• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Radon Sage 7.0 - MY13

gonpalco

Member
Não sabia onde colocar isto, movam de acordo (desculpem)

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gonpalco

Member
500kms cumpridos e neste momento só tenho tido um ou outro problema
Fsa grossman a saltar a porca, e actualmente a fazer um crikcrak...
Um pequeno ajuste no desviador frente, rapidamente solucionado

Gosto bastante do conforto, principalmente o pisar da traseira, mesmo com 120psi (vale o que vale - valor dado pela bomba). A frente continua um pouco brusca, mas nada que nao se habitue.
Noto uma falta de rigidez das rodas, que roçam nos calcos quando sprinto
Adoro os pneus ultremo zx. O grip que tem, permite fazer curvoes com toda a segurança e muito previsível.
A bicicleta prima mais a agilidade que a estabilidade, mas nada que coloque em apuros em velocidades superior a 50/60
Travagem - foi algo que me surpreendeu. Habituado a discos 200mm com pinças de 4 pistões, estes travões permitem o control sem qualquer problema, e devido ao peso mais à frente que no BTT, éguas é algo....fácil? Para se fazer e abusar! É lindo! ;)
De resto nestes 500kms posso deixar a garantia que nao me arrependo ter comprado, e até fiquei contente ao ver que mudei de posição em vários segmentos do strava conseguindo em alguns chegar ao top 10! Nada mau.... Penso eu de que!

No futuro, falta chegar a cassete 27x12 e umas câmaras de ar mais levezinhas, e decidir sobreo que fazer relativamente a pedais/sapatos (actualmente com SPD). A roupa é outra coisa a investir...... Mas tudo a seu tempo!

A ver se tiro umas fotos e coloco aqui.


Ps - obrigado aos que opinaram e ao Woods por me ter alertado relativamente ao tamanho do quadro
 

gonpalco

Member
cassete montada, reduziu umas gramas, aumentou a relação para subir (+2 dentes)
Saíu a 11/25 (Tiagra) entrou a 12/27 (105)
Chegaram também as câmaras Maxxis, a pesarem 65grm/cada (sem porca e "pipeta"), outra supresa, porque habituado a câmaras de BTT (+líquido), é agradável ter algo tão leve.

amanhã, teste por Sintra, logo de manhã cedo!
 

gonpalco

Member
Volta simpática, onde deu bem para ver as potencialidades da máquina e o upgrade da cassete.
Não foi preciso usar a 27t, mas verifico que nas voltas acima de 100km, as últimas subidas vão ser feitas com maior desenvoltura, e sem grande sacrificio!


999 de elevação

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Do Strava:
Distance: 68.8km
Elevation: 999m
Moving Time:02:32:34
Calories: 2,158
Max Speed: 65.9km/h
Avg Speed: 27.1km/h


Reabastecimento nos Capuchos:
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Reabastecimento nos Capuchos:
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Descida em pavé (S. Pedro de Sintra)
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Descida em pavé (S. Pedro de Sintra)
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Descida em pavé (S. Pedro de Sintra) - shack... not stern!
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gonpalco

Member
E para experimentar o upgrade da cassete, nada como uma volta por Monsanto.
Chego a conclusão que 27-12 é uma excelente relação para o que faço habitualmente.
A última mudança é usada várias vezes, algo que inicialmente com 11-25, era algo que evitava, preferindo andar na anterior.
A diferença de 27 para 25, pode não parecer grande, mas ajuda imenso, principalmente quando efectuamos pendentes depois de virmos abrir em plano (no meu caso).
Fico em dúvida se consigo manter o ritmo numa volta estilo Castelo-Branco/Covilhã/Torre... acho que aqui uma tripla será bem vinda!
Outra coisa que noto, é a diferença na rapidez com que muda de mudança. Noto que a cassete 105 é mais rápida que a Tiagra, e atendendo que o material é todo novo, e não afinei nada depois de colocar a cassete, só posso concluir que a cassete é o upgrade que fez tal diferença.
Com quase 1000kms, e por tanto com a rodagem quase feita :), os problemas inciais não voltaram (o que é bom), mas o crik-crak mantém-se!
Neste momento, os upgrades passam por ajustes nos clits (mais pintelhésimo para a esquerda/mais pintilhésimo a rodar) e pouco mais.
Estou super contente com o conforto que a bike proporciona, e apenas o pescoço necessita de mais músculo, porque penso não estar habituado à posição de uma Roady.
Deixo uma imagem da volta de ontem do Strava, e fotos do inicio do incêndio em Monsanto (junto do acesso à A5)
Estavam os bombeiros a chegar, quando estava a passar...

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gonpalco tenho curiosidade nalgumas medidas da máquina pois tb ando a namorar uma mas a radon ao contrário da canyon não especifica todas as medidas...
ela veio com volante de que medidas entre drops medidos de centro a centro?é oversize?
já agora podes dizer as medidas do avanço e dos crancks?
obrigado
 

gonpalco

Member
Adolpho, quando tiver novamente junto à bicicleta, coloco aqui as medidas.
Agora só tenho a Brompton a fazer companhia
 

RJGV

New Member
@gonpalco

Boas,

Gostava de saber se chegaste a inverter o avanço e se o resultado foi positivo.

Obrigado
 

gonpalco

Member
Volta de Sábado de manhã

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E alguns dados:
Distance - 70.6km
Elevation - 1,275m
Time - 02:53:15
Max Speed - 74.2km/h
Avg Speed - 24.5km/h

Depois desta volta, vi que a mudança da cassete original de 11-25 para 12-27 foi o mais acertado possível.
As subidas são efectuadas com maior facilidade, mas nestas descidas, começo a sentir falta do 11t.
Mas creio que +70Km/h é mais que suficiente!
Estava a pensar vender a cassete original, mas se calhar fica lá por casa para fazer combinações.
Reparei que tenho de comer muita papinha para fazer um evento como o da Lousã com 100kms e 2000m de acumulado, quanto mais eventos como o PIF U ou o evento completo da Lousã. Tenho plena consciência que ainda sou um bebé nestas coisas de estrada :p

Um aparte:
Conclui que o suporte Garmin do Dakota, é que não vale nada.
Saltou uma vez, e não fosse o fio, lá ia a rolar pela estrada. Talvez a solução é fazer algo "home-made"

@adolpho_4ppl
A ver se esta semana coloco fotos da bike, com medidas, etc.

@RJGV
Não inverti nada até ao momento.
As alterações feitas até ao momento, foi inclinar o banco mais para a frente (de forma a evitar a dormência - feito e com efeito), e subir ligeiramente o banco +/- 8mm.
 

duchene

Well-Known Member
gonpalco
Tens a certeza que tinhas o dakota correctamente instalado?

Na primeira edição do Douro Bike Race em BTT emprestaram-me um para fazer a prova, uma vez que a navegação era por GPS, e resistiu a 100km de safanões sem nunca se soltar. E o dono que já anda com ele há 4 anos no monte, confirmei agora, nunca o viu voar para fora do suporte. Aliás, na altura até achei o sistema de calha bastante sólido em comparação com o twist lock do edge...
 

gonpalco

Member
Duchene, tenho a certeza absoluta. Alias quando acontece mais do que duas vezes, tenho por habito ver com muita atenção o procedimento.
O meu já fez btt e agora é que começou com isto. Deve ser alergia do alcatrão, ou a querer reivindicar qualquer coisa ;)
Vou tentar junto da Ciclonatur ver o que pode ser, porque nada esta partido/estalado, e a folga que tem sempre é normal.
 

RJGV

New Member
Não conheço esse equipamento, mas já tive um problema parecido com um conta-quilómetros, e resolvi o problema aplicando um pouco de tape na parte inferior do aparelho de forma a ele ficar mais justo.
 

pratoni

Well-Known Member
eu no meu forerunner 305, que tem o tipo de aperto anterior aos atuais edge e forerunners, e que é famoso por ejecções fortuitas, quer na pulseira quick release, quer no suporte do guiador, coloco sempre um elástico dando a volta ao gps e ao suporte, de forma a que ele não salte...
 

gonpalco

Member
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Bem, de forma a nao assaltar nenhum outro tópico, decidi fazer algumas alterações com base no bikefit.com

1- banco mais para cima 8mm. Uma diferença de pintelhessimos, mas que fazem uma diferença muito grande. Se em BTT de vez em quando experimento alterar a posição, e muito sinceramente nunca tinha notado nada...
Na fininha a diferença veio a melhorar, e o resultado do Strava confirma, mas a pedalada ficou mais, diria, FLUIDA

2- rodar o guiador mais para cima de forma a ter os punhos sem esforço nos caps. Feito e com efeito. O pescoço agradeceu esta ligeira modificação, tendo feito quase uma centena de kms nesta nova posição para confirmar.

Falta ainda alterar a posição dos cleats, mas acho que vou esperar para chegar uns sapatos e uns pedais de estrada.

A resolver num futuro muito próximo:
Suporte GPS anti quedas
Identificar todos os pontos de ruído....e tentar solucionar. Irrita-me o facto de ir a pedalar de pé e ouvir o crik-crak, mais assemelhando a uma bicicleta velha!

Nao esta esquecido as medições e este fim-de-semana coloco.
Se durante a semana foi estrada, efectuando 150kms, este fim‑de‑semana vai ser BTT......

Ps e sim, fotos são necessárias
 

gonpalco

Member
Umas fotos da volta de 6ª, e mais uns kms...

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Após o trabalho, nada como aproveitar ter a Rota da vinha aqui ao lado e com direito a subidas com esse nome, Alverca/Bucelas; Bucelas/Lousa; Odivelas/Caneças
Distance 67.5km
Elevation 1078 m
Max Speed 77.8km/h
Avg Speed 26.5km/h

Espero poder vir a aguentar uma pedalada tipo Audace (xxx Kms e X.xxx metros de acumulado). O tempo de fazer muitos kms num só dia, é me impossível (infelizmente), pelo que só no dia é que verei.

PS: Fiz algumas medições a correr, e a confirmar, mas fica já algumas medidas:
Avanço: 100mm
Crank: 172,5

Sujeito a verificação, com mais calma, e aproveito para continuar a pesquisa do Trik-Trak!!!
 

gonpalco

Member
Resolução de problemas:

GPS Saltar do suporte:
Com uma palavra apenas, se escreve Solução! (neste caso é um O)
Usando um troço de câmara de ar, resolvi a questão do GPS.
Falta-me fotos da mesma, mas amanhã já coloco.
Removido o problema de saltar a meio de uma "estrada" mais remendada, e também o silêncio absoluto ao andar em empedrado, posso ficar mais focado na estrada, desviando o meu olhar para o aparelho.

Crik-Crak
Eliminado está um pequeno cri-cri, que vinha dos espaçadores, e tenho de encontrar com a medida que pretendo, de forma a usar apenas 1, em vez dos actuais 2.
Agradeço desde já, que quem souber de espaçadores altos e que incorpore o espaçador da caixa de direcção, me informe.
Eliminaria 2 superficies de contacto, e melhor ainda, ficaria tudo muito mais integrado e aerodinâmico :)))

Adicção de equipamento

Foi também adicionado uma grade Elite, e um "garrafão" de 1 litro.
Aumento desta forma a autonomia, passando andar com quase 2 litros (1.75 l) de líquido, o que para voltas até aos 60/70 Km é suficiente, e até em tempo mais quente, tem provado que é a quantidade adequada para o esforço despendido.
A grade foi colocada o tubo do espigão, e com o uso do "garrafão", retirar em movimento é quase impossível sem tocar com a garrafa no tubo superior. Um mal menor, e tudo se deve ao comprimento total do bidão Elite de 1Litro.
Já estando habituado à garrafa da Camelback, voltar à teta antiga não deixa qualquer saudade sinceramente.
Relativamente à grade Elite, e como já tinha uma SKS no tubo diagonal, achei menos intuitivo colocar a bidão (também experimentei na mesma posição).
Nesta altura, também experimento outras bebidas que não água unicamente.
Já experimentei Chá Verde, e Limonada (ambos com açucar), mas acabei por sentir falta de água (pura).
Desta vez experimentei Limonada (com uma pitada de sal e açucar) e uma litrada de água. Para a volta que efectuei, está excelente, ainda para mais se adicionarmos as amendoas a meio da volta ;)

Volta de ontém (20-Agosto-2013)

Aproveitando o final do dia, e a descida de temperatura, decidi fazer um volta junto do mar, e passar na Pena para ver o pôr do sol.
Verifiquei que as últimas voltas à procura de subidas, melhoram e de que maneira a forma como rolo em plano (ou quase plano!).
Pesando equipado +80kg (83kg), as subidas são uma coisa que me custa, principalmente quando acompanho alguém mais leve.
A temperatura baixa, uma boa hidratação, e uma alimentação mais cuidada durante o dia (sem doces!!!), demonstrou o bem estar com que estava, atingindo algumas metas excelentes, e claro está, um "Komzito", mas este a descer! (parece que é a única forma, ter a gravidade ajudar!! :) )
Um final de dia excelente, numa bela paisagem, com um tempo espectacular e uma volta excelente!
Hoje, só de recordar o silencio a subir a Pena pelo lado da Malveira, fico com vontade de lá voltar...
Nota: Embora não seja vidrado no STRAVA (até porque dá para aldrabar!), chegar a casa, e vermos o esforço "reconhecido" é sempre bom, e muitas das vezes fico espantado dado que penso que não fiz nada de jeito, e depois os resultados são ao contrário. Acho que tenho de adicionar um sensor ao GPS para detectar a cadência e frequência cardiaca, e deixo aqui uma questão: É possível colocar 2 sensores (Cadência + Frequência Cardiaca) a trabalhar juntamente no Dakota 20?

Algumas estatísticas e fotos:

Distance - 60 km
Elevation - 721m
Moving Time - 01:57:44
Calories - 1,666
Time - 01:57:44
Max Speed - 70.9km/h
Avg Speed - 27.6km/h

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E uma frase, para turismo (daqui a uns meses, quando os do norte entrarem na penumbra!): Remember the Sun… Cycle in Portugal!
Hehehe!

PS - agora tenho que adicionar kms, e efectuar 2 voltas com 100kms e +2000m, para ir à vontade à Lousã!
 

gonpalco

Member
Modificações:
Removido um espaçador (10mm), e verificar como me dou com a posição "mais racing".

Krik-krik
Apertado/lubrificado parafusos da pedaleira; QRs; espigão de selin, avanço/volante; Avanço/forqueta, e no entanto o barulho pressiste, parecendo que vem da pedaleira/pedais.
Estou tentado a desmontar tudo, lubrificar e montar para verificar se é removido o krik-krik...

Está a aproximar-se dos 2000kms.... :rolleyes:
 

jocarreira

Well-Known Member
A minha bicicleta também anda a fazer um ruído que me parece que vem da pedaleira e acontece quando o pedal esquerdo vai abaixo (ou então quando o direito vem acima :p) mas ainda não localizei o "grilo" com precisão.
Boa sorte para resolveres o teu krik-krik! :D
 

Bruso

Well-Known Member
Boas,

parabéns pela excelente bicicleta e pelo excelente registo fotográfico que tens deixado aqui.
Tive o mesmo problema que tu. A diferença é que a minha fininha é muito mais antiga que a tua. Fazia esse barulho quando estava em carga, isto é, a subir. A pedalar em chão não ouvia ruido algum. Fiz o mesmo que tu, mas cheguei à conclusão que algo se passava no movimento pedaleiro. Levei ao mecânico e ele disse que era falta de lubrificação. Agora está muito melhor, ainda faz um pequeno ruido nas subidas mais inclinadas mas nada de grave. Já comprei a chave de tirar os cranks e movimento pedaleiro para lubrificar aquilo mais vezes.

Recomendo-te que faças o mesmo...
 
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