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BTWin Sport 4

imendes

Member
Depois de alguns anos a praticar BTT, comecei a gostar mais de fazer estrada. Para além de que é 'mais limpo' e menos arriscado, e já estou numa idade em que não me apetece arriscar demasiado, embora me possa acontecer o mesmo numa fininha, mas as probabilidades são um pouco menores do que andar por cima de calhaus, em descidas acidentadas, etc.

Pouco a pouco fui começando a andar mais em estrada com a Cannondale. Até cheguei ao ponto de vender a Fox 32 e as rodas ZTR Olympic, e comprei uma forqueta rígida em carbono da Kompressor e umas rodas Mavic SpeedCity 28". Andei assim durante alguns anos, mas à algumas semanas tomei a decisão de vender a Cannondale e comprar uma fininha em 2ª mão.

Como o orçamento era limitado, e depois de muita pesquisa decidi comprar uma BTwin Sport 4, pois era a que se enquadrava melhor na relação preço/qualidade. Embora a decoração do quadro não seja a mais famosa, mas gostei do facto de, além da forqueta em carbono, ter também as escoras whisbone em carbono, o que, na teoria, dará um pouco mais de conforto. O quadro está praticamente novo, sem riscos e sem mossas.
Não é nenhum avião, mas para começo penso que serve bem.

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Já vinha com Shimanso 105 10V (manetes, e desviadores). A cassete e a corrente também devem de ser, mas ainda não confirmei. A pedaleira é uma Truvativ Elita com 3 pratos e os travões são da BTwin.
As rodas são umas Mavic Ksyrium Race. O guiador é da Pro. O avanço é da marca UNO. O selim estava já 'ratado', de uma marca que agora não me lembro. O espigão também já estava 'gasto'.

A primeira alteração foi trocar o selim, por um BBB Comfort Lite Microtec.

Depois, e aproveitando algum material que tinha cá em casa, mudei o espigão para um Thomson Elite e um aperto de espigão KCNC. Só nestes 3 componentes consegui tirar umas valentes gramas.

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Os apertos das rodas também vão fora. Pesam chumbo. Vai levar estes, que chegaram hoje:

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Os pedais são uns Shimano SPD, que tinha por aqui. Por enquanto ficam estes para aproveitar os sapatos btt.

Depois disto, o próximo upgrade será o avanço. Estava a pensar num FSA em carbono.

Ainda sem sequer a experimentei. Já fiz um 'bike fit' à pressão, para a altura do espigão e para o selim (mais para atrás ou mais para a frente), e parece-me ok. Vamos ver agora se as costas, braços ou mãos me começam a doer.
Lá vou ter der ajustar avanço, manetes, etc.

Depois descrevo aqui as sensações que tive com a bike.

Já agora, já me responderam aqui (obrigado pratoni e albertosemcontador), sobre a questão daquele aperto por baixo do avanço, no tubo da direcção. Já sei que o posso remover sem grandes problemas:

20150723_134408.jpg


Mas depois queria colocar aquela peça
que vai afunilando, como mostra esta imagem:

aperto.jpg


Onde posso encontrar isto. Tem algum nome específico? Obrigado a todos.
 

desmo13

New Member
Acho que essa peça faz parte das caixas de direcção, e não se vende à parte!
Mas não tenho a certeza... :)
 

pratoni

Well-Known Member
Por acaso as rodas são Aksium Race e não Ksyrium Race. São gamas diferentes...

Isso penso que seja um espaçador "normal", só que cónico e não a direito.

Não sei se o duchene colocou um desse ou não, mas parece-me que sim. Ele é outro dono de uma Sport 4 aqui no fórum...

Não sei se conheces, mas tens aqui o meu tópico com a minha Sport 4:
http://www.forumciclismo.net/showthread.php?3279-B-twin-Sport-4

Muito boa sorte com a bike!! :)
 

imendes

Member
Já agora uma dúvida... as molas dos apertos das rodas para que servem? Só passados este anos todos me surgiu esta dúvida.

E os apertos de BTT são iguais aos de estrada (comprimento)?
 

imendes

Member
Ok, quanto às molas já percebi. Uma pergunta um pouco estúpida. Sorry.

Quanto às medida dos apertos para btt e estrada? Há diferenças?
 

edununo

Well-Known Member
Há.
À frente é igual.
Atrás o cubo de estrada é 130mm e o de BTT é de 135mm. Desta forma o eixo de BTT tem mais 5mm.
Podes usar uns de BTT numa de estrada.
O contrário pode não dar.
 

imendes

Member
Já coloquei os novos apertos. Retirei quase 100gr de peso.





Vou também substituir os espaçadores da direcção por uns de carbono que tenho por aqui.
 

imendes

Member
Ok, pessoal. A minha primeira volta com uma fininha não correu muito bem. Faltaram-me as pernas. Não estou habituado (ainda) a andamentos tão pesados. Mesmo na mudança da avózinha, parti-me todo. Na BTT já tinha uma cassete de estrada, com uns andamentos um pouco mais pesados que o normal do btt, mas estes são demais. Acho que é uma 24-13 de 10V.
O que me aconselham? Preciso de uns andamentos mais leves. Acho que a cassete que tinha na BTT era uma 28-11.

Mesmo depois do esforço que fiz, não me doeram os joelhos, o que é um bom sinal. Parece que o selim e os cleats estão bem colocados. Como foi uma distância algo curta, nem deu para ver se o avanço é o ideal. Com uma volta mais comprida, vou ter uma ideia mais concreta.

Agora, tenho mesmo de mudar de cassete...
 

prats

New Member
Eu também notei o andamento mais pesado mas penso que é preciso ganhar calo. Acho que a minha é uma 12x25 de 8v
 

PedroPereira

New Member
Ok, pessoal. A minha primeira volta com uma fininha não correu muito bem. Faltaram-me as pernas. Não estou habituado (ainda) a andamentos tão pesados. Mesmo na mudança da avózinha, parti-me todo. Na BTT já tinha uma cassete de estrada, com uns andamentos um pouco mais pesados que o normal do btt, mas estes são demais. Acho que é uma 24-13 de 10V.
O que me aconselham? Preciso de uns andamentos mais leves. Acho que a cassete que tinha na BTT era uma 28-11.

Mesmo depois do esforço que fiz, não me doeram os joelhos, o que é um bom sinal. Parece que o selim e os cleats estão bem colocados. Como foi uma distância algo curta, nem deu para ver se o avanço é o ideal. Com uma volta mais comprida, vou ter uma ideia mais concreta.

Agora, tenho mesmo de mudar de cassete...

Ao início é normal não estar habituado, mas com essa pedalaria tripla deveria haver versatilidade mais que suficiente. Experimente andar mais algumas vezes a ver se os músculos se habituam a esses andamentos. Depois confirma os dentes dessa pedalaria porque, segundo pesquisei existe um versão 50-39-30 e outra 52-42-30.
 

imendes

Member
Sim, tenho pedaleira tripla, mas mesmo assim, no prato maior e no carreto maior da cassete vejo-me grego mesmo nas subidinhas mais fáceis. É verdade que já há algum tempo que não andava, mas assim o choque é demais.

Não sei quanto dentes têm os pratos da pedaleira. Tenho de ver.
 

Dono do asfalto

New Member
Sim, tenho pedaleira tripla, mas mesmo assim, no prato maior e no carreto maior da cassete vejo-me grego mesmo nas subidinhas mais fáceis. É verdade que já há algum tempo que não andava, mas assim o choque é demais.

Não sei quanto dentes têm os pratos da pedaleira. Tenho de ver.

"Prato maior e no carreto maior da cassete" pelo que estou a entender, estás a usar o prato maior da pedaleira com o prato maior da cassete. Isso em pedaleiras triplas não se deve fazer, não deves fazer cruzamentos extremos. Sempre que usas o prato maior da pedaleira (prato 50, no caso de ser compacta), evita os 2 pratos maiores (os mais leves) da cassete. Se fores com o prato intermédio da pedaleira (prato 39) aí podes usar todos os pratos da cassete. Já quando usares o prato mais pequeno da pedaleira (prato 30, que só se usa em subidas duras quando as pernas fraquejam) evita os 4 pratos mais pequenos da cassete (os mais pesados). Já tive uma bike identica à tua (por sinal 1 B'Twin TRIBAN 3) e era assim que fazia, foi o que me recomendaram. Isso de faltar pernas é natural, pois estás a começar. Com o tempo vais ganhar forma. Boas pedaladas.;)
 

PedroPereira

New Member
Assim é natural que te custe. Sem forma física adequada tentar fazer subidas, ainda que fáceis, com 50 ou 52 e 28 é um bocado esquisito de pedalar. Tens a sensação que te esforças muito por causa do prato grande e depois vais ver e andas ali a 12 ou 15 kms porque vais em 28. Experimenta nessas mesmas subidas colocar no prato do meio, seja ele o 42 ou o 39, e 19/21 na cassette, nota-se logo uma grande diferença.
 

Carolina

Well-Known Member
é melhor verificares o número de dentes tanto da pedaleira como da cassete. isso parece mais falta de hábito que outra coisa.
 

imendes

Member
Pode até ser falta de forma. Mas quando tinha a btt, que também tinha pedaleira tripla, era raro usar o prato maior, só mesmo em subidas duras usava esse prato, mas na cassete nunca ia para o carreto maior. Ficava ali no meio. Mesmo que ficasse muito tempo sem andar (meses e meses), nunca me custava tanto como me custou hoje.
Mas vou saber ao certo os andamentos da pedaleira.
Da cassete é 23-13.

Já agora, alguém me saber dizer, se existe aqui algum tópico de como afinar os travões? O calço esquerdo do travão da frente está mais encostado à rodado que o da direita.
 
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