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Transporte de bicicleta - Thule ProRide 591 vs Thule Outride 561

jocarreira

Well-Known Member
Pessoal,

Ainda há dias escrevi aí num tópico que ainda me faltava algum tempo para investir num suporte para transportar a bicicleta no tejadilho, mas a verdade é que se calhar o dia está a chegar mais depressa do que eu pensava.
Normalmente faço todas as semanas 2 viagens de 120km e desde que comprei a bicicleta de estrada (2 meses) tenho andado a transportá-la dentro do carro. Se até agora não me tinha chateado muito com isso, já começo a achar que o mais prático será metê-la no tejadilho do carro e evitar assim sujar o carro por dentro (que já aconteceu por descuido) ou até numa situação em que eu queira transportar mais pessoas no carro.

Acontece então que a minha bicicleta tem o quadro em carbono e logo aí a Thule recomenda o modelo 561 (tira-se a roda da frente e prende-se a bike ao suporte na forqueta). Os cabos também passam na parte inferior do quadro, pelo que não estou a imaginar comprar um modelo como o 591 com uma garra que fique ali a comprimir os cabos contra o quadro. Mais ainda, o downtube da B'Twin é tipo paralelepípedo e não estou a ver a garra a agarrar ali como deve de ser.

Os dropouts da forqueta são de alumínio, o que deverá pesar a favor do 561 pois é neste ponto que ele agarra a bike.

No entanto, o Thule 591 ainda é um consideravelmente mais barato que o Thule 561 e por isso ainda não pus totalmente de parte o primeiro.

Thule ProRide 591

Thule OutRide 561

De vós, os que transportam as bicicletas no tejadilho do carro, qual o suporte que usam e qual o material do quadro da bicicleta?
Costumam fazer o transporte com frequência? E em autoestradas à velocidade máxima permitida (120kmh)?
 

pratoni

Well-Known Member
O Outride 561 pode ser melhor, mas pensa assim:

Quando levares a bike, onde levas a roda da frente? Se a resposta a esta pergunta for fácil vai por esse...
 

iMiguel

Active Member
Boas.

Eu tenho o Thule ProRide 591 e levo lá tanto a de BTT (quadro em carbono) como a de estrada (quadro em Aluminio) e até hoje não tenho tido problemas. Já andei a 120/130km/h com a bike lá em cima, sendo o unico problema o consumo "a mais" do combustível. Tirando isso sem stress.

Também me fartei da ginastica inicial/final de tira e mete a bike dentro do carro. De inverno então...
 

Spider

New Member
Realmente é uma boa questão! A parte que está em contacto com o quadro não arranhará o mesmo?!

Eu estou tentado a comprar Thule ProRide 591 ou ProRide 591 visto que não quero dar-me ao trabalho de estar a tirar e colocar a roda! Ainda não o fiz porque ando a obter informações! Já o fazemos na carrinha da equipa e penso que para uma pessoa só é melhor não estar e perder tempo com tira e mete roda!
 

ajaneiro

New Member
Se arranjares um pano para rodear o quadro na zona da pinça, deixando os cabos de fora, deixa de se por o problema das arranhadelas no quadro...
 

jocarreira

Well-Known Member
O Outride 561 pode ser melhor, mas pensa assim:

Quando levares a bike, onde levas a roda da frente? Se a resposta a esta pergunta for fácil vai por esse...

A resposta é fácil, a roda vai na mala do carro. Aí não vejo problema, só não quero é ver a bike a voar pelo retrovisor ou que se parta alguma coisa na bike por causa das forças a que esta fica sujeita. Mas este deve ser o receio inicial de todos os que pensam em meter a bike no tejadilho.

iMiguel, nota-se muito a diferença no consumo?
 

Bk75

Member
Realmente é uma boa questão! A parte que está em contacto com o quadro não arranhará o mesmo?!
Se o quadro estiver cheio de areias (sobretudo quando chove), pode arranhar. O que eu faço é limpar a parte em contacto e depois envolvê-la com um pedacinho de pano fino. É uma mariquice (bem sei) que demora meio minuto.
 

jocarreira

Well-Known Member
Se arranjares um pano para rodear o quadro na zona da pinça, deixando os cabos de fora, deixa de se por o problema das arranhadelas no quadro...

Também já pensei nisso, mas em vez de um pano colocava um bocado de câmara de ar velha. Cortava à medida e passava entre o quadro e os cabos... hum, até me parece uma boa ideia, e ficando justo não há o risco de escorregar.

Ainda assim, há o problema do tubo ser "quadrado".
 

iMiguel

Active Member
A resposta é fácil, a roda vai na mala do carro. Aí não vejo problema, só não quero é ver a bike a voar pelo retrovisor ou que se parta alguma coisa na bike por causa das forças a que esta fica sujeita. Mas este deve ser o receio inicial de todos os que pensam em meter a bike no tejadilho.

iMiguel, nota-se muito a diferença no consumo?

Eu desde que tenho as barras e suporte, antes com um deposito cheio fazia 1000km, hoje se chegar aos 850~900km é muito. Mas depende do estilo de condução de cada um. Eu uso e abuso do carro (trabalho e estudo à noite a 50km de casa, logo 100km diarios).
 
boas.

também ando interessado num suporte destes.
Costumo meter a bike dentro do carro, mas detesto vê-la ali semi-desmontada e ao saltos, vai meio de lado com as rodas a serem pressionadas lateralmente ou apoiada na pedaleira.... tento evitar isto mas com o andamento nem sempre controlo bem a posição dela.

Tenho é um problema antes destes, preciso das barras para o tejadilho, tenho um ford focus e vi na ford umas a 186€ achei demasiado.... alguma sugestão?

ab
Zé Mota
 

iMiguel

Active Member
Ha uns tempos atras, era precisamente na Ford que tinham o preço mais barato (barras+suporte). Neste momento não sei. Esse valor era para o conjunto completo (barras+suporte)?
 
Ha uns tempos atras, era precisamente na Ford que tinham o preço mais barato (barras+suporte). Neste momento não sei. Esse valor era para o conjunto completo (barras+suporte)?

Só as barras.
Mas também vi no site, talvez inso a um concessionário seja diferente.
 

pratoni

Well-Known Member
A resposta é fácil, a roda vai na mala do carro. Aí não vejo problema, só não quero é ver a bike a voar pelo retrovisor ou que se parta alguma coisa na bike por causa das forças a que esta fica sujeita. Mas este deve ser o receio inicial de todos os que pensam em meter a bike no tejadilho.

iMiguel, nota-se muito a diferença no consumo?

Assim sendo vai para o suporte que aperta na forqueta. É muito mais fiável e seguro e vais mais descansado da vida.

O único problema é se um dia tiveres a bagageira já cheia...
 

grouk

Active Member
eu pessoalmente tb ando com alguns problemas de mobilidade mas confesso que esses suportes deixam me com muitas duvidas
primeiro devido a facilidade com que se rouba a bike em menos de 1 minuto sacam te a bike, aida ha uns dias me disseram de uma que foi roubada enquanto o tipo pagava o combustivel, depois o consumo que aumenta e ele ja nao é barato, depois ainda ha o custo das barras e das outras barras onde os suportes assentam, e ainda temos a questao de ir sempre a pensar se a bike nao vai sair a voar, por isto tudo talvez opte por isto

http://bikevassourateam.blogspot.pt/2010/05/acessorios-mala-bike-saco-de-transporte.html

ja vi uns rigidos bastante compactos e custam entre 70 e 150€
 

ajaneiro

New Member
Dependendo da geometria da bicicleta e do atleta (altura do espigão, etc.) e do carro onde será transportada, pode ser complicada a utilização das malas de transporte...

Quando aos suportes com apoio de forqueta, penso que o da thule tem fechadura... Aliás, tanto o 591 como o 561 têm...
 

pratoni

Well-Known Member
eu pessoalmente tb ando com alguns problemas de mobilidade mas confesso que esses suportes deixam me com muitas duvidas
primeiro devido a facilidade com que se rouba a bike em menos de 1 minuto sacam te a bike, aida ha uns dias me disseram de uma que foi roubada enquanto o tipo pagava o combustivel, depois o consumo que aumenta e ele ja nao é barato, depois ainda ha o custo das barras e das outras barras onde os suportes assentam, e ainda temos a questao de ir sempre a pensar se a bike nao vai sair a voar, por isto tudo talvez opte por isto

http://bikevassourateam.blogspot.pt/2010/05/acessorios-mala-bike-saco-de-transporte.html

ja vi uns rigidos bastante compactos e custam entre 70 e 150€

Penso que os suportes falados têm fechaduras. Podem não ser nada xpto, mas já devem evitar roubos "expresso".

Se calhar o que falas era de algum suporte sem fechadura...
 

ajaneiro

New Member
O da elite acima referido não tem... Sabendo da arte, deve ser tão difícil abrir uma fechadura da thule como outra qq... Mas não é a mesma coisa que chegar, apertar um botão e sair de bicicleta...
 
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