e respiração.. assim que melhoro neste aspecto, volto a mexer nas manetes e rotação para cima outra vez para dar descanso aos joelhos e fazer a subida mais em cárdio do que força!

Zorza
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Apesar de saber pouco disto ao lado de outros, diz-me que com cadência mais elevada, podes ter BPM mais elevados, para a mesma potência.

Ou seja, por vezes a meio de uma subida longa em que vou com as pulsações muito altas, desço um ou dois cogs, para baixar a cadência um pouco, mantendo a velocidade e a potência. Acumulo um pouco de lactato nos músculos, mas permite-me recuperar pulsações e respiração.. assim que melhoro neste aspecto, volto a mexer nas manetes e rotação para cima outra vez para dar descanso aos joelhos e fazer a subida mais em cárdio do que força!

Zorza

isso e normal!!

e quando aumentares a cadencia e a forca!

continuas a fazer exactamente a mesma coisa com mais cadencia e com mais forca!

chama-se a isso activar e desactivar sistemas! o pulmonar e cardiovascular e o Muscular!! alternar entre um e outro isso todos fazemos!! ou pelo menos devemos fazer!!

mas isso nao implica que a cadencia nao seja baixa de mais!!! ou vice versa! e que mesmo fazendo isso correctamente que nao haja trabalho a fazer!!! individualmente!! isolando cada uma delas!! ou seja trabalhar motor a motor! para depois a troca dos mesmos, seja mais eficiente!

grande abraco...
 

Carolina

Well-Known Member
Ora ai esta uma mulher como eu gosto!! :)

ora bem! vamos fazer uma abordagem diferente!!

Em primeiro lugar!! ver quem e que vai????

diz la?

em segundo lugar!! depois de vermos quem e que vai, vemos automaticamente!! quantos sao?

como diz o outro...

Quantos sao caraaaiii??

quantos sao??? lol

ora diz la?

grande abraco...

Amanhã vão todos, é um dia especial. Acho que somos para aí uns dez.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Amanhã vão todos, é um dia especial. Acho que somos para aí uns dez.

ok! desse grupo de 10 quem e que anda mais?

tens que tomar controlo absoluto do grupo!!! tu e que vais dominar a volta!! se alguem tiver um problema com essa merda dos que vao amanha que venha aqui que eu fodo-o!! lolol

quem e que anda mais no grupo de amanha?

vamos estruturar aqui o teu andamento para amanha!

grande abraco...
 

Carolina

Well-Known Member
Ui, boa pergunta. A rolar não sei qual é o mais rápido. No plano vão sempre a um ritmo que eu aguento, nas subidas é que fogem.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Sim, vai. Ou vamos em fila ou vamos a par, depende do trânsito.

Controla o grupo de forma a ir sempre a par!! vais sempre ao lado do bernardo! ele e o teu par!! e alternam na frente! par a par!!!

ou seja vais tu e o bernardo a frente a puxar, passam para tras! vao outros dois!! sempre dois a dois a puxar!! mas o teu par e o bernardo!! vais ver que vai ser mais facil! sempre aos pares!

quando o grupo passa de 2 a 2 minimo para uma fila unica! e quando tu estouras!!! por isso! tentar manter sempre o grupo 2 em 2!! e metes a mesma effort ao lado do bernardo! nao tenhas medo!

vai a frente com o bernardo e mete andamento!

evita que o grupo se forme em fila! para ti e pior!

grande abraco..
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Sempre às ordens chefe!

A questão de ir em ou a par vai depender do trânsito, aí não há nada a fazer, mas sempre que for possível...

Desde que tenhas sempre presente e consciente, quando estas a perder ou a ganhar e o que e importante!! A pares ganhas! em linha perdes! Mas onde estiver o Bernardo! estas tu! mantem-te sempre ao lado dele! e nunca atras! ou pelo menos tenta! faz dele o teu par!

trabalha isso!

ganha esse a vontade!

Falas com ele! ele sabendo, tambem e uma ajuda para ele, ele tambem nao esta la para correr ou para ganhar nada? nem sequer treinar, porque nao esta la para deixar ninguem para tras! e pelo convivio e diversao! que pra ele treinar ao ritmo dele nao da para ir nesse grupo! ate ele tem a ganhar! e uma experiencia nova para ele! esta a teu treinador!

grande abraco...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
ahahha Alberto, desde que o grupo tenha discernimento que é preciso é ir sempre juntos e a par está tudo bem. Fila indiana é já mais em modo treino, e não se quer isso.

Exactamente!

e isso mesmo, vai lado a lado com a carolina, adapta o andamento!
mas nao comeces logo tu e ela! deixa comecar outros pares! deixa os outros comecarem a frente, e depois chega a vossa vez um bocadinho e tu vais gerindo pelo grupo e pela carolina!

boa volta para amanha!

grande abraco...
 

cenazia

Well-Known Member
Mais uma semana, e esta não muito boa em termos de treino, sem pen ant+ para treinos mais estruturados no TT e com muito trabalho em casa/carro em posições impróprias para as minhas costas que me criou algum cansaço extra.
De qualquer maneira fiz alguns treinos curtos de modo a preparar os arranques das provas, um dos meus pontos fracos é o aquecimento do "motor", por isso apesar de não ser um tipo de treino dedicado ao objectivo 40km em 1h, mal também não fará!

Hoje acabei por fazer um treino em tempo com a ideia de fazer um 10 mile TT a meio, claro que não é o ideal pois já lá cheguei desgastado, principalmente pelo vento muito forte que se fazia sentir, mas era para criar uma base, pois melhor do que este percurso não vou encontrar aqui na zona, basicamente plano com asfalto razoável em que principal inconveniente é ficar ladeado por plantações de algodão que não oferece qualquer tipo de protecção contra o vento.

Senti-me cansado, mas terá sido devido à minha semana e ao vento, a média baixou um pouco e quando parei para fazer o arranque para os 10 mile, não sei porquê, o GPS deixou de dar a velocidade e a cadencia, por isso fiz o 10 mile TT por feeling com média de 33kmh, foi fraquito, acho que facilmente consigo 35kmh mesmo no meio de uma volta em bom ritmo, só preciso de uma semana mais descansada, menos vento e o GPS a dar velocidade para servir de cenoura para o burro correr atrás:

https://www.strava.com/activities/1210398168

Lá arranjei maneira de usar uma app no telele android que faz basicamente o mesmo que o golden cheetah em termos de treino, como o telele tem ant+ consigo treinar como antes no turbo trainer, a app é o TrainerAndroid (https://github.com/TrainerDb/TrainerAndroid)

Menu do próxima semana:

2ªfeira (Turbo Pinotti - Training for the 1st 5 min)
3ªfeira (L1 30m)
4ªfeira (Turbo Pinotti - The Polish)
5ªfeira (Turbo Race start L2)
6ªfeira (MTB tempo)
Sábado (L2 60m)
Domingo (Road tempo com 10miTT 120m)
 

cenazia

Well-Known Member
Bem, continuo sem pen ant+ e acabei por fazer apenas 3 treinos esta semana, 2 a bombar e hoje fui nas calmas durante os +/- 20km até à minha zona de TT e aí tentei ver o que conseguia em 10 milhas sem estar estoirado à partida. O objetivo era fazer 35kmh de média mas acabei por fazer apenas 34,4, estava vento muito forte na volta e apesar de ter ido a gerir na ida a verdade é que a volta foi um sofrimento de dentes serrados em cadencia bem mais baixa do que aquilo que pretendia, 90-95 na volta, para comparação na ida ia pelas 110:

https://www.strava.com/activities/1231707883/segments/30411368144
 

cenazia

Well-Known Member
Agora preciso de uns conselhos em termos de treino de técnica. Para o meu objetivo como é óbvio preciso aumentar a potência mas para já quero-me focar na técnica pois como apenas treino há 2 anos acho que treinando decentemente a potência vai subindo naturalmente mas a técnica precisa de um foco diferente e quanto mais cedo, melhor.

1) Em termos de posição na bicicleta, eu não tenho problemas em baixar o cockpit, não tenho dores, desconfortos, etc...no entanto, noto uma perca notória de potência quando fecho o angulo da anca, nota-se bem nos treinos indoor, penso que me falta flexibilidade a nivel das ancas.
A parte do conselho, para além do treino especifico (yoga/pilates) devo insistir na posição mais agressiva? Hoje por exemplo com bastante vento de frente notei que mesmo fechando-me todo na bicicleta, o que deveria perder potência, ganhava velocidade devido (só pode ser acho eu) ao menos Cda, claro que isto é tudo um pouco subjectivo mas o que quero saber é se devo insistir na posição mais agressiva ou se existe risco de alguma lesão pois eu sinto que forço bem mais os músculos posteriores nessa posição.

2) Em termos de cadência, eu tenho bastante facilidade em desenvolver cadências elevadas, embora esteja convencido que não tiro todo o proveito (potência) destas, como li que cadências altas leva a um gasto menor de energia por parte das fibras músculares de velocidade e sabendo eu (através do meu historico desportivo anterior ao ciclismo) que fibras de velocidade é comigo, e além disso como o meu principal calcanhar de aquiles no ciclismo sempre foi a muscular endurance, decidi nas últimas duas semanas esticar-me mesmo a sério na cadência e a verdade é que tenho notado melhorias no final das voltas.
Neste caso, apesar de a minha técnica/eficiencia provavelmente não me levar a tirar todo o proveito(em termos de velocidade/potência) da cadência, devo insistir nesta e esperar pelos dividendos (eventuais) mais tarde? Aqui estamos a falar de cadências de 110 em
 
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