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BTWin Sport 4

pratoni

Well-Known Member
Se isso tiver a pedaleira e cassete de origem deverá ter 50-39-30 na pedaleira e 12-25 na cassete.

Se se mantiver estas relações tens mudanças bem leves, nunca uses o prato amior à frente para fazer subidas, para isso é que existem os outros dois...
 

imendes

Member
Ok, pessoal. Já me penitenciei com 50 chibatadas e vou estar 1 mês a pão e água. Ontem devo ter tido algum derrame, pois o meu cérebro embicou para o prato maior da pedaleira. Ontem, vá se lá saber porquê, para mim o prato mais leve, em termos de mudanças, era o maior. E pronto, ali fiquei. Ontem à noite comecei a pensar melhor, e lembro-me que com a btt, quando queria ganhar velocidade nas rectas, metia o prato grande. Fez-se luz...
Hoje, comecei a testar todas as velocidades, e claro que com o prato mais pequeno da pedaleira consigo as tais mudanças da avózinha para qualquer subida. Não sei o que me deu ontem. É o resultado de não andar há quase 1 ano.
Peço desculpas a todos, mas se calhar até a vocês confundi.
Se fosse como eu dizia, ou seja, se a mudança mais leve fosse com o prato grande da pedaleira e no carreto maior da cassete, então se fosse para o prato menor nem saía do sítio. Acho que nem o Bradley Wiggins conseguia.
Enfim... Obrigado a todos.
 

pratoni

Well-Known Member
Deve ter sido sol a mais na volta... Lol

Deixa estar, toda a gente se engana.

Força com as pedaladas!
 

imendes

Member
Quanto à voltinha, de quase 20 Km, não foi nada má. Senti-me muito confortável. Posso dizer que estava à espera de levar mais porrada no selim, mas aquelas escoras traseiras em carbono penso que fazer alguma diferença, em termos de absorção de impacto. Isto em comparação com a btt que tinha, a qual andava com rodas de estrada 28". Não tive qualquer dor nos joelhos. Comecei a ter uma pequena 'moínha' no pescoço, mas aqui deverá ser de ainda não estar habituado a ir um pouco mais curvado em relação à bike anterior. As mudanças 105 fazem o trabalho. As mudanças da cassete são certinhas, é uma limpeza ao mudar. As da pedaleira são mais 'lentas' na mudança. Por vezes tenho de ficar com as manetes para dentro alguns segundos para que a mudança de prato se efectue. Será normal? Talvez estejam desafinadas?

Os travões é que foram mesmo a grande diferença. Para quem vem de btt com discos, estes aqui assustam um pouco. Temos de travar muito antes. Mas mesmo assim, penso que os travões de trás estão a travar muito tarde, isto é, tenho de carregar na manete quase até ao fim para que trave totalmente. Existe alguma afinação para que a manete seja um pouco mais sensível? É que existe ali muito curso sem qualquer utilidade.
 

pratoni

Well-Known Member
Quer uma coisa, quer outra, é uma questão de afinação.

As mudanças tem a ver com o cabo a precisar de mais ou menos tensão. Deves ter um afinador algures no cabo que permite regular um pouco essa tensão.

Quanto aos travões verifica se os calços estão gastos, se sim, coloca uns novos. Se não, afina os calços e/ou cabo de forma a que os calços fiquem mais perto do aro...
 

imendes

Member
Já fiz alguns ajustes na bike. Comprei um avanço FSA de 100mm, semi-carbono. O que lá estava pesava de 256gr. Este pesa 152gr. Menos 100gr. Só no avanço, no espigão de selim, selim, aperto de selim e apertos das rodas acho que tirei 500gr ou mais de peso à bike.
Depois coloco novas fotos.
A próxima compra, mais lá para o final do ano, vai ser as manetes Shimano 105 5700 (10V). Estas já escondem todos o cabos por baixo das fitas do guiador. Depois disso penso numa pedaleira.
 

edununo

Well-Known Member
Não sei quanto pagaste por esse avanço mas, um bom avanço de alumínio pesa cerca de 100g nesse medida.
Algo como um Ritchey C260.
 

imendes

Member
Custou-me 10 euros a um familiar meu, que o tinha por lá já há algum tempo. Está novo. Sei que há mais leves, mas sinceramente, não me apetecia dar mais dinheiro por menos algumas gramas. Acho que fiquei bem servido em termos de custo/qualidade.
 

imendes

Member
Ora aqui está a btwin já com o novo avanço e os apertos. Também coloquei o tal espaçador cónico no tubo da direcção. Encaixa na perfeição na caixa da direcção. Inverti o avanço, e passei o espaçador que ficava por cima do avanço para baixo do mesmo. Assim, ficou ela por ela em termos de altura. Andei mais de 200 Km assim, e não tive queixas. Agora vai ficar assim algum tempo. Mais tarde compro as manetes 105 já com os cabos escondidos.

btwin08.jpg
 

imendes

Member
Mandei vir desta LOJA.

Achei um pouco caro, mas pronto. Serviu que nem uma luva. Vi também nesta LOJA, mas pelas medidas que me deram, o diâmetro da base era um pouco maior, pelo que possivelmente iria ficar grande. O que comprei foi mesmo à medida.
 

pratoni

Well-Known Member
Sabes-me dizer então quais as medidas (diâmetro) do espaçador?

Tiveste que mexer em alguma coisa da caixa de direcção? Assentou sem problemas?
 

imendes

Member
Boas.

Então aqui vai a BTwin Sport 4 agora com umas rodas Progress Phantom, compradas aqui a user deste fórum a um bom preço. As Mavic Aksium de origem já estavam nas lonas. Montei também um selim S'trace Thor.

Mais cedo ou mais tarde vou ter de mudar as manetes e a pedaleira.

Mas não está nada mau.

btwin_progress.jpg
 

imendes

Member
Devo dizer que ainda não tive tempo para experimentar as rodas, mas assim que o fizer coloco aqui quais foram as sensações, em relação ás Aksium.
 

RTC

Moderador
Staff member
Sim, depois diz o que achaste.
Presumo que resolveste a questão da anilha espaçadora?
 

imendes

Member
Sim, depois diz o que achaste.
Presumo que resolveste a questão da anilha espaçadora?

Sim, consegui uma anilha e em princípio ficou tudo ok, pelo menos a cassete não mexe, mas tenho de ver agora se as mudanças sofreram alguma alteração em termos de afinação. É que ainda não consegui saber ao certo quantas anilhas devo colocar. Segundo o que vi num site, e para cepos tipo Shimano de 11V, devo colocar uma anilha de 1.85mm e uma outra de 1mm que vem com as cassetes de 10V 105 da Shimano, embora com a minha cassete de 10V 105 não tenha vindo qualquer anilha. No meu caso coloquei agora uma de 1.75mm e parece-me que ficou ok, mas tenho mesmo de verificar andando com a bike.
 
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