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[Opinião] KTM Strada 2000 vs. Lapierre Audacio 500 CP

Bk75

Member
O TT é muito relevante, sem dúvida. Todavia, a geometria de um quadro não se esgota nisso (há o reach, o stack, ...), pelo que um mesmo TT em dois quadros diferentes significam tamanhos e sensações distintos.
 

MigC77

Well-Known Member
essa é a parte que eu não percebo. com maior ou menor nível, acho que é consensual que o pessoal deve evitar ter avanços abaixo dos 95/100 por ter um quadro demasiado grande.
mas depois as medidas e os simuladores dão o posto. as marcas sabem que vendem a grande parte das bikes para pessoas "normais" certo? então porque têm tabelas desadequadas para o comum mortal? não percebo!

lgass, trabalhas em banca não trabalhas? Porque que é que antes da crise os bancos davam crédito habitação a pessoas que sabiam que não tinham condições para pagar?

Como já disse anteriormente essa seria uma discussão interessante mas não sou eu que vou destapar a caixa de pandora. Há vários motivos para as tabelas/calculadoras estarem até certo ponto desfasadas com as necessidades do ciclista “normal”. Mas esses motivos são justificados por um único interesse.
 

lgass

Well-Known Member
a questão da banca creio ser muito simplista para ser posta dessa forma... compreendo o que queres dizer mas não é bem assim. simplesmente trabalhava-se com taxas de esforço mais altas. e o momento do crédito habitação era usado para financiar casa, mobília, carro e outra coisa qualquer.

back on topic... eu olho para a Canyon que tem um calculador "completo" comparado com outras tabelas que são dadas.

altura:180
entre pernas: 83
peso (wtf??): 68
tronco: 68
ombros: 40
braço: 59

dá um M. e isto bate certo com praticamente todas as outras tabelas que vejo. mas quando falo com quem me fez um bike fit, vemos que um TT de 549 com um avanço de 100 já está no meu limite...
e isto não foge para quase marca nenhuma. um S com um TT de 537 e um avanço de 100 ou 105 era bem mais adequado certo? mas depois não dá para encomendar a bike assim.

falamos de uma concertação geral para vender bikes e componentes? porque depois como com um avanço de 90, cranks de 170... e um corte e costura necessário de uma maneira ou de outra.
 

MigC77

Well-Known Member
O TT é muito relevante, sem dúvida. Todavia, a geometria de um quadro não se esgota nisso (há o reach, o stack, ...), pelo que um mesmo TT em dois quadros diferentes significam tamanhos e sensações distintos.

Sem dúvida que a geometria dum quadro é caracterizada por outros elementos que não o comprimento do TT. Agora o reach é uma “sub-medida” do TT que tem em conta o angulo do seat tube e o stack permite aferir a elevação da testa dando dessa forma a indicação em relação à “agressividade” do quadro. Por exemplo uma bicicleta de endurance terá um stack superior a uma bicicleta aero.

Para que não restem dúvidas do que se está a falar:

stackandreach.gif


Agora o que é correcto dizer-se é que o mesmo comprimento de TT em diferentes geometrias pode significar sensações distintas. Por isso é que insisto que todos os que compram uma bicicleta nova, sobretudo no caso de ser a primeira, devem experimentar diversas geometrias e diferentes tamanhos.
 

Carolina

Well-Known Member
lgass, há aí um factor que não consideras e que é bastante importante, a flexibilidade.

se tiveres 2 pessoas com as mesmas medidas, a que tiver menos flexibilidade provavelmente vai-se sentir melhor com um TT mais curto.
 

lgass

Well-Known Member
lgass, há aí um factor que não consideras e que é bastante importante, a flexibilidade.

se tiveres 2 pessoas com as mesmas medidas, a que tiver menos flexibilidade provavelmente vai-se sentir melhor com um TT mais curto.

claro que sim. mas então quando fazes um calculador ignoras isso?
 

GMQ

Well-Known Member
lgass estás a dizer que o website da canyon te obriga a adquirir a bike conforme resulta da introdução dos dados solicitados? desculpa a minha questão mas nunca adquiri nada da canyon. Pensei que dava para fazer a montagem da bike conforme escolha do cliente.
 

MigC77

Well-Known Member
a questão da banca creio ser muito simplista para ser posta dessa forma... compreendo o que queres dizer mas não é bem assim. simplesmente trabalhava-se com taxas de esforço mais altas. e o momento do crédito habitação era usado para financiar casa, mobília, carro e outra coisa qualquer.

back on topic... eu olho para a Canyon que tem um calculador "completo" comparado com outras tabelas que são dadas.

altura:180
entre pernas: 83
peso (wtf??): 68
tronco: 68
ombros: 40
braço: 59

dá um M. e isto bate certo com praticamente todas as outras tabelas que vejo. mas quando falo com quem me fez um bike fit, vemos que um TT de 549 com um avanço de 100 já está no meu limite...
e isto não foge para quase marca nenhuma. um S com um TT de 537 e um avanço de 100 ou 105 era bem mais adequado certo? mas depois não dá para encomendar a bike assim.

falamos de uma concertação geral para vender bikes e componentes? porque depois como com um avanço de 90, cranks de 170... e um corte e costura necessário de uma maneira ou de outra.

Hoje devo estar numa de estabelecer paralelismos…

No pronto-a-vestir, quando compras umas calças também tens que mandar subir as bainhas muitas vezes não é? Repara que a maioria das marcas de bicicletas funciona como uma marca de roupa de pronto-a-vestir… Assumem determinadas “configurações” de componentes para os vários tamanhos de quadro e depois o comprador se quiser ou precisar muda.

Portanto é normal que quando compras uma bicicleta possas ter que alterar alguns componentes para que ela te assente melhor. E atenção que com isto o que quero dizer é que fundamental ainda assim comprar o tamanho de quadro certo para depois se fazerem os pequenos acertos. O que é totalmente diferente de comprares um tamanho grande e depois teres que arranjar soluções de compromisso para tornar tolerável a experiência de pedalar na bicicleta.

Tens sempre a opção de ir para marcas que inclusivé te fazem o quadro à medida ou simplesmente comprar um quadro e ir comprar os componentes à parte…

Abraço

PS: A resposta à questão da banca não foi ao cerne da questão ;)
 

lgass

Well-Known Member
lgass estás a dizer que o website da canyon te obriga a adquirir a bike conforme resulta da introdução dos dados solicitados? desculpa a minha questão mas nunca adquiri nada da canyon. Pensei que dava para fazer a montagem da bike conforme escolha do cliente.
não, nada disso. é o que eles sugerem, mas não obrigam. qualquer um pode ir lá, escolher o modelo e testar o PPS (perfect positioning system) deles.

@MigC77 - compreendo. mas repara bem que se eu compro uma bike de 2000 euros, será escusado ter de seguida que meter 100 euros num avanço e outro tanto num pedaleiro, por exemplo (assumindo que não me serviria o crank 170... a sky anda a trabalhar com cranks pequenos segundo li). não é propriamente a mesma coisa que mudar os pneus de 23 para 25....
 

Filipe M

Well-Known Member
A minha perceção visual que tenho durante as voltas é que a grande maioria anda em bikes sobredimensionadas,será um problema de mentalidade formatada no meio do "cicloturismo"?
As minhas medidas são muito idênticas ás do Igass (181/84+-) e utilizo um quadro 53 com geometria um pouco agressiva. Por vezes ando com um grupinho e eu sou o mais alto e o caricato é que á exeção de Trek 52 de um companheiro com cerca de 1.70,a minha é a mais pequena. O resto são do 54 ao 57!? Depois admiram-se por eu conseguir andar com tanto á vontade nos drops e outras posições em cima da bike.
 

GMQ

Well-Known Member
lgass nunca cheguei a simular nada no site. Já fiz no da ribble mas ai vais indicando o que pretendes. Eu sei que o emprego da palavra obrigar é despropositado.
 

lgass

Well-Known Member
a minha M está mesmo no meu limite... só que ainda não me convenci a comprar outro avanço... ou outra bike :p
 

lgass

Well-Known Member
lgass nunca cheguei a simular nada no site. Já fiz no da ribble mas ai vais indicando o que pretendes. Eu sei que o emprego da palavra obrigar é despropositado.


na ribble simulas a bike em termos de componentes... o calculador da canyon é o tamanho do quadro...
 
Como deves entender eu não te consigo explicar o porquê de em certos modelos a calculadora te recomendar um tamanho e noutros um tamanho diferente. Para isso precisava conhecer o algoritmo que a Canyon implementou na calculadora. De qualquer forma essas calculadoras como já te referi são uma roleta russa e não são de fiar tal como as tabelas. Portanto indicarem um M, um S ou outro tamanho qualquer deverias sempre olhar para medida do TT e avaliar se não será comprido demais… Não é por em X modelos indicar um tamanho que esse tamanho passa a ser o indicado para! Esquece os resultados das calculadoras…

Só estás nesse limbo porque queres… se voltares a ler com atenção os 2 post que escrevi, podes ler que na minha opinião o tamanho M é grande para ti e que como tal na minha opinião deverias escolher o S ou quem sabe até um XS. Mas nunca um M se quiseres evitar andar a fazer bike fits para tentar remediar a situação, trocar avanços, etc… Agora a minha opinião vale o que vale, pois não me conheces de parte alguma e sou apenas um tipo qualquer a escrever num fórum… às tantas até posso ser um tipo com 150kg que nunca pedalou na vida nem praticou desporto… Precisamente porque podem surgir essas dúvidas é que te recomendo que voltes a ler as dicas que te dei para avaliares um tamanho ao sentar ou até a andar numa bicicleta e dares-te ao trabalho de ir experimentar os diferentes tamanhos.

Tens a experiência de te teres sentado num tamanho 52 com um TT que do meu ponto de vista não anda longe do ideal para ti. Tens a informação que te coloquei nos post. Agora resta saber se tens vontade ou paciência para ires verificar a uma ou mais lojas qual é o tamanho de bicicleta com que te sentes melhor. A bicicleta que referes que pretendes comprar custa cerca de 1300€ mais portes. Não sei se para ti essa quantia representa muito ou pouco, mas o que te digo é que independentemente disso para poderes desfrutar da bike convém que não poupes esforços para perceberes qual é o tamanho indicado para ti. Podes ter a certeza que não vai ser a pesquisares no google ou aqui no fórum que vais perceber isso.

Qual é a tua altura entre-pernas por curiosidade?

Entre o S e o M da Endurance Al 7.0 o comprimento do TT varia apenas 1 cm. 53 no S e 54 no M.
A diferença grande é no seat tube length com 50 cm no S e 53 cm no M.
 

MigC77

Well-Known Member
Kalamazoo, se não te importas 53,7cm no S e 54,7 no M.

1cm na horizontal pode-te parecer pouco mas garanto-te que não é. Repara que a diferença não é apenas aí... Se olhares para o avanço, reparas que o S tem um de 90mm e o M um de 100mm. Ou seja, "de fábrica", a diferença são 2 cm até ao guiador. No S tens uma distância de 62,7cm e no M 64,7cm. Volto a dizer-te: 64,7cm é demais para ti!

Eu volto a dizer-te que para mim escolhia o tamanho XS com 52,6cm de TT e metia-lhe um avanço de 100mm, tal como tenho em quase todas as minhas bicicletas de estrada. Em termos de distancia ao guiador ficava igual à configuração de fábrica do tamanho S.

O comprimento do seat tube é das coisas que menos me preocupa... o seat post sobe e desce ;)
 
Kalamazoo, se não te importas 53,7cm no S e 54,7 no M.

1cm na horizontal pode-te parecer pouco mas garanto-te que não é. Repara que a diferença não é apenas aí... Se olhares para o avanço, reparas que o S tem um de 90mm e o M um de 100mm. Ou seja, "de fábrica", a diferença são 2 cm até ao guiador. No S tens uma distância de 62,7cm e no M 64,7cm. Volto a dizer-te: 64,7cm é demais para ti!

Eu volto a dizer-te que para mim escolhia o tamanho XS com 52,6cm de TT e metia-lhe um avanço de 100mm, tal como tenho em quase todas as minhas bicicletas de estrada. Em termos de distancia ao guiador ficava igual à configuração de fábrica do tamanho S.

O comprimento do seat tube é das coisas que menos me preocupa... o seat post sobe e desce ;)


De facto...
Vou experimentar uma Sensium 600 CP tamanho M (é o que têm na loja) pois tem uma geometria muito parecida e medidas quase iguais ao M da Canyon. Tem um TT de 54,5 cm. O avanço não sei, vou medi-lo na loja.
É o mais perto desse M que posso ter. Já dá para ter uma ideia! Os braços no guiador devem ter alguma flexão, correto, e não estar completamente esticados seja em que posição for? Desculpa as dúvidas, mas é a primeira fininha!
 

jocarreira

Well-Known Member
Eu confesso que não percebo nada de tamanhos mas é um tema que me interessa e tento absorver as opiniões de pessoas que claramente são mais experientes do que eu.
Feita a introdução, coloco a minha dúvida que poderá ser também a de outros:

Com o tamanho S de fábrica a distância Seat Tube - Guiador é de 62,7cm (com avanço), o que é igual à proposta do MigC77 de tamanho XS + troca de avanço original (8cm) por um de 10cm. Porquê então comprar um tamanho XS se depois terá que investir mais €€ para colocar outro avanço?
 
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