• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Percursos no Porto.

duchene

Well-Known Member
Caríssimos,

Amanhã é dia de ir até Esposende pela primeira vez em ritmo descontraído, e Sábado está agendado o alcançar de mais um dos objectivos do ano: Conquistar o Alto de Espinho, no Marão.

A minha ideia é, como sempre, fazer percursos diferentes na ida e na vinda, sendo que as hipóteses são:

Atacar pelo Marco de Canaveses, Baião e apanhar a N101 que vem de Mesão Frio, virar na M557 para Brasseiros e daí colocar-me a jeito de iniciar a subida para o Alto de Espinho pela N15.

Ou, ir directamente a Amarante, subir o Alto de Espinho e regressar por Baião e Marco.
_____

Independentemente de como chego ao sopé, queria então subir pela N15 até à Sardoeira, recuperar e iniciar a viagem de volta, mas queria evitar descer pelo mesmo local....

A quem conhece a zona: há alternativa, depois de estar lá em cima, de voltar por outro caminho, sem implicar uma volta gigantesca ou terei mesmo de descer novamente pela N15?

Estive a estreitar a alternativa indo até perto do Alvão, por Campeã e Tijão, mas ainda implica uns km de desvio.

No mapa há outras estradas de menor importância, mas é sempre um risco seguir uma estrada cujo piso não conhecemos, especialmente em bicicleta de estrada.

Sugestões, aceitam-se!
Obrigado.
 

fogueteiro

Active Member
Amigo Duchene,

acho essa subida fantástica. Já a fiz duas vezes, uma com saída cá de Gaia e até Vila Real e outra do marco, Amarante, e N15. É daquelas subidas que nos permitem "ambientar" ao contrário de por exemplo a Torre e mesmo a srª da Graça, que começam logo com inclinações elevadas.

Em toda a sua extensão, a inclinação média não ultrapassa os 5, 6%, e o troço mais complicado (para mim) é mesmo após a estalagem, culminando com uma rampa de 150 metros (+-) em que se atinge os 13%.

Para voltares, na realidade não tens muita possibilidade de escolha, senão ires por Campeã ou voltares pela N.15 e de depois para Baião. Se optares por Campeã, embora mais longe, apimentas a tua voltinha com o alto do Velão. Esta subida é muito mais dura no sentido contrário mas não deixa de ter uma beleza espectacular. No caminho para Mondim ainda podes apimentar mais o passeio, fazendo um pequeno desvio e ires às Fisgas do Ermelo.

Pensei agora noutra possiblidade: Segues até Vila Real (do alto até lá é simpre a descer), sobes a Lamas de Olo, passas nas Fisgas do Ermelo, segues para Mondim, assim matas uns quantos coelhos duma vez só. Depois de Mondim escolhes o melhor. Torna-se mais longo, mas muito bonito. Realço que a subida de V. Real até Lamas de Olo é dura de carro, imagino de bike. Mas este percurso faz parte do meu imaginário.

Qualquer solução apresentada é mera opinião.

Amanhã vou fazer, assim espero, mais um grande passeio, e pelos vistos terei a companhia do NIKES. A única alteração, por sugestão dele, é fazermos a volta ao contrário, ou seja ir pela Póvoa de manhã e voltar por Braga.
 

NiKES

New Member
Duchene, deixo te aqui uma pequena sugestão, para variar se calhar. Tens uma estrada engraçada, passas marco de canaveses e segues a direcção "Tabuado". Segues sempre por essa estrada e vais ter a Padronelo, depois sobes o Marão, e la em cima podes descer por baião etc... ;)

Hoje fui ao monte sao domingos, muito bonito. E amanhã mais uma volta com o Fogueteiro ;)

Boas pedaladas.
 

fogueteiro

Active Member
E que tal Nikes, é mesmo assim dificil como dizem? Epá desculpa estava distraído....;););). O que é dificil para ti? Só se fôr o Angliru.

Viana, está previsto para as 7 da matina, a não ser que as coisas corram mal esta tarde. Depois envio um sms.
 

duchene

Well-Known Member
Nikes, a ida por Tabuado é uma boa proposta, que me evitaria ter de sofrer tanto até ao alto de Baião. Vou equacionar...

Entretanto a sugestão do Fogueteiro é muito bem vinda. No mapa não parecia mas totalizando, são mais 3km para ir até às fisgas do Ermelo (ou pelo menos à zona onde as posso ver) e portanto vale a pena o desvio.

No total são 205km com 3680 de acumulado, o que já deve dar para me entreter durante um dia inteiro.

30uqskz.jpg



Aos aventureiros de amanhã, muita força nas canetas, e atenção ao calor. E cuidado que as sardinhas e o pimento não puxam carroças!
 

NiKES

New Member
Ja agora, dou te outra dica. Lado direito, um pouco abaixo de Campeã, tens uma estrada espectacular que passa por soutelo, vais ter quase até Fontes, desces (a PIQUE!!!) por vinhós, e vais ter a mesão frio. Depois podes subir o marão ;) Depois se quiseres posso te mostrar essa parte do percurso, se calhar não vai ser fácil encontrares.

Boas pedaladas ;)
 

consciouness

Active Member
Olá Duchene, mais uma grande aventura...e que aventura! A opção do Nikes de chegares ao Marco e apanhares a estrada para Amarante por Tabuado é a melhor, porque evita que gastes energias em qualquer acesso que faças até Baião, e depois a estrada por Tabuado é optima sem grande dificuldade.
Se fores pela Campeã, a descida do Velão é longa e espectacular, e se fizeres a subida das fisgas...é uma dura subida, fiz o ano passado em Agosto e gostei. Boa sorte e se fosse noutra altura iria contigo.
 

consciouness

Active Member
E só mais uma coisa: atenção que há dois acessos a Ermelo, quem vem da Campeã o acesso para as fisgas é o primeiro ou seja quando acaba precisamente a descida do Velão. Tem uma curva á esquerda, e á direita é a subida para as fisgas.
 

super.byke

New Member
duchene, aparece amanhã às 7h00 nas guardeiras, vens connosco... eu só vou até Barcelos e de lá sigo para Famalicão e termino na Maia (deve dar uns 90 km's)... assim fazias-me companhia :)... e sempre dava para vermos a tua máquina :D
 

duchene

Well-Known Member
Obrigado pelo convite, mas amanha é saída em grupo e vamos um pouco mais tarde do que as 7h. Não os consigo convencer a levantar mais cedo!

Fica para uma próxima! E quiçá ainda nos cruzamos. Se vires um tipo vestido de branco cofides numa BMC apita!
 

mikka_1

Member
Grande Mikka... agora de fininha ninguém te segura. Que tal uma volta Domingo? Diz algo.

Abraço

Olá bom dia...
Sílvio, Domingo passado estava a recuperar da "Volta aos Mecos" :D
Andei, mais foi "na paz do Senhor"... numa ida à Varela e regresso pelo Furadouro.
Este Domingo não estarei por cá. Mas logo que seja possível marca-se algo.

Vou manter-me atento ao tópico!

Um abraço e boas pedaladas.

:p
 

super.byke

New Member
Pois hoje lá estava eu às 07h00 nas Guardeiras. Quando lá cheguei já lá estava o Fogueteiro (os de longe são sempre os 1ºs :D) e logo a seguir apareceu o Nikes :)
Lá fomos para mais uma aventura (se bem que eu ficava am Barcelos). Como sabia que a minha volta seria mais pequena procurei passar o maior tempo possível na frente de forma a ajudar o mais possível os "malucos" que iam para Terras de Bouro :).
Em Barcelos despedimo-nos, eles seguiram para Vila Verde e eu para Famalicão.

Em Famalicão optei por ir por Vilarinho e a meio encontrei 2 grandes amigos (o Raul e o Casimiro). Como era cedo dei meia volta e fui com eles novamente para Famalicão, onde paramos para o café. Voltamos de novo pela mesma estrada para Vilarinho e subimos Sta. Eufémia.
Cheguei com 120 km, e média de 28 km/h. Rica volta :)

Estava eu já com os pés debaixo da mesa para "fazer bem à barriga" quando liguei para o Fogueteiro para saber se estava a correr tudo bem... e ele disse... "Este Nikes quer-me matar... :D levou-me para estradas que têm rampas com mais de 25% de inclinação... e já estamos a chegar ao Gerês... (aqui ele já parecia mais feliz :D)"
Bem espero que a vossa volta tenha corrido bem, pois eu fiquei com pena de não ir também...

Grande abraço para vocês.

Duchene, acabamos por não nos encontrar... quem sabe um outro dia :D... epá, olha deixei o apito em casa para a minha bike ficar mais leve... hehehe
grande abraço
 

duchene

Well-Known Member
Não me digas que agora és maluquinho do peso! :)

Se bem que, os 4g do apito são menos 5km/h a subir...

Hoje foi então uma volta sem grande história. Valongo - Esposende via Camposa à ida e volta pela Maia.

O tipo de percurso não é de todo a minha praia, e por isso não me soube a muito. Deu para confirmar que o vento de Oeste é quase tão aborrecido como o vento de Norte e que rolar em força não é o meu forte.

Vamos ver a mossa que fez para a epopeia de sábado.

Aqui ficam os dados:

1zx5x1h.jpg
 
Last edited:

pantani

Member
Hoje para retirar os excessos da noite de S.Jõao, saí de casa às 10h e fui até ao Furadouro.
Foi a primeira vez que lá parei e fiquei admirado com tanta bike parada junto às esplanadas.
 

pantani

Member
Boas Super.Bike!
Estive para ir convosco, mas não acordei a tempo, fui dar uma volta só a rolar, pois acho que depois da noitada, qualquer inclinação minima iria parecer uma montanha.
 

NiKES

New Member
Mais uma volta fantástica, povoa-barcelos-vila verde-terras bouro-gerês-cerdeirinhas-braga e Gaia para o Fogueteiro :D

Correu tudo lindamente, pessoalmente senti me bem fisicamente, e gostei mesmo do passeio com o amigo Fogueteiro, o tempo passou a voar e o gerês sempre magnifico. Pena mesmo foi uma queda aparatosa do NiKES, numa zona assim um pouco esquisita, onde valeu um empeno, não do homem, mas do drop-out que la conseguimos fazer endireitar em terras do bouro (e ainda bem senão as coisas tornavam se complicadas mesmo), e os riscos habituais numa manete e desviador, como recordação :D:D

Haja paciência, tirando essa queda e o meu falhanço no meu objectivo de encontrar as famosas bolas de berlim em braga :D foi tudo 5 estrelas, e sem a queda seria 6 estrelas :D As 7 estrelas ficam para a próxima ;)

Por fim, para mim foram 205km e 2415 de acumulado ;) e umas 8h20 bem passadas em cima da bike :D

Abraços.

P.S: Engraçado, hoje o Fogueteiro falou me dos meninos bonitos do Furadouro hahaha
 
Top