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Mais uma morte ... até quando isto vai continuar a acontecer?

joaocss

New Member
Acho que estás a confundir alhos com bugalhos. Ir a 30 pode ser considerado embaraço para o transito se for de automóvel , agora de bicicleta tinha que andar a 60 não? Além de que a velocidade máxima para ciclomotores é de 45 não sei se sabes.

"• Ciclomotores e quadriciclos só podem transitar dentro das localidades e estradas, sendo
o limite máximo permitido de 40 km/h, nas localidades, e 45 km/h, em estrada;"

não estou a misturar nada, conforme está a lei, como ainda não há velocidades estabelecidas por lei para bicicletas estabelece-se a velocidade máxima a da sinalização vertical. é estúpido mas é assim.

Logo também é estúpido mas vais em contra ordenação ao ir a 20 ou 30 numa nacional, isto se fores a causar embaraço, isto é se meteres uns quantos carros atrás de ti a essa velocidade.

infelizmente não explicam isto em quase lado nenhum mas garanto que é assim. tive a assistir a uma acção de formação dada pelo IMTT.
 
Que distância é suposto os carros manterem quando ultrapassam alguém de bicicleta?
O CE não determina distâncias de segurança nas ultrapassagens, nem mesmo entre veículos a motor. No entanto, os condutores de todos os veículos devem proceder de modo a manter a segurança de todos nas suas manobras na estrada.

Achas que esse site está actualizado?
 

joaocss

New Member
Que distância é suposto os carros manterem quando ultrapassam alguém de bicicleta?
O CE não determina distâncias de segurança nas ultrapassagens, nem mesmo entre veículos a motor. No entanto, os condutores de todos os veículos devem proceder de modo a manter a segurança de todos nas suas manobras na estrada.

Achas que esse site está actualizado?

a distancia está no código e é 1.5m. sim alguma coisa está desactualizada mas a parte da velocidade que eu refiro continua a ser assim.
 

jpacheco

Well-Known Member
Na maioria das nacionais quase que diria que 80% das estradas estas a circular em localidades... pressuposto isto a velocidade máxima já devem saber qual é. Mesmo que não haja sinal vertical a indicar... placa de Vila aldeia ou cidade X reduzes para 50. Há vias largas que não é preciso andar e assumir a via porque há espaço para todos... mas são principalmente nesses que apanho os maiores sustos. Isto porque vou descansado até levar uma razia :/ nas vias em que ou não há berma ou a própria é mais estreita convém mesmo assumir não digo o meio da via mas uma parte. Isto para forçar como já escrevi e como ja disse a carolina e bem situações em que há trânsito de frente e não levares com uma razia e até quem sabe um chega para lá... nestas últimas normalmente são estradas com menor trânsito e de acesso a localidades e portante as velocidades costumam ser mais lentas.

É preciso que a sociedade debata... quanto mais se falar maior será o esclarecimento.. Este tipo de fórum e nos facebooks e etc são meios fantásticos para isso. Todos nós devemos-nos empenhar nesse esclarecimento e nesse debate moderado e sem radicalismos!
 

grouk

Active Member
Esta recente onda de tragedias na estrada faz me lembrar os meados dos anos 90, em que morria montes de gente nova abraçada a pinheiros e rails enfiados dentro dos seus polos g40 CRX´s e GTI´s, e porque? Não sei se se lembram mas foi quando se deu o boom da nossa abertura ao exterior, toda a gente começou a tirar a carta aos 18 e as ip´s e ic´s começaram a aparecer como cogumelos. Resultado montes de gente nova morreu e matou. Depois vieram montes de campanhas de sensibilização tolerâncias 0 novas estradas e a coisa começou a acalmar, era eu miúdo e fazia diariamente o antigo IP5 e raro era o dia em que não via acidentes muito feios, quem não se lembra dos reboques fadigas e dos mitos que se criaram.
E digo isto porquê, porque acho que neste momento estamos a passar pelo mesmo em relação as bicicletas, cada vez somos mais e a convivência com automobilistas é muito difícil. Tenho um colega de trabalho com o qual falo bastante e nem imaginam o odio visceral que ele tem às bicicletas por mais que eu tente sensibiliza-lo não consigo, é a questão do "eu pago impostos" ou o "vão aqui a ocupar a estrada toda"… Eu acho que é preciso uma forte sensibilização para este tema, e em parte passa por nós, alem da questão do respeito pelas regras de transito "mea culpa" sejamos cordiais e simpáticos, e devemos evitar escaramuças e discussões que em nada melhora a nossa imagem. Quanto ao resto acho que vai ser uma questão de tempo e as coisas vão melhorar temos que aguardar tentar fazer a nossa parte torcer para que tudo continue a correr bem
 

Rapido

Well-Known Member
Confesso que, por exemplo, estrada Nacional 10, entre Azeitão e Setúbal,, há apenas uma localidade e a estrada, actualmente, tem boas bermas (mesmo piso que a via) e não deixa de ser um pouco falta de senso um ciclista circular no meio da via.Imaginando que o condutor vai a 80km/h e o ciclista a 20/25. É necessária uma travagem bem forte... eu quando circulo de bicicleta nesta estrada faço-o SEMPRE pela berma a fim de evitar qualquer embaraço no transito.....chamem-me o que quiserem mas é a forma que eu considero mais segura, quer para mim, quer para os carros (já nem falo nos pesados, que são bastantes devido à SECIL e outras industrias que existem em Setúbal.
 

pratoni

Well-Known Member
Rapido, nessa estrada a melhor opção é mesmo a berma, ela às vezes é tão larga que até parece uma faixa de rodagem e como há muito poucos peões não há o problema de podermos ser perigosos para eles...

Agora se fossemos obrigados a andar na fazia de rodagem, com a velocidade a que vejo os carros, camiões e autocarros a passar, seria uma estrada bem perigosa...
 

fjota

Member
provavelmente alguns já viram, mas vale a pena ver...
não dará em nada, mas uma lição aprendeu e não vai repetir de certeza... isto se a psp fizer o serviço

https://www.facebook.com/photo.php?...46609528.57800.100000141816299&type=3&theater


Ainda há 2 dias fui presenteado com uma tangente, estiquei o braço e acertei na carrinha... e o que o condutor me disse é que ''vinha um carro de frente e não podia ir para o lado esquerdo'' e eu perguntei-lhe ''porque é que não abrandou, o carro passava e ele seguia sem me fazer aquilo'' não disse nada... e o problema é este, não abrandam e forçam a passagem...
 

jpacheco

Well-Known Member
A questão aqui de fundo, até mesmo para futuras discussões com o teu o teu amigo intolerante a licras com duas rodas na estrada, Grouk, podes sempre perguntar-lhe quanto tempo ele ganha com essa pressa? Numa viagem de 5km pode ganhar o quê. 10 segundos? 30 segundos no máximo? O que são 30s ou uns míseros minutos de "atraso"? Perdemos bem mais tempo com futilidades no dia a dia... para depois sermos impacientes numa ultrapassagem/ numa viagem de automóvel.

Estamos sempre com pressa... e só ha stress na estrada, é uma coisa impressionante. Que se stressem e despachem a sair de casa mais cedo. Na estrada levamos o tempo que levar.

Edited:

Esse ultimo video está espetacular e vai de acordo com o que eu disse... o que são 30s a mais?
 
Rapido, nessa estrada a melhor opção é mesmo a berma, ela às vezes é tão larga que até parece uma faixa de rodagem e como há muito poucos peões não há o problema de podermos ser perigosos para eles...

Agora se fossemos obrigados a andar na fazia de rodagem, com a velocidade a que vejo os carros, camiões e autocarros a passar, seria uma estrada bem perigosa...

Aí normalmente tambem vou sempre pela berma, o pior é que tirando um ou outro dia estão sempre cheias de vidros e lixo até porque ultimamente parece que anda por aqui uma moda nova que é partir os vidros das paragens dos autocarros, não sei qual é o divertimento mas enfim.
 

Gandartista

Well-Known Member
Esta semana ia eu a rolar a uns 40km/h numa via com duas faixas de rodagem no mesmo sentido, vou a ocupar a da direita e uma senhora meteu-se ao meu lado abriu o vidro e começou gritar comigo: "Sai da estrada!!!"....fiquei "parvo" com tal reacção.
 

Knox

Active Member
É da maior ignorância essas atitudes, muita gente devia trocar o carro por uma bicicleta um só dia que era para terem uma pequena noção.
 

fjota

Member
É da maior ignorância essas atitudes, muita gente devia trocar o carro por uma bicicleta um só dia que era para terem uma pequena noção.

Isso é verdade, mas o que não consigo entender é que não conseguem ter sensibildade para perceber que com um toquezinho matam uma pessoa...e mais...carro com carro não fazem aquelas tangentes...ainda mais me impressiona...
Outra coisa...é que se fosse um filho...um netinho...um caralhinho...já não conseguem fazer...agora como não é um ''familiar'' conseguem dar aqueles ''chega para lá'' a 60 / 70 km's/h...

Esta gente merecia ser colocada para lá da linha amarela das estações do comboio ou metro, para perceberem... e levar uma chapada :)
 
Esta semana ia eu a rolar a uns 40km/h numa via com duas faixas de rodagem no mesmo sentido, vou a ocupar a da direita e uma senhora meteu-se ao meu lado abriu o vidro e começou gritar comigo: "Sai da estrada!!!"....fiquei "parvo" com tal reacção.

Pessoas dessas eu nem sei se me metem raiva ou se metem pena. Uma atitude dessas só pode vir de alguém que tem um atraso mental.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Pessoas dessas eu nem sei se me metem raiva ou se metem pena. Uma atitude dessas só pode vir de alguém que tem um atraso mental.

Acontece muitas vezes... Entre outras.... 1001 coisas podem acontecer.... A qualquer hora e altura...

O meu conselho e o que eu faço sempre quando é comigo e baixar a cabecinha, mostrar-lhe a parte superior do capacete e continuar...

Nem sorrisos, nem palavras, nem respostas, nem beijos e abracos nem hoje nem até amanhã...

Mostrar vazio, ignorar... Completamente... e continuar a pedalar....siga o treino...

De homem para homem, carro para carro e uma coisa... E até mesmo de mota, também é perigoso...mas mesmo de mota sempre dá para fugir...

O melhor conselho e não ter reacção.... Para nosso próprio bem e da comunidade....

A não ser que seja uma senhora ou um grupo de senhoras a abrir o vidro para se meter connosco...lol...;) que também pode acontecer....;)

Grande abraço...
 
Existe hoje em Portugal uma inercia abismal por parte das forças de seguranças no que diz respeito a e ao menos tentarem evitar os acidentes ,
Existem estatísticas e referencias onde estão os pontos negros nas estradas e lá continuam ano após anos na mesma , sem alterações ou melhorias nas vias e nem nesses locais ao menos se apresentam fardados para meter respeito , não a caça à multa .
As forças de segurança hoje preocupam-se mais em entrarem para essas funções não porque quando são pequenos querem ser polícias ou gnr´s , mas porque a vida está difícil e querem ter um ordenado , entrarem às 9h e saírem ás 17h30m , preocupando-se com as subidas de carreira e os subsídios de risco para os que até estão atras dos bares ou encarregados de limpeza ou mecânicos ou tarefeiros sem aos anos terem na cintura uma arma de fogo .
As forças de segurança , hoje preocupam-se em mostrarem serviço na caça á multa de estacionamentos , pois é INACREDITÀVEL quando dizem que ocorrem operações na estrada dizerem que estão milhares de militares nas ruas e mesmo assim estão parados nas bermas à espera que ocorram acidentes para depois montarem os aparatos de TV e agora investigações ... etc.
É absurdo virem para os Facebook´s alertarem onde estão os radares de velocidade ... é absurdo ano após ano a quantidade de acidentes comunicados , aumentarem de forma abismal , forma aqueles que não são participados , não admira depois o respeito que os condutores tem para com o mais fraco ... a bicicleta sem para-choques !

A quantidade de forças de segurança em Portugal chega para evitar acidentes e crimes , no tempo de Salazar nem metade de metade haviam e o respeito era outro , justifiquem os ordenados abismais que ganham , pois existem licenciados a ganharem o ordenado mínimo em supermercados e os que para lá entraram alguns nem o antigo 9º ano tem , andaram nas Novas Oportunidades para terem direito ao 12º ano , ganham mais de mil e quatrocentos euros mensais , andam montados em carros de 30.000 euros e quem lhes deu essa formação aufere nem sequer 1000 euros e são licenciados .

Rematando :

Verguem a mola e acabem com os acidentes e crimes em Portugal , justifiquem os chorudos ordenados !

 
Existe hoje em Portugal uma inercia abismal por parte das forças de seguranças no que diz respeito a e ao menos tentarem evitar os acidentes ,
Existem estatísticas e referencias onde estão os pontos negros nas estradas e lá continuam ano após anos na mesma , sem alterações ou melhorias nas vias e nem nesses locais ao menos se apresentam fardados para meter respeito , não a caça à multa .
As forças de segurança hoje preocupam-se mais em entrarem para essas funções não porque quando são pequenos querem ser polícias ou gnr´s , mas porque a vida está difícil e querem ter um ordenado , entrarem às 9h e saírem ás 17h30m , preocupando-se com as subidas de carreira e os subsídios de risco para os que até estão atras dos bares ou encarregados de limpeza ou mecânicos ou tarefeiros sem aos anos terem na cintura uma arma de fogo .
As forças de segurança , hoje preocupam-se em mostrarem serviço na caça á multa de estacionamentos , pois é INACREDITÀVEL quando dizem que ocorrem operações na estrada dizerem que estão milhares de militares nas ruas e mesmo assim estão parados nas bermas à espera que ocorram acidentes para depois montarem os aparatos de TV e agora investigações ... etc.
É absurdo virem para os Facebook´s alertarem onde estão os radares de velocidade ... é absurdo ano após ano a quantidade de acidentes comunicados , aumentarem de forma abismal , forma aqueles que não são participados , não admira depois o respeito que os condutores tem para com o mais fraco ... a bicicleta sem para-choques !

A quantidade de forças de segurança em Portugal chega para evitar acidentes e crimes , no tempo de Salazar nem metade de metade haviam e o respeito era outro , justifiquem os ordenados abismais que ganham , pois existem licenciados a ganharem o ordenado mínimo em supermercados e os que para lá entraram alguns nem o antigo 9º ano tem , andaram nas Novas Oportunidades para terem direito ao 12º ano , ganham mais de mil e quatrocentos euros mensais , andam montados em carros de 30.000 euros e quem lhes deu essa formação aufere nem sequer 1000 euros e são licenciados .

Rematando :

Verguem a mola e acabem com os acidentes e crimes em Portugal , justifiquem os chorudos ordenados !


Aqui o problema reside muito na educação das pessoas. Muita gente julga que por vir de carro que é superior a tudo e todos, e eu pessoalmente parece-me que é mais evidente ao sábado e domingo do que à semana quando vou pedalar ao fim do dia. Neste aspecto os condutores de fim de semana são um perigo.

Outro ponto é o ensino da condução. Eu vejo carros de condução a fazer cada asneirada... E ainda por cima com o consentimento do instrutor. Ainda este ano em Esposende ultrapassei um carro de instrução que ia a 30, eu ultrapassei, já tinha terminado a ultrapassagem ia regressar à direita. Para meu espanto o instrutor manda o rapazito que estava a aprender acelerar, colocando-me em perigo pois vinham carros de frente. É isto que se ensina? Eu reclamei e o instrutor ainda se achou com razão.... Perante isso, não é de espantar os comportamentos que vemos. A própria GNR desrespeita os ciclistas. Na mesma N13, perto de Fão já fui apertado por um Jipe da GNR. A minha sorte foi ter uma berma de 2 metros para me desviar.

Quanto à velocidade, acho que já está na altura de se subir o limite pelo menos nas auto estradas. Para quem faz muitos kms de carro e, auto estrada, com os carros hoje os 120kmh são bons é para encher os cofres do estado.
 
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