• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Mais uma morte ... até quando isto vai continuar a acontecer?

elchocollat

Well-Known Member
O que vale é que eu já vou no escalão dos velhos
Nota-se por alguns comentários que tens... É mesmo aquele comentário de tasco no meio dos velhos. Quase tudo dá à homossexualidade, quando o tema não tem que ver com isso. Ou homossexualidade ou política. Também acabas as frases com "pá, é o que é, esta gente de agora só se preocupa que somos todos iguais e o crlh... No nosso tempo é que era. Agora nem podem sair à rua que ficam logo constipados, e estão sempre no telemóvel


deixei de me importar com as paneleirices modernas, felizmente
Não deixaste não. Já não é a primeira vez que num tópico que nada tem que ver com "paneleirices modernas" que vens e puxas o tema à baila. desnecessariamente e sem objetivo algum, fora do contexto. algo me diz que queres que a tua opinião seja ouvida e na vida real, ou não a podes dar ou dás e sentes que não és ouvido.

No meu tempo não era uma coisa nem a outra, nem uns eram neerlandêses nem os outros eram finos
Claro que nem todos percebem porque não são desse tempo, já nem o deus criou o homem, agora criou o homem e a mulher
Lamento dizer-te, mas convém que evoluas o teu pensamento. Se não te importas, não comentas com essas parvoíces que volto a dizer, nada têm que o tópico em questão.
É completamente fora do contexto do tópico. Atropelamentos, álcool , limites de velocidade, ok.
Agora vê tu bem no que pegas e a p*ta de volta que vais dar para chamar a homossexualidade:

Tópico: Relacionado com atropelamentos de ciclistas
O meu comentário: falo em "neerlandês "
O teu comentário: fazes um comentário completamente sem sentido, à toa (como já é costume, diria até) , para chamar a homossexualidade à baila
O meu comentário: pergunto-te como é que os nossos comentário se relacionam (porque de facto não percebi)
O teu comentário: referes que "no teu tempo" (quê, já faleceste? é que lamento informar-te mas ESTE É O TEU TEMPO AINDA) nem haviam neerlandeses nem finos.

É só incrível.


Nem sei que te diga mais.
 

fernandes_85

Well-Known Member
Tens o caso dos bike não sei das quantas, que passava na Vasco da gama, mais de 90% iam e nunca mais andavam de bicicleta, eu até vi algumas a venda em lojas
Mais atrás disse que se derem pedras, o pessoal leva todas, não sobra nenhuma, se derem bicicletas, não sobra nenhuma e acontece o mesmo que as pedras, ficam lá a um canto

Estás a falar do World Bike Tour. Cheguei a fazer em 2010 ou 2011 e foi porreiro. As inscrições esgotavam num ápice. Continua a realizar-se até aos dias de hoje, se bem que este ano não incluía a bicicleta, penso que por escassez de bicicletas, mas não tenho a certeza.
Acho que desvalorizas muito o efeito destes eventos. Foi com estas e outras iniciativas que se desconstruíram algumas verdades absolutas como a impossibilidade de andar de bicicleta no dia a dia em lisboa, as montanhas que era preciso escalar etc etc. Uma qualquer pessoa com o mínimo de abertura (não estou a falar daquela gente que nem se consegue discutir) ao participar ou ver na tv ou por coincidência estar no local onde passa o evento e vê uma velhota, um velhote , uma criança, uma família participar numa coisa destas tem um efeito multiplicador e normalizador. Deixa de ser uma coisa para uns maluquinhos de lycra em bicicletas caras e passa a ser uma coisa para o comum dos mortais.

E qual será a percentagem de pessoas que compram bicicleta com o subsídio e depois usam a bicicleta ao domingo (um por mês, mas só se estiver sol) para passear na marginal? Mas vão de carro até à marginal, a bicla só anda 1km.

E qual o problema?? Para quê segmentar? O que faz 200km com média de 30. O que vai ao pão com roupa normal. O que só anda ao domingo e vai todo artilhado. O gordo que está quase a rebentar as lycras. Cada utilizador de bicicleta seja qual for o fim é um potencial utilizador para outros fins e MUITO MAIS IMPORTANTE quando está ao volante vai ter uma maior empatia e sensibilidade para com ciclistas com quem se cruze. É WIN WIN sempre.

Como já foi demonstrado o Fundo ambiental atribui verbas para carros elétricos e bicicletas convencionais (entre outras). Porque andamos a discutir a finalidade da bicicleta que corresponde a 2,2% do programa (100.00€) e toda a burocracia associada, quando para o automóvel que tem 70% do programa e um apoio por unidade 30x maior ninguém se questiona quantos carros tem em casa, se vai abater um carro velho, se vai usar para ir ao pão ou à praia etc etc e simplesmente se confia no cidadão?!

Eu discordo da velocidade maxima dos carros 30km/h. Acho uma velocidade absurdamente baixa. E ando de bicicleta/trotinete todos os dias para todo o lado. Mas nao é por eu o fazer e saber que se os carros andassem a 30km/h que tinha menos perigo de me magoar que concordo com esse limite de velocidade que acho ridiculo.

Os factos são que menor velocidade corresponde a menos acidentes e menos severidade nestes.
Naturalmente cada um pode ter a sua opinião e valorizar mais ou menos a segurança, e a segurança de peões e ciclistas em particular. Cada um pode achar que o carro deve ser prioritário em relação aos meios suaves ou não, aliás é isso que tem acontecido de forma tão evidente que passa despercebido a muita gente. Na referência que fazes repara que se aceita com naturalidade que as trotinetes e bcicletas elétricas estejam limitadas a determinada velocidade por uma questão de segurança, mas relativamente aos carros isso é inconcebível. Porquê?

O que eu acho ridículo é em Portugal morrerem cerca de 150 peões e ciclistas/ano em meio urbano, o 3o pior país da UE, salvo o erro. Agora que como sociedade estamos confortáveis com estes números e muita gente até acha o limite de 50km/h curto, disso também não tenho dúvidas.
 

Jazz

Well-Known Member
Estás a falar do World Bike Tour. Cheguei a fazer em 2010 ou 2011 e foi porreiro. As inscrições esgotavam num ápice. Continua a realizar-se até aos dias de hoje, se bem que este ano não incluía a bicicleta, penso que por escassez de bicicletas, mas não tenho a certeza.
Acho que desvalorizas muito o efeito destes eventos. Foi com estas e outras iniciativas que se desconstruíram algumas verdades absolutas como a impossibilidade de andar de bicicleta no dia a dia em lisboa, as montanhas que era preciso escalar etc etc. Uma qualquer pessoa com o mínimo de abertura (não estou a falar daquela gente que nem se consegue discutir) ao participar ou ver na tv ou por coincidência estar no local onde passa o evento e vê uma velhota, um velhote , uma criança, uma família participar numa coisa destas tem um efeito multiplicador e normalizador. Deixa de ser uma coisa para uns maluquinhos de lycra em bicicletas caras e passa a ser uma coisa para o comum dos mortais.



E qual o problema?? Para quê segmentar? O que faz 200km com média de 30. O que vai ao pão com roupa normal. O que só anda ao domingo e vai todo artilhado. O gordo que está quase a rebentar as lycras. Cada utilizador de bicicleta seja qual for o fim é um potencial utilizador para outros fins e MUITO MAIS IMPORTANTE quando está ao volante vai ter uma maior empatia e sensibilidade para com ciclistas com quem se cruze. É WIN WIN sempre.

Como já foi demonstrado o Fundo ambiental atribui verbas para carros elétricos e bicicletas convencionais (entre outras). Porque andamos a discutir a finalidade da bicicleta que corresponde a 2,2% do programa (100.00€) e toda a burocracia associada, quando para o automóvel que tem 70% do programa e um apoio por unidade 30x maior ninguém se questiona quantos carros tem em casa, se vai abater um carro velho, se vai usar para ir ao pão ou à praia etc etc e simplesmente se confia no cidadão?!



Os factos são que menor velocidade corresponde a menos acidentes e menos severidade nestes.
Naturalmente cada um pode ter a sua opinião e valorizar mais ou menos a segurança, e a segurança de peões e ciclistas em particular. Cada um pode achar que o carro deve ser prioritário em relação aos meios suaves ou não, aliás é isso que tem acontecido de forma tão evidente que passa despercebido a muita gente. Na referência que fazes repara que se aceita com naturalidade que as trotinetes e bcicletas elétricas estejam limitadas a determinada velocidade por uma questão de segurança, mas relativamente aos carros isso é inconcebível. Porquê?

O que eu acho ridículo é em Portugal morrerem cerca de 150 peões e ciclistas/ano em meio urbano, o 3o pior país da UE, salvo o erro. Agora que como sociedade estamos confortáveis com estes números e muita gente até acha o limite de 50km/h curto, disso também não tenho dúvidas.

Qual é o problema? Nenhum.

Por isso é que sou da opinião que limitar o apoio às bicicletas citadinas é um erro. O apoio devia ser para todas as bicicletas, com um tecto máximo de apoio.


No fundo estás a concordar comigo.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Estás a falar do World Bike Tour. Cheguei a fazer em 2010 ou 2011 e foi porreiro. As inscrições esgotavam num ápice. Continua a realizar-se até aos dias de hoje, se bem que este ano não incluía a bicicleta, penso que por escassez de bicicletas, mas não tenho a certeza.
Acho que desvalorizas muito o efeito destes eventos. Foi com estas e outras iniciativas que se desconstruíram algumas verdades absolutas como a impossibilidade de andar de bicicleta no dia a dia em lisboa, as montanhas que era preciso escalar etc etc. Uma qualquer pessoa com o mínimo de abertura (não estou a falar daquela gente que nem se consegue discutir) ao participar ou ver na tv ou por coincidência estar no local onde passa o evento e vê uma velhota, um velhote , uma criança, uma família participar numa coisa destas tem um efeito multiplicador e normalizador. Deixa de ser uma coisa para uns maluquinhos de lycra em bicicletas caras e passa a ser uma coisa para o comum dos mortais.
Eu não desvalorizou coisa nenhuma, o que eu disse/escrevi, é que se derem a todos, a maioria ou vende, ou guarda, ou outra coisa qualquer menos fazer a coisa para que foi pensada, neste caso se damos o incentivo não é para comprarem uma bicicleta para estar na varanda, para isso cada um compra o que quer e faz o que entende e não se gasta o dinheiro que é de todos, já temos muita gente que o faz e acha que está correto
Até existe gente bem na vida que vai onde dão coisas e comer ao mais necessitados, não é porque se dá que se tem direito a ter, essa é a minha maneira de ser, claro que há quem ache que não é assim, pois mas depois não nos podemos queixar que o agricultores compram jipes e não deviam
Não devemos olhar para os outros se não olhamos para nós
 

Velhadas

Well-Known Member
Coloquei um vídeo na secção de vídeos. Dêem uma espreitadela, fala sobre velocidades também.

É neerlandês? Sim. Temos que aprender com os melhores.

agora diz-se neerlandes? tenho estado a reparar isso.

Antes era Holanda e holandês
isso do neerlandês parece uma palavra inventada do inglês por ficar estranho dizer paisbaixês :D:D:D
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
agora diz-se neerlandes? tenho estado a reparar isso.

Antes era Holanda e holandês
isso do neerlandês parece uma palavra inventada do inglês por ficar estranho dizer paisbaixês :D:D:D
Bem, sempre ouvi dizer Holanda e holandês mas tb é verdade que me ensinaram que o nome oficial em português é Países Baixos. Holanda (de Baixo e de Cima) são duas provincias dos país.
 

Velhadas

Well-Known Member
Mudaram. O nome oficial agora é Países Baixos.

Tal como a República Checa. Agora é Chéquia.


O nome do nosso país é República Portuguesa.

Mudaram? Ou Portugal decidiu mudar? ou dizendo melhor alguem no estado português decidiu mudar?

é que aqui continua a ser Netherland. E pelo que sei os holandeses não mudaram o nome do país.

Países Baixos parece um afrancesamento do nome do país. Neerlandês então é completamente ridículo. :p:p:p:p

Para mim continua a ser Holanda e Holandês. Só de ver Neerlandês já perco o raciocínio e dá-me vontade de ir
 

JBG

Well-Known Member
Mudaram? Ou Portugal decidiu mudar? ou dizendo melhor alguem no estado português decidiu mudar?

é que aqui continua a ser Netherland. E pelo que sei os holandeses não mudaram o nome do país.

Países Baixos parece um afrancesamento do nome do país. Neerlandês então é completamente ridículo. :p:p:p:p

Para mim continua a ser Holanda e Holandês. Só de ver Neerlandês já perco o raciocínio e dá-me vontade de ir


"Em sentido estrito, o nome Holanda designa a região formada pelas províncias de Holanda do Norte e Holanda do Sul.
Em 2019, o governo dos Países Baixos lançou uma campanha para que a nação seja mundialmente conhecida pelo seu nome correto e que o topônimo "Holanda" seja evitado para fazer menção a todo país.
" - https://pt.wikipedia.org/wiki/Países_Baixos
 

Jazz

Well-Known Member
Mudaram? Ou Portugal decidiu mudar? ou dizendo melhor alguem no estado português decidiu mudar?

é que aqui continua a ser Netherland. E pelo que sei os holandeses não mudaram o nome do país.

Países Baixos parece um afrancesamento do nome do país. Neerlandês então é completamente ridículo. :p:p:p:p

Para mim continua a ser Holanda e Holandês. Só de ver Neerlandês já perco o raciocínio e dá-me vontade de ir

O nosso, que eu saiba, sempre foi assim, desde 1910.

Quando aos Países Baixos, são os neerlandeses que decidem como querem ser tratados, não nós.

Eles não querem Holanda, ou Holland, por causa do que já foi explicado acima. Preferem Países Baixos, ou Netherlands. Por mim tudo bem.
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Ontem no trajeto trabalho - casa, ao passar na estrada que vem da zona do Tagus Park em direção ao Cacém (quem é da zona sabe qual é seguramente), um gajo com uma Transit faz-me uma razia. São duas faixas, eu ia na da direita e a generalidade dos carros naquela zona costuma ultrapassar bem, ou seja, utilizando a faixa da esquerda. Mas aquele marmelo não. Reclamei e gesticulei, sabendo que mais à frente ele iria parar pq estava transito. Quando passo por ele e digo que tem que dar espaço responde "Queres mais espaço ainda?". Ele passou-me a uns 20/30 cms.

Podem meter as melhores luzes, usar as melhores camaras e usar o equipamento mais berrante que tenham. Isto é cultural e vai demorar mt a mudar!
 

elchocollat

Well-Known Member
A questão é que ao ter luzes, câmeras, equipamento refletor, tens argumentos para te defenderes. Pelo menos eu espero que me sirva de alguma coisa, caso necessite. Espero nunca precisar ter que recorrer a isso.
Eu confio em mim, não nos outros.
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
A questão é que ao ter luzes, câmeras, equipamento refletor, tens argumentos para te defenderes. Pelo menos eu espero que me sirva de alguma coisa, caso necessite. Espero nunca precisar ter que recorrer a isso.
Eu confio em mim, não nos outros.
Argumentos para te defender do quê? Eu n preciso de nada disso para me fazer valer dos meus direitos. Qualquer pessoas que circule com um veículo motorizado ou não em estrada deve cumprir as regras estipuladas e deve estar na plenitude das suas capacidades fisicas e mentais. Então se um bêbado me abalroar será um assassino se eu levar luzes e equipamento refletor. Mas se por outro lado num dia radiante de sol eu decidir sair com um equipamento mais sóbrio e não ligar a luz traseira e for abalroado por um bêbado nesse caso ele deverá ser desculpabilizado pq "o sacano do ciclista nem luz levava às 3 da tarde de um dia de verão"?

Podes realmente usar luzes e equipamento refletor para prevenir essas situações mas nunca poderá servir como desculpabilização do infrator se nós iamos com um jersey preto ou com um colete cor-de-rosa
 

elchocollat

Well-Known Member
@MiGuEl_82 bora aí, que estamos num fórum português, falamos todos português (à exceção dos bots que por aí aparecem) e temos ciclismo como gosto e como tal vimos aqui e partilhamos imensas coisas.

Primeiro que tudo:
Luzes
-Prevenção : sim, ajuda.
-Defesa em caso de problemas : sim ajuda. haverão fotos certamente, e elas estarão lá.

Câmera:
-Prevenção: não ajuda no momento. Quem sabe como efeito colateral/secundário, os automobilistas pensem "aqueles caraças até câmera têm nas bicicletas, é melhor ter cuidado". Quantos de nós têm medo já de um telemóvel apontado a si numa situação normal do dia-a-dia?
-Defesa em caso de problemas : sim, ajuda. É uma prova. À frente, atrás ou ambos, será uma prova em como seguias do lado direito, não ias a empatar o trânsito, não passaste no vermelho...

Isto porquê?
Repara no teu caso. Nós acreditamos no que dizes, e ainda não foste criticado pelo que aconteceu. É infelizmente comum pelo que se vai vendo, de lamentar a atitude desse automobilista.
Mas agora pensa que contas isto a alguém que nem está muito dentro do tema... Pode desconfiar e perguntam logo "ias do lado direito?" "ah se calhar já o tinhas picado antes" "ah não passaste no vermelho ou assim?" "ah não tinhas ciclovia?" e por aí fora.
E estas perguntas são feitas por pessoas, que tanto são talhantes, auxiliares de infância, trolhas, eletricistas... Ou até polícias. E é por estes últimos que é muito importante.
Pensa que o gajo te batia, caías, e ficavas lá até alguém te prestar auxílio. Quê, pegavas na bicicleta e ias atrás dele depois? Riscavas-lhe a carrinha quando a encontrasses? Era necessário decorares a matrícula. Eu já tentei decorar 3 matrículas seguidas e não consegui. Não me concentrava. E é aqui que tudo junto... Ajuda, tal como disse.

Porquê:
ok, caíste e agora, vais à polícia? Dizer o quê? ah senhor polícia, ontem mandaram-me ao chão, no sítio X à hora Y. Fulano é testemunha.
Com sorte a testemunha ajuda-te, com azar caga na situação porque não quer problemas (calma, o temo dos direitos vem a seguir) e sabes? Não consegues ter uma prova de quem te mandou ao chão. Tu próprio disseste há uns posts atrás algo como "talvez os polícias façam demasiadas perguntas para dissuadir fazer uma queixa". E se tu deres de caras com um polícia que tenha empatia pela situação ele ajuda-te, ma tens que o ajudar também. E se o caso avançar, tu chegas a tribunal (se lá chegarem) e dizes (e é agora a verdadeira apoteose do meu discurso):
eu MiGuEl_82, no dia X seguia na minha bicicleta em sítio Y, ia do lado direito junto à berma, e vem o Fulano e bate-me sem eu perceber o motivo, quando há uma via ao lado com espaço para ultrapassar. Eu seguia com luzes de X lumens (permitidos pela legislação), ia com roupa visível e não consigo entender o porquê da situação. Ah e tenho vídeo que mostra tudo o que eu disse.

Percebes o porquê de eu dizer "ajudar"?
Claro que isto é partindo do pressuposto que além de estares vivo, conseguiste fazer denúncia, a denúncia avançou, foste a tribunal e tiveste espaço para mostrar tudo.
A questão é: sem uma câmara jamais terias oportunidade provar seja o que for.
 
Top