• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Corrida/jogging

undernardo

Active Member
MigC77,

Já tinha uma certa saudade de ler os teus posts. ;) Não te abstenhas de fazer intervenções deste género. Por vezes necessárias.
 
Por partes :)

helderasmoreira, acredito que o teu objectivo fosse o de ajudar mas não confundas nem cries relações directas entre ritmos de treino/zonas de esforço, com as lesões que se podem contrair e menos com esta situação especifica. Tem muito mais influencia nas lesões a duração do treino do que o ritmo ou esforço. Basta pensares que a corrida é um exercício repetitivo e não é por ires mais depressa que o impacto com o solo é maior (sobretudo quando tens técnica de corrida).

Concordo contigo que talvez possa ter deixado uma ideia errada no meu post. A verdade é que torna-se muito mais difícil manter (e recuperar) de um plano de treinos cujas corridas são todas em ritmo de esforço elevado. O meu post tinha primariamente como objetivo salientar a importância de correr devagar. Como forma de base building durante uns meses e antes de partir para treinos de intensidade alta. Mas concordamos que a duração é mais importante para lesões do que a intensidade.

E já agora, digo isto em tom de brincadeira apesar de ser verdade, diz lá ao teu conhecido que corre 10k em 37min que nos dias que sai para fazer 7/8km a 6min/km mais vale ficar em casa ou ir fazer outra coisa qualquer… porque especificamente no caso dele pouco ou nada está a fazer… Ainda se me dissesses que corria 15/20k a volta de 5:00min/km… ainda vá que não vá… Agora um tipo que recentemente tenha feito 10km em 37min ou tenha corrido10km a um ritmo de cerca de 3:45min/km quando corre ao ritmo que tu indicas uma distancia de 7/8km não está a treinar nada… pode estar a acompanhar alguém ou a fazer outra coisa qualquer… Agora outra coisa é se o teu conhecido corria a 3:45min/km à uns aninhos atrás e agora faz os treinos que comentas. Eu quando competia, e fazia 10km abaixo de 30min, treinava a um ritmo completamente diferente de hoje em dia…

Bem, por vezes corre 7/8, outras vezes corre 10 a 12 em ritmos de 5:00min/km a 6:00min/km. Não acompanho a 100% o plano de treinos.
Posso-te dizer no entanto que é uma pessoa que é devidamente acompanhada no treino e que o tempo dos 10k é bem recente (semanas), sendo que até fez um ironman há uns meses. Não duvido dos teus conhecimentos de treino, mas também não duvido que ele saiba o que está a fazer.
Mais uma vez, o objetivo desse exemplo foi o de mostrar que não se deve correr sempre em esforço (próximo do ritmo que faria numa corrida) só porque o consigo fazer mas sim adotar uma perspetiva de "saber quando correr devagar => correr mais rápido a longo prazo". Daí dizer que alguém que corre 10k em 3:45min/km também faz corridas a ritmos 1/2 min abaixo do seu race pace.
 

moshinho

Well-Known Member
|MigC77|

Confesso que comecei a ler e depois desisti.
Não leves a mal, mas hoje estou sem paciência para tal.
Agradeço a tua intervenção e irei ler todo o texto com bastante atenção, mas outro dia.
Em relação aos joelhos, andei bastante tempo nos médicos e diziam que não era nada, depois passaram para a condromálacia com várias tratamentos e curas milagrosas com suplementos para as cartilagens, que provavelmente resultam em alguém que esteja no início do "problema" e "abafe" as dores.
A minha insistência foi sempre na ressonância magnética para despistar de uma vez o que tinha, mas infelizmente o nosso sistema de saúde está desta forma.
Adia-se e poupa-se ao máximo. O "doente" que aguente.
Contudo recentemente mudei de médico (no sistema público na mesma) e a médica em questão, mandou-me fazer uma ressonância "de estalo" e foi despistada a factura do menisco externo no joelho esquerdo.
A artroscopia foi marcada, mas como sabem, tive de ficar na lista de espera para a cirurgia que irá ser feita num ano futuro...não me perguntem qual!!!
Em relação ao estar a insistir...eu sei que não devo correr, mas como gosto e preciso de correr para libertar "energias negativas", insisto e aguento com as dores!
Não fiz ainda nenhum teste de passada para me dizerem qual os melhores ténis da marca a usar (provavelmente os mais caros que tiverem na loja)...
|MigC77| também fiz muitas provas e competições no passado, sobretudo nas camadas jovens.
Deixei de praticar salvo erro em 1992 e nunca mais corri/competi em atletismo!!!
lgass, 5:00/km não é nada para o mais comum do mortal que treina com regularidade e tem alguma preparação física, mas para mim é excelente.
Deixa-me explicar: desde 1992 que não corria e desde essa altura que fumo...de 2001 a 2004 pratiquei motocross e entrei em várias provas, mas os treinos nunca foram o meu forte.
Após uma lesão no joelho direito (menisco) e cirurgia do mesmo, decidi comprar uma bicla para começar a pedalar e fortalecer os músculos das pernas, uma vez que fiquei com os músculos da perna direita atrofiados devido às semanas que tive sem fisioterapia (mais uma vez o sistema público).
Portanto, devo ter cerca de 2 anos de bicla, com várias paragens pelo meio e algumas corridas.
De referir que abandonei o tabaco, completamente à cerca de 5 dias (iupiiiiiiiiiiiiii) até ver, 5 dias é uma vitória :)
Se deveria não correr até ter os joelhos "arranjados"? Sim, claro.
Se o vou fazer? Não :cool:
Se vou sofrer consequências? Sim.
Se devo correr com menos intensidade e menos tempo, até o corpo se adaptar mais à corrida? Sim
Se o vou fazer? Vou tentar!!! :D
 

DMA

Well-Known Member
Fonix Mig77, belo post!
Devias continuar a participar no fórum de forma continuada.
Posts com qualidade fazem sempre falta ao fórum.
Anda lá, reverte a tua decisão ;)
 

moshinho

Well-Known Member
Mais uma corridinha :)
Desta vez pelas ruas, escadaria e subidas da minha Alcácer velhinha!

https://www.strava.com/activities/491640234

feedback:
- senti novamente uma dor na zona do joelho direito, mas desta vez nem sei bem se será no joelho ou num músculo ou tendão na parte interior traseira da perna/joelho...se é que me faço entender... :p
- dois dias depois: dores musculares...muitas...:mad:
 

moshinho

Well-Known Member
Boas,

moshinho, para mim arranca-te muito rápido, e aposto que não fizeste aquecimento nem alongamentos :cool:

O arranque é a descer. Acredita que vou devagar e a "travar" na descida. Por acaso hoje não aqueci. O aquecimento foi uns bons minutos a passo devagar.
Alongamentos a frio? Nunca na vida.
 

moshinho

Well-Known Member
Mais uma corridinha:

https://www.strava.com/activities/494357736

Após a corrida em modo "Tochas"

12745467_952560178126563_6098632053527161552_n.jpg
 

pessego

Member
O arranque é a descer. Acredita que vou devagar e a "travar" na descida. Por acaso hoje não aqueci. O aquecimento foi uns bons minutos a passo devagar.
Alongamentos a frio? Nunca na vida.

no strava correste o 1ºkm a 5.18/k, foi o teu km mais rápido, logo arrancaste rápido :cool:
 

MigC77

Well-Known Member
Bom dia moshinho,

Gostei muito, mas mesmo muito, deste teu treino:

https://www.strava.com/activities/494357736

Uma distância contida, um trajecto na minha opinião bastante “completo” e balanceado, e um ritmo bastante consistente! Mas deixa-me desenvolver para que entendas melhor aquilo que quis dizer tendo em aquilo que já te disse no meu post anterior.

A distância foram 7km e a duração cerca de 37min. Ok idealmente não deverias ultrapassar em muito os 30min de treino nesta fase… mas para não me tornar “chato” e uma vez que é melhor que faças 37min do que dês ao teu corpo nesta fase uma tareia de mais de 1h a correr, vou-te incentivar a que repitas este tipo de treino com este tipo de duração.

Gostei muito do circuito, alias foi aquilo que gostei mesmo mais :) Um circuito muito equilibrado! A meu ver com a dose quase perfeita de plano, subida e descida… Porque é que digo quase… porque a descida me parece bastante agressiva. A nível muscular é importante que entendas que em subida e descida estás colocar ênfase em grupos musculares diferentes e de forma diferente. Deixa-me dar uma explicação rápida. Nas subidas trabalham (mais ou pelo menos aqueles que mais se sentem) de forma concêntrica os seguintes músculos: isquiotibiais, gluteos e gémeos. O tendão no qual colocas mais stress é o tendão de Aquiles. Obviamente que a subir para vencer a gravidade, tudo trabalha! Os músculos mais pequenos dos pés, calcanhar e tornozelo também vão estar sob mais pressão. Já nas descidas os músculos vão trabalhar de forma excêntrica, o que trocado por miúdos é o mesmo que dizer vão trabalhar como “amortecedores”. Neste caso os músculos que vão servir de amortecedores serão sobretudo os da parte anterior da perna (ao contrário das subidas), ou seja quadriceps, etc… Em ambos casos, mas sobretudo para descer, é importantíssimo que tenhas uma boa técnica, para não alongar mais o texto vou-te apenas indicar que faças uma pesquisa no google por running downhill ou uphill… encontrarás vários artigos que explicam como correr correctamente nessa situação… Qualquer questão sabes onde encontrar-me.

Falando agora em efeitos práticos, e tendo em conta que é importante na rotina de treino incluir subidas e descidas, é fundamental saber quais os contras e como minizá-los… Nas subidas como referi, há serie de músculos que vão trabalhar concentricamente de forma acentuada e o reverso da medalha é o progressivo encurtamento ou perda de flexibilidade desses músculos. Por isso é que insisto sempre na importância dos alongamentos dos isquiotibiais, gluteos e gémeos. Pensado na bicicleta uma boa flexibilidade dos isquiotibiais e gluteos é fundamental, pensando na corrida: os gémeos. A maioria das pessoas que começa a correr não tem noção da importância dos gémeos e acima de tudo da sua elasticidade. A falta de elasticidade neste grupo muscular pode estar na origem de uma panóplia de lesões que a maioria dos atletas iniciantes nem sonha. É igualmente um grupo muscular que não é fácil de alongar, existem vários exercícios que podem funcionar melhor em algumas pessoas que outros… Eu pessoalmente sempre preferi alongar os gémeos, assentando a ponta do pé num degrau e deixando cair o calcanhar.

Passemos aos ritmos… também gostei muito da consistência. Fizeste o teu treino a um ritmo bastante consistente, os 3-4kms iniciais bastante consistentes a cerca de 12km/h, abordas a subida e logicamente há uma perda de ritmo de cerca de 1km/h o que a meu ver é consistente e tendo em conta a inclinação considero bastante bom. Foi aqui referido, em relação a outro treino que tinhas começado muito rápido, isso por vezes acontece sobretudo nos primeiros tempos mas mesmo com atletas mais experientes… Eu costumo dizer que o 1ºkm normalmente é para acertar o ritmo inicial, portanto é normal haja diferenças mais ou menos significativas tanto para cima como para baixo do 1ºkm para os seguintes. Mas neste treino não, foi certinho… marcaste o teu ritmo para um treino especifico desde o 1ºkm sem grandes oscilações.

Falemos agora dos próximos treinos… Não faças o que acabaste de fazer, fizeste um bom treino na 2ªf à tarde e hoje de manhã PIMBA! Espetas-lhe outro… O de hoje não vou sequer comentar… Apenas te vou perguntar pelo tempo de recuperação e regeneração dos teus músculos, tendões, articulações, ossos… e falando no teu caso especifico as cartilagens… Neste fase em que não se tem o corpo habituado deve-se dar SEMPRE 48h de descanso entre corridas. Dia sim dia não. Nunca dias seguidos e muito menos o que fizeste… Não foi tão mau como se tivesses corrido 1h e tal como já te vi fazeres, mas olha que a diferença não foi muita…

Atenção moshinho, o “problema” que existe contigo é que o teu corpo está numa fase em que se tem que habituar a levar “porrada” (leia-se habituar-se aos impactos absorvidos a cada passada) cada vez que fazes um treino de corrida, mas tu já tens uma boa capacidade aeróbica e um bom ritmo! Vou-te comparar a um atleta de alta competição que está a regressar duma lesão, ele sabe que pode fazer mais mas tem que ir devagar para não recair… É difícil mas tem que ser assim.

Agora sim… e para finalizar tens aí um rico circuitozinho que te permitirá evoluir bastante se fores com calma e tiveres imaginação :) Vou-te dar umas ideias para próximos treinos… Faz o circuito ao contrário, subindo o que desceste no dia 15, começa a correr de forma a percorrer cerca de 1km antes de chegares à subida, faz a subida ao mesmo ritmo que trazias de trás e depois desce cerca de 1min/km mais rápido que ritmo do km plano que fizeste… os restantes kms até ao fim são para “recuperar”. Se fizeres depois comenta as sensações. Assim de repente pode-te parecer muito parecido com o que fizeste mas irás perceber que se o fizeres como eu indiquei as sensações serão bastante diferentes.

Boas corridas ;)
 

moshinho

Well-Known Member
Thanks. Absorvi o que li e irei reflectir. Fui hoje de manhã porque hoje à noite não posso. Vou ver o Maior (leia-se Benfica). De qualquer das formas, este mês vou meter mais carga, daí o objectivo passa também por meter alguma altimetria, embora de forma gradual.
 

lgass

Well-Known Member
@MigC77 - mais um excelente post! devíamos ter um hall of fame para fazer bookmark destes posts

e acrescento a pergunta: não valerá a pena fazer aqui nesta fase um treino intervalado. algo tipo 10 minutos de corrida normal. seguido de 10 séries 1minuto muito rápido/1 minuto queima de gordura e 10 minutos de regresso à calma?
 

rgccv

Member
Bom dia a todos, tenho acompanhado este topico com muita atenção e agradeço ao @MigC77 por todas as explicações que tem dado.

Quanto Às corridas, @moshinho bom trabalho e bom progresso
 
Top