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[Opinião] KTM Strada 2000 vs. Lapierre Audacio 500 CP

OTALEM

Member
Também não percebo nada de tamanhos .Tenho uma Roubaix Tam 52 e um Berg também 52 .Fiz um bikefit com cada uma e a Berg é mais pequena e por isso não ficou bem certa nas medidas porque não quis mudar o espigão para um com mais recuo porque o que uso é o Specialized Pavé Pro Carbon que me põe a bicicleta como se fosse de carbono . Agora pensei comprar uma Canyon e o site indicava o S. Fiquei com dúvidas e perguntei ao especialista que me fez o bikefit qual seria o tamanho ideal na Canyon de acordo com a geometria deles. O homem disse-me que era de facto o S e disse-me que devia olhar para as medidas que o MIG77 aí tem do Reach e do Stack e comprar o que mais se aproximava das medidas da Roubaix .
Tenho 1,7 m de altura , entre pernas 80 cm .comp dom tronco 69 cm e comp do braço 58 .
Sem dúvida que a geometria dum quadro é caracterizada por outros elementos que não o comprimento do TT. Agora o reach é uma “sub-medida” do TT que tem em conta o angulo do seat tube e o stack permite aferir a elevação da testa dando dessa forma a indicação em relação à “agressividade” do quadro. Por exemplo uma bicicleta de endurance terá um stack superior a uma bicicleta aero.

Para que não restem dúvidas do que se está a falar:

stackandreach.gif


Agora o que é correcto dizer-se é que o mesmo comprimento de TT em diferentes geometrias pode significar sensações distintas. Por isso é que insisto que todos os que compram uma bicicleta nova, sobretudo no caso de ser a primeira, devem experimentar diversas geometrias e diferentes tamanhos.
 

MigC77

Well-Known Member
De facto...
Vou experimentar uma Sensium 600 CP tamanho M (é o que têm na loja) pois tem uma geometria muito parecida e medidas quase iguais ao M da Canyon. Tem um TT de 54,5 cm. O avanço não sei, vou medi-lo na loja.
É o mais perto desse M que posso ter. Já dá para ter uma ideia! Os braços no guiador devem ter alguma flexão, correto, e não estar completamente esticados seja em que posição for? Desculpa as dúvidas, mas é a primeira fininha!

Precisamente por ser a tua 1ª bicicleta de estrada é que precisas de investir mais tempo a perceber e a tirar todas as dúvidas em relação aos tamanhos. Não precisas de te desculpar por isso.

Em relação à posição isto foi o que eu escrevi há uns dias atrás neste tópico:

Ouve isto não é nada complicado… se queres experimentar um tamanho tens que pedir que te emprestem a bicicleta para que possas pedalar nela durante algum tempo e não apenas dar uma voltinha ao quarteirão. Para perceberes que tamanhos te servem, deixo-te umas dicas: quando te sentares na bicicleta tens que conseguir colocar as mãos em qualquer uma das posições do guiador sem ter os braços esticados, a inclinação do tronco tem que estar numa posição “sustentável” e para isso não podes sentir nem demasiada pressão na períneo nem demasiado peso nas mãos e pulsos. Um tamanho correcto é um tamanho em que o ciclista consegue ter flexão nos braços onde quer que tenha as mãos no guiador e ao mesmo tempo tem o tronco numa posição confortável. Não serve de nada um tipo “deitar-se” para frente para conseguir ter a flexão nos braços mas depois não tem a flexibilidade e a força no core necessária para sustentar essa posição como também é mau ir com o tronco numa posição cómoda mas para isso ir com os braços totalmente esticados.

Essa flexão de braços é importante porque vai permitir absorver as irregularidades da estrada como se dum amortecedor se tratasse. Se fores com os braços esticados não consegues ter o “efeito amortecedor” e toda a vibração e impactos serão directamente transmitidos aos ombros e cervical. Provocando-te umas dores jeitosas sobretudo no pós-volta. Por outro lado como já te expliquei não convém obter essa flexão de braços à custa de inclinares o tronco para além daquilo que a tua flexibilidade e o teu core abdominal te permitem sustentar de forma prolongada. A tua posição na bicicleta não deve ser uma posição “forçada” ou tensa, o ideal é conseguires estar o mais relaxado possível. Não te rales com não conseguires assumir uma posição aerodinâmica de início… preocupa-te com ires trabalhando outras coisas antes e a tua flexibilidade que vais ver que aos poucos vais evoluir em termos de posição. Nessa altura se achares que podias ter o guiador mais afastado para não ires com as costas “enroladas” podes sempre comprar um avanço mais comprido. E aí vais perceber a diferença que 1 cm pode fazer ;)

O ideal se conseguisses era experimentar numa mesma loja o mesmo modelo em tamanhos diferentes para perceberes no momento as diferenças.

Boa sorte!
 

MigC77

Well-Known Member
Eu confesso que não percebo nada de tamanhos mas é um tema que me interessa e tento absorver as opiniões de pessoas que claramente são mais experientes do que eu.
Feita a introdução, coloco a minha dúvida que poderá ser também a de outros:

Com o tamanho S de fábrica a distância Seat Tube - Guiador é de 62,7cm (com avanço), o que é igual à proposta do MigC77 de tamanho XS + troca de avanço original (8cm) por um de 10cm. Porquê então comprar um tamanho XS se depois terá que investir mais €€ para colocar outro avanço?

Julgo que já terei explicado a razão da minha preferência por avanços mais compridos mas de qualquer forma posso voltar a falar no assunto.

Antes de mais convém explicar qual é a influência do avanço na manobrabilidade da bike. O comprimento do avanço não irá influenciar apenas a distancia ao guiador mas também irá influenciar o comportamento ou “sensibilidade” da direcção. Ou seja quanto mais curto o avanço mais “directa” ou mais “sensível” é a direcção. Em termos práticos isto quer dizer que para traçar uma curva de determinado diâmetro vamos precisar de virar menos o guiador do que se tivéssemos um avanço mais comprido. Mas o oposto também é verdade quanto mais comprido o avanço menos directa será a direcção.

Eu pessoalmente não gosto e para além disso acho que numa bicicleta de estrada não é necessário nem conveniente ter uma direcção demasiado directa. Idealmente nas minhas bicicletas de estradas tento ter avanços de 100-110mm. Por outro lado um avanço é um componente relativamente barato portanto não é nada que me tire o sono.

Para além disso num quadro mais pequeno acabo sempre por sentir que tenho mais controlo sobre a bicicleta.
 

MigC77

Well-Known Member
Também não percebo nada de tamanhos .Tenho uma Roubaix Tam 52 e um Berg também 52 .Fiz um bikefit com cada uma e a Berg é mais pequena e por isso não ficou bem certa nas medidas porque não quis mudar o espigão para um com mais recuo porque o que uso é o Specialized Pavé Pro Carbon que me põe a bicicleta como se fosse de carbono . Agora pensei comprar uma Canyon e o site indicava o S. Fiquei com dúvidas e perguntei ao especialista que me fez o bikefit qual seria o tamanho ideal na Canyon de acordo com a geometria deles. O homem disse-me que era de facto o S e disse-me que devia olhar para as medidas que o MIG77 aí tem do Reach e do Stack e comprar o que mais se aproximava das medidas da Roubaix .
Tenho 1,7 m de altura , entre pernas 80 cm .comp dom tronco 69 cm e comp do braço 58 .

Sabes porque é que ele te disse para olhares para o Reach e o Stack? Porque são dois valores que podem ser directamente comparáveis entre quaisqueres marcas/modelos e aferir se vais estar mais perto ou mais afastado da coluna de direcção ou se bicicleta terá uma geometria mais agressiva. Portanto no caso de queres comprar uma bicicleta “equivalente” a uma que já se conhece a forma mais simplista de comparar pode ser através desses dois valores… Eu pessoalmente olho mais para o resto do que para esses dois valores…
 

jocarreira

Well-Known Member
Julgo que já terei explicado a razão da minha preferência por avanços mais compridos mas de qualquer forma posso voltar a falar no assunto.

Antes de mais convém explicar qual é a influência do avanço na manobrabilidade da bike. O comprimento do avanço não irá influenciar apenas a distancia ao guiador mas também irá influenciar o comportamento ou “sensibilidade” da direcção. Ou seja quanto mais curto o avanço mais “directa” ou mais “sensível” é a direcção. Em termos práticos isto quer dizer que para traçar uma curva de determinado diâmetro vamos precisar de virar menos o guiador do que se tivéssemos um avanço mais comprido. Mas o oposto também é verdade quanto mais comprido o avanço menos directa será a direcção.

Eu pessoalmente não gosto e para além disso acho que numa bicicleta de estrada não é necessário nem conveniente ter uma direcção demasiado directa. Idealmente nas minhas bicicletas de estradas tento ter avanços de 100-110mm. Por outro lado um avanço é um componente relativamente barato portanto não é nada que me tire o sono.

Para além disso num quadro mais pequeno acabo sempre por sentir que tenho mais controlo sobre a bicicleta.

Percebido! :)

Quando estava a pensar nisto e a fazer a pergunta estava a imaginar-me a escolher entre os dois tamanhos que mencionei, XS e S. No meu caso (1.73m) estaria entre o S e o XS, sendo que se escolhesse um XS não teria que trocar apenas o avanço mas também o guiador de 38cm para 40cm e o pedaleiro (talvez) de 165cm para 170cm. Ou seja, no meu caso acho que ficava bem servido com um S.

O problema é que depois vi que o autor do tópico tem 1.80cm e no simulador da Canyon dá um S. Fiquei confuso por dar o mesmo tamanho que o meu (ou então o meu seria um XS e teria que trocar alguns componentes de fábrica).
 

MigC77

Well-Known Member
Percebido! :)

Quando estava a pensar nisto e a fazer a pergunta estava a imaginar-me a escolher entre os dois tamanhos que mencionei, XS e S. No meu caso (1.73m) estaria entre o S e o XS, sendo que se escolhesse um XS não teria que trocar apenas o avanço mas também o guiador de 38cm para 40cm e o pedaleiro (talvez) de 165cm para 170cm. Ou seja, no meu caso acho que ficava bem servido com um S.

O problema é que depois vi que o autor do tópico tem 1.80cm e no simulador da Canyon dá um S. Fiquei confuso por dar o mesmo tamanho que o meu (ou então o meu seria um XS e teria que trocar alguns componentes de fábrica).

Olha tens razão… não tinha reparado que nesse tamanho (XS) tinham optado por colocar guiador e pedaleiro igualmente mais pequenos… Pode-se sempre tentar falar com a Canyon no momento da encomenda para averiguar se é possível trocar as medidas dos componentes (avanço, guiador e pedaleiro) desse quadro. Praticamente todos os dias aqui no fórum leio que a Canyon é o melhor do mundo e arredores portanto de certeza que fazem isso sem levantar ondas ;)

Pois eu realmente acho que o XS seria mais indicado para ti. Concordo que terias que trocar o avanço, provavelmente por um de 90mm ou talvez de 100mm isso já dependeria da tua condição física. O guiador tem a ver com a tua largura de ombros, seria uma questão de tirares essa medida. O pedaleiro… com cranks mais curtos terias que subir ligeiramente o selim… há uma corrente que neste momento advoga a favor dos cranks mais curtos… mas entendo que se calhar não quisesses arriscar. Eu nesse ponto também não te sei dizer o que realmente seria melhor, se 165mm ou 170mm, ou se realmente sentirias muita diferença...
 

Carolina

Well-Known Member
Dá para mudares o tamanho dos componentes mas, dependendo do modelo da bicicleta, podes ter de pagar um extra.

Quanto ao pedaleiro, eu passei de 170 para 165mm e não notei grande diferença. Duvido que precises de mudar, até porque tens mais 15 cms que eu lol
 

MigC77

Well-Known Member
Kalamazoo, nem de propósito! Olha bem no que eu tropecei… Neste dois tópicos tens o antes e depois:

http://www.forumciclismo.net/showthread.php?13295-Comprar-uma-fininha
http://www.forumciclismo.net/showthread.php?13448-KTM-Revelator-3300

Trata-se de um user que queria comprar a sua primeira fininha. Com uma estatura de 1,79m, tal como tu, tinha dúvidas em relação ao tamanho a escolher. Foi bem aconselhado pelo user albertosemcontador e menos bem aconselhado por outros, mas apesar da discussão dos tamanhos se ter prolongado por várias páginas… Este deve ter achado que a dada altura se tinha cruzado com o negócio da vida dele e resolveu adquirir uma KTM Revelador 3300 tamanho 55 em segunda mão.

Para tua referência esta KTM tamanho 55 tem um TT de 55cm… não anda muito longe dos 54,7cm do tamanho M da Canyon.

No segundo link, tens o após a compra em que do meu ponto de vista o user leva um banho de realidade e, apesar de estar em negação, deveria ter percebido que comprou uma bicicleta enorme para ele. Ora então repara, não só teve que trocar o espigão do selim por um sem recuo, como também teve que colocar um avanço mais pequeno (já não sei se de 90mm ou 80mm)… Mas há mais, se reparares nas fotos, vês que apesar de ter colocado um espigão sem recuo ainda assim tem o selim muito puxado para a frente e se comparares a primeira foto que ele coloca com as fotos já com as alterações também vais reparar que subiu o avanço na coluna de direcção.

No meio disto tudo, acho de certa forma caricato, que o user afirma várias vezes que o “quadro é ideal” mas “que se sente melhor com ele mais curto”… Como se costuma dizer: o pior cego é aquele que não quer ver.

Para além disso ninguém teve a bondade de lhe sugerir que talvez tivesse a altura do selim nas nuvens… Se calhar tinha evitado trocar de selim…

No meio disto tudo, este tipo de situações devem ser vistas de forma educativa e deveriam servir de exemplo para quem se encontra na mesma situação e com as mesma dúvidas.

My 2cents

PS: Alberto acho que já era altura de me dares uma ajudinha! ;)
 

lgass

Well-Known Member
a última vez que falei com a Canyon perguntei se faziam isso e eles disseram que não.

perguntei se no S colocavam avanço de 100mm e k7 de 11-28 em vez de 11-32 e foi negativo em ambos os casos...
 
Kalamazoo, nem de propósito! Olha bem no que eu tropecei… Neste dois tópicos tens o antes e depois:

http://www.forumciclismo.net/showthread.php?13295-Comprar-uma-fininha
http://www.forumciclismo.net/showthread.php?13448-KTM-Revelator-3300

Trata-se de um user que queria comprar a sua primeira fininha. Com uma estatura de 1,79m, tal como tu, tinha dúvidas em relação ao tamanho a escolher. Foi bem aconselhado pelo user albertosemcontador e menos bem aconselhado por outros, mas apesar da discussão dos tamanhos se ter prolongado por várias páginas… Este deve ter achado que a dada altura se tinha cruzado com o negócio da vida dele e resolveu adquirir uma KTM Revelador 3300 tamanho 55 em segunda mão.

Para tua referência esta KTM tamanho 55 tem um TT de 55cm… não anda muito longe dos 54,7cm do tamanho M da Canyon.

No segundo link, tens o após a compra em que do meu ponto de vista o user leva um banho de realidade e, apesar de estar em negação, deveria ter percebido que comprou uma bicicleta enorme para ele. Ora então repara, não só teve que trocar o espigão do selim por um sem recuo, como também teve que colocar um avanço mais pequeno (já não sei se de 90mm ou 80mm)… Mas há mais, se reparares nas fotos, vês que apesar de ter colocado um espigão sem recuo ainda assim tem o selim muito puxado para a frente e se comparares a primeira foto que ele coloca com as fotos já com as alterações também vais reparar que subiu o avanço na coluna de direcção.

No meio disto tudo, acho de certa forma caricato, que o user afirma várias vezes que o “quadro é ideal” mas “que se sente melhor com ele mais curto”… Como se costuma dizer: o pior cego é aquele que não quer ver.

Para além disso ninguém teve a bondade de lhe sugerir que talvez tivesse a altura do selim nas nuvens… Se calhar tinha evitado trocar de selim…

No meio disto tudo, este tipo de situações devem ser vistas de forma educativa e deveriam servir de exemplo para quem se encontra na mesma situação e com as mesma dúvidas.

My 2cents

PS: Alberto acho que já era altura de me dares uma ajudinha! ;)

Tenho 1,80! ahaha e medi bem a altura entre-pernas com calções de ciclismo e são 84 cm. Assim já me dá o M no simulador da Canyon. Mandei email entretanto para a Alemanha a ver o que recomendam também.
Já sentei o rabinho numa Revelator 3300 deste ano e o tamanho que tinham na loja era o 52.
Senti-me bem, confortável, mas não a levei para test drive. Vou ver se também consigo dar uma volta com ela!


PS: Segundo as tabelas da KTM, uma pessoa com 1,80 deve montar uma...57!
E com 1,79 m uma 55!
 

lgass

Well-Known Member
uma sugestão minha. não sou nem nunca fui expert nisto.

mas conto-te o que acho e sinto. eu tenho medidas semelhantes às tuas. 1.81cm e 83 de entre-pernas.

atualmente a minha bike é a ultra 700 da btwin, tamanho M. TT de 548 e vem com um avanço de 100 (na realidade de 105). esta bike está no meu limite. o guiador está inclusivamente ligeiramente subido para que eu esteja melhor nos hoods.

se fosse hoje, e eu mandasse vir uma bike da Canyon como a endurance encomendaria um S. porquê? porque a nossa medida ideal de TT anda nos 54. muito ligeiramente acima. na dúvida, o tamanho abaixo.
ora, como tal, idealmente eu encomendaria o S com um TT de 537 (o M tem 547) mas pediria para o avanço ser de 100. conseguiria assim a medida intermédia o S e o M. é melhor o S com avanço de 100 do que o M com avanço de 90... e iriam ambos bater exatamente na mesma medida.

é a minha opinião, da minha muito pouca experiência. se bem que aqui também já vai entrar a elasticidade e o nível de cada um...
 

MigC77

Well-Known Member
Tenho 1,80! ahaha e medi bem a altura entre-pernas com calções de ciclismo e são 84 cm. Assim já me dá o M no simulador da Canyon. Mandei email entretanto para a Alemanha a ver o que recomendam também.
Já sentei o rabinho numa Revelator 3300 deste ano e o tamanho que tinham na loja era o 52.
Senti-me bem, confortável, mas não a levei para test drive. Vou ver se também consigo dar uma volta com ela!


PS: Segundo as tabelas da KTM, uma pessoa com 1,80 deve montar uma...57!
E com 1,79 m uma 55!

Tu não te meças mais! Ainda descobres que estás em fase de crescimento e aí é que é o cabo dos trabalhos escolher um tamanho tendo em conta o que ainda vais crescer! ;)

Fora brincadeiras… Com este post fico com a impressão que te andas a “esticar” para encaixares no tamanho que na tua cabeça deveria ser o teu… E eu de certa forma fico com a sensação de que não vale muito a pena continuar a escrever neste post… Entre outras coisas porque já pouco mais tenho a acrescentar ao que te disse. A realidade é que o dinheiro que vais gastar é teu, tu é que vais pedalar nela, portanto a decisão obviamente é tua… E eu não passo dum “desconhecido” qualquer da net acerca do qual efectivamente nada sabes e por esse motivo também aceito que te inspirem muito mais confiança as recomendações das tabelas/calculadoras dos fabricantes.

Mais do que teres em conta a minha recomendação do tamanho X ou Y, acredita que te dei umas muito boas dicas para avaliares a tua postura em cima da bike no caso de as quereres ter em conta. Apontei-te um exemplo real aqui do fórum daquilo que acontece quando se compra um quadro grande. Mas há mais é só quereres pesquisar…

Acho que para a tua paz de espirito, o melhor que podia acontecer era alguém com a tua estatura vir aqui postar que se sente maravilhosamente bem com um quadro tamanho M do modelo que pretendes comprar.

Boa sorte na escolha!
 
Tu não te meças mais! Ainda descobres que estás em fase de crescimento e aí é que é o cabo dos trabalhos escolher um tamanho tendo em conta o que ainda vais crescer! ;)

Fora brincadeiras… Com este post fico com a impressão que te andas a “esticar” para encaixares no tamanho que na tua cabeça deveria ser o teu… E eu de certa forma fico com a sensação de que não vale muito a pena continuar a escrever neste post… Entre outras coisas porque já pouco mais tenho a acrescentar ao que te disse. A realidade é que o dinheiro que vais gastar é teu, tu é que vais pedalar nela, portanto a decisão obviamente é tua… E eu não passo dum “desconhecido” qualquer da net acerca do qual efectivamente nada sabes e por esse motivo também aceito que te inspirem muito mais confiança as recomendações das tabelas/calculadoras dos fabricantes.

Mais do que teres em conta a minha recomendação do tamanho X ou Y, acredita que te dei umas muito boas dicas para avaliares a tua postura em cima da bike no caso de as quereres ter em conta. Apontei-te um exemplo real aqui do fórum daquilo que acontece quando se compra um quadro grande. Mas há mais é só quereres pesquisar…

Acho que para a tua paz de espirito, o melhor que podia acontecer era alguém com a tua estatura vir aqui postar que se sente maravilhosamente bem com um quadro tamanho M do modelo que pretendes comprar.

Boa sorte na escolha!

É do adubo!!!
Fora de brincadeiras, agradeço todas as contribuições, em especial a tua.
O juiz decidiu, está decidido. Vou encomendar o S. Quando receber a bike, faço um post ;)

Obrigado a todos!
 
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