essa é a parte que eu não percebo. com maior ou menor nível, acho que é consensual que o pessoal deve evitar ter avanços abaixo dos 95/100 por ter um quadro demasiado grande.
mas depois as medidas e os simuladores dão o posto. as marcas sabem que vendem a grande parte das bikes para pessoas "normais" certo? então porque têm tabelas desadequadas para o comum mortal? não percebo!
O TT é muito relevante, sem dúvida. Todavia, a geometria de um quadro não se esgota nisso (há o reach, o stack, ...), pelo que um mesmo TT em dois quadros diferentes significam tamanhos e sensações distintos.
lgass, há aí um factor que não consideras e que é bastante importante, a flexibilidade.
se tiveres 2 pessoas com as mesmas medidas, a que tiver menos flexibilidade provavelmente vai-se sentir melhor com um TT mais curto.
a questão da banca creio ser muito simplista para ser posta dessa forma... compreendo o que queres dizer mas não é bem assim. simplesmente trabalhava-se com taxas de esforço mais altas. e o momento do crédito habitação era usado para financiar casa, mobília, carro e outra coisa qualquer.
back on topic... eu olho para a Canyon que tem um calculador "completo" comparado com outras tabelas que são dadas.
altura:180
entre pernas: 83
peso (wtf??): 68
tronco: 68
ombros: 40
braço: 59
dá um M. e isto bate certo com praticamente todas as outras tabelas que vejo. mas quando falo com quem me fez um bike fit, vemos que um TT de 549 com um avanço de 100 já está no meu limite...
e isto não foge para quase marca nenhuma. um S com um TT de 537 e um avanço de 100 ou 105 era bem mais adequado certo? mas depois não dá para encomendar a bike assim.
falamos de uma concertação geral para vender bikes e componentes? porque depois como com um avanço de 90, cranks de 170... e um corte e costura necessário de uma maneira ou de outra.
não, nada disso. é o que eles sugerem, mas não obrigam. qualquer um pode ir lá, escolher o modelo e testar o PPS (perfect positioning system) deles.lgass estás a dizer que o website da canyon te obriga a adquirir a bike conforme resulta da introdução dos dados solicitados? desculpa a minha questão mas nunca adquiri nada da canyon. Pensei que dava para fazer a montagem da bike conforme escolha do cliente.
lgass nunca cheguei a simular nada no site. Já fiz no da ribble mas ai vais indicando o que pretendes. Eu sei que o emprego da palavra obrigar é despropositado.
claro que sim. mas então quando fazes um calculador ignoras isso?
Como deves entender eu não te consigo explicar o porquê de em certos modelos a calculadora te recomendar um tamanho e noutros um tamanho diferente. Para isso precisava conhecer o algoritmo que a Canyon implementou na calculadora. De qualquer forma essas calculadoras como já te referi são uma roleta russa e não são de fiar tal como as tabelas. Portanto indicarem um M, um S ou outro tamanho qualquer deverias sempre olhar para medida do TT e avaliar se não será comprido demais… Não é por em X modelos indicar um tamanho que esse tamanho passa a ser o indicado para! Esquece os resultados das calculadoras…
Só estás nesse limbo porque queres… se voltares a ler com atenção os 2 post que escrevi, podes ler que na minha opinião o tamanho M é grande para ti e que como tal na minha opinião deverias escolher o S ou quem sabe até um XS. Mas nunca um M se quiseres evitar andar a fazer bike fits para tentar remediar a situação, trocar avanços, etc… Agora a minha opinião vale o que vale, pois não me conheces de parte alguma e sou apenas um tipo qualquer a escrever num fórum… às tantas até posso ser um tipo com 150kg que nunca pedalou na vida nem praticou desporto… Precisamente porque podem surgir essas dúvidas é que te recomendo que voltes a ler as dicas que te dei para avaliares um tamanho ao sentar ou até a andar numa bicicleta e dares-te ao trabalho de ir experimentar os diferentes tamanhos.
Tens a experiência de te teres sentado num tamanho 52 com um TT que do meu ponto de vista não anda longe do ideal para ti. Tens a informação que te coloquei nos post. Agora resta saber se tens vontade ou paciência para ires verificar a uma ou mais lojas qual é o tamanho de bicicleta com que te sentes melhor. A bicicleta que referes que pretendes comprar custa cerca de 1300€ mais portes. Não sei se para ti essa quantia representa muito ou pouco, mas o que te digo é que independentemente disso para poderes desfrutar da bike convém que não poupes esforços para perceberes qual é o tamanho indicado para ti. Podes ter a certeza que não vai ser a pesquisares no google ou aqui no fórum que vais perceber isso.
Kalamazoo, se não te importas 53,7cm no S e 54,7 no M.
1cm na horizontal pode-te parecer pouco mas garanto-te que não é. Repara que a diferença não é apenas aí... Se olhares para o avanço, reparas que o S tem um de 90mm e o M um de 100mm. Ou seja, "de fábrica", a diferença são 2 cm até ao guiador. No S tens uma distância de 62,7cm e no M 64,7cm. Volto a dizer-te: 64,7cm é demais para ti!
Eu volto a dizer-te que para mim escolhia o tamanho XS com 52,6cm de TT e metia-lhe um avanço de 100mm, tal como tenho em quase todas as minhas bicicletas de estrada. Em termos de distancia ao guiador ficava igual à configuração de fábrica do tamanho S.
O comprimento do seat tube é das coisas que menos me preocupa... o seat post sobe e desce