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Mais uma morte ... até quando isto vai continuar a acontecer?

elchocollat

Well-Known Member
Agora os direitos:
Isso é conversa bonita e utópica, mas não sejas mais esperto que os outros que ficas para trás.

E é muito simples:
Os direitos existem, mas os deveres também, e o problema aqui é das pessoas que não têm respeito.
Como é que nos conseguimos preocupar com os direitos se o dever ao voto fica esquecido?
Nós temos direito a andar na via pública, etc etc etc mas temos que nos proteger e mostrar que não somos parvos. Se nos vamos agarras aos direitos, desculpem-me mas só fazemos figura de totós. Tipo os negacionistas, que até chamam à constituição "a bíblia de Portugal". É ridículo, apenas.
Por isso sim, nós temos direitos mas infelizmente estamos rodeados de burros ao volante que não têm sequer coragem de assumir o erro caso haja um acidente. E aqui entra a "esperteza": juntar os direitos e mostrar que não somos totós e que estamos a cumprir as regras de trânsito, estamos visíveis e que não há razão alguma para nos tratarem mal e serem estúpidos connosco.
Por falar em estupidez:
A 1a regra da estupidez humana diz que num determinado espaço há sempre mais estúpidos do que aqueles que pensamos, e não olha a género, tipo de pessoa, se tem curso, se mora na zona X, etc etc. nunca se esqueçam disso.

Por isso, para a semana venham aqui, façam quote ao meu post e digam-me o quão errado estou em relação a esta conversa dos deveres.
Essas coisas são bonitas de se falar e apontar, mas quem se apoia nisso fica para trás. É preciso agir e mostrar que não se anda a dormir.

Este post e o anterior é, para mim, no que um ciclista que ande na estrada se deve preocupar.
 

elchocollat

Well-Known Member
Agora um pequeno quote que fico sem perceber, e honestamente já nem sei se é de mim...


O que é que a desculpabilização que falas no teu post, aqui
Argumentos para te defender do quê? Eu n preciso de nada disso para me fazer valer dos meus direitos. Qualquer pessoas que circule com um veículo motorizado ou não em estrada deve cumprir as regras estipuladas e deve estar na plenitude das suas capacidades fisicas e mentais. Então se um bêbado me abalroar será um assassino se eu levar luzes e equipamento refletor. Mas se por outro lado num dia radiante de sol eu decidir sair com um equipamento mais sóbrio e não ligar a luz traseira e for abalroado por um bêbado nesse caso ele deverá ser desculpabilizado pq "o sacano do ciclista nem luz levava às 3 da tarde de um dia de verão"?

Podes realmente usar luzes e equipamento refletor para prevenir essas situações mas nunca poderá servir como desculpabilização do infrator se nós iamos com um jersey preto ou com um colete cor-de-rosa
tem que ver com o que eu disse aqui ?
A questão é que ao ter luzes, câmeras, equipamento refletor, tens argumentos para te defenderes. Pelo menos eu espero que me sirva de alguma coisa, caso necessite. Espero nunca precisar ter que recorrer a isso.
Eu confio em mim, não nos outros.

NUNCA JAMAIS EM TEMPO ALGUM eu desculpabilizao um automobilista quando não há razões para tal.
Se o ciclista age mal, então ok talvez o automobilista não tem culpa
Se é o inverso (ciclista age bem) então o automobilista tem culpa.

Eu só não entendo como é que 2 assuntos ( 1 - utilizar luzes e roupa "berrante" para estar visível, para no caso de eventual acidente se poder defender, ajudar na defesa | 2 - desculpabilização de um automobilista que conduz alcoolizado e atropela um ciclista com um equipamento mais sóbrio e que não ligou a luz) se misturam tão facilmente.
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Agora um pequeno quote que fico sem perceber, e honestamente já nem sei se é de mim...


O que é que a desculpabilização que falas no teu post, aqui

tem que ver com o que eu disse aqui ?


NUNCA JAMAIS EM TEMPO ALGUM eu desculpabilizao um automobilista quando não há razões para tal.
Se o ciclista age mal, então ok talvez o automobilista não tem culpa
Se é o inverso (ciclista age bem) então o automobilista tem culpa.

Eu só não entendo como é que 2 assuntos ( 1 - utilizar luzes e roupa "berrante" para estar visível, para no caso de eventual acidente se poder defender, ajudar na defesa | 2 - desculpabilização de um automobilista que conduz alcoolizado e atropela um ciclista com um equipamento mais sóbrio e que não ligou a luz) se misturam tão facilmente.
Poderá ter que ver com a maneira como interpretei o teu post quando dizes "A questão é que ao ter luzes, câmeras, equipamento refletor, tens argumentos para te defenderes". Essencialmente achei que estavas a dizer que sem luzes, câmara e roupa visível os condutores teriam algo com que se defender e passar a responsabilidade para o ciclista, algo com que discordo completamente. Atenção que no que a luzes diz respeito, ainda que de dia sejam recomendáveis, não considero essenciais. Durante a noite ai sim deve ser obrigatório e ai sim a não utilização é altamente negligente).

Já percebi que nós temos prismas diferentes sobre o tema. Ambos concordamos em relação ao problema mas temos formas de ver a solução diferentes. E vou-te exemplificar isso até pegando em algo que disseste por aqui há já algum tempo: evitavas treinar na rua e preferias fazer rolo de modo a te sentires mais seguro ou não teres problemas com automobilistas. Não foi exatamente assim que o disseste mas na essência foi isto que transpareceste. Isso para mim é impensável. Eu adoro andar de bicicleta, antes de ser uma forma de me manter em forma é mesmo um hobby que me dá mt prazer e poder fazê-lo fora de 4 paredes é para mim essencial. Logo, não tenciono alguma vez deixar de o fazer pq existem condutores irresponsáveis e que a qualquer momento me podem deixar numa cadeira de rodas ou no cemitério. É um risco real mas assumido e aceite por mim. Basicamente, quero com isto dizer que NUNCA deixarei de fazer o que gosto porque existe o risco disto ou daquilo acontecer. Já tive de resto esta conversa com os meus pais e com a minha avó (que odeia que eu ande de bicicleta).

Mas obviamente que isto sou eu e nem toda a gente pensa com eu. Há quem como tu prefira treinar em casa, evitando este risco. E eu não digo que estejas certo ou errado, é simplesmente uma forma diferente de abordar a questão. Tu provavelmente estás preparado para abdicar de algo que gostas em prol da tua segurança. Enquanto que eu estou disposto a arriscar essa segurança em prol de algo que gosto e me dá prazer. Tem que ver com diferentes maneiras de ser e pensar.

Pegando na questão das luzes, camara e equipamento: as luzes obviamente que são algo que ajuda a tornar-te visível. Ando sempre com luz traseira, a qual ligo sempre. À noite é um must have e em caso de não utilização torna-nos negligentes e ai sim passível de ilibar os condutores em caso de acidentes; câmara para mim faria sentido se as imagens servissem para alguma coisa, o que me parece que não acontece. Vê a reportagem de ontem no Jornal da Noite da RTP e atenta ao que diz o ciclista entrevistado. A confirmar-se, é mais uma situação "engraçada" para juntar às escutas telefónicas ou emails que de nada servem em tribunal; roupa visível admito que pode ajudar mas não é por aí. Estejamos de preto ou de cor de rosa fluorescente, quem vai atrás de nós a conduzir um veículo de 1 tonelada tem que ir atento à estrada e aos obstáculos que tem pela frente.

Atenção que existem normas para os elementos de iluminação e refletores da bicicleta (nas rodas o que normalmente não cumprimos):
https://codigodaestrada.org/108/luzes_e_reflectores

Caso tenhas um acidente, sobrevivas e queres que o seguro entre ao barulho se tu vais ilegal...

A camara é fixe para denunciar. Que a denuncia chegue a bom porto já isso depende das autoridades.

Desconhecia essa questão dos refletores nas rodas. Não achei que fossem obrigatórios. Mas durante o dia diria que são quase inúteis. Durante a noite sim, fazem sentido.
 

cabeloruivo

New Member
Atenção que existem normas para os elementos de iluminação e refletores da bicicleta (nas rodas o que normalmente não cumprimos):
https://codigodaestrada.org/108/luzes_e_reflectores

Caso tenhas um acidente, sobrevivas e queres que o seguro entre ao barulho se tu vais ilegal...

A camara é fixe para denunciar. Que a denuncia chegue a bom porto já isso depende das autoridades.
Pagina super desactualizada, entretanto a legislação já sofreu alterações e... https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/150757538/details/normal?q=codigo+da+estrada+2020
 

cabeloruivo

New Member
Qual é a alteração no que nos toca?
Ora ai está, é aqui, neste tipo de comentário que começa o erro da maior partes das pessoas que andam na estrada, embora estejamos em um forum de ciclismo, a legislação, tem que ser toda e sem excepção, toda do nosso conhecimento, por isso são todos os artigos.
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
Ora ai está, é aqui, neste tipo de comentário que começa o erro da maior partes das pessoas que andam na estrada, embora estejamos em um forum de ciclismo, a legislação, tem que ser toda e sem excepção, toda do nosso conhecimento, por isso são todos os artigos.

Não fui claro. Para a conversa que estamos a falar (dispositivos de sinalização e refletores dos velocípedes) o que é que foi alterado? Se sabes linkar artigos, e "a legislação, tem que ser toda e sem excepção, toda do nosso conhecimento", imagino que sabias o que foi alterado e então partilha lá connosco a parte relacionada com a conversa que estamos a ter.

Não consigo compreender como é que da minha afirmação deduziste que o restante CE é para esquecer!:rolleyes:

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http://www.ansr.pt/SegurancaRodovia...a do Condutor de Velocípede - desdobrável.pdf
 

cabeloruivo

New Member
Vou recapitular, infelizmente só leu entre linhas, eu mencionei que a pagina estava desactualizada, vou voltar a escrever, para evitar mal entendidos, a pagina está desactualizada, não disse que o artigo 93.º estava desactualizado, o que é extremamente diferente, espero ter esclarecido, e calma na próxima :D
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
Pois calma nos comentários deste estilo:
Ora ai está, é aqui, neste tipo de comentário que começa o erro da maior partes das pessoas que andam na estrada,

Mas tenho que usar refletores nas minhas rodas ou não? Porque para aumentar a confusão:

Decreto-Lei nº 170-A/2014 de 07-11-2014
Artigo 14.º - Norma revogatória
É revogada a Portaria n.º 311-A/2005, de 24 de março. (a nossa amiga dos refletores :mad:)

Esclarece-me tu que sabes toda a legislação já que:
a legislação, tem que ser toda e sem excepção, toda do nosso conhecimento

:eek::p:p:p:p:p:p
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
É revogada a Portaria n.º 311-A/2005, de 24 de março. (a nossa amiga dos refletores :mad:)
Resposta ao "quiz":p: a que é revogada é Portaria n.º 311-A/2005 e não Portaria n.º 311-B/2005o_O

Ou seja é obrigatório.

"... é obrigatório, desde o anoitecer até ao amanhecer..."
Pensava que era sempre obrigatório o uso de refletores nas rodas.

https://dre.pt/web/guest/legislacao...417/diploma/indice?consolidacaoTag=Automóveis
1 - Desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre que existam condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de nevoeiro, chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó, os condutores devem utilizar as seguintes luzes:
a) De presença, enquanto aguardam a abertura de passagem de nível e ainda durante a paragem ou o estacionamento, em locais cuja iluminação não permita o fácil reconhecimento do veículo à distância de 100 m;
b) De cruzamento, em locais cuja iluminação permita ao condutor uma visibilidade não inferior a 100 m, no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais, quando o veículo transite a menos de 100 m daquele que o precede, na aproximação de passagem de nível fechada ou durante a paragem ou detenção da marcha do veículo;
c) De estrada, nos restantes casos;
d) De nevoeiro, sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o imponham, nos veículos que com elas devam estar equipados.
2 - É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o não justifiquem.
3 - Sem prejuízo do disposto no n.º 1, os condutores de veículos afetos ao transporte de mercadorias perigosas, sinalizadas com painel laranja, nos termos da respetiva legislação especial, devem transitar durante o dia com as luzes de cruzamento acesas.
4 - Sem prejuízo do disposto no n.º 1, é obrigatório durante o dia o uso de luzes de cruzamento nos túneis sinalizados como tal e nas vias de sentido reversível.
5 - Salvo o disposto no número seguinte e se sanção mais grave não for aplicável por força de disposição especial, quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 30 a (euro) 150.
6 - Quem utilizar os máximos no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais ou quando o veículo transite a menos de 100 m daquele que o precede ou ainda durante a paragem ou detenção da marcha do veículo é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.
Sim, entendo que é só obrigatório quando as condições de visibilidade não são boas (seja de noite ou de dia).
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Além de uma triste notícia, triste é não só a forma como a notícia é colocada (o ciclista colidiu com um automóvel... (Ironia on)Coitado do automóvel(ironia off))mas o primeiro comentário é de bradar...
E a quantidade de comentários que quase levam a acreditar que são milhares os automobilistas que perdem a vida todos os anos devido a serem albaroados por ciclistas? Eu tenho q começar a evitar ler esses comentários… perco anos de vida só de me irritar!
 

Velhadas

Well-Known Member
E a quantidade de comentários que quase levam a acreditar que são milhares os automobilistas que perdem a vida todos os anos devido a serem albaroados por ciclistas? Eu tenho q começar a evitar ler esses comentários… perco anos de vida só de me irritar!
As seccoes de comentarios dos jornais é onde os tipicos idiotas adoram dizer idiotices só porque sabem que nao levam uma chapada
 
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