Turbo Trainer

{the_crow}

Well-Known Member
Alguem aqui faz rolos numa bicicleta da canyon? é que tenho 1 amigo meu que quer comprar uns rolos...que tem uma canyon...e no manual da bike.. tem la isto:



Isto é treta para se descartarem de algum problema na bicla ( de garantias e afins ) ou é alguma recomendação mesmo fundamentada em algum coisa seria? é que isto ainda me faz mais confusao.. qdo vejo o anuncio da zwift com o MVDP a fazer rolos numa canyon...

ps- desculpem la o tamanho da foto :X
 

Bruso

Well-Known Member
A evitar: sprints em que gingas muito em cima da bike. Aquelas tentativas de superar os 1000W não são o mais recomendado. Tendo em conta que pode ter de vir a passar os próximos 3meses indoor a fadiga no quadro vai ser grande. Deixem os sprints para quando voltarem à rua.

Claro que o MVDP não tem de se preocupar com Bikes. Não usem atletas profissionais como referência.
 

pemartins

Well-Known Member
O problema não é usar como referência atletas profissionais. A questão é a imagem que a marca passa para o seu público. Ora, tu vês bicicletas da marca canyon numa publicidade ao Zwift ligadas a um rolo e depois por trás vem dizer que não se deve usar essas mesmas bicicletas nesses mesmos rolos! É lamentável...
 

NULL

Moderador
Staff member
A evitar: sprints em que gingas muito em cima da bike. Aquelas tentativas de superar os 1000W não são o mais recomendado. Tendo em conta que pode ter de vir a passar os próximos 3meses indoor a fadiga no quadro vai ser grande. Deixem os sprints para quando voltarem à rua.

Claro que o MVDP não tem de se preocupar com Bikes. Não usem atletas profissionais como referência.
Aqui há tempos pensei que capotava nos meus! Até levantaram de um lado! :eek:
 

Ganfas

Well-Known Member
https://www.dcrainmaker.com/2019/11...ing-and-suunto-clarifies-platform-future.html

"
CANYON SUPPORTS RIDING ON TRAINERS:
I’ve oft made fun of Canyon for their up until now trainer policy (despite buying a bike myself). For those not familiar, Canyon’s bike trainer policy was basically ‘Don’t ride your bike on a trainer’, which while a stupid common bike manufacturer policy that’s never been substantiated by any incident I’m aware of, it only reached the pinnacle of hypocrisy last year when Canyon decided to sponsor an esports Zwift racing team.
Except, this wasn’t a casual sponsoring. This was a ‘hold my beer’ sponsoring. After all – this was their announcement imagery:"

Mas leiam tudo porque há alguns pormenores
 

Bruso

Well-Known Member
Eu só não me preocuparia se tivesse uma daquelas base oscilatórias.

A verdade é que as bikes não são dimensionadas para absorver todo o movimento no triangulo traseiro. Vai partir? Não acredito a não ser que a bike tenha defeito.

Mas realmente a hipocrisia da Canyon é de salientar. Mas ainda bem que vieram esclarecer isso. Mas lembrem-se que os manuais de instruções já estavam em stock e portanto todas as bikes Canyon deverão continuar a vir com essa nota.

Já agora, não esquecer lavar a bike. Não pensem que por treinar indoor não o precisam de fazer. Cuidado com o sal da transpiração em parafusos e headset.

Aqui há tempos pensei que capotava nos meus! Até levantaram de um lado!
Para sprints de 2000W não há solução xD
 

NULL

Moderador
Staff member
Eu só não me preocuparia se tivesse uma daquelas base oscilatórias.

A verdade é que as bikes não são dimensionadas para absorver todo o movimento no triangulo traseiro. Vai partir? Não acredito a não ser que a bike tenha defeito.

Mas realmente a hipocrisia da Canyon é de salientar. Mas ainda bem que vieram esclarecer isso. Mas lembrem-se que os manuais de instruções já estavam em stock e portanto todas as bikes Canyon deverão continuar a vir com essa nota.

Já agora, não esquecer lavar a bike. Não pensem que por treinar indoor não o precisam de fazer. Cuidado com o sal da transpiração em parafusos e headset.


Para sprints de 2000W não há solução xD
HAHHAHAH

Ou mais!! LOLLLLLL
 
@{the_crow}, seria interessante saber de que ano é esse manual, pois como já disseram a Canyon alterou essa informação (caso contrário era só estúpido estarem a fazer um anúncio com o MVDP a pedalar nos vários modelos da Canyon num turbo trainer).

Tendo em conta que pode ter de vir a passar os próximos 3meses indoor a fadiga no quadro vai ser grande.
Só uma nota em relação a isto: o carbono é um material que não fatiga.
 

{the_crow}

Well-Known Member
@{the_crow}, seria interessante saber de que ano é esse manual, pois como já disseram a Canyon alterou essa informação (caso contrário era só estúpido estarem a fazer um anúncio com o MVDP a pedalar nos vários modelos da Canyon num turbo trainer).


Só uma nota em relação a isto: o carbono é um material que não fatiga.
Exacto .. a vantagem do carbono face ao aluminio é a grande capacidade de resistencia as forças que nele sao aplicados.. tem um modulo de elasticidade bastante alto.. isto é nao deforma... a tensao de cedencia é quase igual a de rotura...qdo cede.. parte!
 

Bruso

Well-Known Member
Só uma nota em relação a isto: o carbono é um material que não fatiga.
Tens a certeza disso?
Se disseres que o risco de falha de um quadro devido à fadiga é residual eu apoio. Mas não digas que o carbono não fadiga. A questão é que o carbono normalmente mantém comportamento elástico linear até à rotura. E é também bastante dificil caracterizar o comportamento à fadiga porque estamos a falar de um material compósito com diferentes composições (orientação das fibras, resina utilizada etc etc).
Outro factor a ter em conta é o fabrico...Eu não colocava um quadro daqueles que se compra por 200€ no TT.
 
Tens a certeza disso?
Se disseres que o risco de falha de um quadro devido à fadiga é residual eu apoio. Mas não digas que o carbono não fadiga.
Assim de repente, Google "carbon fatigue":
The reason for such confidence is the extraordinary durability of carbon fibre. “Composites do not behave like metals,” explained Chuck Texiera. “In fact, they don’t actually fatigue like metals in the same classic sense of the word. The fatigue life of the fibre itself is just about infinite.”
in https://cyclingtips.com/2015/08/what-is-the-lifespan-of-a-carbon-frame/

No. Carbon fiber composites have no fatigue limit, but that is not really the question to ask, since they do not behave like isotropic, hard (i.e., brittle) metals.
in https://www.velonews.com/2016/11/gear/technical-faq-bottom-brackets-carbon-fiber-fatigue_425464

A fatigue limit (endurance limit) was not found.
in https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0142112305001015
 

Bruso

Well-Known Member
E agora eu posso te meter 1001 artigos que dizem completamente o oposto. Como disse no caso de bikes será muito dificil levares um quadro à rotura através da fadiga mas se ouver defeitos no quadro a situação muda.

https://link.springer.com/article/10.1023/B:STOM.0000004538.77270.1e

https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/122286/2/352146.pdf

https://www.researchgate.net/public...orcados_com_fibras_de_aramida_vidro_e_carbono

Nos quadros de bike tens as fibras aplicadas de diferentes maneiras o que torna ainda mais dificil de avaliar.