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Topico albertismo/carolismo

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Carolina

Well-Known Member
não vou dar palpites, mas a única coisa que aconselho é: faz 1 alteração de cada vez.

se queres subir o selim, sobe. não mexas é ao mesmo tempo no avanço. experimenta primeiro com o selim mais alto e depois analisa.
 

daniel_mb1

Active Member
Sinceramente acho que o selim está bom. Subi 1cm e fui andar mais uma horita. 30km não notei nada de especial. Vai ficar assim para já.
O avanço é que... sinto a direcção muito leve e instável. O vento parece que bate directamente no guiador e não na bicicleta. Não sei se me faço entender!
 

Carolina

Well-Known Member
Que avanço é que tinhas na jorbi?

Também pode ser uma questão de hábito. Esta é mais sensível, notas logo diferença.
 

daniel_mb1

Active Member
Na jorbi estava com um de 100. E notei diferença quando passei de 90 para 100. Especialmente a descer.
Bom, mas aqui na trek parece-me que há margem para o de 100. Basicamente a minha dúvida é essa. Não há desconforto ou dor (também ainda não fiz nenhuma volta grande). Fiz o vídeo apenas para eu analisar, só que não percebo nada disto lol por isso é que partilhei aqui!
 

Carolina

Well-Known Member
Parece-me que com o avanço maior vais perder alguma da flexão dos braços e talvez fiquem esticados de mais. Também vai depender do quanto te consegues dobrar e isso é algo que se tem de ir trabalhando aos poucos.

Agora, se também não pagas para experimentar, não custa tentar. Faz é uma alteração de cada vez para poder identificar possiveis problemas com mais facilidade.
 

GMQ

Well-Known Member
Quanto mais curto o avanço mais instável se torna a direcção. Por isso é que não aconselhável avanços com menos de 70. Devias fazer um video com o banco com mais 1 cm.

Eu voto no conselho do bruso. Depois tiras as conclusões
 

MigC77

Well-Known Member
Ia-me manter em silêncio mas uma vez que ninguém “descobre” o problema vou dar uma dica…

Está tudo a olhar para as costas e para os braços mas a verdade é que o principal problema da forma como ele está posicionado são os joelhos. Mais uma vez os joelhos estão muito a frente do eixo do pedal. E isso tal como na Jorbi no dia que ele for dar uma volta a sério que envolva uma subidinha mais prolongada quase de certeza que vai dar sinal.

Está-se a querer fazer os ajustes no cockpit sem o Daniel estar enquadrado com a pedaleira. Pelo que pude perceber esse espigão tem muito pouco offset e tu já tens o selim todo puxado para trás. Na minha opinião deverias trocar esse espigão por um que tenha um offset de 25mm para poderes encaixar convenientemente na pedaleira e a partir daí vê-se o que se pode fazer em relação ao cockpit.

Realmente agora começo a perceber melhor o desequilíbrio em termos morfológicos e o “problema” que é encaixar-te numa bicicleta ;) Mas mantenho a minha opinião em relação ao tamanho e no dia que estiveres bem posicionado na pedaleira vais perceber isso.
 

daniel_mb1

Active Member
O selim ainda por recuar mais 1cm pelo menos!
Na foto inicial estava mais para trás, sim. E o avanço tinha os espaçadores todos em baixo. No video que fiz, o selim está um pouco mais para a frente e o avanço tem um espaçador por cima!
Achas os joelhos demasiado para a frente?
 

Carolina

Well-Known Member
realmente parece que estás com o joelho muito à frente do eixo do pedal:

Capture.png
 

MigC77

Well-Known Member
Sim acho que tens os joelhos muito para frente. Começa por tentar colocar o joelho mais ou menos alinhado com eixo do pedal quando o crank está na posição das 3h (paralelo ao chão). Para isso podes usar a técnica do fio com um peso. Tens n videos na net a mostrar como é que se faz.

Se vires que recuando o selim ao máximo não consegues aí é que terás que ponderar eventualmente um espigão com mais offset.

Esse é o ajuste básico que se faz em qualquer bicicleta para começar. A partir daí vês o resto.
 

Bruno Silva

Active Member
MigC77,
Levantando um pouco o selim também vai ajudar a recuar a posição do joelho, certo? O angulo do tubo de selim vai-te colocar um pouco mais atrás, assim como o facto de ter a perna ir mais esticada vai reduzir o "avanço" do joelho sobre o eixo do pedal.
Corrijam-me se estiver enganado...
 

jpacheco

Well-Known Member
Pois, mas a espinha tem que vergar no sitio certo... há sempre um trabalho de core que é importante fazer e durante um periodo inicial é normal que doa aqui e ali um bocado. A mim também me doeu e não alterei posição nenhuma nem comprei um bicicleta nova. Foi preciso algum trabalho de espinha.

Honestamente parece-me bastante espalmado na bicicleta. Por ventura para dar uns passeios eu não mexia muito no que está, so mexeria se me senti-se mal.. sente? se for para andar com mais regularidade perca o amor a uns cobres e faça um bike fit por alguém que lhe dê algumas garantias de qualidade. O gasta em avanço, gasta em espigão quando der por ela tinha o bike fit numa casa de bom nome paga.

Ha uns que até se tiver um seguro especifico tem direito a um bikefit. Palpites há muitos, pessoal está só a ver por alto, não está a medir com exactidão...

A minha opinião é que faças um bikefit. No entanto concordo em recuares a posição desse joelho ligeiramente para não ficar tão á frente que fique o mais nivelado como foi descrito em cima. Parece-me que tens alguma margem para subir o selim.. qualquer das formas enquanto os joelhos não se queixarem as costas agradecem... por isso vai subindo com ponderação. Na parte inferior do pedal (com pedal na posição mais baixa, posição vertical dos cranks a perna deve flectir um angulo entre 27 a 37º graus). Mas antes disso tens a posição do cleat que influencia toda a forma de pedalar. Metes na ponta ficas com mais perna, metes a meio do pé ficas com menos perna. A posição "certa"..

imgH2FaB8.jpg


quando tiveres tudo alinhadinho
lemond_06.jpg


é mais fácil fazer o resto. Boa sorte. No final disto tudo o que interessa é não teres dores nem problemas...
 

jpacheco

Well-Known Member
Por exemplo, se quiseres andar a 40 50km/h a ganir vais querer adotar a ultima posição da imagem:

bike-fitting3.jpg


e para isso é preciso treinar a inclinação certa na espinha e trabalhar bem o core.

Se for para andar descontraído estás com uma elevação boa do tronco para fazer muitos quilómetros. E se não te doi nada siga, convem é estar informado para o que se pode ajustar quando aparecer este ou aquele incomodo. Sabendo que não ha milagres, para quem começa doi sempre se se quiser adopatar uma postura mais aero.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

baseado no vídeo, terás, obrigatoriamente, que subir o selim (e não será assim tão pouco). Ao subir o selim, ficarás sentado um pouco mais atrás (aumentará naturalmente a distancia do tubo horizontal), logo, o joelhos "recuarão" naturalmente. Avanço, posição dos braços, parecem-me bem. ;)

Tenho 1,72, pedalo mais baixo do que tu (perna curta), tenho um emonda SL6, também 52.
 

MigC77

Well-Known Member
@Bruno, o que dizes está correcto. Precisamente devido ao ângulo do seat tube, em qualquer bicicleta, quando se sobe a altura do selim este vai recuar e o inverso acontece quando se baixa a altura.

Obviamente que o “impacto” na posição horizontal do selim quando se sobe ou desce o selim na ordem dos mm é menor do que quando se faz esse ajuste directamente nos rails do selim. Para além disso são ajuste diferentes que devem cumprir requisitos diferentes. A altura tem a ver com a extensão da perna e o avanço/recuo do selim tem a ver com o posicionamento do joelho e eficiência/ciclo de força da pedalada.

Por vezes este ajuste da altura e avanço/recuo do selim, para quem é preciosista, requer mais do que uma iteração porque tal como referiste existe interferência neste dois ajustes.

Neste ponto quero avisar desde já que não tenho qualquer intenção de fazer nada que sequer se aproxime dum bikefit ou o que lhe quiserem chamar. O que fiz até à data foi fazer uma constatação de algo que era mais do que notório (como a Carolina fez o favor de ilustrar) mas que aparentemente ninguém estava a dar conta e chamei a atenção para o facto do Daniel ter que se posicionar correctamente em relação à pedaleira.

A razão para ter novamente alertado para este facto prende-se acima de tudo porque a forma como ele está a pedalar obriga a que os quadriceps e os tendões estejam muito esticados/sob tensão e repuxem o joelho. Isso vai-lhe provocar dores/inflamação da zona rótula (à frente). Tal como acontecia na Jorbi e que na altura expliquei. Até à data ele ainda não deve ter notado porque não aplicou muita força. No dia que resolver carregar como deve ser no prato 50 ou subir uma boa rampa vai sentir.

Daniel, tal como o Pedro já te tinha dito, esses videos a pedalar frouxo de pouco ou nada servem. A ti principalmente não te permitem tirar conclusões nenhumas. Dessa forma tudo te parece porreiro porque não estás a aplicar quase força nenhuma no trem inferior. O teu corpo está todo ele relaxado.

Agora um desabafo… é uma tristeza do car@lho ver que há pessoas que despenderam tempo a explicar determinados conceitos e parece que as coisas caíram em saco roto! Daniel, explica-me lá uma coisa… como é que é raio experimentaste as bicicletas nas lojas? Não te deste ao trabalho de minimamente ajustar o selim? Não sabias como? O gajo que te atendeu não te deu uma ajuda?

É que isto que eu referi aqui é das coisas mais básicas que em qualquer video manhoso de bikefit no youtube é explicado!

É claro que isto do “knee over spindle axle” não é um dogma absoluto! Há quem prefira ter o joelho ligeiramente adiantado em relação ao eixo do pedal. Sem ir mais longe… Eu prefiro! Mas é uma questão de milímetros não de vários de centímetros como é o caso do Daniel! E porque é que prefiro assim?

Para começar é preciso perceber que o momento em que o joelho está sobre o eixo do pedal em termos biomecânicos é o momento em que somos capazes de aplicar mais força sobre o pedal. Ao “avançar” o joelho o que vai acontecer é que no ciclo de pedalada esse momento de “força máxima” não será quando o crank está nas 3h mas antes: mais próximo das 2h. Mas isto são outros 500’s… Para começar começa-se pelo básico!

@Pacheco, nesta fase vamos começar por simplificar as coisas… O Daniel tem que começar por minimamente fazer os ajustes básicos como é o caso do selim. Depois se vir que a coisa não está funcionar sim deve avançar para um bikefit. Agora também te digo, o comum mortal se comprar uma bicicleta do seu tamanho, não se puser a inventar nos ajustes (basta seguir algumas regras básicas que são do conhecimento geral) e souber afinar bem os cleats (basta ir ler a explicação que o Pedro fez o favor de postar sobre isso) na maioria dos casos não precisa dum bikefit feito com Retul. Se puder e quiser ou procurar ganhos aerodinâmicos ou realmente tiver um problema biomecânico mais complicado… então aí que avance para um bikefit profissional. Mas também te digo que se for o último caso que menciono, do que eu tenho visto por aí não é em Portugal que o safam!

@Daniel em relação à altura do teu selim não me vou pronunciar. És tu que tens que perceber isso. Mas é a pedalar “a sério” não a fazer festinhas à pedaleira. Se quiseres filma por detrás para veres se anca está estabilizada quando estás a pedalar forte. Isto obviamente depois de colocares o selim na posição correcta.

Abraço
 

jpacheco

Well-Known Member
Se for para passear e fazer uns quilómetros por semana não é preciso grandes preocupações. E a inclinação que vejo do tronco está Optima para passear.

Outra coisa que referiste e faz sentido Mig...é preciso fazer meter algum esforço, até pode ser progressivo para se perceber as alterações que o teu corpo vai adoptar na máquina.

Honestamente, se a intenção for fazer 10 horas para cima de bike por semana mais vale pagar 150 paus para fazer um fitRetul... se fores um gajo desenrascado lê e cultiva-te mais sobre fit o que não falta é material a explicar. Já tens uma coisa que poucos têm..uma camera que te permite parar, ver e tirar angulos. Afinar, montar filmar e voltar ajustar.
 

MigC77

Well-Known Member
É claro que isto do “knee over spindle axle” não é um dogma absoluto! Há quem prefira ter o joelho ligeiramente adiantado em relação ao eixo do pedal. Sem ir mais longe… Eu prefiro! Mas é uma questão de milímetros não de vários de centímetros como é o caso do Daniel! E porque é que prefiro assim?

Para começar é preciso perceber que o momento em que o joelho está sobre o eixo do pedal em termos biomecânicos é o momento em que somos capazes de aplicar mais força sobre o pedal. Ao “avançar” o joelho o que vai acontecer é que no ciclo de pedalada esse momento de “força máxima” não será quando o crank está nas 3h mas antes: mais próximo das 2h. Mas isto são outros 500’s… Para começar começa-se pelo básico!

Atenção que esta passagem está errada! Confusão da minha parte por estar a fazer várias coisas ao mesmo tempo que escrevo o post.

Efectivamente eu tenho o joelho alinhado com a o eixo do pedal antes das 3h mas isso significa que às 3h o joelho não está à frente mas sim ligeiramente atrás. Quem tem o joelho mais para à frente do eixo do pedal às 3h significa que vai estar alinhado "mais tarde" por volta das 4h. Aliás isso é o que se pode verificar no video do Daniel.

Mais uma vez peço desculpa pela confusão.
 

GMQ

Well-Known Member
O migC77 toca num ponto que também deixa intrigado. Passam-se páginas e páginas a explicar conceitos e dar os melhores conceitos e depois na hora da verdade é fazer tábua raza. Não me refiro a esta caso em particular, mas a várias situações que já têm acontecido por aqui, com as dificuldades que todos sabemos. Será que ficamos deslumbrados dentro da loja das bikes, qual criança no dia de Natal??

Retornando ao tema, concordo em absoluto com a opinião de que apenas na rua e numa volta que envolva esforço se pode tirar conclusões sobre o acerto realizado na bike. O trainer não é o meu melhor local porque por mais resistência que se aplique não é a mesma coisa. Isto diz-me a voz da experiência de alguém que faz 80% das suas voltas semanais no trainer. Mais, tenho sensações diversas quando faço Btt e estrada e isso deve-se por vezes ao esforço que as paredes que às vezes encontramos no mato.

Quanto ao resto mais vale contratar alguém especializado do que tentar cobrir o sol com a peneira. As minhas observações vão resumir-se apenas aquilo que o DAniel referiu quanto à postura em cima bike. De resto não tenho conhecimentos para ajudar.
 
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