• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Mais uma morte ... até quando isto vai continuar a acontecer?

muitos semáforos accionados por velocidade estão antes de uma passadeira; se atropelares um peão por causa dessa «técnica» espero que o peão ou o familiar do peão (que pode ser uma criança) , não seja como eu.
 

jpacheco

Well-Known Member
E há semáforos que são mistos.. de velocidade que depois abrem o trânsito as outras faixas. Faz o seguinte, quando estiver vermelho paras mais encostado à berma porque é como dizes, com uma distracção e ficamos encaixados entre latas.
 

pratoni

Well-Known Member
Se parares no semáforo de velocidade fora da faixa de rodagem ou na berma, proteges-te na mesma...
 

Mhrs

Member
Desculpem mas esta discussão parece um bocadinho surrealista. As regras de trânsito são para cumprir por todos os utilizadores das estradas, em carros, bicicletas, carroças, ou no que seja. Elas existem com base na lógica de que são necessárias e obrigatórias. Não podemos escolher as que cumprimos em função das nossas conveniências ou até da avaliação que fazemos dos riscos. Defender que o ciclista não tem de parar num semáforo ou sinal de STOP, por mais seguro que lhe pareça, é legitimar que um automobilista diga que pode fazer tangentes a ciclistas quando os ultrapassa, desde que lhe pareça seguro. Se ficamos entregues à avaliação de risco de cada um, isto transforma-se numa selva. É evidente que os ciclistas são o elo mais fraco na estrada, pela simples razão de que o para-choques é o seu corpo. Mas por isso mesmo, não só para dar o exemplo mas sobretudo para se protegerem, devem ser os primeiros a cumprir as regras todas. Eu sei que é muito chato ir a rolar e ter de parar num semáforo que se acendeu para chatear. Eu não sou santo e já fiz isso. Mas daí até dizer que essa é a atitude correcta vai um passo de gigante.
 

snp77

New Member
muitos semáforos accionados por velocidade estão antes de uma passadeira; se atropelares um peão por causa dessa «técnica» espero que o peão ou o familiar do peão (que pode ser uma criança) , não seja como eu.

Não sei se és da zona, eu treino quase diariamente na marginal de Cascais/Lisboa, e praticamente todos os sinais de velocidade desta via não têm passadeiras de peões. É claro que os que têm a conversa é outra, pois tal como tento me proteger ao passar um sinal vermelho desses, obviamente que paro num que têm passadeira, como por exemplo os que estão junto à praia de Carcavelos.

Certo?

E falando por julgamento de valores, que tanto se têm assistido neste tópico, como neste http://www.forumciclismo.net/showthread.php?14270-A-irm%E3-do-xunas&p=269458&posted=1#post269458, onde inclusive os "donos da verdade" (pre_historico esta parte não é para ti) até me apelidaram a mim e a outro user de "pato bravismo", a verdade é que quem treina nesta marginal, sabe bem os atropelos à lei rodoviária que lá se fazem, especialmente em horas de ponta, ou no "stress" de ir (ou sair) da praia.

Posso andar com uma bicicleta de estrada há um mês, mas andava diariamente com uma de btt nessa mesma marginal, e mesmo antes disso já lá corria há anos, pois fazia atletismo (nomeadamente) corrida, muito antes da moda do "running" e do "cycling".

Posto isto, sei exatamente o tipo de "civismo" que lá se encontra, a titulo de exemplo, há 4 anos atrás um carro que passou por mim na subida do Saiza cheio de putos, ia eu a correr no passeio, atiraram-me com uma garrafa de água às costas e seguiram viagem....

Posso eventualmente descrever atropelamentos que lá assisti (em frente aos socorros náuticos em Paço-de-Arcos), etc, etc... Mas acho que já têm uma ideia do "civismo"!

Só que eu quando vou na estrada de bicicleta, atento ao "civismo" que lá se pratica, não paro num sinal de velocidade que um carro atrás de mim fechou, pois não sei se ele vem com um excesso de mais 10 km/h ou de 100 Km/h e simplesmente não tenho maneira de saber se ele vai parar a tempo ou não! É esta a razão! Não é mais nenhuma! (isto vai contra o código rodoviário? VAI... isto protege-me contra um possível atropelamento por trás? SIM)

A diferença é que eu admito que faço isso! Agora todos os dias à hora que treino vejo mais de 50 ciclistas na marginal, e não vejo NEM UM ÚNICO a parar num semáforo de velocidade...

Mas pelo que se lê aqui e no outro tópico, todos sem excepção são zelosos cumpridores das regras rodoviárias! Aposto que todos utilizam os piscas para sinalizar mudanças de marcha, assim como todas as demais regras, etc, etc...

Mas pronto, eu admito, eu (de bicicleta) passo um sinal de velocidade que esteja vermelho por causa de algum "formula 1" que se julga o rei da estrada, atrás de mim tenha o fechado.

pre_historico, esta resposta serve para todos, fiz "quote" por causa da questão da passadeira de peões.
 

Jusko

New Member
Respondendo à pergunta "até quando isto vai acontecer?"

Bem...vai acontecer sempre, e se julgam que algum dia acabará, estarão seguramente enganados.

Nem vale a pena discutir, se vinha pela direita ou pela esquerda, se a culpa era de sicrano ou beltrano! Se podemos circular a par ou não, e os outros que se desviem! Porque na prática, independentemente de quem tem ou não razão, quem leva com o metal em cima somos nós!
E das duas uma, ou aceitam a realidade e cada um se adapta a tentar sobreviver neste meio, ou então, possivelmente estarão mais propensos a ter algum acidente. Na prática, não é mais nem menos que "ignorar" (mas sabendo que existem) as regras existentes, e agir da forma que cada um ache mais prudente de forma a evitar sem envolvido em algum acidente.

E o que faço eu para evitar estar envolvido em alguma situação deste tipo:

- Não ando à noite, portanto, no inverno engordo mais um bocadinho.
- Tento sempre evitar circular em vias com muito trafego, e algumas a determinadas horas e dias nem circulo mesmo, como por exemplo a estrada do Cabo da Roca aos Domingos a partir das 10:00!
- Nos sinais vermelhos, paro ou não dependendo do local e da avaliação de risco que faço no momento.
- Dentro do possível, vou tentando perceber o que se passa atras de mim.
- Em dias de possa apanhar algum nevoeiro/neblina, tento ir com roupas mais percetíveis de ser vistas.
- E com certeza muitas mais coisas, mas principalmente estar atento ao que se passa à minha volta, ter uma atitude defensiva.

É a minha opinião.
 

snp77

New Member
(...) E das duas uma, ou aceitam a realidade e cada um se adapta a tentar sobreviver neste meio, ou então, possivelmente estarão mais propensos a ter algum acidente. Na prática, não é mais nem menos que "ignorar" (mas sabendo que existem) as regras existentes, e agir da forma que cada um ache mais prudente de forma a evitar sem envolvido em algum acidente. (...)

Estou 1000% de acordo contigo e quem disser o contrário, ou não mete a mão na sua consciência ou talvez nunca se tenha aleijado a sério!?
Pois no meu entender, "ignorar em perfeita consciência" uma regra de transito é bem melhor do que ser atropelado ou algo assim do género por um "rei da estrada" montado no seu bólide!

(...) - Tento sempre evitar circular em vias com muito trafego, e algumas a determinadas horas e dias nem circulo mesmo, como por exemplo a estrada do Cabo da Roca aos Domingos a partir das 10:00! (...)

Já aprendi isso por experiência própria, e por incrível que pareça alguns dos "motards" conseguem ser ainda piores do que os automóveis.
 

fernandes_85

Well-Known Member
Acho que está na hora da FPC e FPCUB, dos eventos cicloturistas (Granfondos) e figuras publicas ligadas a estes desportos (Vitores Gamitos e afins) se juntarem e fazerem algo mais pela segurança de quem anda de bicicleta. Pena que neste país as pessoas só se mobilizam à porta do centro de estágio de 1 qq clube ou para ver passar o autocarro da seleção (eu fui um dos que fiz isso).
Já agora concretizando o que quero dizer com algo mais, não me refiro a gastar milhões em ciclovias ou pintar passeios de cor de tijolo e chamar-lhes vias partilhadas, o que pretendo dizer são coisas muito baratas como:
-mais sinalização nas estradas alertando para a presença de ciclistas;
-outdoors sensibilizando para os cuidados a ter nas manobras de ultrapassagem;
-maior limitação e controlo de velocidade em Estradas nacionais
- autoridades disfarçadas em bicicleta a "sofrer" na pele aquilo que os ciclistas sofrem: manobras de ultrapassagem criminosas, razias, excesso de velocidade e aplicando as respetivas coimas
-
 

fernandes_85

Well-Known Member
Para mim o capacete é igual a levar os sapatos de encaixe para andar de bicicleta, vai sp comigo. Contudo não defendo que o seu uso seja obrigatório. Reporto-me simplesmente à experiência de países muito mais desenvolvidos que Portugal nestes assuntos como a Holanda p.e

De qualquer maneira, se é esse o motivo pelo qual os condutores se comportam da maneira que se comportam, que isso seja obrigatório já.
 

Wawando

Well-Known Member
Desculpem mas esta discussão parece um bocadinho surrealista. As regras de trânsito são para cumprir por todos os utilizadores das estradas, em carros, bicicletas, carroças, ou no que seja. Elas existem com base na lógica de que são necessárias e obrigatórias. Não podemos escolher as que cumprimos em função das nossas conveniências ou até da avaliação que fazemos dos riscos. Defender que o ciclista não tem de parar num semáforo ou sinal de STOP, por mais seguro que lhe pareça, é legitimar que um automobilista diga que pode fazer tangentes a ciclistas quando os ultrapassa, desde que lhe pareça seguro. Se ficamos entregues à avaliação de risco de cada um, isto transforma-se numa selva. É evidente que os ciclistas são o elo mais fraco na estrada, pela simples razão de que o para-choques é o seu corpo. Mas por isso mesmo, não só para dar o exemplo mas sobretudo para se protegerem, devem ser os primeiros a cumprir as regras todas. Eu sei que é muito chato ir a rolar e ter de parar num semáforo que se acendeu para chatear. Eu não sou santo e já fiz isso. Mas daí até dizer que essa é a atitude correcta vai um passo de gigante.

Concordo 100%
 
Desculpem mas esta discussão parece um bocadinho surrealista. As regras de trânsito são para cumprir por todos os utilizadores das estradas, em carros, bicicletas, carroças, ou no que seja. Elas existem com base na lógica de que são necessárias e obrigatórias. Não podemos escolher as que cumprimos em função das nossas conveniências ou até da avaliação que fazemos dos riscos. Defender que o ciclista não tem de parar num semáforo ou sinal de STOP, por mais seguro que lhe pareça, é legitimar que um automobilista diga que pode fazer tangentes a ciclistas quando os ultrapassa, desde que lhe pareça seguro. Se ficamos entregues à avaliação de risco de cada um, isto transforma-se numa selva. É evidente que os ciclistas são o elo mais fraco na estrada, pela simples razão de que o para-choques é o seu corpo. Mas por isso mesmo, não só para dar o exemplo mas sobretudo para se protegerem, devem ser os primeiros a cumprir as regras todas. Eu sei que é muito chato ir a rolar e ter de parar num semáforo que se acendeu para chatear. Eu não sou santo e já fiz isso. Mas daí até dizer que essa é a atitude correcta vai um passo de gigante.

Mas é que isto nem sequer deveria ser assunto para se discutir, mas há de tudo também no mundo das bicicletas, enfim...
 

GMQ

Well-Known Member
Todos cometemos os nossos erros e nenhuma das partes é santa. Já tive algumas situações carricatas, nomeadamente um motoqueiro a dizer que paga impostos por isso tinha direito a circular com primazia... Não tinha ar de fiscal das finanças... mas eu até tenho a minha situação fiscal regularizada...:confused:
Acima de tudo é um problema de mentalidade, daí achar ser necessário fazer um RESET.
 

Jusko

New Member
A FPC e a FPCUB faziam melhor era em apoiar o uso obrigatório de capacete.

Sim, campanhas de sensibilização, se não o fazem deveria ser uma das suas prioridades, a de cicloturismo deveria ser uma das suas prioridades.

Mas também digo já, pessoas que vão para a estrada andar de bicicleta e não levam capacete e luvas...estamos conversados.

Não tem muito à ver com o assunto, mas é um exemplo de como as pessoas muitas vezes procuram os problemas;
Esta semana no passeio Domingueiro (BTT) passo por uma fulano de roda furada, abrando e pergunto se precisa alguma coisa, dizendo-me ele que tinha furado...
EU - Vendo-o sem mochila e aparentando estar com os bolsos do Jersey vazios, pergunto se tem ferramentas, camara de ar, etc, e se precisa que o ajude a trocar a camara ou reparar o furo.
ELE - Diz-me ele que não tem nada (mas eu reparo que tinha uma bicicleta razoável, e um belo equipamento de ciclismo)
EU - Mas não trazes nada contigo! (nem queria acreditar)
ELE - Pah não, mas vem ai um camarada atrás que tem.
EU - Ok, boa sorte e segui viagem (mas se ele me tem dito que não vinha ninguém, eu também não o tinha ajudado)

E eu carrego comigo montes de tralha, principalmente no BTT, desde as ferramentas básicas, um elo de corrente, camara de ar e ainda remendos, e mais uma ou outra coisa, até 1 mini kit de primeiros socorros levo.
Carrego para mim, e para quem teve um "azar", mas não sou carregador para tipos destes...pessoas destas andam à procura dos problemas, tal como os que andas sem capacete, à noite, nas estradas perigosas, etc...

O mais engraçado, é que no final da minha volta quando estava já no carro, vejo o gaijo a chegar a pendura de uma motorizada...espero que tenha aprendido a "lição".
 

pratoni

Well-Known Member
A FPC e a FPCUB faziam melhor era em apoiar o uso obrigatório de capacete.

Sinceramente, compreendo os argumentos da FPCUB em não apoiar o uso obrigatório porque, conhecendo o país onde estamos, o mais provável era isso virar apenas numa caça à multa e pior, numa verdadeira caça às bruxas (leia-se a quem não usar capacete) por parte de quem tiver uma posição antagonista aos ciclistas (por ex. automobilistas)...

Nem todos andamos no meio das estrada, grande parte da utilização é feita em meios rurais, em passeios, etc e tal...

Agora, eu pessoalmente uso sempre o capacete e, se for alguém andar comigo que não tenha capacete, chateio-o(a) e nem que eu tenha de voltar a casa e ir buscar um capacete para essa pessoa...

Já passei por gajos sem capacete e disse "Epá deixaste cair o capacete!!..." :p
 

snp77

New Member
Desculpem mas esta discussão parece um bocadinho surrealista. As regras de trânsito são para cumprir por todos os utilizadores das estradas, em carros, bicicletas, carroças, ou no que seja. Elas existem com base na lógica de que são necessárias e obrigatórias. Não podemos escolher as que cumprimos em função das nossas conveniências ou até da avaliação que fazemos dos riscos. Defender que o ciclista não tem de parar num semáforo ou sinal de STOP, por mais seguro que lhe pareça, é legitimar que um automobilista diga que pode fazer tangentes a ciclistas quando os ultrapassa, desde que lhe pareça seguro. Se ficamos entregues à avaliação de risco de cada um, isto transforma-se numa selva. É evidente que os ciclistas são o elo mais fraco na estrada, pela simples razão de que o para-choques é o seu corpo. Mas por isso mesmo, não só para dar o exemplo mas sobretudo para se protegerem, devem ser os primeiros a cumprir as regras todas. Eu sei que é muito chato ir a rolar e ter de parar num semáforo que se acendeu para chatear. Eu não sou santo e já fiz isso. Mas daí até dizer que essa é a atitude correcta vai um passo de gigante.

Concordo 100%

Não menosprezando os acidentes e mesmo mortes que têm havido na estrada, mas como estamos a "debater o sexo dos anjos", (nesta parte da conversa onde debatemos o respeito/não respeito das regras de transito), eu encerro a minha participação pois a minha opinião no que respeita as regras de estrada, está supra explanada.

Já agora, para os apologistas que as regras são para cumprir sem excepção e em modo de brincadeira, que tal o seguinte:

Apeados, da próxima vez que chegarem ao pé de uma passadeira (sem qualquer sinal luminoso vertical condicionador de tráfego/passagem) numa qualquer estrada deste pais (com tráfego automóvel) atravessem! Não precisam de olhar para os lados, afinal está contemplado no código da estrada que os peões devem atravessar nas mesmas e que o trafego a motor/ou sem motor deve ceder passagem, certo? Tenho a certeza que todos os carros sem exceção vos vão ceder passagem!!! E podem crer que sim, as regras são para cumprir, portanto todos eles vão parar a tempo de vocês passarem :) :) :)

Fiquem bem

A minha participação neste assunto ou algo semelhante terminou aqui, que aqui o "pato bravo" têm mais que fazer...
 

Carolina

Well-Known Member
se for para andar em ciclovias ou passeio até dispensava o capacete, mas na estrada acho que deve ser obrigatório. não há razões para não usar capacete, só se tiverem medo de ficar despenteados lol
 

pratoni

Well-Known Member
Pois mas se fores por aí facilmente deixas de ter argumento jurídico/moral porque é que num sítio é obrigatório e noutro não.

Ou seja, num sítio é perigoso ter uma queda e no outro não?...
 
Jusko a parte do andar à noite é que não compreendo, eu de inverno costumo sempre andar à noite, e até te digo que sinto mais segurança a andar à noite do que de dia.
Tens muito menos transito e por norma é pessoal mais civilizado, claro que tens de ter certos cuidados, como ter uma boa iluminação e de preferência usares roupa visível.

Tens várias vantagens, como por exemplo a visibilidade, é muito mais fácil identificares quando um carro se aproxima porque detectas logo as luzes, e mesmo em curvas cegas é fácil veres que vem um carro de frente, o que não acontece de dia.
 
Top