Na maioria dos casos a complicação está na cabeça de quem compra porque está condicionado pela tabelas dos fabricantes, pelas calculadoras de tamanhos que existem disponíveis na net, pelo tamanho da bicicleta do amigo, do conhecido ou até daquele ciclista profissional que admiramos… O que muita gente não tem em conta é que desconhece com base em que parâmetros e pressupostos foram elaboradas as tabelas ou as calculadoras, que o amigo/conhecido que tem aquele tamanho X se calhar não anda mais nela porque cada vez que anda vê-se à rasca e chega a casa todo partido ou durante as voltas começa a ter dormências… mas é claro que depois diz que faz e acontece em cima da bicicleta… Outros não querem perceber que a diferença entre a condição física dum ciclista profissional e a deles é abismal e que portanto um tamanho que serve para um profissional definitivamente não é o mais indicado.
Muitos desses são os que depois chegam às lojas e saem com o tamanhinho da moda… o 54 que é aquilo que qualquer loja em Portugal tem com fartura e que qualquer vendedor impinge a tipo que entre na loja e tenha entre 1,70 e qualquer coisa e 1,80 e poucos… Mas atenção que quem tiver acima dos 1,80m e tiver o azar de eles terem lá um tamanho 56 ou 58 ainda é capaz de se tramar com um desses tamanhos!
Depois há aqueles que se apesar de tudo se sentam em cima das bicicletas para “experimentar”… O problema é que já vão com a cabeça feita para um determinado tamanho e depois nas lojas é vê-los esticarem-se, deitarem-se e torcerem-se todos para se convencerem que aquele tamanho é que é… esquecem-se é que uma coisa é manter uma posição durante 10 segundos na loja com a bicicleta parada e outra totalmente diferente é sair para a estrada, pedalar, suportar as vibrações que a estrada transmite e tolerar essa posição durante 1, 2, 3 ou mais horas…
Ouve isto não é nada complicado… se queres experimentar um tamanho tens que pedir que te emprestem a bicicleta para que possas pedalar nela durante algum tempo e não apenas dar uma voltinha ao quarteirão. Para perceberes que tamanhos te servem, deixo-te umas dicas: quando te sentares na bicicleta tens que conseguir colocar as mãos em qualquer uma das posições do guiador sem ter os braços esticados, a inclinação do tronco tem que estar numa posição “sustentável” e para isso não podes sentir nem demasiada pressão na períneo nem demasiado peso nas mãos e pulsos. Um tamanho correcto é um tamanho em que o ciclista consegue ter flexão nos braços onde quer que tenha as mãos no guiador e ao mesmo tempo tem o tronco numa posição confortável. Não serve de nada um tipo “deitar-se” para frente para conseguir ter a flexão nos braços mas depois não tem a flexibilidade e a força no core necessária para sustentar essa posição como também é mau ir com o tronco numa posição cómoda mas para isso ir com os braços totalmente esticados.
Pelo que pude ver a KTM em que te sentaste tem um TT de 52,9cm. Do meu ponto de vista, em termos de tamanho, poderia ser uma boa candidata!
Despe-te de preconceitos e ideais preconcebidas, e se achares que há um fundo de racionalidade naquilo que eu escrevi vai-te sentar ou experimentar diferentes tamanhos de bicicleta… Só assim vais poder perceber por ti o que mais te convém.