• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Percursos no Porto.

NiKES

New Member
Da para andar claro, mas até Ermesinde há empre trânsito... depois de ermesinde a estrada é um pouco mais larga e anda se mais ou menos. N14 e N105 são estradas que evito sempre durante a semana.
 

fogueteiro

Active Member
Boas pessoal,

o GRANDE NIKES, foi a minha companhia do dia. Costumo sempre andar sózinho, nestas grandes tiradas, mas acompanhado na realidade é bem melhor.

Em Terras do Bouro tivemos um encontro imediato com 3 colegas que iam para AMares. Palavra puxa palavra e um deles, deveria ser o mensageiro da desgraça, disse-nos: "Se vcs fizerem esta subida até Covide, vão por Amares porque de certeza não farão as Cerdeirinhas" Amigos assim...:mad::mad::mad:

Não me resta dizer mais nada para além que o meu colega de odisseia já disse. Gostei muitissimo do "desvio" que ele sugeriu: Covide - Albufeira do rio Caldo por uma estrada secudária que eu já conhecia em parte e que passa pela "Calcedónia". Lindo demais para não passarem por lá quanto mais não seja de carro.

As Cerdeirinhas não tendo a inclinação da subida de Terras do Bouro para Covide, e lindissima, com a albufeira lá embaixo, mas não deixa de de ser muito dura, para mim. O Nikes parecia que levava motor. Ainda olhei se ele levava o dopping mecânico, mas afinal não.;);););)

Na realidade só a queda dele foi o ponto negro num dia em cheio.

Sabem por é que não encontramos a tal pastelaria que ele refere? A nossa velocidade era elevadissima... iamos a descer;););)

Como costumo dizer: Empenado mas satisfeito e realizado.

Os meus números serão um pouco diferentes dos dele porque eu tive que me deslocar de VNGaia até Moreira da Maia.

Distância: 240,10
Média: 24,50
Tempo: 9:50
Inclinação média: 3%
Inclinação Máxima: 10%
Acumulado: 2952
Sólidos e liquidos: Perdi a conta
Peso abatido: 2,5kg (espero manter)


PS: É isso mesmo... quando tiverem uma máquina nova não percam a "montra" chamada FURADOURO. Terão centenas senão milhares de olhos a olharem para ela.
Irrita-me profundamente fazer essa voltinha, porque para mim é só fachada. Quando o faço, raramente, existem dois motivos que me puxam: 1º ganhar ritmo, porque é tudo plano, e em 2º para me manter visualmente, informado das útimas novidades velocipédicas.
 
Last edited:

pantani

Member
Boas Fogueteiro!
Eu como não acreditava no que a maioria do pessoal dizia em relação ao Furadouro e, como hoje acordei tarde, lá fui eu matar a curiosidade, aquilo é mesmo uma montra de bikes.
Na parte da tarde (17horas ) fui até Matosinhos via Guardeiras, Moreira da Maia, Aeroporto, Leça da palmeira (ponte movel), dei a volta no parque da cidade e sentido inverso para casa.
Com estes dois treininhos fiz hoje 195 kms a solo.
 

duchene

Well-Known Member
Parabéns aos dois aventureiros, por mais uma epopeia bem sucedida, de fruição ciclística, sem pressas e com muita paisagem bonita!

Espero que o Nikes já nem se lembre da queda (agora já o relembrei), e que seja a última por uns longos tempos. Felizmente o desenrasque português, deu conta da única mazela mais assinalável.

Amanhã é a minha vez. Depois de me debruçar sobre o mapa e tendo em conta os dados de altimetria e distância, vou arriscar a ida por Baião.

Os dois percursos em comparação, excluindo as partes comuns:

Por Baião até Revilhã (via N321 e N101) são 48Km e 983 de acumulado, sendo garantida uma subida interessante do Marco de Canaveses até Baião.

Por Tabuado (via N105-1), até Revilhã, são 34Km, com 617m de acumulado.

Ora, os 14km, mesmo a um ritmo baixo, representarão, cerca de 45 minutos a uma hora de viagem. O esforço acrescido pode ser um problema, mas conto com a minha capacidade de superação, para acarretar com esta dificuldade extra.

Mas o que me motiva mesmo a fazer a viagem por Baião, será o facto de que no bolo total, a ida por Baião assegurará a ultrapassagem dos 200Km, o que irá constituir um novo recorde pessoal e, portanto, factor de motivação extra.

Assim, os dados apontam para 205Km, com 3740m de acumulado. Dia com céu nublado e temperaturas mínimas de 16 graus e máximas de 26. A cumprir-se será um dia bem agradável para esta tirada.

Para compensar a distância acrescida, amanhã tentarei sair de casa mais cedo, mas com mais horas de sono, pelo menos assim espero.

Venha a estrada!
 

fogueteiro

Active Member
Duchene,

desejo-te o melhor passeio possível, e que chegues a casa e digas: Empenado mas realizado.´

Espero que não apanhes o vento de leste como eu apanhei quando fui para esses lados.
 

consciouness

Active Member
Fogueteiro,
na verdade esse é o maior problema para aqueles lados: o vento de leste. Uma vez entre Baião e Régua, apanhei tanto vento que quase não conseguia pedalar.
Duchene, boa volta e boa sorte.
 

fogueteiro

Active Member
GeoRCZ

epá se o teu quintal é aquele quero ser o teu melhor amigo:D:D:D

É uma zona relativamente bem conhecida por mim, porque há muitos anos quando ainda se podia fazer campismo selvagem, eu e mais dois amigos corremos aquilo tudo a pé e de mochila às costa. Quando posso lá passo um fim-de-semana com a familia.

Vilarinho das Furnas, Mata de Albergaria, Carris, Calcedónia, em particular, e todo o Gerês em geral são a jóia da coroa em Portugal, para mim é claro. Se já de carro é lindissimo então de bike ainda melhor.

Parabéns pelo teu quintal. Há que preservá-lo, meu amigo.
 
Hoje aventurei-me finalmente e subi o Monte Córdova e a subida em Agrela até à prisão. Afinal nem foi muito difícil de encontrar o caminho. Gostei muito das subidas e vou voltar lá brevemente. A subida à sra. Assunção é um bocado mais difícil do que a Agrela (principalmente pela parte em paralelo onde tive de subir de pé porque já não tinha mudanças) mas recomendo as duas para quem nunca as tenha feito.

Amanhã estava a pensar subir ao aeródromo que ouvi falar em vários tópicos e é para os mesmos lados, mas não faço ideia de onde seja... Alguém me pode dizer como ir para essa subida a partir da N105? Estive à procura de um mapa na net e no mapmyride mas não encontrei nada...
 

pantani

Member
Boas MountainstoClimb!
Se vens da Areosa, depois de passares a rotunda do Maia shopping, sempre na nacional 105, mais á frente tens as bombas da Galp, viras na primeira á esquerda e sobes São Miguel o anjo desces até ao cruzamento da Camposa e sobes então até ao Aeródromo.

Cumprimentos e boas pedaladas
 

super.byke

New Member
Re: Percursos no Porto // Os primeiros duzentos!

Hoje lá fui com o Pantani e com mais um amigo (Mário) fazer a volta para descontrair (pensavamos nós)... inicialmente tinhamos planeado fazer Maia-Famalicão-Barcelos-Esposende-Póvoa de Varzim-Maia.
Sendo este percurso sem grandes subidas a ideia era apenas rolar de acordo com a vontada... mas algo inesperado aconteceu :)... em Famalicão juntamo-nos a um grande grupo de Valongo (perto de 20) que ia fazer uma volta semelhante (Valongo-Famalicão-Barcelos-Neiva-Póvoa de Varzim-Maia-Valongo).

O ritmo era tão interessante que rapidamente ficamos motivados para seguir com eles... e meus amigos aquilo é que foi andar... de Neiva para a Póvoa todos iam passando mais ou menos pela frente e a velocidade não baixava dos 40km/h na maior parte do tempo... na Póvoa o grupo partiu-se um pouco e os da frente não baixaram o ritmo, vai daí que nós lá fomos também... e meus amigos eramos uns 7 a fazer uma "roleta"... mas que ritmo alucinante... todos colaboravam... a velocidade era tal que mais parecia uma corrida...

Quando chegamos à Maia estava safisfeito... fartei-me de dar ao pedal a um ritmo alucinante... de tal forma que cheguei com quase 120 kms e média de 33km/h :D... o que vale é que não é para andar sempre assim :D...

já agora não ia ninguém do forum nesse grupo de Valongo????
 
Top Bottom