• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Radon Sage 7.0 - MY13

gonpalco

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Sabendo que vem a caminho, começo aqui o review, que será Long-term. Se não for aqui, agradeço que mudem o tópico em conformidade

O que vem a caminho:
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O que me levou a comprar?

Bem, há muito tempo que andava a moer a ideia de adquirir uma fininha.
Inicialmente a ideia foi colocada no baú, pelo simples facto de achar que não iria usar em conformidade (e frustrar um dos meus dilemas: "desfrutar o que temos"), mas foi crescendo pouco a pouco.
Na ideia de contornar o impulso, montei uma "touring all-terrain", com pneus 2.35 slicks, 3x8, com guarda-lamas, travões magura de jante, thumbshifters, Shimano XT, etc... O mote era: Máxima fiabilidade!
Com pressões a rondar os 25/35, o conforto é simplesmente absoluto. Era estrada? Nem por isso! Era BTT? nem pensar!
Deixo algumas fotos

Experimentando uma cremelheira 28 (80mm bcd --> com adaptador... coisas para BTT!) mas dá para ter uma ideia:
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Aqui pronta para Lx-Lagos com pneus fininhos:
60548836.jpg



[Continua]
 

gonpalco

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:)

Muito rápida... Habituado andar com btts, isto é outra coisa!

Tenho de ter cuidado com os radares na cidade! :p

A ver se dou uma volta, tiro umas fotos e com chuva ainda tenho tempo para escrever qualquer coisa.

1 upgrade - QR da Hope em al polido
 

gonpalco

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hoje foi a estreia

110kms
850m acumulado
25km/h média (muito vento à mistura)
Manter o ritmo, com pulsações entre os 140/150 ppm, e em algumas subidas ir até aos 160 ppm exporádicamente e cortar logo em seguida para ir novamente para o intervalo dos 140/150

Analisar bicicletas sem comparação, é quase como dar tiros no escuro.
A Radon, não é bicicleta do último grito, mas atendendo à utilização pretendida, é mais que suficiente (na minha opinião).

Conforme já referido, a bike é rápida, desenvolvendo bem em qualquer relação - algo que muito sinceramente não estava habituado!
Outra constatação, foi a forma como ganha velocidade nos drops (guiador :) ).
A diferença é abismal, e haja condição física para manter do principio ao fim e rápidamente veremos os tempos cairam extraordináriamente.

Conforto:
Habituado a bicicletas de suspensão total, e tendo a rígida de alumúnio com pneus 2.35 como referência, posso dizer que fiquei supreendido. A frente é desconfortável, comparando com a traseira, mesmo tendo menos 15 psi que atrás (100psi F/115psi T)
Creio que irei inverter o avanço, para subir ligeiramente a posição, e pouco mais.
O banco revelou-se altamente duro... neste passeio de 4 horas! Mas muito provavelmente é falta de calo.
As fitas, com luvas de gel, dão um conforto 5*

Relativamente ao tamanho, só tenho que agradecer a troca, algo que a H&S, prontamente confirmou mas referiu logo que o tempo de espera iria ser aumentado dado que a encomenda teria de ser efectuada novamente.

Rodas: Muito boas. Rígidas, complacentes aos buracos (assim o parece!), e giram... giram... giram sem parar!

Transmissão: Ultrega, com FSA e Tiagra. AS mudanças de trás vinham desafinadas, mas nada como 1/2 minutos para resolver a situação.
Sinceramente acho que é até demais. Shimano 105 serviriam perfeitamente...
A alterar será a cassete de 25-11 para 28-12 - mas mais experiências serão feitas para decidir. 50x11 é muito.... e acho que 12 vão servir perfeitamente. Se houver 28-12, troco a cassete por uma 105

As primeiras impressões, são boas! Venham mais kms, de preferência sem vento...

Preciso é de comprar roupa (Lycra), sapatos de estrada (??). Andar com roupa larga (btt estilo DH/AM) creio que tira um pouco de velocidade :p
Fotos para daqui nada!

PS - Estou cansado... nos próximos dias, faço algo mais extruturado......... É raro fazer +50kms em estrada (normalmente é 40Kms com 200/300 m de acumulado), e hoje foram 110Kms........ acho que amanhã, se houver passeata, a ver se faço algumas experiências com posições, etc.

Se acho que foi uma boa compra? Sim, nada arrependido!
 

gonpalco

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peço desculpa pelas fotos, mas telemóvel (pouca luz interior e tremer quando se anda) é o que se consegue:

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gonpalco

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Bem voltando ao passado e escrevo até haver bateria.... :)

A BTT de aluminio foi usada N+1 vezes em passeios de estrada, e estrada+terra (um verdadeiro misto).
Voltas como sair de Casa, dirigir à Serra Sintra, volta de BTT, e voltar para casa, prefazendo +70kms em estrada e terra era algo que gostava de fazer.

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Só uma nota relativamente aos meus gostos. A terra (btt/MX/enduro), é algo que me corre nas veias, e muito dificilmente irei substituir por outra coisa preta e dura.
Não decarto no entanto o gosto do fazer kms, e apreciar paisagens tão belas que existem por este nosso Portugal e noutros locais.
A Pseudo touring, tinha alguns pontos negativos:
PESO
AERODINÂMICA

A posição de condução também não era a melhor. E se por um lado, vou sentir falta da entrada em terra a certa altura no passeio, vou com toda a certeza disfrutar de mais kms com esta de estrada

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apagaro.jpg


desta vez com companhia:

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Deixei umas fotos dos passeios no passado!
Venham daí as fotos dos passeios futuros - e foi essa a razão de me ter levado adquirir uma fininha.
+Kms, +diversão, +rapidez, +aerodinâmica e claro está, algo diferente!
 
Parabéns pela nova máquina do asfalto. Dá-lhe muitos kms e desfruta-a.

És do concelho de Oeiras ou arredores? Segue o tópico "Parque Natural Sintra - Cascais" e no próximo fim-de-semana juntas-te ao pessoal para uma voltinha.
 

gonpalco

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O porque? A escolhida e as outras...

Após vários pensamentos em adquirir uma bike de estrada, e ter-me questionado sobre a utilização que daria (disfrutar o que temos), iniciei a pesquisa na gama dos 1000€, havendo um intervalo para cima ou para baixo.

Bikes que ponderei:

Canyon
Roadlite 6.0 & Canyon Roadlite 6.0 SL
Tem uma testa alta, um amigo tem uma e gosto do quadro, qualidade no geral, e equipamento equilibrado
Problema: Esgotado! E teria que ir para a 7.0
Ainda pensei nas Ultimate AL, mas também elas todas esgotadas...



Broadman
Team
Team Carbon já excedia um pouco o valor.
Li alguns reviews, e achei que era uma bike que me iria preencher as necessidades, sem exceder o orçamento.




Radon
R1 - com equipamento muito semelhante à Roadlite, pecava apenas por um quadro com geometrias mais racing.
A vantagem de haver em stock, é sempre bem vindo! :)
Sage - Ponderada, e vacilei devido ao facto das rodas serem melhores que as da R1.




Iniciei a pesquisa de bicicletas em 2ª mão, e encontrei uma BH Prisma 7.1 nova, por um preço que diria estarem dentro das margens do orçamento (limite máximo).
O quadro em carbono, e por achar a bike bonita, foi algo que me fez vacilar.
Uma grande vantagem: a compra seria feita em loja física em Portugal.

Fotos-de-bicicleta-estrada-usada-BH-PRISMA-71-2013-carbono_434933471_1.jpg


Dentro das lojas, ainda vi as Cannondale CAD10 105, em que oferecia um desconto em equipamento, e também a Synapse 105, esta fez-me vacilar bastante, por achar a escolha mais lógica em termos de geometria, e por ir adquirir um comprei a minha última bicicleta.






Atendendo que a urgência era nula, decidi esperar e ver o que apareciam com apresentação de novidades e lançamento dos modelos 2014.
Quem já anda há uns tempos neste mundo, sabe que o ano muda entre Fev/Mar, podendo os modelos do ano seguinte, aparecer "uns quantos meses antes".

Vi N+1 sites, à procura de negócios. Lapierres/GTs/KONA/etc...

Até que num desses dias, O PRODUTO DO DIA na H&S, facilitou-me imenso a escolha!
 

gonpalco

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Após os primeiros 200km, surgiu o primeiro problema.
A porca que efectua a folga do BB (na shimano assim o é) simplesmente caiu.
Nada problemático, dado que foi apanhar do chão, e voltar a apertar.
Mas deixou a pensar.... Porque já me aconteceu com um Truvativ, e dessa vez nao encontrei a referida porca!
Nos Shimano nunca tive esse problema, mas com este sistema, já é a 2a vez.


Vou instalar com locktite, mas estou aberto a sugestões/conselhos
 

gonpalco

Member
Após ponderar um pouco, verifiquei que a transmissão com que vinha a Radon não era utilizada na totalidade.
Actualmente com 11-25 com 34-50, verifico que as duas últimas raramente se coloca, e que noto o salto (bem visível no gráfico) entre a 5ª e a 6ª.
Pode parecer piquice, mas o salto faz cair um pouco a cadência, mais parecendo o YPVS abrir, mas no caso da bike é ao contrário. :p

Decidido a alterar (para melhor espero eu!), encomendei uma cassete 12-27 Shimano, aproveitando que a cassete&corrente estão em estado prátivamente novo (actualmente com 200km).

As relações mais leves ficam ligeiramente mais leves (vai ajudar na subida do Pavé na Malveira!!) e outras subidas para o lado de Castelo Branco.
E encortar a relação final, não creio que vá sentir falta. Já vi que os 70km/h são conseguidos muito antes da última.

Deixo pois o gráfico.
Reviews após chegada e teste:


 

rjcsc

New Member
Depois de muita pesquisa acho que vou encomendar também uma Radon Sage 7.0 (espero que entretanto volte a ser produto do dia para poupar uns trocos).

E eu também irei logo mudar a cassete, mas será para um 11-28 porque com quase 40 anos as pernas agradecem um 28 :p
 

gonpalco

Member
Podes explicar melhor esse gráfico? O eixo horizontal deve ser a mudança (10v) e o eixo vertical é o quê?

O gráfico representa relações (são adimensionais - não possuem dimensão/unidades).
Neste caso é o comparativo entre o nº de dentes frente com nº de dentes atrás.

Deixo-te a imagem da tabela, porque o forum não aceita tabelas exportadas do Excel:


jlde.jpg


t - são os números de dentes

EDITADO: quanto maior o número, mais pesada fica a relação.
 
Last edited:

gonpalco

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E perguntam para quê isto?

Pois bem, com estas relações, conseguimos ver qual a velocidade máxima e mínima a que podemos pedalar.

As pedalas são medidas normalmente por rotações por minuto. Ou seja, X rpm (X qualquer valor, rpm --> rotações por minuto), corresponde a fazermos X voltas que são 360º ou 2PI (radianos) por minuto.
Dividindo por 60 segundos, podemos ter o número de radianos que efectuamos num dado momento.

n3td.jpg


Exemplo:
Pedalar a 100 rpm, é equivalente a fazermos:
100 x 360º / 60seg
ou
100 x 2Pi / 60seg = 628rad/60seg = 10.47 rad/seg (este valor é velocidade angular, em física usa-se a letra W)

Atendendo que a velocidade da corrente é semelhante em todo o seu cumprimento, vemos que o irá fazer variar a velocidade angular é o raio das cremelheiras.

Nota: O espaçamento entre pinos (pitch) da corrente é constante (quando nova :p), vemos com o perímetro de cada carreto/cremelheira, tem relação directa com o número de dentes.
Hoje em dia, usamos um "pitch" de meia polgada = +/- 12.7mm. O perímetro será igual ao Pitch multiplicado pelo número de dentes e para sabermos o raio, apenas temos que:
Perimetro = 2 x Pi x R, ou seja o Raio (R) = Perimetro / (2 x Pi) = (nº Dentes x Pitch ) / (2 x Pi)
Aqui vemos que o que irá variar será apenas o nº de dentes, e daí ser útil ter relações.


E esta lenga-a-lenga toda para quê?

Para sabermos as velocidades e rotação mínima e máxima que temos montado na bike.
A velocidade da bike, é igual à velocidade na roda (contacto do pneu com o "alcatron").
A velocidade da roda = rotação angular da roda (W2) e multiplicado pelo raio da roda (chamemos R3).

Ora, sendo W2, dado pela relação (Nº dentes frente / Nº dentes atrás) x W1, onde W1, é a velocidade angular ao pedalarmos.

Com isto, podemos construir gráficos que nos mostrem os máximos e mínimos.
 

jnap

New Member
Só para adicionar mais uma info, para tornar a tua tabela mais perceptivel...

Se adicionarmos o tamanho da circunfrência da roda temos a distancia percorrida, se depois adicionarmos o numero de rotacoes por minuto temos a distancia percorrida num minuto, por fim para saber a velocidade que conseguimos obter com as rotacoes e com a relação sugerida, basta multiplicar por 60 minutos e dividir por 1000 para obter os Km/h....

Exemplo:
34t x 27 = 1.26 assumindo que as rodas têm 2100 mm

- Cada rotação conseguimo-nos deslocar 2.65 metros (1.26 * 2.1metros)
- Se pedalarmos a 100 rpm, num minuto deslocamo-nos 2.65 * 100rpm = 265 metros/min
- Transformando em Km/h, 265 metros = 0.265 km, 0.265 * 60 minutos = 15.9 km/h


Agora sou obrigado a discordar com a tua afirmação, que atinges os 70km/h muito antes da ultima?!!!?
Fazendo as contas com as várias combinações, assumindo os 2100 mm para a circunfrência:
- 50x11, precisas de 123 rpm para atingir os 70
- 50x12, precisas de 134 rpm
- 50x13, precisas de 145 rpm
- 50x14, precisas de 156 rpm

Mas claro que isto não se aplica se for a descer uma descida muito acentuada, pois nesse caso até podes ir com 34x32, que até podes atingir os 100km/h...
 
Last edited by a moderator:

gonpalco

Member
Mas claro que isto não se aplica se for a descer uma descida muito acentuada, pois nesse caso até podes ir com 34x32, que até podes atingir os 100km/h...

Obrigado por completar.
A ver se com tempo se adiciona as forças envolvidas, e se relaciona com a potência/força/rpm necessária para atingir médias que gostariamos :D



Sim os 70 foram a descer (e bem!). Em plano, acho que nem com EPO de manhã/tarde e ao deitar! :p

Retirado do Strava (local dos 70Km/h)
Segment Details
Distance 2.2 km
Avg Grade -7.4%
Elev Difference -164 m
Elev Gain 0 m
Elapsed Time 00:02:30
Resting Time 00:00:00
Average Speed 53.3 km/h

A máxima que dá no Strava é 65km/h, e no GPS Garmin marcou 71Km/h (vale o que vale - já há muito que não ligo a velocidades máximas)
 
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