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[Opinião] KTM Strada 2000 vs. Lapierre Audacio 500 CP

Olá a todos,

Decidi avançar finalmente para a compra da minha primeira fininha. Sempre fiz BTT, mas estou a sentir o chamamento :D do aslfalto.
Já investiguei um pouco, já li outro tanto e consultei algumas lojas físicas (queria evitar Online). Queria um grupo completo 105 11v numa bicicleta com boa relação qualidade/preço, até porque não sei se o bichinho vai pegar!

Tenho uma proposta no valor de 1050 EUR para a Lapierre Audacio 500 CP de 2016 (com 20% desconto em acessórios) e de 1300 EUR para a KTM Strada 2000 de 2016 (10% desconto em acessórios).

Aqui ficam os links com as specs:

KTM - http://www.ktm-bike.pt/produtos.php?cid=2&sub=77&col=7&pid=1856&lang=pt

Lapierre - http://www.cycles-lapierre.fr/2016/audacio-500-cp

Estou inclinado para a Lapierre, acham uma boa compra?
 

GMQ

Well-Known Member
São muito equivalentes em termos de transmissão rodas etc. Visualmente gosto também da lapierre é muito bonita. A marca tem reputação é francesa com provas dadas no mercado. Tem atenção é ao tamanho da bicla. Também gosto da KTM e tenho uma gorda. Mas olhando para as duas a lapierre chama mais a minha atenção.
 

gfrmartins

Well-Known Member
Acho a Lapierre uma boa compra, mas tens preferencia por nova?

Não sabendo a tua zona nem o teu tamanho não ponderas usada? Só digo isso porque se calhar nesses moldes consegues arranjar entre 300 a 500 mais barato no mercado de usados. Com a diferença dá para fazer upgrades e ver se o "bicho" pega
 

pratoni

Well-Known Member
250€ já é uma boa diferença para bikes que à primeira vista serão equivalentes.

As unicas diferenças são só os periféricos da KTM, que são da marca ritchey enquanto que na Lapierre são de marca própria e não sei se o material da coluna da forqueta será diferente (na Lapierre é de alumínio na KTM não especifica ao pormenor). Mas são pormenores que não me parecem ser assim tão relevantes...

Aliado ao facto de na foto parecer mais bonita e ser de uma marca menos vista nas nossas estradas (confesso que sou dos que gosta de ter algo diferente dos outros) iria sem dúvidas para a Lapierre...
 
250€ já é uma boa diferença para bikes que à primeira vista serão equivalentes.

As unicas diferenças são só os periféricos da KTM, que são da marca ritchey enquanto que na Lapierre são de marca própria e não sei se o material da coluna da forqueta será diferente (na Lapierre é de alumínio na KTM não especifica ao pormenor). Mas são pormenores que não me parecem ser assim tão relevantes...

Aliado ao facto de na foto parecer mais bonita e ser de uma marca menos vista nas nossas estradas (confesso que sou dos que gosta de ter algo diferente dos outros) iria sem dúvidas para a Lapierre...

De facto, a KTM alinha com a Ritchey, tem pneumáticos melhores, em tamanho 23 (Lapierre é 25) e é 400 g mais leve (segundo dados das marcas). É bonita ao vivo, sim senhor. O quadro parece muito bem acabado. A KTM só de encomenda.
A minha de montanha é lapierre e estou satisfeito. Fizeram-me também ontem uma proposta de 1500 € certos para o modelo em carbono com 105 completo:

http://www.cycles-lapierre.fr/2016/sensium-500-cp-tp

Assim que puder, sou do distrito de Viseu, vou até Viseu para ver mais lojas físicas e baralhar-me mais um pouco!
 

GMQ

Well-Known Member
Se puderes esticar o teu orçamento até ao €1.500 do que esperas? Se não vai para a lapierre de aluminio.
 

GMQ

Well-Known Member
Atenção que não sou fundamentalista do carbono. A minha fininha é de aluminio e da gama de entrada da Jorbi. Sou apologista de que acima de tudo está o prazer que se retira em andar de bike e isso é conseguido seja a bike de aço, aluminio, carbono, bambu, etc. Se o valor que de sugerem para a de carbono ainda se encaixa na tua carteira aproveita. Vejo que fazes BTT logo equipamento vestuário, capacete, oculos, ferramenta já tens. Nesta terás que lhe juntar uns pedais e sapatos para estrada (se for essa a tua opção, já vi muita gente a usar pedais e sapatos para btt, pessoalmente não o faço)
 
Atenção que não sou fundamentalista do carbono. A minha fininha é de aluminio e da gama de entrada da Jorbi. Sou apologista de que acima de tudo está o prazer que se retira em andar de bike e isso é conseguido seja a bike de aço, aluminio, carbono, bambu, etc. Se o valor que de sugerem para a de carbono ainda se encaixa na tua carteira aproveita. Vejo que fazes BTT logo equipamento vestuário, capacete, oculos, ferramenta já tens. Nesta terás que lhe juntar uns pedais e sapatos para estrada (se for essa a tua opção, já vi muita gente a usar pedais e sapatos para btt, pessoalmente não o faço)


Concordo plenamente com a tua opinião! Encaixar até encaixa, mas a cor da Sensium 500 custa a digerir :D e os 450 EUR também.
Os pedais na Lapierre consigo de oferta :D só preciso mesmo de comprar sapatos.
Se comprar Lapierre tenho desconto de 20% no material da Mavic. Conto gastar uns 90 EUR em sapatos.


Resumindo, por ordem decrescente, tenho os seguintes valores, na Lapierre:

Pulsium 500 - 1800 EUR
http://www.lapierre-bikes.co.uk/2016/pulsium-500-cp

Sensium 600 - 1800 EUR
http://www.lapierre-bikes.co.uk/2016/sensium-600-cp

Sensium 500 - 1500 EUR
http://www.lapierre-bikes.co.uk/2016/sensium-500-cp-tp

Audacio 500 - 1050 EUR
http://www.lapierre-bikes.co.uk/2016/audacio-500-cp


No fim do mês vêm bikes novas para a loja, vou espreitando a ver se me decido. Para já estou inclinado para a mais barata.
 
Bem, isto deu uma reviravolta, já decidi a bike que vou comprar, vai ser nenhuma das anteriores. Vou encomendar a Canyon Endurance AL 7.0.
Mas tenho um grande, grande dilema e precisava da vossa ajuda.
Tenho 1,80 (83 cm entre-pernas). O simulador do site dá-me um tamanho S. Se introduzir 84 cm, já me dá o M.

Fiquei um pouco "assustado" por ser um S, por ser eventualmente "pequeno". Mas comparei a geometria com as bikes que já vi ao vivo até agora e bate +/- num tamanho 52.

Mandei um mail ao apoio da Canyon e responderam-me mais ou menos isto o S é um 54, para o conforto e posição mais direita, o M é um 56, para uma posição mais deitada. Estou baralhado...
 

MigC77

Well-Known Member
Kalamazzoo, aqui vai a minha opinião… Em primeiro lugar borrifa-te para S, M e L ou qualquer letra. Isso vale pouco ou nada… O importante é o comprimento do top tube.

Efectivamente o S tem um TT de 53,7cm o que equivale a um 52 em outros marcas/modelos. Sinceramente acho que é um tamanho que te vai assentar bem. Se calhar até o tamanho abaixo poderia ser uma opção dependendo das tuas condições físicas. Se estivesses a comprar numa loja onde pudesses experimentar diria-te que experimentasses as duas. Neste caso acho que a opção menos arriscada será o tamanho S.

Para teres um termo de comparação meço 1,77m e, entre outras, tenho em casa:

S-Works Tarmac tamanho 52 com um TT sensivelmente com a mesma medida da Canyon que estás a ver. Foi um erro de casting e acabei por ter que usar nesta bicicleta um avanço mais curto do que nas restantes.
Open UP tamanho S com um TT de 52,8cm
Cannondale Synapse tamanho 51 com um TT de 52,6cm

Até há pouco tive uma Specialized Roubaix tamanho 49 com um avanço também mais comprido.

Não tenhas preconceitos por ser um S ou outra letra qualquer. Não ligues a isso. Eu se comprasse esse modelo para mim seria o XS com o TT de 52,6cm e não teria qualquer preconceito. O tamanho acima (M) tem um top tube de 54,7cm e isso já te obrigaria a ir desconfortável numa posição em que os braços iriam completamente esticados.

Obviamente haverá opiniões totalmente opostas à minha, que dirão que as tabelas isto e aquilo… Se te deres ao trabalho, encontras muita informação no fórum sobre tamanhos e as discussões, onde também participei, à volta desse tema.

Em última análise podes deslocar-te a uma loja e experimentares bicicletas com medidas parecidas para perceberes melhor qual é que te poderá assentar melhor.
 
É complicado isto. Já me sentei na KTM que é 52 e senti-me bem, aparentemente, mas não andei na estrada com ela.

Consultei um site, COmpetitive Cyclist, e introduzi as minhas medidas e deu-me um Seat tube range de 55 cm com um TT de 58 cm...
 

MigC77

Well-Known Member
Na maioria dos casos a complicação está na cabeça de quem compra porque está condicionado pela tabelas dos fabricantes, pelas calculadoras de tamanhos que existem disponíveis na net, pelo tamanho da bicicleta do amigo, do conhecido ou até daquele ciclista profissional que admiramos… O que muita gente não tem em conta é que desconhece com base em que parâmetros e pressupostos foram elaboradas as tabelas ou as calculadoras, que o amigo/conhecido que tem aquele tamanho X se calhar não anda mais nela porque cada vez que anda vê-se à rasca e chega a casa todo partido ou durante as voltas começa a ter dormências… mas é claro que depois diz que faz e acontece em cima da bicicleta… Outros não querem perceber que a diferença entre a condição física dum ciclista profissional e a deles é abismal e que portanto um tamanho que serve para um profissional definitivamente não é o mais indicado.

Muitos desses são os que depois chegam às lojas e saem com o tamanhinho da moda… o 54 que é aquilo que qualquer loja em Portugal tem com fartura e que qualquer vendedor impinge a tipo que entre na loja e tenha entre 1,70 e qualquer coisa e 1,80 e poucos… Mas atenção que quem tiver acima dos 1,80m e tiver o azar de eles terem lá um tamanho 56 ou 58 ainda é capaz de se tramar com um desses tamanhos!

Depois há aqueles que se apesar de tudo se sentam em cima das bicicletas para “experimentar”… O problema é que já vão com a cabeça feita para um determinado tamanho e depois nas lojas é vê-los esticarem-se, deitarem-se e torcerem-se todos para se convencerem que aquele tamanho é que é… esquecem-se é que uma coisa é manter uma posição durante 10 segundos na loja com a bicicleta parada e outra totalmente diferente é sair para a estrada, pedalar, suportar as vibrações que a estrada transmite e tolerar essa posição durante 1, 2, 3 ou mais horas…

Ouve isto não é nada complicado… se queres experimentar um tamanho tens que pedir que te emprestem a bicicleta para que possas pedalar nela durante algum tempo e não apenas dar uma voltinha ao quarteirão. Para perceberes que tamanhos te servem, deixo-te umas dicas: quando te sentares na bicicleta tens que conseguir colocar as mãos em qualquer uma das posições do guiador sem ter os braços esticados, a inclinação do tronco tem que estar numa posição “sustentável” e para isso não podes sentir nem demasiada pressão na períneo nem demasiado peso nas mãos e pulsos. Um tamanho correcto é um tamanho em que o ciclista consegue ter flexão nos braços onde quer que tenha as mãos no guiador e ao mesmo tempo tem o tronco numa posição confortável. Não serve de nada um tipo “deitar-se” para frente para conseguir ter a flexão nos braços mas depois não tem a flexibilidade e a força no core necessária para sustentar essa posição como também é mau ir com o tronco numa posição cómoda mas para isso ir com os braços totalmente esticados.

Pelo que pude ver a KTM em que te sentaste tem um TT de 52,9cm. Do meu ponto de vista, em termos de tamanho, poderia ser uma boa candidata!

Despe-te de preconceitos e ideais preconcebidas, e se achares que há um fundo de racionalidade naquilo que eu escrevi vai-te sentar ou experimentar diferentes tamanhos de bicicleta… Só assim vais poder perceber por ti o que mais te convém.
 
Na maioria dos casos a complicação está na cabeça de quem compra porque está condicionado pela tabelas dos fabricantes, pelas calculadoras de tamanhos que existem disponíveis na net, pelo tamanho da bicicleta do amigo, do conhecido ou até daquele ciclista profissional que admiramos… O que muita gente não tem em conta é que desconhece com base em que parâmetros e pressupostos foram elaboradas as tabelas ou as calculadoras, que o amigo/conhecido que tem aquele tamanho X se calhar não anda mais nela porque cada vez que anda vê-se à rasca e chega a casa todo partido ou durante as voltas começa a ter dormências… mas é claro que depois diz que faz e acontece em cima da bicicleta… Outros não querem perceber que a diferença entre a condição física dum ciclista profissional e a deles é abismal e que portanto um tamanho que serve para um profissional definitivamente não é o mais indicado.

Muitos desses são os que depois chegam às lojas e saem com o tamanhinho da moda… o 54 que é aquilo que qualquer loja em Portugal tem com fartura e que qualquer vendedor impinge a tipo que entre na loja e tenha entre 1,70 e qualquer coisa e 1,80 e poucos… Mas atenção que quem tiver acima dos 1,80m e tiver o azar de eles terem lá um tamanho 56 ou 58 ainda é capaz de se tramar com um desses tamanhos!

Depois há aqueles que se apesar de tudo se sentam em cima das bicicletas para “experimentar”… O problema é que já vão com a cabeça feita para um determinado tamanho e depois nas lojas é vê-los esticarem-se, deitarem-se e torcerem-se todos para se convencerem que aquele tamanho é que é… esquecem-se é que uma coisa é manter uma posição durante 10 segundos na loja com a bicicleta parada e outra totalmente diferente é sair para a estrada, pedalar, suportar as vibrações que a estrada transmite e tolerar essa posição durante 1, 2, 3 ou mais horas…

Ouve isto não é nada complicado… se queres experimentar um tamanho tens que pedir que te emprestem a bicicleta para que possas pedalar nela durante algum tempo e não apenas dar uma voltinha ao quarteirão. Para perceberes que tamanhos te servem, deixo-te umas dicas: quando te sentares na bicicleta tens que conseguir colocar as mãos em qualquer uma das posições do guiador sem ter os braços esticados, a inclinação do tronco tem que estar numa posição “sustentável” e para isso não podes sentir nem demasiada pressão na períneo nem demasiado peso nas mãos e pulsos. Um tamanho correcto é um tamanho em que o ciclista consegue ter flexão nos braços onde quer que tenha as mãos no guiador e ao mesmo tempo tem o tronco numa posição confortável. Não serve de nada um tipo “deitar-se” para frente para conseguir ter a flexão nos braços mas depois não tem a flexibilidade e a força no core necessária para sustentar essa posição como também é mau ir com o tronco numa posição cómoda mas para isso ir com os braços totalmente esticados.

Pelo que pude ver a KTM em que te sentaste tem um TT de 52,9cm. Do meu ponto de vista, em termos de tamanho, poderia ser uma boa candidata!

Despe-te de preconceitos e ideais preconcebidas, e se achares que há um fundo de racionalidade naquilo que eu escrevi vai-te sentar ou experimentar diferentes tamanhos de bicicleta… Só assim vais poder perceber por ti o que mais te convém.

Concordo plenamente, não tenho preconceito de tamanho, se é um S ou XS ou M, fico é a duvidar mas por que raio todas as bikes de estrada da canyon são um M para mim, segundo o simulador deles, e logo a que eu quero é um S.
E estou neste limbo S ou M!
 

GMQ

Well-Known Member
Isso é porque as marcas e simuladores trabalham com valores padronizados. Para além disso parece que as marcas costumam "arredondar" para cima e não para baixo. Podes ter um tipo com a mesma altura mas a bike ter acerto diferente porque cada um dos tipos tem medidas especificas.
 

lgass

Well-Known Member
essa é a parte que eu não percebo. com maior ou menor nível, acho que é consensual que o pessoal deve evitar ter avanços abaixo dos 95/100 por ter um quadro demasiado grande.
mas depois as medidas e os simuladores dão o posto. as marcas sabem que vendem a grande parte das bikes para pessoas "normais" certo? então porque têm tabelas desadequadas para o comum mortal? não percebo!
 

GMQ

Well-Known Member
Lgass não é que seja desajustado para o comum mortal. Tu consegues andar na bike de certeza, mas o conforto poderá não ser o mesmo. Não sou fundamentalista de nada e por aqui tento apreender. Para além disso também conta a experiência que vou adquirindo que não é muita. Quando arranjei a bike que hoje tenho consultei simuladores, tabelas e foruns. A bike tem top tube de 54,5 e seria o indicado para mim. O anterior proprietário tinha 1,80 e eu tenho 1,79. Já fiz tiradas de três digitos e não acabei todo moido. Mas sinto que estou um pouco esticado sobretudo quando as mãos nas manetes, e isso não foi preciso ninguém me dizer. Já pus uma avanço mais curto mas ainda sinto que podia tirar mais qualquer coisinha.
Ainda há dias falava com um amigo de voltas que adquiriu a bike dele em segunda mão e fez compra a olho e o mesmo ao experimentar a bike de outro amigo (de estatura mais baixa) descobriu que aquele tamanho é que lhe caía que nem uma luva. Mas a mim também se me colocam dúvidas porque tendo 1,79 regra geral fico nos tamanhos mais pequenos e pergunto e os tipos mais baixos que eu??
Como tens visto é um assunto que tem levantado muita polémica/discussões neste forum, mas que na aquisição de uma bike pode fazer toda a diferença.
 

MigC77

Well-Known Member
Concordo plenamente, não tenho preconceito de tamanho, se é um S ou XS ou M, fico é a duvidar mas por que raio todas as bikes de estrada da canyon são um M para mim, segundo o simulador deles, e logo a que eu quero é um S.
E estou neste limbo S ou M!

Como deves entender eu não te consigo explicar o porquê de em certos modelos a calculadora te recomendar um tamanho e noutros um tamanho diferente. Para isso precisava conhecer o algoritmo que a Canyon implementou na calculadora. De qualquer forma essas calculadoras como já te referi são uma roleta russa e não são de fiar tal como as tabelas. Portanto indicarem um M, um S ou outro tamanho qualquer deverias sempre olhar para medida do TT e avaliar se não será comprido demais… Não é por em X modelos indicar um tamanho que esse tamanho passa a ser o indicado para! Esquece os resultados das calculadoras…

Só estás nesse limbo porque queres… se voltares a ler com atenção os 2 post que escrevi, podes ler que na minha opinião o tamanho M é grande para ti e que como tal na minha opinião deverias escolher o S ou quem sabe até um XS. Mas nunca um M se quiseres evitar andar a fazer bike fits para tentar remediar a situação, trocar avanços, etc… Agora a minha opinião vale o que vale, pois não me conheces de parte alguma e sou apenas um tipo qualquer a escrever num fórum… às tantas até posso ser um tipo com 150kg que nunca pedalou na vida nem praticou desporto… Precisamente porque podem surgir essas dúvidas é que te recomendo que voltes a ler as dicas que te dei para avaliares um tamanho ao sentar ou até a andar numa bicicleta e dares-te ao trabalho de ir experimentar os diferentes tamanhos.

Tens a experiência de te teres sentado num tamanho 52 com um TT que do meu ponto de vista não anda longe do ideal para ti. Tens a informação que te coloquei nos post. Agora resta saber se tens vontade ou paciência para ires verificar a uma ou mais lojas qual é o tamanho de bicicleta com que te sentes melhor. A bicicleta que referes que pretendes comprar custa cerca de 1300€ mais portes. Não sei se para ti essa quantia representa muito ou pouco, mas o que te digo é que independentemente disso para poderes desfrutar da bike convém que não poupes esforços para perceberes qual é o tamanho indicado para ti. Podes ter a certeza que não vai ser a pesquisares no google ou aqui no fórum que vais perceber isso.
 
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