• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Percursos no Porto.

consciouness

Active Member
Re: Percursos no Porto // Os primeiros duzentos!

Sim, é essa mesmo! Esqueci-me de dizer que em Amarante apanho a estrada à direita (para quem vem da zona ribeirinha), junto aos bombeiros, que sobe durante 2-3 Km e depois suaviza. Estava realmente a ser nabo ao chamá-la 210.

No google o trajecto parece complicado, por ter alguns cruzamentos, mas no terreno é totalmente intuitivo. O piso é quase sempre muito bom e, fora das localidades, serpenteia por entre o eucaliptal, com alguns vislumbres do vale do Tâmega. Tem o meu selo de aprovação :) Há apenas um trecho de 10-20m em paralelo, ao passar uma ponte. Em Serra, salvo erro.


Edit: Quando estiveres no sopé do monte Farinha, não aconselho atacar logo a primeira rampa (deve ter uns 15%-20% de inclinação), continua por Sobreira, é mais suave e é o trajecto tradicional.
Essa é a estrada que eu uso quando vou para Mondim. Como dizes tem muito pouco trânsito e bom piso. Recomendo essa estrada para quem vai de Amarante para Mondim.
 

fogueteiro

Active Member
Re: Percursos no Porto // Os primeiros duzentos!

Boas pessoal,

hoje estou a planear fazer esta voltinha. Há alguém desta zona disponível para vir?

Saírei de casa por volta das 18,15 e pelas 21 já estarei em casa.
 

cambota

New Member
Re: Percursos no Porto // Os primeiros duzentos!

Boas colegas,

Porque pedalar sozinho ás vezes tambem cansa, procuro companheiros de pedal, na zona de Gaia ( Oliveira do Douro) para pedalar durante o fim de semana ( domingo de manhã).
Ponto de encontro a combinar tal como a hora.
Contacto: motinha82@hotmail.com - 91 252 33 62 Tlm
Cumprimentos,
Nuno Mota
 

fogueteiro

Active Member
Re: Percursos no Porto // Os primeiros duzentos!

Boas pessoal

ontem foi um daqueles dias que mais me tinha valido ter ficado em casa a dormir. Durante a semana anterior já tinha planeado esta voltinha.

Saí de casa cheio de vontade e até acompanhei um grupo de amigos até S. João da Madeira. Fui convidado a acompanhá-los, mas não vi muita coesão no grupo, e como eles iam por Oliveira de Azemeis e depois pela Varela, Furadouro, etc, decidi manter os planos.

Logo à saída de Vale de Cambra, para quem não conhece, a estrada inclina sobremaneira durante cerca de 5 kms até perto da srª da Saúde, e aí eu verifiquei que não estava nos meus dias e que o calvário iria prolongar-se por mais 70 kms até casa.

Custou-me mais esta volta do que a que fiz há tempos com 240 kms e 4055 de acumulado. Não sei as razões, até porque me hidratei e alimentei bem, mas na realidade as pernas não estavam dispostas.

Não sei se me cruzei com algum colega aqui fórum, mas pelo menos 5 cicloturistas passaram, e só reparei numas grandes letras duma bike: CERVELO.

kms percorridos: 128
Média: 25 kms/h
tempo: 5:06
Acumulado: 1662
incl. média: 3%
incli. máx.: 10%
Tempo de paragem: 5 minutos (tempo para comprar água e reabastecer)
 
Last edited:

NiKES

New Member
Re: Percursos no Porto // Os primeiros duzentos!

Nada de grave fogueteiro ;) Tb tive um dia muito mau ontem :/

Abraço.
 

NiKES

New Member
Re: Percursos no Porto // Os primeiros duzentos!

Tive um grande empeno na assunção, passei um mau bocado. Pernas preguiçosas, falta de treino, stress da semana :D Amanhã há mais e vai correr tudo muito bem, espero eu ;)

Abraço.
 

duchene

Well-Known Member
Re: Percursos no Porto // Os primeiros duzentos!

No Domingo não andei porque estava imenso calor e também tive BTT no Sábado, mas os colegas que foram, todos se queixaram de sub-rendimento e de voltas conhecidas, mais custosas do que o normal.

É o calor a fazer das suas!

Espero que Sábado esteja mais fresquinho para mais uma aventura...
 

fogueteiro

Active Member
Re: Percursos no Porto // Os primeiros duzentos!

Eu também pensei nessa possibilidade, mas não quis arranjar bodes expiatórios, por isso nem disse nada. Mas a realidade é que estava imenso calor até porque bebi cerca de 3 litros de água nessa volta.

Estava a pensar sériamente fazer Gaia - Torre neste mês de Julho mas a continuar assim não vou arriscar. Prefiro deixar para Agosto, ou mesmo Setembro, e ver se o tempo fica mais fresco.

Penso que até que nem será muito aconselhado andar debaixo deste sol tantas horas com tanto esforço... penso eu, não sei.
 

duchene

Well-Known Member
Re: Percursos no Porto // Os primeiros duzentos!

Sem dúvida, o melhor será prevenir e evitar saídas grandes com este tempo! Pelo menos não vejo motivo nenhum para um amador ir para a estrada com 40 graus e torrar sob um sol implacável naquelas subidas intermináveis. Mesmo convenientemente hidratada, a máquina está a funcionar em temperaturas acima do confortável e se a refrigeração falha, ainda tombamos aí para uma valeta no meio do nada.

Também ando com vontade de voltar ás tiradas longas mas tenho a certeza que não ia apreciar a viagem nestas condições, logo eu que sofro imenso com o calor.
Fico-me pelos treinos nocturnos aqui nos arredores, só para não enferrujar.

No entanto a metereologia dá baixa de temperatura e eventualmente aguaceiros já para o final da semana. Podem ser boas notícias!
 

super.byke

New Member
Re: Percursos no Porto // Os primeiros duzentos!

Eu dei uma volta no passado sábado (Maia-Esposende-Maia) e ainda bem, pois no domingo estava insuportável, andar com este calor ainda nos "dá uma coisa má" :D
 

Cancellara

New Member
Re: Percursos no Porto // Os primeiros duzentos!

É preciso muito cuidado, nesta altura. O chamado golpe de calor não é brincadeira nenhuma.

Eu próprio já fui vitima disso, em finais de Maio, quando fiz uma jornada de btt pelas serras de Valongo e Boneca num dia de muito sol. Bebi + de 7 litros de líquidos, mas isso não evitou que chegasse a casa cheio de náuseas.
 

Scorpio

Banned
Re: Percursos no Porto // Os primeiros duzentos!

Boas,

Pessoalmente adoro calor e o meu organismo só funciona correctamente acima dos 25/30º!

No ano passado fiz a subida da Portela do Homem e das Cerdeirinhas com 36º e foi uma maravilha! Estava quentinho, mas aguentava-se bem! :D

Quando faço alguma competição estou sempre desejoso que o calor aperte bem, pois é aí que os adversários fraquejam!

Boas pedaladas
 

NiKES

New Member
Re: Percursos no Porto // Os primeiros duzentos!

Hoje fui andar uma horinha até Leça da Palmeira... sai de casa com 36ºC cheguei frente a petrogal com 25ºC :D Fresquinho... impecavel :D
 

fogueteiro

Active Member
Re: Percursos no Porto // Os primeiros duzentos!

GeoRCZ,

isto do organismo tem que se lhe diga, e é sempre uma caixinha de surpresas. Há anos atrás, não muitos, eu também adorava o calor e quanto mais melhor, mas agora sinto que sofro mais que o habitual... e pensava eu que não envelhecia... ai não e de que maneira:D:D;););)

"Uns assim outras assado" o que importa é que cada um se cuide, e o artigo que o MNUNES colocou é bem ilucidativo. O que mais importa é não tornar um prazer em pesadelo... não há necessidade.;);)
 

duchene

Well-Known Member
Re: Percursos no Porto // Os primeiros duzentos!

Ontem foi dia de comemorar o meu aniversário e, ciclista amador que se preze, comemora o aniversário a pedalar!

Não tinha o dia todo disponível como noutras ocasiões, portanto a volta tinha de ser mais comedida. Optei por isso por fazer parte da volta num percurso mais conhecido, para conseguir gerir o esforço e o tempo.

Assim sendo, escolhi ir descobrir uma passagem na zona de Pala e ribadouro, que me tinha sido recomendada por um companheiro de pedalada que encontrei na volta de Mesão Frio: Passar o rio em Pias e seguir pela margem sul do Douro até à barragem de Carrapatelo. Daí subir até ao Marco de Canaveses e daí regressar a casa. Tudo somado, daria algo ligeiramente abaixo dos 150Km.

Como queria terminar antes do almoço, fiz mais uma saída matutina, e às 6h30 já estava na estrada. O tempo era uma incógnita. Na sexta-feira tinha estado um final de dia fresco e amanheceu com modestas abertas no sábado. Optei por ir mais agasalhado no tronco, e com manguitos, que poderia tirar caso o calor fizesse a sua aparição.

O certo é que arranquei com a temperatura fresca, e no final da subida de Capela estava claramente acima de um imenso e lindíssimo manto de nevoeiro, que envolvia todo o vale do Douro.

Na descida para Torrão fiquei envolvido por esse novoeiro, denso, que mais parecia chuva miudinha!

Subidinha rápida e já conhecida e um bom ritmo em direcção à Pala. A estrada é boa, zonas de subida e de descanso e nem se dá pela viagem.

Em Pala apanho um dos troços mais porreiros das voltas que já dei. São alguns quilómetros sempre ao nível do rio Douro com uma componente turística que aprecio mesmo. Então o troço a sul do Douro é divinal. Alcatrão aveludado durante a quase totalidade do percurso, estrada tão estreita que não se cruzam dois carros. Também, verdade seja dita, não seria necessário porque não me cruzei com nenhum carro!

A zona é muito simpática embora a parte mais próxima de Carrapatelo esteja um pouco mais degradada e abandonada.

Depois de atravessar a barragem e de recuperar um pouco da minha panca com estas estruturas que sempre me fascinaram, começa a constante subida em duas fases até ao Marco de Canaveses.

Primeiro até à N108, com o calor já a fazer mossa e depois a ligação até ao Marco. Gostei também deste bocadinho que ainda não conhecia e ficará certamente para futuras voltas.

No Marco apanhei a subida de Sobretâmega que é enoooooorme. E com o calor a fazer ainda mais mossa. Depois de apanhar a N15, viagem trivial por Penafiel, Paredes, Baltar e Campo, até chegar a Valongo.

Foi uma voltinha económica, mas soube-me bem!
Para a semana, algo do mesmo género porque também só tenho a manhã disponível. E assim vamos chegando aos 2000Km em menos de 2 meses. Está a ser uma agradável temporada de estrada.

E ficam aqui os dados da volta:
2073r7s.jpg
 
Last edited:

indy

Active Member
Re: Percursos no Porto // Os primeiros duzentos!

Este Verão tenho apostado um pouco mais na roda fina em detrimento do BTT e aproveitado para fazer umas boas tiradas a solo, saindo de casa. Depois do "ataque a Espanha" de há 15 dias atrás, este fds resolvi inventar um novo desafio. Já há uns tempos que tinha curiosidade de experimentar a N15 desde Amarante até lá acima ao Alto de Espinho e o relato inspirador do Duchene há umas semanas atrás neste tópico convenceu-me.

A subida é realmente muito bonita, bom piso, sem trânsito e até se pode considerar rolante.

Tal como ele, também adorei a descida do Alto do Velão até Ermelo. E fiquei curioso com o desafio de a subir ;)

A outra grande subida foi aquela para o Alto da Lameira. Também bastante rolante até perto do fim. Mas nos últimos 4km, depois da Gandarela, a coisa endurece um bocado.

Aqui ficam o perfil do percurso e uma foto para a posteridade (mais algumas aqui):
dsc061018780127.jpg


passagempelomarao883470.jpg


Obrigado ao pessoal que escreve neste tópico. Vocês são uma verdadeira fonte de inspiração para pedalar :)
 

Myrage

Member
Re: Percursos no Porto // Os primeiros duzentos!

Alguém me arranja um traçado GPS até à Régua a partir do Porto? Sei que é fácil, mas interessa-me uma versão rápida e pouco desgastante. Tenho que me poupar para a subida do Pinhão para a Alijo :)

O objectivo é Porto-Pinhão-Alijo-Carrazeda de Ansiães...

enviar para: myrage@iol.pt

MY
 

duchene

Well-Known Member
Re: Percursos no Porto // Os primeiros duzentos!

Nem precisas de GPS para essa...

É só seguir a N108 que vai do Freixo no Porto, até à Régua.

Pela margem sul do Douro é muito mais acidentado, mesmo para quem sai de Gaia.

Segues via Ponte D. Luís, marginal em direcção à barragem, mas continuas e só atravessas o rio em Torrão, depois da ponte Hintze Ribeiro em Entre-os-Rios. Depois é só seguir as placas. Já a partir daí tens a indicação da Régua.

Desde o tabuleiro inferior da Ponde D. Luís até à estação da Régua são cerca de 110Km e 1500m de acumulado. O total até Carrazeda são cerca de 190km com 3000 de acumulado. O que significa que apanhas tanto acumulado nos últimos 80km do que nos primeiros 110. :)

Mais fácil e menos desgastante acho que será complicado de encontrares.
 
Last edited:

Myrage

Member
Re: Percursos no Porto // Os primeiros duzentos!

Muito bem. Se a N108 é a menos desgastante é essa que vou utilizar.
Obrigado pelos acumulados. Mas todos sabemos que uma coisa é subir, e outra é suuuuuuuuuuuuuuubir. E ambas nos levam aos 3000m.

MY
 
Top