Entre 6 e 7
O conforto de andar perto dos 6bar pode ter esse resultado. Eu nunca baixei dos 7bar e por norma é sempre nos 7,5bar... nunca tracei um pneu num buraco. Mas não vou num sofá, tenho noção disso...
Entre 6 e 7
Não me recordo agora das pressões com que sai nesses dias mas é possível que estivesse mais perto dos 6 que dos 7.O conforto de andar perto dos 6bar pode ter esse resultado. Eu nunca baixei dos 7bar e por norma é sempre nos 7,5bar... nunca tracei um pneu num buraco. Mas não vou num sofá, tenho noção disso...
Presumo também que as menores pressões provoquem uma maior resistência ao rolar, ainda que muito provavelmente não seja percetível para o comum dos mortaisPara além do conforto também tem mais aderência ao usar menores pressões.
Mas a questão dos furos "Snake bite" também é mais propicia com pressões menores.
Não tinha pensado nesse aspeto mas também é verdade.Presumo também que as menores pressões provoquem uma maior resistência ao rolar, ainda que muito provavelmente não seja percetível para o comum dos mortais
Presumo também que as menores pressões provoquem uma maior resistência ao rolar, ainda que muito provavelmente não seja percetível para o comum dos mortais
Pela lógica, ao reduzir a pressão, aumenta a área de contacto com o solo, logo maior resistência ao rolar.Os estudos apontam para que as diferenças sejam completamente residuais. Claro que dentro de pressões dentro dos parâmetros que as marcas recomendam.
Pela lógica, ao reduzir a pressão, aumenta a área de contacto com o solo, logo maior resistência ao rolar.
Mas segundo os estudo, também não há diferenças significativas entre o pneu 25 e 28.
O 28 até pode ser mais rápido por questões aerodinâmicas.
e o facto de teres mais conforto te permitir que o corpinho aguente mais tempo.Pela lógica, ao reduzir a pressão, aumenta a área de contacto com o solo, logo maior resistência ao rolar.
Mas segundo os estudo, também não há diferenças significativas entre o pneu 25 e 28.
O 28 até pode ser mais rápido por questões aerodinâmicas.
a vantagem de pneus mais largos é mesmo a possibilidade de usar menores pressões sem por isso se perder em rolling resistance. Parece que tem a ver com o padrão do contacto do pneu ao solo:
para a mesma pressão, um pneu mais largo tem uma superfície de contacto (em comprimento, ou no sentido da marcha) menor que um pneu mais estreito, fazendo com que o atrito na rolagem seja inferior.
Isto na teoria.
Se eu noto?! Não. O que noto é que 28c é um pouco mais confortável que 25c (ambos em TL, na mesma bike)
a pressão não influencia o peso,e uma pergunta ingénua. qual a diferenca de peso entre os 25 e 28? as de especificações e as reais com a mesma pressão
Ora bem, segundo a lei dos gases ideais PV = nRT , sendo n= m/M (nº moles = massa ar / massa molar)a pressão não influencia o peso,
É sempre bom aprendermos mais qualquer coisa. Às vezes são coisas que até nos despertam interesse, mas nunca tínhamos pensado nelas.Fizeste-me ir ao Google e aprender qualquer coisa. (confesso que nunca fui muito bom a física, sabendo apenas o mínimo para conseguir uma licenciatura em eng inf, pelo que estas teorias dos gases me passou ao lado...).
Obrigado (o saber não ocupa lugar).
Houve alguém que fez contas. E parece que para o mesmo pneu (ou pelo menos, usando o mesmo método de cálculo), a diferença no peso entre colocar 7 bars e 10 bars é de 4,5g:
https://bicycles.stackexchange.com/...e-affect-the-weight-of-the-wheels/21240#21240
Para mim é demasiada física e ainda para mais parece que simplificou algumas coisas, como p.e. não teve em linha de conta a largura do pneu (apenas o perímetro interior e o exterior para calcular o volume de um donut).
Podes crer.É com cada modelo matemático que só de olhar cansa mais do que pedalar 100km
Ora bem, segundo a lei dos gases ideais PV = nRT , sendo n= m/M (nº moles = massa ar / massa molar)
Ou seja m = PVM/RT
Moral da historia, a pressão influencia sim a massa total "do pneu" (+ pressão = + massa)
Agora se essa influencia da pressão na massa total é notada? isso já é outra conversa
Não estou a ver onde é que as rodas sejam impedimento para colocares pneu 28 em vez de 25, já o quadro ou os travões (se forem de pinças) é outra conversa...por acaso eu referia-me mais a diferenca de peso entre um pneu 25 e um 28 com a mesma pressão. Além do peso a mais do pneu o volume de ar é também bem maior o que me leva a pensar que a diferença possa ser bem maior. E se nao estou em erro as minhas rodas nao aguentam um 28 e suponho que uma roda para 28 tera algus gramas a mais.
Nao me intrepertem mal. Se a minha bike aguentasse 28 eu punha por uma questão de conforto. É que as estradas aqui são bastante irregulares e tudo o que aumente o conforto vale a pena